Depoimento de Edu Ardanuy sobre a popularidade dos guitarristas brasileiros.

Autor Mensagem
guizimm
Veterano
# abr/12 · Editado por: guizimm
· votar


odeio quando acho um tópico interessante que já está na terceira pagina

edit. e agora na quarta

Andreziculaxxx
Veterano
# abr/12
· votar


Concordo com a maioria aqui no FCC, principalmente sobre a valorização dos músicos brasileiros, mas temos que ser realistas e analisar o seguinte:

1. Hoje a cultura empurra todos para que consumam cultura rapidamente e de forma superficial, sem compromisso e desprezando o que já passou (entendam 3 meses ou mais).
2. Nós vivemos em um lugar onde alguém que é honesto e respeita o próximo é discriminado como otário. Ouvir ou aceitar cultura que não esteja sendo divulgada nas "rádios-propagandas", "Domingão do Faustão" ou "MTV Top 10" é impensável.
3. A maioria das pessoas que entram em uma discussão dessas, muitas vezes se enquadram como moralistas e preocupados com as consequências de suas ações e escolhas, mas deixam a desejar quando não dão os devidos créditos aos seus ídolos. Será que a maioria não baixa centenas de música e shows de forma inadequada?

Portanto, na minha opinião, quem decide "viver de música" tem várias decisões a tomar, sendo as principais delas escolher entre "devo fazer o que eu gosto" ou "fazer o que eu acho que os outros vão gostar".

Amigos, minha intenção não era desviar do assunto original, apenas ilustrar que o mundo está mudando rapidamente e a sociedade recria algumas convenções, muitas absurdas, que nunca vamos conseguir explicar. Pensem nos casos de grandes músicos que fazem shows gratuitos com baixo público e das Casas de Funk-Carioca que se alastram pelo país.

Drinho
Veterano
# abr/12
· votar


Uma coisa que eu pensei aqui é a tal comparação com o Iron Maiden.

Não mas a intenção não foi se comparar ao Iron Maiden, o Iron Maiden é uma banda fantástica e merece o respeito do mundo inteiro. A questão foi lotar o Morumbi com o ingresso custando uma fortuna para Iron Maiden e pensar duas vezes pra pagar 10 reais em um ingresso de um musico fodido da vida ai que toca no boteco. Mesmo que esse músico tenha alguma coisa boa a oferecer a turma pensa sim pra pagar um trocado. Como eu falei eu já agi dessa forma e conheço muita gente que pensa dessa forma.

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Drinho

Você não postou o restante do meu comentário. Isso faz uma diferença pois eu explico:

Uma coisa que eu pensei aqui é a tal comparação com o Iron Maiden. Ele falou sobre preço de ingressos e que mesmo assim lota. Pô, mas o Iron Maiden é o Iron Maiden! O pessoal paga pelo que acha valer a pena...


Abs ;)

Drinho
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia

Não, claro, mas o que eu falei vale pro seu comentário inteiro, a questão não é o iron maiden lotar... a questão é não pagarem pelo musico pequeno. Mesmo pagando pelo que acha valer a pena as vezes esse tipo de "preconceito" (não sei se essa é a melhor palavra) pelo músico pequeno acaba dificuldando a aparição de alguém que as vezes tem alguma coisa interessante pra mostrar e outra geralmente esses shows pequenos são tão baratinhos, geralmente são em bares, da pra ir com os amigos, tomar uma cerveja e mesmo assim acontece de muita gente abrir mão de ir e de repente ver um show bem legal.

Mulambojr.
Veterano
# abr/12
· votar


Bom, concordo com muito do que ele disse, mas acho meio "complicado" colocar guitarrista brasileiro em "1º lugar", porque é dificil você conseguir ouvir o músico (não só guitarrista), não estou falando dos guitarristas populares no Brasil, como o Ardanuy, Loureiro, Bittencourt, Afram, mas tem zilhões de outros que, mesmo que queramos ouvir em casa é foda, não é muito fácil achar material (pelo menos para mim xD), particularmente não baixo músicas, escuto-as pelo Grooveshark e pelo Som13, e é complicado achar músicas de grandes guitarristas brasileiros (como Faíska, Taffo, Robertinho de Recife, etc), ou senão comprar os cds, que pra adolescente como eu que não possuem idade suficiente para trabalhar, ou estuda, ou alguem que não pode se dar ao luxo de adquirir um cd mesmo, fica difícil, até quem for atrás de baixar os albuns da net é difícil de achar... :S

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


Não acho que isso aconteça só com o brasileiro, vai ver se na alemanha os caras não curtem mais os guitarristas americanos e ingleses, por exemplo

A guitarra elétrica surgiu nesses países, e os guitarristas que mais revolucionaram vieram de lá

É claro que eu acho o guitarrista brasileiro muito bom, mas os meus preferidos não são daqui, e eu não vou mudar meu gosto musical pelo lugar de onde as musicas vem

Black Horse Guitar
Veterano
# abr/12
· votar


guizimm

No "mundo" do metal, muitos países europeus valorizam seus próprios guitarristas, isso é um fato, em países como Alemanha, Finlandia, Suécia, etc seus guitarristas são muito mas muito mais valorizados que americanos ou ingleses.

É claro que eu acho o guitarrista brasileiro muito bom, mas os meus preferidos não são daqui, e eu não vou mudar meu gosto musical pelo lugar de onde as musicas vem

É exatamente o que eu penso, tem muitos bons por aqui mas meu gosto é do som europeu, brasileiro em sua maioria soa muito progressivo ou usa muitas influências de rítmos brasileiros, algo que não suporto

Abraços

guizimm
Veterano
# abr/12
· votar


Black Horse Guitar
No "mundo" do metal, muitos países europeus valorizam seus próprios guitarristas, isso é um fato, em países como Alemanha, Finlandia, Suécia, etc seus guitarristas são muito mas muito mais valorizados que americanos ou ingleses
eu não curto muito metal, por isso não sou ligado nessas coisas

tem muitos bons por aqui mas meu gosto é do som europeu, brasileiro em sua maioria soa muito progressivo ou usa muitas influências de rítmos brasileiros, algo que não suporto
tem algumas bandas brasileiras que eu curto muito, mas nenhum guitarrista chama a atenção

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


De Ros

Se fosse na semana do 12 de maio eu estaria em Sampa e poderia ir... :(

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Black Horse Guitar

Vale a pena entrar o que eu disse na página anterior.

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/285784/p2#8270736

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/285784/p2#8270747

Eu não diria que eles são muito mais valorizados, a meu ver eles tem é bom senso de se adequar as demandas do público deles, por isso tem mais retorno.

Bigtransa
Veterano
# abr/12
· votar


Uma coisa que o Ardanuy tem é bastante fã. Sei disso porque os vejo todos os dias enchendo o saco na internet. Onde está esse monte de fã na hora de ir aos shows e comprar os discos do cara? E é justamente o pessoal que se diz culto e tira sarro de quem escuta Calipso ou Luan Santana. Estes pelo menos gastam uma grana e deixam os artistas ricos. Pessoalmente conheço vários fãs do Ardanuy e Kiko Loureiro que gastam mais grana em micareta do que em show de rock.

Black Horse Guitar
Veterano
# abr/12 · Editado por: Black Horse Guitar
· votar


nichendrix

Sim, eu já vi os seus posts anteriores e concordo com quase tudo que você falou. O que disse dos guitarristas europeus, principalmente Alemães, Suecos e Finlandeses, falei sobre os guitarristas de metal e suas relações com o público específico do metal, pois no mundo inteiro o Metal ainda não faz parte da música popular de cada país, exceto algumas excessões como a Finlândia onde o metal está agregado na cultura e popularidade do país.

Bom, como falei de metal, a questão de se adequar ao público é extremamente importante, minha banda está em processo de composição de músicas próprias, Symphonic Metal, com várias influências por isso generalizei com "metal" e não somente Power. Nós temos total consciência de que aqui no Brasil não teremos público alvo suficiente para a existência da banda como profissional, já estamos trabalhando nessa parte "administrativa" incluindo publicidade com profissionais pra assim que estiver tudo pronto investirmos pesado em publicidade onde tem o público alvo, claro, no Brasil também vamos investir mas conscientes das limitações daqui assim como também das limitações lá de fora.

Toda escolha acompanha algum sacrifício, pra tocar pra massa do povo tem que abrir mão de grande parte da qualidade da música assim como se adequar ao que o grande povo gosta, em contra partida, se tocar para algum público específico (como metal) tem que abrir mão de tocar pra grandes massas ( a não ser caso de Iron Maiden, mas aí é outra história), porém ainda vejo vantagem em tocar metal ao pop, pop tem grandes públicos e muita grana mas tem a vida útil disso tudo muito pequena, 2 a 3 anos, com muita sorte uns 5 anos e já era, porque o público pop não é fiel e sempre esquece de quem gosta pra começar a gostar daquele que a mídia está apresentando de novo e assim vai. Metal tem o público fiel mesmo que menor mas com vida útil de 15, 20, 30 anos ou mais, DESDE QUE a banda tenha um bom planejamento e a banda num todo esteja consciente do que quer e o que ira receber. Bandas que conseguem isso estão aí pra provar a tese, e quando a banda consegue prosperar e continuar por anos automaticamente ganha o respeito pelo público e seus músicos passam a ser reconhecidos. Dr. Sin, tem um certo reconhecimento nacional e algum, pouco, mas tem internacional, existe a banda a um tempo considerável já mas ao meu ver por que não engrenaram e não possuem esse reconhecimento? Porque pra mim falta profissionalismo nessa parte administrativa (planejamento, publicidade, etc), ao contrário de muitas bandas européias, as brasileiras não investem trabalho nessa área e acha que somente fazer música e contratar um empresário é o suficiente, falta essa visão de que banda também é uma empresa e tem que ser tratada como tal, uma empresa onde todos fazem o que gosta e se divertem mas ainda uma empresa

Acabei emendando os assuntos mas se for realmente a fundo na questão, envolve muitas coisas e todas são ligadas entre si

Abraços

Andreziculaxxx
Veterano
# abr/12
· votar


Bigtransa
Essa é a realidade do público brasileiro, se pensarmos que fora as bandas americanas consagradas, só é possível ganhar dinheiro organizando festivais e shows para adolescentes.

A maioria dos brasileiros se orgulha de nossos guitarristas de destaque e os defende a qualquer custo, mas na hora de pagar um ingresso ...

Acho que fora a questão de dinheiro, o que pega mais é a forma de pensar da maioria, que nem cogita a possibilidade de ir a um show de brasileiros. Preconceito, conformismo pq terão mais oportunidades em assistir a um show, sei lá. O rock (de forma geral) não está na moda e dificilmente veremos uma nova banda brasileira lotar estádios por todo o país.

aldrovandi
Veterano
# abr/12
· votar


Excelente discussão e fantástica apresentação de idéias do colega nichendrix....

Sendo bem rápido : Quantas vezes fui em show de metal , onde o som estava ruim ? Onde estava tudo bagunçado ? A decepção sempre era muito muito grande...ao invés de me divertir , saía puto da vida....me sentindo lesado....
Sempre fui guerreiro, incentivando bandas nacionais e ajudando a produzir shows...Há muitos anos atrás frequentava muito eventos de metal...Meu Deus como era terrível ! Casas medonhas, tudo "trash" mesmo....
Sinceramente, cansei....Hoje , prefiro pagar um camarote e ter conforto para assitir um Djavan da vida, do que ir a qualquer casa de show, ver uma banda de metal...Sei que lá terá, desconforto, falta de segurança, cerveja quente, molequada fumando maconha com cheiro de merda de cabra e o som da banda uma BOSTA.

Fico pensando : Não é possível uma coisa dessa ?

E em relação ao Edu : Porra , nunca vou esquecer, em uma expo music, onde fiquei horas na fila de um patrocionador, para ver o Edu tocar, ali bem de perto...Isso faz um certo tempo....Lugar pequeno, tocou ele(Edu), com o Arthur Maia e depois entrou o Kiko Loureiro...
Afff.......Quanto estrelhismo....Quanta arrogância ( críticas profissionais ,ok?). Na época participei da gravação do show DVD do Dr Sin e precisei gritar inúmeras vezes : " Edu, quando saí o DVD ?" para ele responder rispidamente : "Saí no começo do mês..."

Por isso, mudei totalmente minha visão...
Um exemplo dos gringos ; Meu irmão tocou em um cruzeiro com tema rock/metal recentemente, onde sentou ao lado de Paul Bostaph e do Ripper Owens.... Pessoal, os caras humildes pra kcte ! Fiquei mais fã, entendem ?

Como o nick colocou é preciso avaliar o que está sendo oferecido a nós , fãs.

Abçs

MauricioBahia
Moderador
# abr/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Simples: Guitarra elétrica não é o instrumento predileto dos brasileiros! A "massa" gosta de batucada!

Iago_guitar2
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia

A "massa" gosta de batucada!

esqueceu do cavaquinho!

Drinho
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia

Eu nem vou falar do que a massa gosta para não ser banido por usar termos mal educados hehe

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Iago_guitar2
esqueceu do cavaquinho!

Que e difícil que só pra tocar como solista que só (no meu caso que tenho a mão quase do tamanho do bicho, mesmo acompanhamento é complicado), e fica massa pra treinar aquelas semicolcheias que o povo tanto gosta pra solar na velocidade da luz.

mfwitzel
Veterano
# abr/12
· votar


Me permitam discodar
Esses trocentos guitarristas brasileiros que ele esta falando que supostamente não tem o devido reconhecimento dos próprios brasileiros não tocam música brasileira...tocam rock bem no estilo gringo....influência 100% estrangeira...
Todos os músicos que exaltam a verdadeira musica brasileira tem sim reconhecimento aqui e no exterior..., mesmo guitarristas, como o monstruoso Pepeu Gomes... Mas ele não fica fazendo rock tipo Dream Theater.....ele toca MPB de verdade..lendario...decadas e decadas na estrada.
Agora falando de rock gringo original (que eu curto muuuito tb) melhor pagar 300 reais para ver os criadores da bagaça do que 15 reais para ver um paga pau imitando caras como Vai, Satriani, EVH, etc etc etc
Quer ser reconhecido faça algo ORIGINAL!

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/12
· votar


MauricioBahia
Pandeiro ruleia!!!

:D

guitartube
Veterano
# mai/12
· votar


Agora falando de rock gringo original (que eu curto muuuito tb) melhor pagar 300 reais para ver os criadores da bagaça do que 15 reais para ver um paga pau imitando caras como Vai, Satriani, EVH, etc etc etc
Quer ser reconhecido faça algo ORIGINAL!


Pura verdade....

A mentalidade deste tipo de guitarrista é: quando ele não é reconhecido a culpa é do público, quando ele é reconhecido o mérito é dele.

flw!!!!

Drinho
Veterano
# mai/12 · Editado por: Drinho
· votar


melhor pagar 300 reais para ver os criadores da bagaça do que 15 reais para ver um paga pau imitando caras como Vai, Satriani, EVH

Tem muito cara que imita mundo a fora e é valorizado e tem muito cara que não imita e não é valorizado a questão não é essa, originalidade na minha concepção nunca foi chave ou fator decisivo pra sucesso, se fosse isso conheço uns 20 nego que já eram pra estar milionários, pois tem influencias de um monte de gente e unem isso em um estilo extremamente próprio de se tocar, qualquer coisa preparada pra atender o povinho tem boas chances de ir longe seja original ou não....

Tem bandas que fazem carreira vivendo de cover bicho... originalidade os cambau...

A chave para o sucesso é fazer o que a turma quer ouvir junto a um marketing violento e não esperar que a turma ouça o que você quer fazer.

Ai todo o glamour e preciosidade da arte se vai por água abaixo na minha opinião pois de um forma ou de outra deixou de ser a verdade do cara...

Vejam o extreme, a discografia dos caras é umas das maiores detonações acho que da historía do rock, considero umas das melhores bandas que já existiram.

Só se fala de More Than Words, não to questionando que eles deixaram de fazer sucesso por terem músicas mais nervosas e etc porque é uma banda que chegou longe, mas o trabalho mais valorizado e repercutido deles é More Than Words... não que a música seja ruim, mas porra... olha as músicas do caras brother...

Tem que mandar essa raça é pro inferno hehehehe.....

E outra, falar que um músico brasileiro não tem méritos por não tocar música essencialmente brasileira é uma grande bobagem, música não tem país, a bossa nova é tocada e admirada no exterior e nem por isso os músicos de lá são diminuídos ou diminuíveis.... claro que isso é comentário de brasileiro... cada um tem sua opinião mas eu sinceramente concordo com o que ele diz no video... é uma brexinha que a turma já esculacha mesmo...

Drinho
Veterano
# mai/12 · Editado por: Drinho
· votar


e eu não vou mudar meu gosto musical pelo lugar de onde as musicas vem

Não é o fator de onde as músicas vem, assim como no brasil nos estados unidos também tem muita merda, a questão é que aqui também há qualidade da mesma forma que lá, mas não sei falou em guitarrista brasileiro... as vezes por puro preconceito, até sem conhecer (porque isso acontece sim!) ahh o cara é isso, o cara é aquilo, prefiro pagar um milhao pro fulano do que 10 pro daqui porque ele imita, porque o timbre é ruim, porque ele não tem planejamento de marketing adequado...

e música que é bom nem se comenta...

é chato isso ae... mas sei lá... eu admiro nossos guitarristas pelo seu trabalho!

e atualmente 90% das coisas que ouço são de músicos brasileiros.... já babei muito ovo pra turma de fora e acho que tem muito talento aqui dentro que merece ser prestigiado!

alguns até frequentam este fórum!

vai ver se lá tom jobin e elis regina são melhores que elvis presley ou jimi hendrix por mais que eles admirem a música essencialmente brasileira...

cesar1415
Veterano
# mai/12
· votar


Ele não pode falar nada, pois toca em banda que canta a maioria das músicas em inglês.

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


Drinho
Ai todo o glamour e preciosidade da arte se vai por água abaixo na minha opinião pois de um forma ou de outra deixou de ser a verdade do cara...

Moço, acho que qualquer estudo básico de história da arte bota por terra essa história de que arte é a vontade do artista. Até o século XIX a arte estava a serviço do estado ou do poder econômico. Se você queria ser artista de qualquer ramo da arte, tinha que estar ligado a um nobre, a um rei ou a um membro de burguesia mercante.

Isso é muito mais claro na pintura, se você ver os cadernos de esboços que sobraram da maioria dos grandes gênios da pintura, vai ver que o trabalho que eles faziam "por prazer" tem pouco ou nada a ver com o a temática do trabalho que eles pintavam, afinal eles pintavam o que eram pagos pra pintar e não o que queriam.

Essa idéia "romântica" de arte como liberdade de expressão individual surgiu do meio pro fim do século XIX, quando a distribuição de renda permitiu que muita gente que não fazia parte das classes dominantes se tornasse rica e portanto pudesse consumir a arte. Ainda assim tu vai ver caras como o Robert Johnson ou o Van Gogh que faziam algo que na época deles era fora da realidade e só foram ser reconhecidos depois de morrerem.

E outra, falar que um músico brasileiro não tem méritos por não tocar música essencialmente brasileira é uma grande bobagem, música não tem país, a bossa nova é tocada e admirada no exterior e nem por isso os músicos de lá são diminuídos ou diminuíveis.... claro que isso é comentário de brasileiro... cada um tem sua opinião mas eu sinceramente concordo com o que ele diz no video... é uma brexinha que a turma já esculacha mesmo...

Na verdade ninguém falou nada isso, o que se falou é que se eles quiserem ficar "famosos" no exterior, dificilmente vão ficar famosos naquilo que eles fazem de melhor, é o mesmo que dizer se o Steve Vai vier pro Brasil com o cavaquinho dele pra tocar samba, teria o mesmo reconhecimento que um Paulinho da Viola ou Zeca Pagodinho.

e música que é bom nem se comenta...

Grande parte porque música não é o único produto de um show, a discussão no geram mostra que pra boa parte, se não a maioria, o conteúdo musical nem é o principal produto do show. Na boa, se quiser ouvir música pra apreciar só a música, eu compro cd, compro MP3, baixo MP3 na cara dura se necessário, no show, falando por mim, eu quero a música e todos os acessórios, quero banheiro que preste, som que preste, quero cerveja gelada, quero um ambiente que dê pra levar a namorada, quero ter lugar pra estacionar etc.

é chato isso ae... mas sei lá... eu admiro nossos guitarristas pelo seu trabalho!

Eu também, mas só vou pra show que eu acho que vale a pena por ser uma experiência que me vai ser agradável, se eu quiser sair de casa pra ter mais aborrecimento é só pegar o carro e entrar num engarrafamento ou ir pra fila de banco ficar 2h perdendo tempo.

Drinho
Veterano
# mai/12 · Editado por: Drinho
· votar


Essa idéia "romântica" de arte como liberdade de expressão individual surgiu do meio pro fim do século XIX, quando a distribuição de renda permitiu que muita gente que não fazia parte das classes dominantes se tornasse rica e portanto pudesse consumir a arte

Moço (hehe), meu conhecimento na parte histórica é nulo, em todo caso é isso que eu acho legal... arte como liberdade de expressão individual como você mesmo disse... esse negócio de "produtos de um show" é algo que me incomoda e me chateia muito grande parte das pessoas colocar isso em frente a outros fatores mais importantes na minha opinião.

Na verdade ninguém falou nada isso, o que se falou é que se eles quiserem ficar "famosos" no exterior, dificilmente vão ficar famosos naquilo que eles fazem de melhor, é o mesmo que dizer se o Steve Vai vier pro Brasil com o cavaquinho dele pra tocar samba, teria o mesmo reconhecimento que um Paulinho da Viola ou Zeca Pagodinho.

Claro que falaram e claro que se fala, isso é tipo de comentário que escuto digamos frequentemente. Veja só:

Agora falando de rock gringo original (que eu curto muuuito tb) melhor pagar 300 reais para ver os criadores da bagaça do que 15 reais para ver um paga pau imitando caras como Vai, Satriani, EVH, etc etc etc
Quer ser reconhecido faça algo ORIGINAL!


É normal isso ai bicho... e o pior que muita gente que fala esse tipo de coisa não passa de um xerox barato de alguém e mesmo assim falam mesmo....

Grande parte porque música não é o único produto de um show, a discussão no geram mostra que pra boa parte, se não a maioria, o conteúdo musical nem é o principal produto do show. Na boa, se quiser ouvir música pra apreciar só a música, eu compro cd, compro MP3, baixo MP3 na cara dura se necessário

É exatamente isso ai que você falou , é uma grande verdade... só que enquanto para você ouvir simplesmente a música você se contenta em baixar o mp3 eu acho muito bacana ouvir a música em um show por causa daquele negócio do som alto, do clima do momento e quase nunca é necessário uma mega estrutura pra agradar a mim talvez meu padrão de exigência não seja dos maiores, se você tem uma banda bacana não importa qual seja a popularidade ou estrutura eu prefiro mil vezes baixar o seu mp3 e pagar pelo seu show do que me contentar em comprar seu cd ou baixar seu mp3, eu faço questão de pagar 10, 20, 50, 100, 200 reais pelo seu show porque a sua banda é uma banda legal, o som tando bom e alto com a música sendo legal eu to feliz pra caramba seja o Deep Purple ou o Trio Columbia (que é um trio muito bacana que faz shows de fim de semana nos bares do bexiga em sp).

no show, falando por mim, eu quero a música e todos os acessórios, quero banheiro que preste, som que preste, quero cerveja gelada, quero um ambiente que dê pra levar a namorada, quero ter lugar pra estacionar etc.

Claro que você está dando a sua opinião e eu nem ao menos sei os lugares que você gosta de frequentar, mas se esse tipo de estrutura fosse parâmetro pra determinar que tipo de show frequentar era pro show do iron maiden estar vazio porque o banheiro químico é uma merda, som bom em um estadio de todos os shows que eu fui (e não foram poucos) eu só tive o prazer de ouvir uma vez (e nem foi no show do iron maiden pois nesse dia o som estava um lixo hehe), a cerveja é servida em copo plastico e quase nunca esta bem gelada além de custar 6 ou 7 reais uma latinha, dá pra levar a namorada mas só se for no camarote e olhe lá pois chegar até o camarote já é um desconforto tremendo e estacionar o carro é uma tarefa impossível se não pagar uns 200 reais para algum morador proximo do lugar que aluga sua garagem (pelo menos aqui em são paulo)... ou seja, é uma hora de prazer (enquanto você não quer ir ao banheiro ou tomar alguma coisa porque se for pra ir até o banheiro já ferrou) e umas 4 de aborrecimento....

E mesmo assim o show dos caras ta lotado hehehe... dá pra ver que você é um cara bastante exigente pois quer o melhor em todos os sentidos e eu acho isso muito legal afinal quem paga exige.... mas o show do gigante no estádio é muito menos confortavel do que o show da banda da esquina no boteco.... então esse negocio de parar o carro e etc não acredito que seja fator importante nao porque nos grandes shows a unica coisa que é grande é o tamanho das coisas e o número de pagantes porque em termos de qualidade (salvo assistir uma banda legal) qualquer festa junina de escolinha é mais digno...

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


Drinho
arte como liberdade de expressão individual como você mesmo disse...

Ironicamente isso basicamente não existe, tem um ou outro Picasso ou Van Gogh ou Frank Zappa que chegam lá, mas é mais ponto fora do gráfico do que uma regra.

esse negócio de "produtos de um show" é algo que me incomoda e me chateia muito grande parte das pessoas colocar isso em frente a outros fatores mais importantes na minha opinião.

eu acho muito bacana ouvir a música em um show por causa daquele negócio do som alto, do clima do momento e quase nunca é necessário uma mega estrutura pra agradar a mim talvez meu padrão de exigência não seja dos maiores, se você tem uma banda bacana não importa qual seja a popularidade ou estrutura

Tu te contradiz mais na frente... olha aqui: eu faço questão de pagar 10, 20, 50, 100, 200 reais pelo seu show porque a sua banda é uma banda legal, o som tando bom e alto com a música sendo legal eu to feliz pra caramba

Não é essa a reclamação? Que na maioria dos shows de bandas nacionais, nem o som presta? Logo não dá nem pra curtir ouvir a música?

Então por mais que você diga que vai pensando na música, você vai pensando em outros fatores além dela.

se esse tipo de estrutura fosse parâmetro pra determinar que tipo de show frequentar era pro show do iron maiden estar vazio porque o banheiro químico é uma merda, som bom em um estadio de todos os shows que eu fui (e não foram poucos) eu só tive o prazer de ouvir uma vez (e nem foi no show do iron maiden pois nesse dia o som estava um lixo hehe), a cerveja é servida em copo plastico e quase nunca esta bem gelada além de custar 6 ou 7 reais uma latinha, dá pra levar a namorada mas só se for no camarote e olhe lá pois chegar até o camarote já é um desconforto tremendo e estacionar o carro é uma tarefa impossível se não pagar uns 200 reais para algum morador proximo do lugar que aluga sua garagem (pelo menos aqui em são paulo)... ou seja, é uma hora de prazer (enquanto você não quer ir ao banheiro ou tomar alguma coisa porque se for pra ir até o banheiro já ferrou) e umas 4 de aborrecimento....

Aqui existe um equivoco na comparação, você compara coisas que apresentam grandezas bem diferentes e que do ponto de vista da avaliação que um consumidor faz ao comprar o ingresso, tem também uma escala de valor diferente.

Quer um exemplo? Se eu pense num show num barzinho ou casa de show de menor porte (até 5-10mil pessoas, como o Chevrolet Hall ou o Via Funshal), eu penso no estacionamento, eu penso na fila pra entrar, eu penso se o banheiro da casa é limpo, não raro chego bem cedo pra pegar lugar em frente ao palco, etc, etc etc.

Se eu vou prum estádio, ou prum show nas Copacabanas da vida, eu já sei que vai ter banheiro químico, vou de táxi porque sei que não tem estacionamento, e sempre compro ingressos onde fica legal de levar companhia (basicamente pista vip ou arquibancada coberta , mais provável o segundo que o primeiro).

Eu não fui em Show do Iron nos ultimos 5 anos, mas fui pra muitos shows grandes de quase todos os estilos.

Na boa o banheiro da arquibancada coberta do Morumbi ou do Engenhão no Rio, dão de 10 a 0 em limpeza do que a maioria dos banheiros de barzinho de rock que fui na vida, mesmo o banheiro químico que já se espera ser "sujo" é mais limpo do que o de muito lugar que eu fui.

Estando em pista, fora as pisadas de pé que se espera no meio da empolgação do show, nunca começou o chuta chuta que sempre rola nos barzinhos, então quando a namorada topava ter o pé pisado dava pra pegar pista sem medo de levar uma pezada ou uma cotovelada.

E na boa, ao menos nos lugares que compro, sei que o som é bom, aliás é a primeira coisa que faço quando vou comprar, ver o design do estádio e ver em que lugares o som é bom. Por isso tu nunca vai me ver comprando lugar em arquibancada superior ou nas arquibancadas cobertas do fundo de estádio ou em pista que não seja a VIP, são os lugares com a pior difusão do som.

Cerveja gelada em show de rock e metal é algo tão raro, que eu basicamente nem bebo mais nesses shows, já sei que vai estar quente. Embora no show do Paul McCartney e do Clapton, tenha me surpreendido por ver que estava tudo geladinho, depois da terceira coca gelada, arrisquei uma cerveja e não me arrependi.

Drinho
Veterano
# mai/12
· votar


tem um ou outro Picasso ou Van Gogh ou Frank Zappa que chegam lá, mas é mais ponto fora do gráfico do que uma regra.

Ou seja, existe! É que infelizmente é um "ponto fora do gráfico"

Tu te contradiz mais na frente... olha aqui:

Quando eu usei valores a partir de 10 reais foi justamente para não me contradizer, com a intenção de ilustrar meu interesse em ir em um show de música legal não importa onde, o produto que eu espero é a música e na minha opinião pelo menos o principal produto de qualquer show deveria ser a música não elementos terceiros...

você compara coisas que apresentam grandezas bem diferentes

De forma alguma, apenas disse que quanto maior pior....

Não é essa a reclamação?

Não há reclamação, é apenas uma questão colocada para discutir a dificuldade de músicos pequenos que fazem parte da "oposição" chegarem em algum lugar na carreira musical.

Então por mais que você diga que vai pensando na música, você vai pensando em outros fatores além dela.

Cara eu já fui em festivais em situações deprimentes, chuva, barro, som questionável para ver bandas sem estrutura nenhuma... se eu não fui nesses lugares olhando apenas a música eu não sei que outro fator teria me atraído....
Se você puder me sugerir....

dão de 10 a 0 em limpeza do que a maioria dos banheiros de barzinho de rock que fui na vida

Pô então me conta que show que você foi porque eu nunca vi um lugar mais nojento do que os banheiros do morumbi hehe

mesmo o banheiro químico que já se espera ser "sujo" é mais limpo do que o de muito lugar que eu fui.

Nossa, então você ter ido em uns lugares "pedreira" mesmo pois minha referência de porquice depois do rio tiete são os banheiros químicos de pista em dia de show hehe...
stando em pista, fora as pisadas de pé que se espera no meio da empolgação do show, nunca começou o chuta chuta que sempre rola nos barzinhos, então quando a namorada topava ter o pé pisado dava pra pegar pista sem medo de levar uma pezada ou uma cotovelada.

E na boa, ao menos nos lugares que compro, sei que o som é bom, aliás é a primeira coisa que faço quando vou comprar, ver o design do estádio e ver em que lugares o som é bom. Por isso tu nunca vai me ver comprando lugar em arquibancada superior ou nas arquibancadas cobertas do fundo de estádio ou em pista que não seja a VIP, são os lugares com a pior difusão do som.

Cerveja gelada em show de rock e metal é algo tão raro, que eu basicamente nem bebo mais nesses shows, já sei que vai estar quente. Embora no show do Paul McCartney e do Clapton, tenha me surpreendido por ver que estava tudo geladinho, depois da terceira coca gelada, arrisquei uma cerveja e não me arrependi.


Saquei, vou procurar estudar mais esses lugares pra ver se consigo ter uma opinião melhor sobre esses festivais....

nichendrix
Veterano
# mai/12
· votar


Drinho
Quando eu usei valores a partir de 10 reais foi justamente para não me contradizer, com a intenção de ilustrar meu interesse em ir em um show de música legal não importa onde, o produto que eu espero é a música e na minha opinião pelo menos o principal produto de qualquer show deveria ser a música não elementos terceiros...

Bom a contradição não é o preço, é tu dizer que só olha pra música e depois dizer que quer que o som seja bom e alto, então pelo menos isso além da música tu olha.

A diferença pra mim é que depois dos 25, além do som comecei a olhar ainda mais coisa.

Cara eu já fui em festivais em situações deprimentes, chuva, barro, som questionável para ver bandas sem estrutura nenhuma... se eu não fui nesses lugares olhando apenas a música eu não sei que outro fator teria me atraído....

Aí é que tá, eu já fiz isso daí em quebrada tu quem imagina, que faz festival na lama em Sampa parecer coisa de primeiro mundo, uma hora tu simplesmente abusa.

Pô então me conta que show que você foi porque eu nunca vi um lugar mais nojento do que os banheiros do morumbi hehe
Nossa, então você ter ido em uns lugares "pedreira" mesmo pois minha referência de porquice depois do rio tiete são os banheiros químicos de pista em dia de show hehe...

Cara, na boa eu já fui em show de metal que o banheiro tinha mijo/vomito no chão até o meio da sola do tenis.

Nunca tinha ido ao banheiro do Morumbi até o show do Paul McCartney (que fiquei nas cadeiras especiais, onde ficam as cadeiras dos sócios do PSFC), e na boa, não era a coisa mais lipo do mundo, mas comparado com a média dos shows de metal que fui, dá de 10 a 0.

No show do Clapton até o banheiro químico, por mais sujo que fosse, tava melhor que muito show que fui. Talvez fosse porque era o da pista vip, tem menos gente e por isso não suja tanto, mas que já em banheiro bem pior, isso eu já fui, por via das dúvidas dobrei a barra da calça pensando que ia ter mijo até dizer chega, mas se não tivesse dobrado nem tinha molhado a barra da calça.

Não to dizendo que não existe lugar legal tocando rock e metal, mas que são a esmagadora minoria, isso são.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Depoimento de Edu Ardanuy sobre a popularidade dos guitarristas brasileiros.