Mesmo equipamento, timbres diferentes

    Autor Mensagem
    Davi Meira
    Veterano
    # mar/12


    Amigos, estou usando VST, só que: Ao utilizar os vsts (amp modeler pro, guitar rig, etc) com retorno no amplificador tenho um timbre ótimo, bem definido, com punch, com clareza na equalização.. Porém, quando eu vou fazer a monitoração através de fone de ouvido (já testei vários famosos) todos eles eu tenho um timbre fraco, sem vida, abelhudo, parecendo até que não está fazendo a simulação de cabinets no vst..

    Já tentei fazer todos os tipos de tweaks tanto na vst, quanto até no amplificador, ligando no auxiliar, mas eu continuo tendo uma discrepancia GIGANTE de timbre entre o som retornado do amplificador e os fones de ouvido.

    O que eu posso fazer quanto a isso? Meu equipamento é uma m audio fast track pro, uma condor clp2, e os fones são um AKG e outro SONY. Eu possuo um microfone condensador NOVA da m-audio, seria melhor eu tentar microfonar o amp do que gravar em linha?

    Obrigado!
    ps - Nesse link tem algumas gravaçoes gravadas em linha, mas como falei em cima, quando fui gravar-las o timbre que eu conseguia alcançar era bem superior ao que está aí. http://soundcloud.com/davimeira

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    falante do amp? qual é?

    Davi Meira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    É um roland Cube 15

    Bog
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Davi Meira

    Amps de guitarra não reproduzem sem modificações o que recebem na entrada. Na verdade, NENHUM sistema de som é 100% transparente. Mas amps de guitarra estão entre os menos transparentes que você vai encontrar. Mesmo que você deixe em algo que dizem ser "flat", é difícil o resultado ser realmente flat, porque o falante tem um impacto grande no som. É de se esperar que o timbre fique bem diferente nos fones.

    Minha sugestão é que você simplesmente esqueça o amp quando for timbrar para gravação em linha. Não use ele, timbre diretamente nos fones ou em monitores de áudio com resposta mais plana.

    Davi Meira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bog

    Seria o caso então de tentar uma microfonação? Esse meu microfone funcionaria adequadamente para isso?

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Davi Meira
    bom, o ideal seria vc timbrar em função do fone de ouvido ou monitor e já gravar direto em linha....

    mas se os timbres saem realmente bons pelo amp, acho que microfonar seria uma boa opção...

    esses timbres das suas gravações são do amp microfonado ou direto em linha?

    Davi Meira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Todos são diretos em linha

    Bog
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Davi Meira

    Eu gravo direto em linha. Tenho amps legais, mas microfonar não se resume a enfiar um microfone em uma posição aleatória diante do amp. Microfonar é melhor quando você tem um ambiente - e o conhecimento - apropriado. Para mim, gravar direto em linha é bem mais conveniente. Acho que é questão de conseguir configurar. Um equalizador paramétrico depois do Amplitube (ou seja lá qual for o simulador que você está usando) ajuda muito, também.

    Eu já dei a minha sugestão: simplesmente esqueça o amp quando for timbrar para gravação em linha. Não use ele, timbre diretamente nos fones ou em monitores de áudio com resposta mais plana.

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Microfonar e uma arte....sou mto a favor disso...e facil vc microfonar colocando o mic na cara do amp...mas manjar dessa tecnica e uma arte q quero mto aprender...se vc trocar um falante de um amp vc vai mudar todo o timbre...ele e o tradutor do seu som...se vc fala certo (timbre bom) e o tradutor for ruim, ele vai passar a msg errada...se fosse vc, eu microfonaria sem medo

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    ALF is back
    concordo com vc cara...

    Bog
    tudo bem que microfonar não é molezinha e tem bastante coisa envolvida, mas cê não acha que ele só vai aprender se meter a mão na massa e começar a ir testando??

    Davi Meira
    mas mesmo sendo gravado em linha, achei seus timbres muito bons!

    Bog
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    strinbergshredder
    tudo bem que microfonar não é molezinha e tem bastante coisa envolvida, mas cê não acha que ele só vai aprender se meter a mão na massa e começar a ir testando??

    Note que não estamos falando de um super-amp, e sim de um Roland Cube 15, que para começo de conversa, é um amp com simulações digitais, do mesmíssimo tipo que se encontra em VSTs. Aliás, que eu me lembre, o próprio Cube tem uma saída para gravação em linha...

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bog
    não, eu sei...
    entendo que esse fator amp tbm está envolvido, ams acho que seria legal ele começar a ver como é microfonar e tal....

    claro que não vai dar um banho de qualidade, mas pelo menos pra que ele vá aprendendo...

    Del-Rei
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Davi Meira
    Hum... Fones ou amp.... Então não é o mesmo equipamento.


    seria melhor eu tentar microfonar o amp do que gravar em linha?

    Cara, acho gravar em linha mais prático. Microfonar amp é complexo. Mas se você, depois de muito testar, achar que o timbre do amp é muito melhor que o som em linha, microfone. Mas acho que dificilmente isso irá acontecer. Acho melhor tu seguir o conselho do Bog.

    Um aceno de longe!!!

    Davi Meira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Ok, vou seguir as dicas do pessoal, Bog, alguma dica quanto a utilização do eq paramétrico? Só estou acostumado com o padrão trebble/mid/bass com no máximo o presence..

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Quantas polegadas tem o falante desse roland? Olha vo fala pra vcs viu, microfonar pode surpreender...tudo q eu gravo e microfonando...acho interessante microfonar pq vc pode muda seu timbre com o mic...mais agudos no centro do falante...mais graves na borda, menos medios colocando mais longe do falante e por ai vai...pq abrir mao de uma ferramenta de equalizaçao? A desvantagem e q vc precisa gravar em alto volume...
    Quanto ao roland ser digital, certamente ele nao tem um defeito gravissimo q os VSTs apresentam, a instabilidade ao girar os botoes de tone e volume da guita, alem do slit de caps, q gera um ruido escroto....as vezes ate alternar o cap de ponte pra braço e vice versa dao uns estalos...problemas q nao dao em um amp, por pior q seja
    pra quem acompanhou o tributo guitar hero q teve ai, escutem a minha (porca) versao de hot for teacher do van halen...ta uma bosta mais o timbre pelo menos ficou bem fiel pra quem tocou plug and play num amp com falante de 8 microfonando com mic de pc...fui ajustando a posiçao do mic ate ficar satisfeito...deu mor trampo

    Davi Meira
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    ALF is back

    É um falante de 8", no caso, quem "processa" o som é todo a partir do vst, apenas jogo o retorno pro amp

    Bog
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Davi Meira
    alguma dica quanto a utilização do eq paramétrico?

    Se o som estiver abelhudo, use um filtro passa-baixa.

    Se estiver com graves embolando, filtro passa-alta.

    De resto, se existir uma frequência incômoda que você não consegue distinguir, passe um filtro com o "q" bem grande (o 'q' é a largura da banda afetada, no caso, um 'q' grande indica uma faixa estreita) e com valor no máximo. Vá mudando a frequência do filtro enquanto escuta a gravação. Quando chegar na frequência incômoda, ela vai ficar *MUITO* irritante. Aí tente colocar o valor do filtro no mínimo e veja se a frequência sumiu. Se tiver sumido, você pode entao ajustar direito o 'q' e o valor do filtro até achar o ponto ideal.

    ALF is back
    pq abrir mao de uma ferramenta de equalizaçao?

    Trabalhando direto com VSTs, você ganha uma ferramenta ainda mais poderosa: a independência entre performance e timbre. Você pode gravar e ir modificando o timbre já no meio da mix. Se sobrar ou faltar alguma coisa, pode consertar ali, na hora, sem precisar regravar tudo. Fazer este "reamp" direto no amp é bem chato. No mundo dos VSTs, não exige nada, é só gravar a guitarra crua e passar pelo VST depois.

    Não defendo que "em linha é melhor". Mas, ao meu ver, microfonar é a melhor opção apenas quando estamos falando de um bom amp, em um bom ambiente, em um bom volume, e bem microfonado. Ou seja, nas melhores condições. Do contrário, gravar em linha é mais prático e simples.

    Obviamente, tudo depende também do quanto a pessoa está confortável futricando em parâmetros no programa - da mesma forma que microfonar depende do quanto a pessoa está confortável futricando na posição do mic e do amp. Se o cara não gosta de VSTs, nem tem o que discutir. Mas no caso, o autor do tópico já está usando os VSTs, e a princípio estava usando o amp para monitorar, o que não dá muito certo.

    ALF is back
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Bog
    pensando assim, concordo com vc...o trabalho de ficar testando posiçoes do mic quebra as pernas...eu uso vst so pra treinar em baixos volumes e testar combinaçoes...mas pra gravar a latencia me incomoda um pouco...acho q e implicancia...agora, falando nisso, vc tem alguma ideia do q da pra fazer pra mexer nos knobs de tone e volume usando vsts, sem dar aqueles "bugs" q o som nao muda enquanto vc nao tocar uma nota de novo? Ou isso so acontece cmg? Eu uso mto esses recursos pq nao tenho mais pedais...assaltaram em casa a um tempo atras e levaram o amp e pedais e dps disso nunca mais tive coragem de comprar...so assim aprendi a me vira com os knobs...rs...mas nos vsts isso buga tudo...o guitar rig e o pior nesse sentido...oi amplitube da menos pau

    Bog
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    ALF is back
    vc tem alguma ideia do q da pra fazer pra mexer nos knobs de tone e volume usando vsts, sem dar aqueles "bugs" q o som nao muda enquanto vc nao tocar uma nota de novo? Ou isso so acontece cmg?

    Eu nunca vi nada parecido. Comigo sempre foi tudo normal, mas eu nunca toco junto com o VST, exatamente porque existe um atraso perceptível. Eu gravo o sinal cru usando outro multi-FX com uma configuração temporária, e o VST entra na história só na hora de mixar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mesmo equipamento, timbres diferentes