escala grega menor

    Autor Mensagem
    Locura
    Veterano
    # jun/11


    ola galera entao eu to com uma duvida assim escala grega ja sei as 7 mais estou com uma duvida sobre como eu faço as escalas gregas ficarem na tonalidade menor pra solar em uma base tipo AM,BM,DM etc... procurei e nao achei nada sobre isso vlw

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Como assim? Pelo que eu sei, cada modo grego gera um shape de escala, vc quer saber qual o modo que equivale à escala menor? Se for essa a pergunta, todos eles equivalem, desde que estejam no tom certo... exemplo:
    Se o tom da música é Mí menor, vc poderá usar todos os modos gregos, mas não todos em mí, cada modo tera sua prórpia "tônica", o modo Jônio, por exemplo, tem q ser em Sol neste caso... O modo grego que teria a tônica em Mí neste mesmo caso seria o Eólio, que daí ficaria um shape muito parecido com o da escala menor, seria como uma escala menor extendida, mas todos os modos gregos, quando relativos à um mesmo tom têm as mesmas notas, então não tem essa de escala grega maior ou menor, é só escala grega e pronto.

    Locura
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Locura
    · votar


    Magrinho123
    po cara ainda nao entendi se a musica ta em Am posso começar fazendo a escala de Jônio? ai depois Dorico frigio etc.? mais se a musica e em Am eu começo colocando o primeiro modo aonde? na quinta casa que e A isso que to em duvida^^ e tipo o modo Jônio a sexta linha e assim 1 2 4 os espaços sao meio tom!!! ai igual aonde ta o dedo 4 do dedo 4 começo a fazer o outro modo o modo Dórico e assim por diante ate acabar o braço e voltar pra primeira casa e fazer ate chegar na quinta casa isso ta correto?vlw

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Magrinho123
    · votar


    cara, se a música tá em Lá menor, então a escala "principal" é obviamente a escala menor, certo? Eis a escala menor, em Lá:

    e-----------------------------5-7-8--------------------
    B-----------------------5-6-8--------------------------
    G-----------------4-5-7--------------------------------
    D-------------5-7--------------------------------------
    A-------5-7-8------------------------------------------
    E-5-7-8------------------------------------------------


    Agora veja bem, as notas são:
    Lá__Sí_Dó_Ré_Mí_Fá_Sol
    _A__B_.C__D _E__F__G

    Se vc ainda não conheçe escalas relativas, já está na hora de aprender o mínimo deste assunto que um guitarrista deve saber. Primeiro de tudo: escala relativa é uma escala que tem as mesmas notas de outra escala, mas em ordem diferente (se fosse a mesma ordem seria a mesma escala né ueaheuaheu). O principal disso que vc deve saber é: Quando vc tem uma escala menor, um tom e meio acima (três casas) será a tônica da escala maior relativa, ou seja, se o tom é Lá menor, a nota um tom e meio acima é a tônica da escala relativa maior... se é Lá, um tom e meio é a nota Dó (C). Em outras palavras: a escala de Lá menor é a mesma coisa que escala de Dó maior, porque tem as mesmas notas! Escala de Dó maior:


    e--------------------------------7-8-------------------
    B---------------------------8-10-----------------------
    G--------------------7-9-10----------------------------
    D-------------7-9-10-----------------------------------
    A------7-8-10------------------------------------------
    E-8-10-------------------------------------------------

    notas:
    Dó_Ré_Mí_Fá_Sol_Lá_Sí
    C__D__E._F _G__A _B
    São as mesmas notas, só que dispostas numa sequência diferente ! Os modos gregos são nada mais nada menos do que a reprodução de shapes (modos) de escalas em toda a extensão do braço da guitarra, pois cada modo terá a sua nota tônica (nota inicial) como uma nota diferente, mas é a mesma escala, as mesmas notas, só que em ordem diferente, pois a tônica (nota que vc começa a escala) é diferente... Pra facilitar um pouco: O modo Jônio na minha opinião é o mais importante pra quem ta começando a aprender os modos gregos na guitarra, pois é a tônica da escala maior, basta vc ter a escala menor, avançar um tom e meio (três casas) que vc já tem três escalas a mais pra solar: escala maior, escala maior pentatônica, e escala de Jônio, tudo iniciado na mesma nota, é a mesma tônica...

    Magrinho123
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Só pra ilustrar:
    Todos os modos gregos com seus respectivos shapes aplicados na escala da guitarra (com digitação)

    IBAGEM

    Renato F
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Locura
    Improviso modal, e, é disso que vc está falando, tem a ver com a harmonia, os acordes e suas funções.

    Se vc não entende essa parte ainda, melhor estudar e praticar primeiro os modelos maiores (Jônio) e menores (Eólio).

    po cara ainda nao entendi se a musica ta em Am posso começar fazendo a escala de Jônio? ai depois Dorico frigio etc.?
    Sim, Dó Jônio, Ré Dórico, Mi Frígio, e assim por diante. Por que o Dó Maior é a tonalidade relativa de Lá menor.

    Ou seja: C = Am (as duas tonalidades possuem as mesmas notas e, consequentemente, os mesmos acordes)

    Mas, como eu disse, é melhor, no começo, no caso Am, usar apenas o Lá Eólio. Aí vc faz o seguinte:

    Pensa assim:

    TONALIDADE MAIOR = Jônio
    TONALIDADE MENOR = Eólio

    1 - Aprende todos os modelos de Lá menor (eólio), um pra cada lá no braço da guitarra, juntos e separados, pra identificar bem a tônica;

    2 - Na hora do improviso vc fica variando de um para o outro, em toda a extensão do braço, para se familiarizar com o som;

    3 - vai ficar repetitivo, mas depois vc faz a mesma coisa numa harmonia em outro tom (Dm, Em, etc)

    Se harmonia estiver em tonalidade maior vc faz o mesmo, só que com o Jônio. No caso, se a música estiver em Ré Maior = Ré Jônio.

    Assim vc estará pronto pra começar a improvisar nos tons maiores e menores. Só então preocupe-se com modos gregos.

    Tentei ser bem simples, pois percebi que vc não tem muito conhecimento teórico. E, essa parte, é essencial vc estudar com um bom professor.

    Abç.

    Dibilo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Quando tenho alguma dúvida em relação a improvisar em um tom menor por exemplo Em,só é reparar que Em é a relativa de G ou seja uso todas as escalas de G seja ela dorico,frigio,locrio,eolio,mixolidio,tanto faz,fica muito mais facil de improvisar.
    Pois não necessariamente precisa ser na escala de Em, mais sim em todas as escalas da tonica que é G.
    Espero que tenha entendido.

    Locura
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Locura
    · votar


    Entendi sim vlw ae galera abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a escala grega menor