Escala menor de F# = Escala maior de A???

    Autor Mensagem
    Renkar
    Veterano
    # nov/05


    Estava eu aki em casa escutando umas músicas e improvisando uns solinhos dentro da escala das músicas,
    daí chegou numa música q eu comecei a improvisar no braço todo com escala menor de F#
    Estava eu improvisando qdo notei q as casas q eu tava tocando no improviso com escala menor de F# eram exatamente as mesmas de uma escala maior de A.
    Aí eu peguei uma folha de papel, peguei a fórmula da escala maior (TTSTTTS) e da escala menor (TSTTSTT) e escrevi as notas das respectivas escalas. Qdo notei, realmente, as duas escalas tinham exatamente as mesmas notas!
    Como de F# pra A são só 3 semitons, testei fazer isso em outras escalas tb: Peguei a escala menor de A, somei 3 semitons na tônica achei o C, aí fiz uma escala maior de C, denovo as notas eram exatamente as mesmas nas duas escalas, só mudando a tônica..

    Isso acontece com toda escala menor q eu somar 3 semitons na tônica e fizer uma escala maior??
    Entre as duas escalas irá mudar apenas a tônica?
    E isso também acontece com pentatônica maior e menor e outros tipos de escala?

    Escala menor de F# -> F# + 3 semitons = A -> escala maior de A
    Escala menor de F# = Escala maior de A

    Valew!

    guitargod
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    sim né cara.

    Procure ver alguma coisa de modos gregos.

    o F# ali é o modo EÓLIO e o A é o JôNIO

    MyNameIsRevolution
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    são as relativas....

    Renkar
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Renkar
    · votar


    Humm entendi.. eu não tinha estudado modos gregos antes mas agora dei uma olhadinha no fórum e peguei alguma noção

    A escala maior natural naquele caso vai ser A, q é o modo Jônio de A.
    Mas eu posso usar o A Eólio q começa em F# (nesse caso é igual à escala menor de F#), por isso, o modo Eólio vai ter a tônica diferente da de Jônio mas vai ter as mesmas notas, e tb vai dar um tom mais triste, é por aí?

    E entre os modos de uma mesma escala a única coisa q irá mudar são as tônicas? as notas continuaram as mesmas?

    angus junior 2
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Renkar
    eh relatica cara

    A-->F#m

    Renkar
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Renkar
    · votar


    Veja se eu entendi +-:
    A escala maior natural naquele caso será A, q é o modo Jônio de A.
    Mas eu posso usar o modo Eólio de A q tem a tônica F# (o Eólio nesse caso é igual à escala menor de F#). Assim, o modo Eólio terá a tônica diferente da de Jônio mas terá as mesmas notas, e tb dará um tom mais triste pro solo, é por aí?
    Além disso, entre todos os modos de uma mesma escala, as notas são todas as mesmas, mudando apenas as tônicas? Ou isso só ocorre apenas entre Jônio e Eólio?

    Se puderem me tirar essas dúvidas.. =)

    Abraços!

    guitargod
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    A escala maior natural naquele caso será A, q é o modo Jônio de A.

    sim

    Mas eu posso usar o modo Eólio de A q tem a tônica F# (o Eólio nesse caso é igual à escala menor de F#). Assim, o modo Eólio terá a tônica diferente da de Jônio mas terá as mesmas notas, e tb dará um tom mais triste pro solo, é por aí?


    assim ó: ali no caso do F# vc não tá usando A eólio. Vc tá usando F# eólio.

    Se fosse A eólio seria a escala menor de A.


    outro exemplo é assim:

    se a sua música está em tom de lá como você faz pra fazer dela A mixolídio? toco a escala maior de A com a tônica no E?

    não. Assim você estaria tocando A jônio. VOce deveria usar A mixolídio nesse caso, que é a mesma coisa q D Jônio.


    capicce?

    Renkar
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    guitargod

    Aeeee vlwz!!! entendi agora o esquema dos modos gregos!

    Então, só concluindo:

    Escala jônio de A: (A B C# D E F# G#)


    Escala mixolídio de A: (A B C# D E F# G)
    q por sua vez é igual a
    Escala jônio de D: (D E F# G A B C#)

    outro exemplo:
    Escala dório de A: (A B C D E F# G)
    q por sua vez é igual a
    Escala jônio de G: (G A B C D E F#)

    ahnn acho q aprendi agora!

    Então, sempre, o modo grego de uma escala vai ser correspondente a uma outra escala em modo jônio, sendo chamadas de relativas?

    guitargod
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Renkar
    Escala jônio de A: (A B C# D E F# G#)


    Escala mixolídio de A: (A B C# D E F# G)
    q por sua vez é igual a
    Escala jônio de D: (D E F# G A B C#)

    outro exemplo:
    Escala dório de A: (A B C D E F# G)



    q por sua vez é igual a
    Escala jônio de G: (G A B C D E F#)

    ahnn acho q aprendi agora!


    isso aí!!!!!!!!


    Então, sempre, o modo grego de uma escala vai ser correspondente a uma outra escala em modo jônio, sendo chamadas de relativas?


    não cara, não misture as coisas...

    Tom relativo pode ser maior ou menor. Por exemplo: O tom relativo menor de Dó Maior é A menor, logo, o tom relativo maior de A menor é Dó Maior.


    E quanto aos modos gregos, não fique misturando eles, estude cada um separadamente.

    Exemplo: se um dia você for improvisar em G mixolídio, pense no G mixolídio, e não no C Jônio. Você sabe que é C jônio, mas teoricamente é errado trocar assim, pois a única coisa que acontece é que as notas são as mesmas, mas muuita coisa muda, capicce??



    Exercício:

    1) Qual o tom relativo menor de G?
    2) Qual o tom relativo maior de Bbm?

    renatocaster
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    como já disseram, F# é a relativa menor de A

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: JoeCruzGuitar
    · votar


    Renkar

    Teu raciocinio não esta errado naum. Só que tem muito mais coisas pra voce estudar e entender nesse assunto.

    Estas duas escalas que você citou A maior (maior natural ou jonio) e F# menor (menor natural ou eolio) realmente tem as mesmas notas, pq estão no mesmo campo harmonico. Só que você não deve considera-las identicas.

    F# Eolio vai te dar uma "intenção" mais triste pro seu solo, enquanto A Jonio vai passar uma "intenção" mais alegre, é complicado de entender, pq elas usam as mesmas notas, mas é isso ai. Cada modo tem sua particularidade e isso também é bom ir estudando !!!

    Outro exemplo, se você tocar o acorde de F#m7 (F#,A,C#,E) e o acorde A7M (A,C#,E,G#), vc vai perceber q eles tambem compartilham notas !!!soh q nesse caso dá pra vc sacar bem mais facil q um é diferente do outro, tenta levar esse mesmo raciocionio qdo estiver estudando as escalas, pra vc ir sacando a sonoridade/particularidade de cada uma.

    A sonoridade acaba virando um lance tão interessante, q tem até modos/escalas q se aplicam mais a determinado estilo musical do q outros (Dorico em Blues), (Mixolidio em Rock), (Menor Harmonica em Heavy)...etc

    Generalizei nesse ultimo exemplo, não eh de forma alguma uma regra, mas eh pra exemplificar um pouco melhor o lance da "sonoridade" de determinado modo ou escala, pra vc não ficar preso no estudo deles e considerar q como todos compartilham as mesmas notas num mesmo campo harmonico vai ser tudo igual...ok ??

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala menor de F# = Escala maior de A???