Cadência Harmônica - Pra entender!

Autor Mensagem
g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


trovarim
A cadencia só pode ser feita através de acordes maiores e menores?

Não, uma cadência pode ter outros tipos de acordes que não maiores e menores; diminutos e dominantes por exemplo.

Ken Himura
Veterano
# mai/12
· votar


Aumentados e outros tipos de acordes "sem nome" também. Até com clusters.

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


Tendo em vinsta no ponto histórico, algo mais tradicional, sempre termina-se com o acorde perfeito, nunca aumentado (acorde aumentado não tem estabilidade no quisto resolução). O acorde aumentado era usado apenas em acordes de função dominante.
Hj ta valendo tudo. MMA da harmonia heuaheuaheiuah

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Ken Himura
Aumentados e outros tipos de acordes "sem nome" também. Até com clusters.

Você (vale outra pessoa também, ehh) pode me explicar o que são clusters? É a segunda ou terceira vez que ouço falar por aqui.

Jabijirous
Hj ta valendo tudo. MMA da harmonia

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri

Ken Himura
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms
Acordes de sobreposição de segundas (maiores e/ou menores). Por exemplo, apertar todas as teclas brancas de um piano dá um cluster diatônico. Todas as pretas também. Bastante usado é o cromático, ou seja, apertar todas as teclas entre uma nota e outra.

Dá um som bem característico. Escreve aí num editor de partituras: C-C#-D-D#-E-F-F#-G (um cluster cromático de dó até sol).

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Ken Himura

Saquei, valeu pela explicação.

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


g.wilhelms

Um simples C7M(9) dá pra formar um cluster


BCDE

g.wilhelms
Veterano
# mai/12
· votar


Jabijirous
Um simples C7M(9) dá pra formar um cluster


BCDE


Nesse caso o cluster deve ser formado por notas em sequência escalar? Tipo C#,D, E, F#, colocando o C# no bordão?

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


Na teoria, cluster é um aglomerado de notas porém, você tem as inversões assim como qualquer acorde.


e-----------------0------------------------------
B-----------------3-----------------------------
G-----------------4-----------------------------
D-----------------------------------------------
A-----------------3------------------------------
E-----------------------------------------------


Ou ainda um C7M(13/9)


e--------0-------------------------------------------
B--------0-----------------------------------------
G--------2------------------------------------------
D--------0-------------------------------------------
A--------3------------------------------------------
E--------------------------------------------------



Aí vc tem um ABCDE

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


Já que ninguém vai fazer a análise, eu vou colocar a minha.

Aqui está a mnha análise

Ken Himura
Veterano
# mai/12
· votar


Jabijirous
Pois é. Vou fazer a minha esta semana ainda e posto aqui também.

2Humbucker
Veterano
# mai/12
· votar


LeandroP
Que cadência seria Tônica + subdominante, como nessa cifra aqui?

http://www.cifraclub.com.br/blindagem/dias-incertos/

2Humbucker
Veterano
# mai/12
· votar


Jabijirous
É, não entendi

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


2Humbucker
Onde tu não entendeste?

2Humbucker
Veterano
# mai/12
· votar


A parte em vermelho no link q vc mandou é onde a música modula? E os acordes como VII°/V significa alguma inversão no baixo?

Ken Himura
Veterano
# mai/12
· votar


2Humbucker
E os acordes como VII°/V significa alguma inversão no baixo?

Não. É um acorde secundário. Neste caso é o acorde de 7º grau diminuto do campo harmônico do 5º grau da tonalidade em que você está.

Simplificando: é uma dominante secundária - dominante da dominante.

TG Aoshi
Veterano
# mai/12
· votar


Jabijirous
Nesse mundo a gente tem que duvidar de tudo e de todos. Eu tenho uns 30 livros de harmonia e eu não acredito em nenhum deles. Não acreditem nem no que eu estou falando. Pesquisem, analisem mais músicas e tenha a opinião de vocês. Esse é o verdadeiro estudo da música, verdadeiro estudo da vida.

+ 1mi de votos só por isso!

Jcra
Veterano
# mai/12
· votar


LeandroP

É Nessas horas que eu vejo que eu não sei MERDA nenhuma..em compensação me dá uma vontade imensa de voltar a estudar música(especificamente guitarra) e fazer aulas de guitarra!!
Muito bom o tópico cara,parabéns mesmo...vai ajudar uma galera imensa ai,inclusive eu!! Forte abraço!

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


Ken Himura
Isso ae.

Se o V7 é de função dominante pq não o VII° e o VIIm7(b5)???

Parem para pensar

Quais são as notas de G7? --> G B D F correto?

Tira o baixo G e veja qual acorde fica. O Bº. E o B° também não é de função dominante? Então, assim como o V7 pode ser de alguém, o VII° também pode ser de alguém.


Exemplo:

E7M F#m7 B7 E7M C° C#m7 ...

Análise

I II V I VII°/VI VI

Análise "berkleeana"

I7M IIm7 V7 bVI° VIm7


Sacou?

2Humbucker
Veterano
# mai/12
· votar


Ken Himura
Valeu cara, entendi!

Jabijirous
Exemplo:

E7M F#m7 B7 E7M C° C#m7 ...

Análise

I II V I VII°/VI VI


Então nesse exemplo C° seria o sétimo VII° do C.H. de C# maior, que é B#°. Correto?

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


2Humbucker

Exato

Para mim, só existem 2 tipos de diminutos:

O de função preparatória e o de função não preparatória

Assim como o dominante secundário

Vc está em Em aí você tem B7 C7M. Veja se nessa progressão não tem "sentido de resolução"? Isso deve-se ao trítono.

Chopin era rei das pegadinhas.

Denis Guitar
Veterano
# mai/12 · Editado por: Denis Guitar
· votar


Olá, vou pegar o trem andando e colocar uma outra forma de encarar as funções dos acordes do campo harmônico maior e menor.

Campo Harmônico Maior: Função associada a quarta justa e sétima maior.
Acorde tônico-> aqueles que não tem a quarta justa da escala.
Acorde subdominante-> aqueles que possuem a quarta mas não tem a sétima da escala.
Acorde dominante-> aqueles que tem o trítono (quarta e sétima da escala).

Então no Campo Harmônico de Dó maior fica assim…

Grau 1 – C7M (C E G B) – não tem Fá, então é Tônico.
Grau 2 – Dm7 (D F A C) – tem Fá mas não tem Si, então é subdominante.
Grau 3 – Em7 (E G B D) – não tem Fá, então é Tônico.
Grau 4 – F7M (F A C E) – tem Fá mas não tem Si, então é subdominante.
Grau 5 – G7 (G B D F) – tem trítono, então é dominante.
Grau 6 – Am7 (A C E G) – não tem Fá, então é Tônico.
Grau 7 – Bm7(b5) (B D F A) – tem trítono, então é dominante.

Campo Harmônico Menor: Função associada a sexta menor, quarta justa e sétima maior.

Acorde tônico-> aqueles que não tem a sexta menor da escala.
Acorde subdominante-> aqueles que possuem a sexta menor da escala, mas não o trítono (4-7).
Acorde dominante-> aqueles que tem o trítono (quarta e sétima da escala).

Então nos Campos Harmônicos de Dó menor natural, harmônico e melódico fica assim…

Grau 1 – Cm7, Cm7M, Cm6 (C Eb G Bb, B, A) – não tem Láb, então são Tônicos.
Grau 2 – Dm7(b5), Dm7(b5), Dm7 – (D F Ab C, A) – tem o Láb, então são subdominantes. Na prática o acorde de Dm7 da melódica não tem função dentro do campo harmônico, pois possui A (segundo a teoria, tem casos em que eu discordo).
Grau 3 – Eb7M, Eb7M(#5), Eb7M(#5) (Eb G Bb D, B) – não tem Láb, então são Tônicos.
Grau 4 – Fm7, Fm7, F7 (F Ab C Eb, A) – tem o Láb, então são subdominantes. O acorde de F7 tem a nota A, então não é sub do campo, mas subdominante blues.
Grau 5 – Gm7 (G Bb D F) em Cm natural – não tem função tonal, tem função modal.
G7 (G B D F) em Cm harm e mel. – tem o trítono entre a quarta e sétima, então são dominantes. Quando o tom é Dó menor tonal, modifica-se o acorde de quinto grau Gm7 para G7.
Grau 6 – Ab7M, Ab7M, Am7(b5) (Ab C Eb G, A) – O acorde de Ab7M possui a nota Láb, então desempenha função subdominante (nat. e harm.). O acorde de Am7(b5) não tem a nota Láb, então é tônico. Ele na verdade é uma inversão do primeiro grau com a nota característica da escala melódica. Cm6 (C Eb G A).
Grau 7 – Bb7 (Bb D F Ab), Bo (B D F Ab), Bm7(b5) (B D F A)
Bb7 e Bo – tem o Láb, então são subdominantes. Bm7(b5) tem o trítono, então é dominante.

Resumo dos acordes e suas funções nos tons maior e menor:
Maior…

Tônicos-> C7M, Em7, Am7
Subdominantes-> Dm7, F7M
Dominantes-> G7, Bm7(b5)

Menor…
Tônicos-> Cm7, Cm7M, Cm6, Eb7M, Eb7M(#5), Am7(b5)
Subdominantes-> Dm7(b5), Fm7, F7, Ab7M, Bb7, Bo
Dominantes-> G7, Bm7(b5)

Os acordes de empréstimo (AEM) modal são aqueles da homônima (mesmo nome) menor e vice-versa. São os subdominantes e mantém a função de sub quando viram AEM.
Exemplo em Dó maior:

C | G | F | Fm (AEM), ou qualquer outro sub da lista acima.

Ampliando as possibilidades modais.
Acorde modal é aquele que possui a tônica e terça do modo + a nota característica.

C Jònico-> acorde de C, C7M, etc…
C Dórico-> Cm6
C Frígio-> C74(b9), excessão sem a terça, soa melhor.
C Lídio-> C7M(#11)
C Mixolídio-> C7, C74
C Aeólio-> Cm, Cm7, etc…
C Lócrio-> Cm7(b5)

A cadência modal vai ter no mínimo 2 acordes e juntos precisam ter a tônica, terça e nota característica do modo.

C Jônico-> C ou C7M + subdominante (Dm7, F7M)
C Dórico-> Cm + Bb7M ou Dm7 ou F7 ou Am7(b5)
C Frígio-> Cm ou C4 + Bbm7 ou Db7M ou Eb7 ou Gm7(b5)
C Lídio-> C ou C7M + G7M ou Bm7 ou D7 ou D/C ou F#m7(b5)
C Mixolídio-> C ou C7 + Gm7 ou Bb7M ou C7 ou Em7(b5) ou Dm7(b13)
C Aeólio-> Cm ou Cm7 + subdominante (Dm7(b5), Fm7, Ab7M, Bb7) ou ainda o uso do quinto grau da menor natural (Gm7).
C Lócrio-> Cm7(b5) + qualquer outro acorde do campo, o som do primeiro já é determinante.

Então todos os acordes listados acima, depois da tônica, são usados como empréstimo modal.

Valeu!

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


Em é de função dominante também!

Denis Guitar
Veterano
# mai/12
· votar


Jabijirous
Como assim? Em que contexto?

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


Jabijirous

Também não entendi...

2Humbucker
Veterano
# mai/12
· votar


Denis Guitar
Essa explicação eu entendi melhor que a do LeandroP

Jabijirous
Veterano
# mai/12
· votar


Meus caros

O acorde de terceiro grau possui apenas a 3 e a 5 do acorde de função tônica forte, I grau

Em dó nós temos:

C E G
A C E
E G B

Veja, Lá menor é menos forte que dó e mais forte que Em

Veja também que Em é quase um sol maior. Colocando a 7 o Em7 é = G6

E G B D (olha a tríade de G ali)

Logo o G é acorde de função dominante forte o Em é o fraco e Bº é o mais forte que o Em pois contém o trítono.

2Humbucker
Veterano
# mai/12
· votar


Jabijirous
Sinceramente, cheguei uma conclusão, a função só depende da colocação e da intenção, não de regras.

LeandroP
Moderador
# mai/12
· votar


Jabijirous

Meu ouvido diz que o Em ou Em7 se parece mais com um C7M ou C7M(9) do que com um G7 ou G7/E (?)

LeandroP
Moderador
# mai/12 · Editado por: LeandroP
· votar


2Humbucker

O Denis Guitar tá dando uma força legal. O Jabijirous também.

Só fera no tópico.... Uma pena não poder servir um cafezinho °;°

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cadência Harmônica - Pra entender!