Cadência harmonica, empréstimo modal...

    Autor Mensagem
    Fear of the dark
    Veterano
    # out/04


    Ai galera alguem poderia dar uma breve explicaçao de tudo isso?

    Fear of the dark
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Cadência:
    Cadencia deu pra entender um pouco das diferenças, mas ainda tenho duvidas... cadencia é uma sequencia de acordes usado durante a musica ou alguma parte dela?

    Empréstimo Modal
    Emprestimo modal é usar um acorde ou escala que não pertence ao campo mas que pertence a algum grau do campo?

    LeandroP
    Moderador
    # out/04
    · votar


    Fear of the dark

    Quando você faz um movimento com acordes de categorias diferentes (sub-dominante - dominante - tônica) você já está cadenciando. Por exemplo: G - A7 - D ou F - G - Am, etc.

    Empréstimo Modal

    O próprio nome já é a resposta: você pega emprestado acordes de outros modo, ou transforma um acorde que é de um modo em outro. Por exemplo:

    C - C7 - F

    O acorde C e o F corresponde ao modo maior (jônio ou lídio) e o C7 corresponde ao modo dominante (mixolídio). Neste caso, o C7 é emprestado de outro tom (Vº grau de Fá).

    Fear of the dark
    Veterano
    # out/04
    · votar


    LeandroPanucci
    pode ser C - Dm - Eb ?
    no caso dó e ré menor do campo de dó maior e mi bemol do campo de dó menor

    não tem regras quanto a isso, tem?

    Fear of the dark
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Disse besteira dó menor não faz parte de nenhum dos graus (me parece) entao Eb não pode fazer parte do empréstimo mas ai poderia ter um F#m que faz parte do 5° grau de C maior seria G maior (modo mixolideo)

    agora acho que acertei

    LeandroP
    Moderador
    # out/04
    · votar


    Fear of the dark

    Pode sim cara, você estava certo!

    Existe um assunto chamado "modos paralelos". Cada modo maior tem o seu lado menor paralelo.

    Qual é o modo paralelo de Ré maior? É Ré menor, claro. E como o nome já diz, você pegou emprestado do modo paralelo menor o seu acorde Eb, que é o bIII de Cm.

    É por aí mesmo;)

    Fear of the dark
    Veterano
    # out/04
    · votar


    LeandroPanucci
    ah sim, deu pra entender! valew ai cara!

    ricardo metallica
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    LeandroPanucci

    pode-se dizer q o exemplo q vc citou C - C7 - F , esta no campo harmonico de F?

    Palota
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    As esplicacoes estao corretas, porem ha algumas confusoes com certos termos.
    Na sequencia C - C7 - F, O C7 nao eh emprestimo modal e sim dominante secundario.
    Emprestimo modal nao tem a ver com modos gregos pois se trata de musica tonal. Na sequencia C - Dm - Eb, o Eb eh emprestimo modal, por ser um acorde do modo menor de C, que eh a tonalidade em questao.
    Procure nao misturar musica tonal com musica modal.

    Palota
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ricardo metallica

    pode-se dizer q o exemplo q vc citou C - C7 - F , esta no campo harmonico de F?

    Nao. C e F pertencem ao campo harmonico de C (C - tonica, F - subdominante). A confusao ocorre porque C7 eh dominante de F.
    O que aconteceu aqui foi um acorde de preparacao para a subdominante.
    Quando o acorde dominante nao prepara para a tonica, chamamos de dominante secundario.

    ricardo metallica
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Palota
    ah , tipo , mais de onde o Eb nao seria emprestado do modo paralelo? qual a diferenca entre emprestimo modal e modos paralelos?

    LeandroP
    Moderador
    # mai/05
    · votar


    Palota

    Putz, é verdade! Pisei na bola. O C7 é dominante secundário do F.

    Palota
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    ricardo metallica

    Emprestimo modal e modo paralelo eh a mesma coisa, os termos (nomes) eh que estão diferentes.
    Se estamos falando de musica tonal só existem dois modos, o maior e o menor. Nesse caso emprestimo modal é só do menor para o maior e vice-versa. Exemplo: C7+ Ebm7(b5) Dm7 Eu sei que vou te amar - Tom jobim, o Ebm7(b5) foi emprestado do modo menor de Dó (Cm harmonica) para o modo maior do mesmo tom.
    Se estamos falando de musica modal, então poderiamos ter no exemplo acima a musica tocada no modo dorico, e o Ebm7(b5) seria um emprestimo modal do modo mixolidio (existem outras possibilidades de analise).
    O que não podemos fazer é misturar as duas coisas.

    Espero ter esclarecido. Abraço.

    Palota
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Tonal X Modal

    Só para tentar evitar duvidas posteriores.

    A musica tonal apresenta caracteristicas bem claras que a difere da musica modal. A principal delas são as cadencias (V I, IV I), que nos leva até as funções harmonicas, os encadeamentos (I IV V I, II V I) e o campo harmonico. Em outras palavras, a musica tonal é redondinha, com início (tonica), meio (subdominante ou afastamento + dominante ou preparação) e fim (retorna para a tonica).

    Na musica modal não existe toda essa preocupação com a harmonia, não há encadeamentos e preparações.
    Perceba essa diferença na prática.
    Toque: C C7 F Dm7 G7 C Am F G G7 C
    Isso é tonal.
    Agora toque: F#m Bm E F#m
    Isso é modal.
    Percebeu a diferença.

    Palota
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Tonal X Modal II

    Desculpa ae galera, é que ja tem um tópico sobre esse assunto no forum.
    Foi criado em 15 de Janeiro, se não me engano.

    FOI MAL!!!!

    Flipe J.
    Membro Novato
    # out/15 · Editado por: Flipe J.
    · votar


    Caros colegas preciso de ajuda.

    Estou tentando entender de forma geral TODAS as possibilidades de uso de acordes. Preciso que confirmem se está certo ou não:

    Ok, na tonalidade de C maior
    Podem ser usados:

    1 - Acordes formados pela própria escala = C maior

    2 - Acordes de empréstimo do campo homônimo menor (paralelo) formados pelas escalas menor natural, harmônica e melódica = C menor

    3 - Acordes de empréstimo provenientes dos modos gregos

    4 - Acordes do campo relativo menor do 6º grau da escala de C = Am (natural, melódico e harmônico) ------ não tenho certeza se está correto ------

    5 - Acordes de passagem geralmente diminutos ou baixo invertido seguindo um certo cromatismo.

    Li um pdf que indica, na tonalidade C maior, o empréstimo de acordes dos campos de Bb e Ab (aonde existe o acorde de Cm7 como graus II e III respectivamente) mas não entendi a lógica por trás disso.

    Isso é tudo que sei, por favor corrijam-me se estiver errado e se possível acrescente o que não foi mencionado.

    Pra finalizar se tiverem como indicar algum material ou livro completo que englobe TUDO sobre esses assuntos ficarei muito agradecido.

    Jabijirous
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Flipe J.
    Aqui tem bastante coisa pra você estudar!

    http://michaelmachado.com.br/blog/harmonia/

    LeandroP
    Moderador
    # out/15
    · votar


    Flipe J.

    O que você leu no pdf está relacionado à tonalidade paralela de Dó maior, onde o Cm é o IIº e o IIIº de Bb e Ab, respectivamente.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cadência harmonica, empréstimo modal...