"Marca de verdade é Fender e Gibson!" Mas a IBANEZ já não está no mesmo patamar das duas?

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# fev/11
· votar


rafael_cpu
Vinícius Iron

A fibra de carbono talvez seja o material de maior sucesso para substituir madeira de violões e guitarras e não é de hoje. Vide os braços de algumas Parker e Steinberger, muito bone e chegam a não ter nem tensor de tão bom e estável. Mas é um material bem difícil de se mexer, então enquanto não encarecer muito a madeira, não é uma alternativa tão viável. Acrílico eu diria para fugir disso...

Os Adamas não são novidade, faz tempo que tem. A gente aqui no Brasilzão que tem pouco acesso.Tanto que esse show do Kiss já é um pouco antigo, mas bem antes já existiam. Diz a lenda que Gilberto Gil tocou bastante com um desses.

Como eu disse ali atrás, na minha opinião o visual de instrumentos deveria sempre ficar atrás da sonoridade quando se escolhe. Dito isso, concordo que na beleza os Adamas dão de lavada nos Rainsong, que não são extremamente feios. Mas se são instrumentos musicais, o som deveria prevalecer...

Os Taylor T5 eu acho muito legais, muito bons. Para mim são da linhagem do Gibson Chet Atkins, que é outro violão sólido fenomenal. O Gibson Chet Atkins não recomendo comprar esse Gibson, apesar de ser excelente a sonoridade, porque ele tem a mania de quebrar o captador e daí já era. Os T5 de forma geral são muito bons. Só que é bom ter em mente que aquilo é muito mais violão do que guitarra. Aqui cabe uma reflexão (vou mandar minha opinião bem pessoal). Eu me contento com meus violões, entao procurava algo muito mais guitarra do que violão, apesar de gostar os T5. Aliás, quem sabe, um dia compro um. A essência do Gibson Chet Atkins e do T5 é madeiras com captadores, especialmente um bom piezo. Vi pessoalmente que o Petrucci tira sons bem aceitáveis de violão da guitarra com piezo dele. cheguei a sondar e quase comprar uma dessas. Acabei optando por uma PRS Hollowbody II com piezo que me satisfez plenamente e tem um excelente captador piezo. Depois veio a Gibson Dark Fire que é impressionante para tirar sons de violão desse jeito, já que tem um bom piezo, como as outras, mas tem a simulação de violão acústico e de L-5, onde se pode também adicionar o piezo na quantidade que se quiser. Então, na minha opinião o T5 acaba perdendo para essas guitarras.

nichendrix
Veterano
# fev/11
· votar


MMI
Os Adamas não são novidade, faz tempo que tem. A gente aqui no Brasilzão que tem pouco acesso.Tanto que esse show do Kiss já é um pouco antigo, mas bem antes já existiam. Diz a lenda que Gilberto Gil tocou bastante com um desses.

Cara, e bote tempo nisso... só de Adamas vão 34 anos (sairam em 77), antes disso os outros Ovation já usavam corpo de composite de fibra.

O Kaman, fundador da Ovation e Adamas, e dono dos brands Takamine e Hammer e N outras marcas, era engenheiro aeronáutico, trabalhava fabricando helicópteros e equipamentos para testes de bombas nucleares antes de fundar o braço musical da empresa dele. O composite e o fundo arredondado foram idéias dele para melhorar a projeção acústica dos instrumentos.

Ele morreu dia 31 de janeiro desse ano.

Daniel_rsf
Veterano
# jan/12
· votar


Galera, eu não gosto de nenhuma dessas marcas que vendem no Brasil... talvez com excessão da Jackson e da ESP
Não tenho tesão pelas Ibanez... tenho na cabeça que Ibanez = som de videogame.
As PRS também não me chamam atenção porque pra mim é guitarra pro meu avô auhuhaauhauh

Eu acho que infelizmente só vou conseguir comprar a guitarra que eu quero o dia que tiver grana pra viajar pros EUA ou Europa e comprar uma lá.

Porque quase não vendem aqui guitarras com corpo em alder ou em maple, é tudo em mogno, basswood, ash... acho que só Jackson que deve vender coisa em alder.

Hoje em dia tem linha nova de Kramers lá fora, não chegam aqui.
Charvel também não chega...
Bc Rich também nunca vi aqui, só usada...
Gary Kramer Guitars
Carvin

Porra quem é que escolhe que guitarras trazer pro Brasil? Porque todas as lojas tem EXATAMENTE AS MESMAS GUITARRAS???

Leomju
Veterano
# jan/12
· votar


Daniel_rsf
Bem postado cara... realmente nosso comércio de instrumentos é falho nisso!
Valeu ae... ressuscitou o tópico!

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Daniel_rsf
tenho na cabeça que Ibanez = som de videogame

Você não está confundindo o sinal que sai da guitarra com o sinal que sai dos processadores de efeitos de algum fulano que usa a guitarra?

As PRS também não me chamam atenção porque pra mim é guitarra pro meu avô auhuhaauhauh

Velhinho batuta esse teu avô. =P

Guynho
Veterano
# jan/12
· votar


Daniel_rsf
Galera, eu não gosto de nenhuma dessas marcas que vendem no Brasil... talvez com excessão da Jackson e da ESP
Não tenho tesão pelas Ibanez... tenho na cabeça que Ibanez = som de videogame.
As PRS também não me chamam atenção porque pra mim é guitarra pro meu avô auhuhaauhauh


Tens qual guitarra? Tem algum trabalho teu onde a gente possa conferir o tipo de som que tu tira?

Abraço!

Daniel_rsf
Veterano
# jan/12 · Editado por: Daniel_rsf
· votar


Bog

Meu avô não toca guitarra, é só tipo... imagino algo pra pessoas de outras gerações que ficaram velhos demais pra curtirem guitarras mais malvadas hahaha sem preconceito contra quem é velho, vcs devem ter entendido o que eu quis dizer hahaha

Guynho

Eu tenho uma Kramer Focus 3000, anos 80, made in japan, qualidade iagual a das americans, só que sem o "american" no headstock, e vem com um captador genérico, troque por um duncan e fica idêntico a uma Pacer Deluxe americana. Amo a bichinha, e assim que tiver grana pego outra kramer... sou louco por uma daquelas guitarras com apenas 1 humbucker inclinado na ponte e floyd rose.
E tenho uma Cort M600 (estilo PRS) que eu não curto muito, apesar de não ser uma má guitarra. Comprei pq era a melhor guitarra que eu achei com a grana que tinha.
Eu estou neste momento tentando levar um projeto de banda a frente, tenho um monte de musicas próprias, daria pra fazer uns albuns já, mas tava sem banda, reuni uma galera agora e vou tentar ver no que dá. Eu também estou em processo de tentar melhorar a minha velocidade para virar um shredder de verdade hehehe

Bog
Veterano
# jan/12
· votar


Daniel_rsf

Putz, eu não imaginei que o meu humor era tão refinado assim...

danielfz
Veterano
# jan/12 · Editado por: danielfz
· votar


Você não está confundindo o sinal que sai da guitarra com o sinal que sai dos processadores de efeitos de algum fulano que usa a guitarra?

Kakaka Eu pensei a mesma coisa! kakakakak!

Tive o prazer de tocar em uma Ibanez USA.. bem antiga... espetada em um cubinho de 10w zuado!

Mas que som incrível! E a tocabilidade? Quem projetou aquele braço é um gênio! Tudo muito mais fácil de fazer nela.

Daniel_rsf
Veterano
# jan/12
· votar


danielfz

Não sei porque, eu tenho tesão também pelas Ibanez antigas, as Roadstar, e principalmente, as Destroyer. Mas as Steve Vai e Paul Gilbert signature não são muito meu estilo não.
Mas quando eu vejo qualquer nova na loja eu penso "ahhh, som de videogame"

nichendrix
Veterano
# jan/12
· votar


Daniel_rsf

Guitarra de velhinho é Explorer e Flying V, que já estão há 60 e tantos anos na estrada.

Hard_Guitar
Veterano
# jan/12
· votar


Daniel_rsf
As PRS também não me chamam atenção porque pra mim é guitarra pro meu avô

A não ser que você seja neto do Tim Mahoney, Mark Tremonti ou Dave Navarro...

Bob Mauley
Veterano
# jan/12
· votar


som de videogame

haha

Leomju
Veterano
# jan/12
· votar


Estou com medo do que este tópico está se transformando !!!!!!!

Daniel_rsf
Veterano
# jan/12
· votar


Leomju

A culpa não é minha, eu tava reclamando da falta de opções nas lojas de guitarra aqui no brasil, a galera que levou mto a sério a história da PRS.
:P

rafael_cpu
Veterano
# jan/12
· votar


Daniel_rsf
Poxa, amigo, você perdeu uma excelente oportunidade de ficar quieto...

T+

Saul Morello
Veterano
# jan/12 · Editado por: Saul Morello
· votar


bug =S

Daniel_rsf
Veterano
# abr/12
· votar


Daniel_rsfPoxa, amigo, você perdeu uma excelente oportunidade de ficar quieto...T+

Tá só que isso não é o ponto do que eu quis dizer. Eu tava dizendo que hoje em dia existem poucas opções de guitarra pra quem quer algo diferente. Quem não tem nada de útil pra dizer em relação a isso prefere falar da história da Ibanez e da PRS, que por sinal, é opinião minha! Vcs não vão me convencer que eu sou um idiota e que tou errado, já que é questão de opinião. Eu teria guardado ela pra mim se soubesse que vcs fariam um grande caso dela. O topico ficou tosco pq vcs não quiseram desencanar disso depois deu falar tantas vezes.

Leomju
Alguém que entendeu SOBRE O QUE eu estava falando e respondeu direito.

Eu não vim nesse tópico me queixar pq não curto Ibanez nem PRS, eu vim reclamar a falta de outras opções, de propostas diferentes, mas que vendem lá fora e por algum motivo não chegam aqui.

Leomju
Veterano
# abr/12
· votar


Pessoal...
As expressões usadas... "som de vídeo game" e "guitarra pro meu avô" foram apenas expressões mesmo... não acredito que o Daniel estivesse desmerecendo as marcas Ibanez e PRS, mas são impressões (essas da nossa imaginação mesmo) que ele tem sobre o instrumento! Coisa pessoal dele! O problema da Net é que a gente escreve algo de um lado e no PC, a coisa sai fria, são apenas letras... talvez se o Daniel_rsf falasse exatamente as mesmas frases que falou em uma rodinha de conversa a gente comentaria e riria numa boa com ele!

Daniel_rsf
Realmente as opções de guita no Braisl nas lojas convencionais são realmente poucas, mas tem como se comprar de tudo aqui... o problema são os preços milionários!

Valeu ae!

vintagentleman
Veterano
# abr/12
· votar


Olha, as Ibanez Prestige, "made in Japan", têm a mesma qualidade das top Fender e Gibson, e têm como característica serem guitarras mais rápidas ou "precisas" como dizem. Agora demora as Ibanez terem o mesmo "status" das outras duas marcas, verdadeiras legendas cujas histórias se confundem com a do rock podendo ser consideradas pedras fundamentais do estilo musical.

Jcra
Veterano
# abr/12
· votar


Eu falaria até que a Gibson,Fender e Ibanez são famosas e ganham muito com as pessoas que tocam nela.Diria que simplesmente os melhores guitarristas da atualidade tocam em uma delas...Jeff Beck,Yngwie Malmsteen,Steve Vai e Satriani são alguns dos exemplos.
Em contrapartida temos aqui no nosso Brasil excelentes guitarras feitas pela Tagima e Condor(São guitarras que eu ja testei e gostei muito),que também são usadas por nossos melhores musicos.
Tomando isso em mente,eu concluo que o fato de a Fender,Gibson e Ibanez serem tão famosas e utilizadas não é só pelo fato de serem ÓTIMAS guitarras,mas sim porque grande parte da galera que compra elas tem seu ídolo usando-a também.
Abraços!

Fernando de almeida
Veterano
# abr/12
· votar


Marca de verdade é Fender e Gibson

Tenho um camarada que não troca sua Strato SQUIER por uma Fender e não troca sua LesPaul Epiphone por um Gibson ... e não é por falta de grana ...

Ele já testou as "primas famosas" das suas guitarras e preferiu a "tocabilidade", timbre, conforto, etc das "primas pobres" ... eu já testei e curti as guitas do me camarada ...

Leomju
Veterano
# jun/12
· votar


vintagentleman
Bom, só saber que a qualidade tá igual, ao menos é muita coisa. Crreio que daqui a alguns anos, com a safra de novos guitarristas, a Ibanez ainda vai crescer muito!

Jcra
Gostei do seu post, as guitarras brasileiras são muito desprezadas. Acabo de comprar uma Memphis 130 para meu filho e achei melhor do que eu pensava. Muito boa a guitarrinha. Paguei barato e o custo benefício dela é ótimo, acabamento idem!

Fernando de almeida
Então, esse negócio é aquela coisa da guitarra se encaixar com o músico né!
Valeu!

MMI
Veterano
# jun/12
· votar


Leomju

Gostei do seu post, as guitarras brasileiras são muito desprezadas. Acabo de comprar uma Memphis 130 para meu filho e achei melhor do que eu pensava.

Mas essa guitarra é chinesa, né?

explorer4ever
Veterano
# jun/12 · Editado por: explorer4ever
· votar


Eu acho que se não existisse a estória das marcas, suas tradições, e o conhecimento popular sobre quem usou, e usa Fender, Gibson, Ibanez, ESP, PRS, existiria ainda menos supremacias. A propaganda é que maximizou as grandes marcas, e os músicos, sobretudo de rock e no seu momento mais relevante, é que ajudaram Léo Fender e companhia a serem o que são. E...ô bicho saudoso é guitarrista viu?? PQP.

nichendrix
Veterano
# jun/12
· votar


explorer4ever
Eu acho que se não existisse a estória das marcas, suas tradições, e o conhecimento popular sobre quem usou, e usa Fender, Gibson, Ibanez, ESP, PRS, existiria ainda menos supremacias. A propaganda é que maximizou as grandes marcas, e os músicos, sobretudo de rock e no seu momento mais relevante, é que ajudaram Léo Fender e companhia a serem o que são. E...ô bicho saudoso é guitarrista viu?? PQP.

Acho engraçado que se tem na cabeça que Gibson e Fender são mega empresas, mas são empresas relativamente pequenas.

Não acho que que foi a fama do Rock que fez essas marcas ficarem famosas, a Gibson já era a Gibson 30 anos do Rock sonhar em nascer, e a Fender, embora eu tenha minhas ressalvas com o que dizem sobre a construção delas, é o que é porque foi a primeira fábrica de instrumentos que entendeu o que era regularidade.

São duas marcas que ficaram famosas pelo que entregam, uma pro ter instrumentos feitos com um cuidado bem acima da média, outra por ter uma produção muito regular, entra ano e sai ano e as Stratos, Teles, Jaguares e Mustangs continuam do mesmo jeito que sempre foram, mesmo que sempre adicionem novidades.

explorer4ever
Veterano
# jun/12 · Editado por: explorer4ever
· votar


nichendrix

São mega, não sei se em espaço fisíco, mas são marcas onipresentes como a coca-cola. Em todos palcos, amadores ou profissionais, na China ou na Grã Bretanha você verá uma dessas. Isso é de uma grandeza mercadológica de nivel estelar! Sim a Gibson era conhecida nos anos trinta(1930) por ter sido precursora em archtops em seus violões, antes usados somente em violinos, bem como depois, como uma das pioneiras em fabricação de guitarras hollowbody, logo, para uma fábrica fundada em 1902, com mais de vinte anos e algumas inovacões, se tornou conhecida, mas nada perto do que é hoje depois de nomes como Jimmi Page, Eric Clapton(no rock) e vários até mais antigos(no jazz, blues), usarem e conseguirem a sonoridade que marcou, junto com Marshall, Vox, Fender...a sonoridade base do que até hoje se repete incansavelmente pelo mundo. E também seria cegueira não entendermos que depois de evoluírem desde as Les Paul dos anos 50/60 até então, somando as mudanças de captação, estética, componentes elétricos, e merchandising, elas nnao tivessem agregado "tamanho" e importância superiores às de outras épocas.

Concordo que ficaram famosas "pelo que entregam" também, mas sem esse contexto histórico/temporal nada seria como é hoje. Elas são imensas em minha opinião, não talvez em tamanho físico ou número de empregados(nada sei sobre isso), mas na realização de uma meta de toda empresa de nível mundial: o máximo de supremacia nas suas áreas de atuação.

explorer4ever
Veterano
# jun/12
· votar


Leomju
Com certeza, para muitos músicos a Ibanez é "melhor" do que Fender ou Gibson. A ibanez tem uma pegada diferente de todas, na minha opinião, tem mais "personalidade"do que uma PRS por exemplo. Não estou dizendo que é melhor ou pior, só diferente, e bem específica em sua diferença.

nichendrix
Veterano
# jun/12 · Editado por: nichendrix
· votar


explorer4ever
São mega, não sei se em espaço fisíco, mas são marcas onipresentes como a coca-cola.

Cara, eu conheço a fábrica da Gibson em Nashville, que é a maior das 3 fábricas deles, na boa é uma fábrica pequena, compatível com a operação que eles tem, comparado com o padrão da maioria das industrias, que é pequena.

Se tem na cabeça que Gibson produz milhões de guitarras/mês ou pelo menos muitos milhares, mas a produção deles é pequena, entre outros motivos, esse é uma das principais razões das Custom Shop serem tão caras, porque aí você entra num número de guitarras que é particularmente pequeno. Pelo que vi, não dá pra acreditar que eles produzem alguns milhares de guitarra mês.

Elas são onipresentes porque estão aí há 110 anos e pelo fato de muitos dos projetos inovadores ao longo desse tempo terem sido criados lá, querendo ou não, até 30 e poucos anos atrás, contava-se nos dedos quem fazia o que eles faziam, com a qualidade que faziam, não só nos EUA, mas no mundo inteiro e mesmo hoje ainda é um dos referenciais em padrão de qualidade.

Isso é de uma grandeza mercadológica de nivel estelar!

Cara, pensa da seguinte forma, você tem um mercado global de 0,01% da população mundial (que deve ser a parcela aproximada de guitarristas), e desse mercado só "controlar" uns 5% ou menos do total de guitarristas do mundo, mesmo em proporções ao mercado em que atua, a participação dela é pequena.

Sim a Gibson era conhecida nos anos trinta(1930) por ter sido precursora em archtops em seus violões, antes usados somente em violinos, bem como depois, como uma das pioneiras em fabricação de guitarras hollowbody, logo, para uma fábrica fundada em 1902, com mais de vinte anos e algumas inovacões, se tornou conhecida, mas nada perto do que é hoje depois de nomes como Jimmi Page, Eric Clapton(no rock) e vários até mais antigos(no jazz, blues), usarem e conseguirem a sonoridade que marcou, junto com Marshall, Vox, Fender...a sonoridade base do que até hoje se repete incansavelmente pelo mundo.

Cara, o rock agregou muito pouco à Gibson no geral, se olhar a história da marca vai ver que a Les Paul foi descontinuada por baixas vendagens, o que não justificava manter o contrato dos royalties com o Lester (Les Paul). Então fica meio estranho, alegar sucesso desse modelo quando elas foram descontinuadas no auge dos caras que você citou como referências no Rock, entre 1960 e 1968 para as Custom e 1960 e 1972 para os demais modelos. A SG também perigou sair de linha por baixas vendagens nesse período.

A lenda em torno da marca não surgiu nem no mundo das guitarras, mas no mundo dos bandolins, um instrumento que é muito comum em country, que é até surgir o Rap e o Hip Hop, era a música mais popular dos EUA (e ainda é uma das mais populares), o Orville Gibson basicamente inventou o bandolim moderno, que ele construia como um violino para conseguir mais volume. Pouco antes de morrer ele testou o conceito com alguns outros instrumentos, entre eles violões e até um "violão harpa", que por sinal o único dos originais produzidos por ele que ainda está inteiro é de um colecionador brasileiro.

A Gibson então fez fama como fabricante de violões de tampo plano e corpo pequeno adequados para tocar country e western. E só 20 anos mais tarde, o Loyd Loar, pegou a ideia geral dos bandolins Gibson e somou 2+2 com as experiências que o Orville Gibson tinha feito com violões e daí surgiram as archtops.

Isso casou com as primeiras Big Bands e a moda pegou, desde então a Gibson passou a ser sinonimo de qualidade e inovação. Pegue os 10 ou 12 principais projetos de guitarra criados no século XX e vai ver que pelo menos metade é projeto da Gibson.

Quando o Rock veio a começar a fazer sucesso, com Elvis, Chuck Berry, Bill Halley, e afins a Gibson já era um nome muito estabelecido no mercado, e estabelecido o suficiente para promover a primeira fusão nesse meio que foi quando ela se fundiu com a Epiphone para poder ter acesso a tecnologia da Epiphone para criar archtops com tampo, laterais e fundo laminados.

Então querer associar o sucesso de uma marca com um movimento cultural é meio sem nexo. Já que ela fazia sucesso muito antes desse movimento sequer existir.

Se você falar da Les Paul e da SG em específico, você pode sim citar a influência de caras como Clapton e Page, mas isso se deu muito, mas muito depois até mesmo de eles terem começado a aparecer com esses instrumentos. As Les Paul que estavam fora de linha, apareceram o suficiente na midia, por meio de bandas famosas, para fazer a marca ressuscitar o modelo e ver no que é que ia que dar, mas ela só passou a ser o modelo "principal" da marca lá pela virada dos anos 80, quando a Gibson finalmente parou de fazer guitarras mais baratas e passou a adotar a estratégia de usar outra marca "Epiphone" para explorar o mercado de instrumentos de entrada. Assim o brand GIbson se focava somente no mercado acima, de profissionais e semi-profissionais.

Enfim, na fantasia de qualquer roqueiro, pode ser que a Gibson tenha se feito em cima da Les Paul, mas a realidade passa muito longe disso. Les Paul só virou instrumento realmente caro de 15 anos pra cá, até eu peguei a época em que as Les Paul custavam de 1500 dólares para baixo e mesmo as lendárias Les Paul Standard Sunburst 1959, não passavam de 5mil dólares nos anos 80, e isso se estivesse mint condition.

E também seria cegueira não entendermos que depois de evoluírem desde as Les Paul dos anos 50/60 até então, somando as mudanças de captação, estética, componentes elétricos, e merchandising, elas nnao tivessem agregado "tamanho" e importância superiores às de outras épocas.

O que eu falei a cima serve pra entender que a Gibson já era Gibson antes da Les Paul e nem de longe esse modelo foi responsável pela fama da marca.

E sim eles cresceram, mas ainda são pequenos em termos de industriais, e embora o grupo da qual a GGC faz parte, seja um grupo grande com uma boa presença no mercado geral de instrumentos, presença da marca Gibson especificamente é relativamente pequena, na boa duvido que mais de 5% do mercado seja representado pela marca.

Concordo que ficaram famosas "pelo que entregam" também, mas sem esse contexto histórico/temporal nada seria como é hoje.

Tanto seria, que já era muito antes de o Rock surgir.

A marca registrada da Gibson sempre foi trabalho de primeira aliados à inovações constantes, isso faz dela uma marca inovadora e que é sempre associada com qualidade, é isso que faz uma pessoa procurar a Gibson, e isso que levou os famosos a usá-las, não é uma marca como a Ibanez, que não tinha quase nenhuma presença de mercado até começar a pagar famosos para usar seus instrumentos.

Elas são imensas em minha opinião, não talvez em tamanho físico ou número de empregados(nada sei sobre isso), mas na realização de uma meta de toda empresa de nível mundial: o máximo de supremacia nas suas áreas de atuação.

Cara, essa supremacia é relativa, é como a suposta supremacia da Coca-Cola, todo mundo conhece Coca-Cola, mas pra cada Coca vendida, são vendidas pelo menos 2 Pepsis no mundo, a marca Coca-Cola, vale mais que tudo que a empresa tem e a valorização anual da marca, sozinha as vezes supera as vendas anuais dela. Isso não muda o fato da Pepsi Co. ser a maior empresa do ramo e da Coca-Cola não ser. Hoje o maior negócio da Coca-Cola não é nem vender Coca, é vender suco de caixinha, nisso ela é a maior do mundo, porque em refrigerante, a Pepsi ganha de lavada. Embora em alguns países, como o Brasil, a Coca ainda seja maior que a Pepsi.

De Ros
Veterano
# jun/12
· votar


nichendrix - Cada post, uma aula!

Muito obrigado pelo seu tempo, eu valorizo muito isso!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Marca de verdade é Fender e Gibson!" Mas a IBANEZ já não está no mesmo patamar das duas?