Autor |
Mensagem |
bruno maia Veterano |
# nov/10
galera to fazndo um apanhado d dicas para rejuvenescimento e preservação da guitarra, tipo: *para evitar oxidação dos captadores um amigo passa base de unha nos parafusos; *para rejuvenescer o braço um luthier me recomendou ólheo de amêndoas ... se alguém conhecer + algumas dicas postem ae!! abraços
|
Stevie Veterano |
# nov/10
· votar
bruno maia
Coloquei nesse tópico que eu criei um link de regulagem e limpeza de guitarra... abraços..
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/246698/
|
MrStradlin Veterano |
# nov/10
· votar
Um bom video explicando como fazer manutenção em guitarra;
;)
|
Rodrigo Torresmo Takahara Veterano |
# nov/10
· votar
Mano, existe varios mitos na luthieria, cada um fala uma coisa, a varias frescuras, teimosias, achismo e varios que pensam que sabem e não sabe nada.
O basico, lembrando, faço isso a algum tempo, e ainda atualmente só estou trabalhando com luthieria, na falta de emprego na area que quero.
Limpar escala = Oleo de peroba, simples, acha em qualquer mercado, para mim é o melhor, sempre usei, já testei outros produtos, mas não vale a pena ficar caçando produtinho fresco dunlop ou pw.
Polimento de trastes = Proteger bem a escala com fita crepe, depois bombril, e pronto. Eu odeio ficar esfregando bom bril, passo dremel com disco e polimento + massa de polir, e tbm nunca vi traste saltar pq esquentou o traste. E fica superior ao bom bril.
Ferragens = Limpeza e lubrificação, WD40, lembrando, sempre FORA da guitarra, nunca passa wd na guitarra fica uma bosta toda engordurada, tem gente que passa, tem luthier famoso que faz isso, nem citarei nomes. Dps de lubrificada e limpa, tire o excesso com pano limpo ou papel toalha, pq WD gruda MUITA poeira.
Pintura = Tome cuidado com guitarras com acabamentos em nitrocelulose (gibson, fender) pois não pode passar qualquer cera. Eu uso a MUITO tempo granprix liquida da embalagem vermelha, mas não acho exelente, logo estarei usando toda linha de produtos da Glare, que são os melhores para polimento automotivo, sendo aprovado para pinturas com nitrocelulose.
Parte eletrica = Limpa contatos nos pots, SEMPRE fora da guitarra, pq se escorrer na pintura MANCHA! Apos isso, uma gota de oleo singer ou WD. Tem varios mitos de passar wd APOS limpar com limpa contatos. Com uma gota de wd na haste e uma gota dentro do potenciometro fica mais macio e tira os nhec nhec que fica dps do limpa contatos.
|
ogner Veterano
|
# nov/10
· votar
bruno maia
Bom "rejuvenesço" ou mantenho as minhas assim..tem uns 10 anos...Hehe!!
Corpo - Pano seco, flanela!! Quando esta MUITO suja, gordurosa, um pouquinho daqueles "poliflor"
Braço - A mesma coisa acima
Trastes - nunca passei bombril ou algo que o valha! Só a flanela que vai com os "pinhoblrils" da vida quando necessário.
hardware - limpo quando troco as cordas, escova de dentes com WD nos polos dos caps e outras partes, cotonetes e WD...limpo o excesso depois, como disse o torresmo!
Eletrica - dou uma espirrada de limpa contatos ou alcool isopropilico.
E aquela regulada gostosa que a guita adora!!!
|
edalko Veterano |
# nov/10
· votar
Quando mandei fazer minha DiCastellis o Tom Castelli me disse para passar silicone, seja no corpoe nas ferragens. Faço isso até hoje e ela se mantém preservada. Mas na escala passo oleo de peroba.
|
MMI Veterano
|
# nov/10
· votar
Rodrigo Torresmo Takahara
Só uma coisa, para não sair bobagem por aí. Óleo de peroba é para escala escura!!! (eu sei que você sabe...)
Eu acho que o mais importante para preservar a guitarra nem é isso tudo. É o cuidado com ela, guardar em local seguro, usar strap lock, não deixar empoeirar e bater, evitar deixar bater na fivela do cinto ou zíperes etc. Depois de uma pancada bem dada na guita, não tem cerinha que dê jeito.
|
Ant-- Veterano |
# nov/10
· votar
MMI Eu acho que o mais importante para preservar a guitarra nem é isso tudo. É o cuidado com ela, guardar em local seguro, usar strap lock, não deixar empoeirar e bater, evitar deixar bater na fivela do cinto ou zíperes etc
É isso aí. Basicamente eu tb prefiro prevenir do que remediar. Recomendo uma limpezinha básica depois de cada tocada mais séria. Uso pano de algodão macio para tirar toda e qualquer mancha (suor, gordura) de todo e qualquer lugar (principalmente as cordas). Normalmente pano seco, mas se preciso for eu umedeço uma pequena parte dele, bem de leve para as manchas mais teimosas. Depois, é claro, passo o lado seco que é para não ficar nenhuma umidade. Minhas cordas costumam durar bem mais do que as de amigos meus que não devem ter o mesmo cuidado. Outra coisa: LUGAR DE GUITARRA É NO CASE. Deixe o case à mão para poder tirar o instrumento na hora que quiser tocar e guardar logo em seguida.
|