Como decorar notas no braço?

    Autor Mensagem
    Germanolo
    Veterano
    # nov/10


    Ae pessoal, beleza?

    Seguinte, eu não comecei faz muito tempo a tocar violão/guitarra, mas também não foi muito recentemente.

    Meu professor nunca me ensinava essas coisas de tons, semitons, etc. E agora comecei a correr atras, eu teria umas duvidas:

    Qual o melhor jeito pra decorar as notas?
    O Que são semitons?
    E oitavas?
    Se eu quero dar um tom a cima da nota, tipo, eu tenho um Mi, na 6ª casa, eu quero fazer esse mi, mas na 5ª casa, ele vai ficar um tom abaixo, não é? mas tipo, esse Mi, que no caso é o E, ele vai ficar E# ou Eb?
    Valeu.
    Desculpem ai pela minha 'noobice' nesse asunto.

    daniel_guitar
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Germanolo
    Qual o melhor jeito pra decorar as notas?
    faz um desenho de um braço da guitarra, e vai nas cordas soltas (E, A, D, G, B, E) você fazendo no papel vai reparar umas manhas tipo a Ré vai ter 1° a partir da 3° casa vai seguir a mesma ordem que o mizão, passa uns 15 minutos por dia vendo isso, e claro fica 1, 2, 3, 4 falando a nota de cada casa, depois quando tiver mais com isso na cabeça parte para parte para formação de acordes em diversas áreas do braço...

    Matheus Bertolino
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Qual o melhor jeito pra decorar as notas?
    Você entende que a afinação EADGBE é Mi Lá Ré Sol Si Mi?
    Daí vem a sequencia - Dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá#, Sí, Do.
    Note que só Mi e Sí não tem sustenido. Aplique essa sequencia nas cordas da guitarra que você decora as notas.

    O Que são semitons?
    É meio tom, tipo de Dó pra Dó# temos um semitom.

    E oitavas?
    Você de certo já notou que na afinação normal, tanto a 1º quanto a 6ª corda são Mi, mas tem um som diferente. No violão, existem varios Mi, Fá, Sol, etc, porém não são todos iguais, alguns são mais agudos e outros mais graves.
    Na 6ª corda, Mi, conte 8 tons(por isso oitavas) nela, toque nota por nota. Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Do, Re, Mi. Notou, você parou em um Mi. Só que esse mi é diferente do Mi inicial. Esse Mi é oitavado. Entendeu?

    Se eu quero dar um tom a cima da nota, tipo, eu tenho um Mi, na 6ª casa, eu quero fazer esse mi, mas na 5ª casa, ele vai ficar um tom abaixo, não é?
    Esse mi só vai existir na 6ª casa, pra ir um tom A CIMA, você tem que ir pra 7ª casa, e vai tirar um Fá. A diferença do Mi pra um Fá é de 1 tom (apesar de mi nao ter sustenido). Passando do Mi pro Fá você subiu um tom. Entendeu?

    mas tipo, esse Mi, que no caso é o E, ele vai ficar E# ou Eb?
    Não existe Mi#, E# = F, e Eb = D#.

    Lucas F.
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: Lucas F.
    · votar


    É o que já disseram, o melhor jeito é ir achando as notas a partir das cordas soltas.

    Mas só corrigindo algumas coisas:

    Na 6ª corda, Mi, conte 8 tons(por isso oitavas) nela, toque nota por nota. Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Do, Re, Mi. Notou, você parou em um Mi. Só que esse mi é diferente do Mi inicial. Esse Mi é oitavado. Entendeu?

    O intervalo da oitava está a doze (12) semitons à frente, como podemos ver da corda solta para a 12ª casa, portanto são 6 tons de distância, e não 8.

    Se eu quero dar um tom a cima da nota, tipo, eu tenho um Mi, na 6ª casa, eu quero fazer esse mi, mas na 5ª casa, ele vai ficar um tom abaixo, não é?
    Esse mi só vai existir na 6ª casa, pra ir um tom A CIMA, você tem que ir pra 7ª casa, e vai tirar um Fá. A diferença do Mi pra um Fá é de 1 tom (apesar de mi nao ter sustenido). Passando do Mi pro Fá você subiu um tom. Entendeu?


    A diferença do Mi para o Fá e do Si para o Dó é um semitom, e é exatamente essa a razão de não existir, na prática, um Mi# ou um Si#.

    Pra começar, quando dizemos "uma oitava abaixo", queremos dizer a mesma nota, porém mais grave (em uma altura diferente). E quando dizemos "uma oitava acima", queremos dizer a mesma nota porém mais aguda.

    Bom, usando como exemplo, você tem um Mi3 na sexta corda solta. Se você quer um Mi uma oitava abaixo, ou seja, o Mi2, não é possível alcançá-lo no braço do violão. Já um Mi uma oitava acima (Mi4), é alcançado na 4ª corda (Ré) na segunda casa. (Ré + 2 semitons), lembrando que cada casa corresponde a um semitom.

    Um jeito fácil de localizar a oitava da nota que se deseja no braço do instrumento, é a partir da casa da nota desejada, "pular" uma corda e uma casa, se ela estiver localizada nas cordas Mizão ou Lá; e uma corda e duas casas se estiver localizada nas cordas Ré ou Sol.

    Exemplo:


    Oitavas Oitavas e repetições no braço
    E3 E4.. E5.. A3... A4... A5...
    e-------------------|----------------------5----------
    B-------------5-----|------------------10-------------
    G-------------------|-------------2-------------------
    D-------2-----------|----------7----------------------
    A-------------------|-----0---------------------------
    E--0----------------|--5------------------------------


    Se ainda restar alguma dúvida, só perguntar.

    Germanolo
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Beleza, obrigado a todos, valeu mesmo, tiraram todas minhas dúvidas.

    E sobre como vou afinar, por exemplo:
    Em uma tablatura, quando a afinação é a padrão, fica:
    e
    B
    G
    D
    A
    E

    E se na tab que eu estou, vai tar todas as cordas diferentes, exemplo:

    d
    A
    F
    G
    G
    D

    Como vou afinar?, e quando diz afinação em Ré maior, etc... Como vou saber quando é ré maior?
    Qual o melhor jeito para reconhecer as afinações, apenas ouvindo?

    kiki
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    Como vou afinar?
    comparando com outras cordas já afinadas, ou com outros sons (teclado, afinador). faça uma busca sobre afinação.

    e quando diz afinação em Ré maior, etc... Como vou saber quando é ré maior?
    Qual o melhor jeito para reconhecer as afinações, apenas ouvindo?

    conhecendo as escalas e a formação dos acordes.
    uma afinação aberta em ré maior vai ter as notas do acorde ré maior

    por exemplo d A F# D A D

    E METAL
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Eae cara , se ajudar essa foto mostra todas as notas no braço
    http://www.franklinjr.com/blog/wp-content/uploads/2009/02/braco-violao -guitarra.jpg
    Abraços

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Germanolo
    Meu professor nunca me ensinava essas coisas de tons, semitons, etc.

    Voce tem certeza que o cara era professor?

    sidguitar1
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Matheus Bertolino ponto pra vc
    ja falo tudo...germanolo por favor,decora primeiro a afinaçao standart..tradicional..se vc nao sabe nem achar as noas nessa ta se preocupando com afinaçoes abertas..da um passo de cada vez...depois q souber achar as notas com foi falado pelo matheus ai vc acha elas em qualquer afinaçao Prof. Grosélio é verdade oq vc falou,dou aula a 20 anos,essa profissao ta virando uma porcaria por causa desses tipos de cara q estao dando aula por ai..professores q nao passar oq e tom e semiton..vo te dar um ponto..abraço

    Germanolo
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Opa, valeu a todos ae, obrigado pela foto do braço (:

    E sim, meu professor me enrolou um MONTE, por isso parei a aula com ele.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    Boa tarde!!!

    Germanolo
    Como decorar notas no braço?
    Usando a BUSCA:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/246710/relacionados.html

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Como decorar notas no braço?