Nota alvo e notas satelites, aproveitando, quero decorar o braço

    Autor Mensagem
    Mad_Jazz
    Veterano
    # out/05


    Pessoal, alguem aqui sabe o que é nota alvo e notas satelites ?

    Existe alguma tecnica para identificá-las ou eu preciso decorar o braço da guitarra ? Ouvi dizer que exitem algumas tecnicas para decorar as notas. Seria melhor decorar por nota ou por grau ?

    Engratecido,

    Mad

    Mad_Jazz
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Nobody Knows you When you Down and Out ?

    Mad_Jazz
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ninguem manja ?

    Iago
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mad_Jazz
    Nobody Knows you When you Down and Out
    essa música é boa

    Raven_Heart
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Mad_Jazz
    Cara, posso estar errado, mas acho que as notas alvo e notas satélite mudam conforme os modos gregos...nota alvo seria a tônica do acorde e as satélites as outras que formam esse acorde. Quanto a decorar, eu to decorando por grau, acho que facilita na hora de improvisar, e pra formação de acordes. Sempre lembrando que eu sou um miserável de um iniciante, alguém me corrija se falei algo errado.

    Raven_Heart
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ou será que notas alvo são todas as que formam o acorde, e notas satélite as outras notas da escala? Agora tô na dúvida tb...

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Mad_Jazz

    As notas alvos são as notas do acorde (tríade). Pra decorar as notas alvos é importante conhecer o maior número de desenhos de um determinado acorde. Pra começar você pode estudar o CAGED.

    Eu nunca ouvi falar em notas satélites, mas por dedução, eu creio que estas são as notas que orbitam, ou seja, que estão ao redor das notas alvos. Essas notas pertencem a escala do acorde em questão.

    Pra resumir, perceba que as notas da escala que formam os acordes são ímpares: a 1a, 3a, 5a e a 7a.

    Um exemplo sobre a escala maior de Dó:

    C - D - E - F - G - A - B - C (1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8)

    Separe as ímpares: 1, 3, 5 e 7 --> C - E - G - B

    As notas pares você pode utilizar como "satélite": 2, 4, 6 --> D - F - A


    Agora imagine você tocando sobre um acorde Dó Maior, as notas pares: D - F - A. De primeira a gente enxerga logo um acorde Ré menor, mas sobre o ponto de vista do Dó, você está tocando um C2(4/6) - Dó maior com nona, quarta e sexta.

    Isso pode ser utilizado como "pergunta", e as notas alvos como "resposta".

    Raven_Heart
    Veterano
    # out/05
    · votar


    É bem isso que eu quis dizer... :P
    Valeu mestre Panucci, qdo eu for um guitarrista reconhecido mundialmente, vou sempre citar teu nome...hehehehehe...

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Raven_Heart

    Espero que reencarnamos na mesma época então hehehehehe

    JB God
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ou será que notas alvo são todas as que formam o acorde, e notas satélite as outras notas da escala
    isso ae, mas eu conhecia como notas de passagem e notas de resolução

    aproveitando, quero decorar o braço
    põe umas flores no head e pinta de roxo e amarelo

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    JB God

    heheheheheheheh ótima!!!


    ... ou então contrate um decorador hehehehehe

    Raven_Heart
    Veterano
    # out/05
    · votar


    aproveitando, quero decorar o braço
    põe umas flores no head e pinta de roxo e amarelo

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHA essa foi foda

    JB God
    Veterano
    # out/05
    · votar


    LeandroPanucci
    pode ser também. o decorador foi ao médico. sabe qual era o problema dele? problema de coração

    Raven_Heart
    Veterano
    # out/05
    · votar


    JB God
    Putz...chegou a doer meu ovo esquerdo qdo li isso...

    JB God
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Raven_Heart
    ahoiahoiahoiua

    Mad_Jazz
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Iago

    Essa musica é legal bagarai ! Ainda mais dedilhando, fica muito legal.


    JB God

    Valeu pela dica da decoração... já pensei em desenhar uma rosa mesmo, mas roxo e amarelo achei firmeza !!! Com uns 3 baseados na cabeça fica um lance bem psicodélico !!!!!!!!!


    LeandroPanucci

    otima explicação, valeu ! Pelo o que eu entendi, as notas satelites são os graus que combinam com a harmonia da musica e estão justamente proximas as notas alvo. Diria que o meu estudo com relação a isso será assim : Localizar as notas alvo atraves do CAGED e saber localizar os graus principais na regiao onde a nota alvo se encontra.

    Valew !

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Mad_Jazz

    Exatamente.

    Quando você tem um acorde com outros intervalos, você também pode considerar esses intervalos como notas alvo.

    Você pode simplesmente pensar assim: eu crio um clima com as notas "satélite" e resolver nas notas "alvos".

    Imagine que você tem um compasso de 4 tempos (1, 2, 3, 4) e você está tocando sobre um Ré maior. Você pode começar uma escala de Mi menor dórico (II de Ré) nos 2 primeiros tempos (1 e 2) e voltar numa escala de Ré maior nos outros dois tempos (3 e 4), resolvendo numa nota alvo do Ré, que pode ser o próprio Ré, um F#, ou um Lá, ou em duas juntas, ou 3. Até mesmo na 7a maior (C#), deixando meio suspenso, podendo simplesmente repousar ou dividir o tempo desta nota entre o C# e o D... experimente!!!

    Aplique a mesma idéia sobre os outros graus do campo harmônico e você vai perceber que seus solos terão mais "coerência", sem cara de improviso... mesmo improvisando.

    LeandroP
    Moderador
    # out/05
    · votar


    Este principio que eu mostrei acima pode ser muito bem aproveitado com pentatônicas também, substituindo a escala diatônica, simplificando mais e deixando mais a vontade pra improvisar.

    Imagine improvisar uma penta maior de Ré sobre um acorde de Dó maior.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    Imagine improvisar uma penta maior de Ré sobre um acorde de Dó maior.


    Vira Dó Lídio.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    up pra não passar batido... tá aí mais uma dica pra deixar seu solo diferente!

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Legal...tem que ter o madruga nessas horas hehehehe

    renatocaster
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    LeandroPanucci

    As notas alvos são as notas do acorde (tríade).

    é isso mesmo, inclusive pode usar esse recurso no meio de frases cromáticas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nota alvo e notas satelites, aproveitando, quero decorar o braço