2 guitarra não encaixam!

Autor Mensagem
DINO EK
Veterano
# ago/10


Ola pessoal.

Eu estava montando uma banda nova para mim, mas ai vai ter 2 guitarras, pq vai haver necessidade de duas em musicas mais rockeiras e etc.

O problema é que musicas mais simples como as do RHCP que vai ser tocadas bastante, como californication, a gnt nao sabe como conciliar as duas guitarras, pq fazer a mesma coisa as duas nao da neh!?


Alguem tem uma solucao tecnica, moral, teorica ou seila pra nos a ajudar a resolver o problema de uniao de 2 guitarras em musica mais simples onde eh tocada umas guitarra soh!:

prog_jam
Veterano
# ago/10
· votar


cara, a guitarra te dá diversas opções para isso; desde diferentes regiões do braço, quanto chord melody em dobra ou mesmo inversões e substituições. o esquema é testar diversas possibilidades e descobrir qual encaixa melhor em cada música.

MauricioBahia
Moderador
# ago/10
· votar


DINO EK

Bota um dos guitarristas pra fazer backing vocals ou alguma outra coisa. Simples. O importante é a música soar bem... Acho escroto o cara fica no palco fingindo que tá tocando.

Bom, tem músicas que eu nem toco, "peço pra ir no banheiro"... hehe

Abs

Demolisher
Veterano
# ago/10
· votar


Minha banda tbm tem dois guitarristas...
músicas em que duas guitarras não rola, eu não toco...
só não saio do palco porque sou o vocalista, hehehehehe

Van_Lorien
Veterano
# ago/10
· votar


DINO EK
O cover não precisa ser tal qual o original, façam uma versão própria. Uma guitarra pode fazer uma base simples e a outra trabalhar uma melodia, existem diversas possibilidades. Ou então, faz que nem eu: na minha banda tem uma música que é só o outro guitarrista (que também é um dos vocalistas) que toca junto com o baterista, quando vão tocar ela, eu e o baixista descemos do palco.

MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Van_Lorien: O cover não precisa ser tal qual o original

Cara, sou meio chato. Quando vou assistir uma banda cover, quero ver o mais próximo da realidade... Se ficar diferente, pra mim é uma versão ou releitura. Tudo bem, mas minha expectativa de cover é algo igualzinho.

Abs

Headstock invertido
Veterano
# ago/10
· votar


pq fazer a mesma coisa as duas nao da neh!?

Claro que dá, ué.

Mas se quiser outra opção faz o seguinte: cada um toca metade da música. Enquanto um toca o outro bebe cerveja e assim por diante.

Van_Lorien
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
Tens razão, cover tem que ser fiel, o que eu quis dizer é que eles não precisam fazer cover, tocar tal qual original, eles podem fazer a versão deles, por mais que seja com uma coisinha de nada diferente. Eu em alguns momentos concordo contigo quando vejo um cover e em alguns não. Às vezes quero ver um cover igual a original já às vezes penso "se eu quero igual a original eu escuto a original".

marcos.
Veterano
# ago/10
· votar


coloca um dedilhado no clean bem de fundo, ou um powerchord baxinho tambem

só pra ficar la ué

erick_guitar
Veterano
# ago/10
· votar


DINO EK

Cara isso é complicado mesmo, duas guitarras pode ser legal desde que seja muito organizado, não adianta ter duas guitarras e os dois fazerem a mesma coisa, fica ruim de se ouvir e embolado e como você mesmo disse não da certo!

A dica que eu posso tentar ajudar é que vocês sentem e se organizem, façam as guitarras falarem diferentes, procurem timbres diferentes e pegadas diferentes.

Eu particularmente por causa de anos tocando guitarra sozinho prefiro ter um guitarrista so na banda, grupo, ministério ou seja la o que for, mas acho muito bacana 2 guitarristas em uma banda, volto a dizer desde que seja muito organizado.

Vou te mostrar um exemplo de organização instrumental:




São 3 guitarras nessa música!

Abraços

buddy guy
Veterano
# ago/10
· votar


MauricioBahia
DINO EK

Bota um dos guitarristas pra fazer backing vocals ou alguma outra coisa. Simples. O importante é a música soar bem... Acho escroto o cara fica no palco fingindo que tá tocando.

Bom, tem músicas que eu nem toco, "peço pra ir no banheiro"... hehe

Abs



backing vocals !!! hehehee

buddy guy
Veterano
# ago/10 · Editado por: buddy guy
· votar


MauricioBahia
Van_Lorien: O cover não precisa ser tal qual o original

Cara, sou meio chato. Quando vou assistir uma banda cover, quero ver o mais próximo da realidade... Se ficar diferente, pra mim é uma versão ou releitura. Tudo bem, mas minha expectativa de cover é algo igualzinho.

Abs



É meu camarada Bahia,engraçado que nesta idéia, pensamos mais ou menos iguais. Penso que,o músico por mais que ele "copie" algúma obra,ele pelo menos deve "deixar um pouco do seu DNA" na coisa,entende? Tipo dar um pouco da sua cara a um solo e tals !!!!

Excelion
Veterano
# ago/10
· votar


O interessante mesmo é uma banda guitarrista + baixista + baterista + vocalista.


Ai caso precise de uma eventual segunda guitarra, o vocalista também toca.

Curly
Veterano
# ago/10
· votar


passei muitos anos estudando harmonia, acordes, comping, riffs ritmicos e outros detalhes de acompanhamento, bem capaz que vou deixar outro guitarrista tocar acordes toscos em cima das minhas linhas e mais, se eu toco cantor também não toca guitarra onem violão ! mas se quiser só solar aí pode, kkk!

DINO EK
Veterano
# ago/10
· votar


erick_guitar
Nao consegui ver seu video do hillsong, mas ta ok!

Excelion
Se ta dizendo entao com isso O interessante mesmo é uma banda guitarrista + baixista + baterista + vocalista é que o Iron Maiden nao é legal entao Aaushuahsuhsuhasuhaus *--*

No mais, obrigado pessoal, a todos.

Mas eu pensei assim, fazer uns dedilhados legais, na californication eu tava bolando alguma coisa ontem, e cheguei a umas posicoes no braco aonde eu dou 2 palhetadas para cada nota que fica legal, mais lentas assim.

erico.ascencao
Veterano
# ago/10
· votar


DINO EK: Alguem tem uma solucao tecnica, moral, teorica ou seila pra nos a ajudar a resolver o problema de uniao de 2 guitarras em musica mais simples onde eh tocada umas guitarra soh!:

Também tenho este tipo de problema na minha banda. No meu caso, eu entrei na banda mais ou menos no mesmo momento que o vocalista (que só cantava) saiu. O meu camarada guitarrista que já estava na banda passou a assumir os vocais e eu entrei na jogada com a responsabilidade de ser o guitarrista principal, mas principal no sentido de que eu sempre estou tocando enquanto meu camarada divide as atenções entre os vocais e a guitarra.

No seu caso seria bom se um dos guitarristas fosse o vocalista, assim um canta e o outro toca. Pode rolar revezamentos nesta função de vocal.

Havok
Veterano
# ago/10
· votar


divide o som ora mais bota na metade do som de cada um e fica legal n

igor.schecter
Veterano
# ago/10
· votar


Simples e facil...Treine bastante e faz metade da musica cada um, alternando .-. fica legal :D

Leo Rio
Veterano
# ago/10 · Editado por: Leo Rio
· votar


erick_guitar

Porra, que banda massa!
Gostei muito do estilo deles!

Soa como um U2, meio hard core, com um pouco mais de feeling e organizaçao musical, como eh que uma banda dessa nao faz sucesso?

gomesdavi
Veterano
# ago/10
· votar


eu toco com 2 guitarras, 1 violao, 1 teclado e 1 baixo na musica e a gente consegue encaixar tudo.
tenta organizar tudo, cada um tocar com uma variação diferente de acordes, outra coisa legal é o 2º guitarrista nao tocar as tonicas dos acordes, fica muito legal.

DINO EK
Veterano
# ago/10
· votar


gomesdavi
nao tocar as tonicas dos acorde

Vc pode me explicar isso melhor fazendo o favor?

DINO EK
Veterano
# ago/10
· votar


???????? up

Will Bejar
Veterano
# ago/10
· votar


DINO EK
Em músicas tipo Californication, vc pode falar pro cara ao invés de tocar guitarra, toca um violão bem baixinho, só preenchendo o vazio...no solo vc verá (ouvirá...rs..) a diferença!!!

Eu tenho 2 bandas...uma é um trio, então sem problemas!!! Agora, na outra, os tecladistas que testamos não deu deram certo!!! Então, falei pro pessoal que eu poderia chamar um camarada meu que era baterista (tal qual nosso amigo erico.ascencao) e tá pegando o jeito na guitarra!!! Aí eu vou me virar pra fazer o que o teclado fazia (tipo, metais, cordas e outros efeitos mais...).

O resultado foi que tocamos numa festa anos 60/70 (rock, jovem guarda e disco) nesse esquema e ficou muito bom, sem disputinhas e etc...pena que não conseguimos gravar nada!!! rs...

erick_guitar
Veterano
# ago/10
· votar


Soa como um U2, meio hard core, com um pouco mais de feeling e organizaçao musical, como eh que uma banda dessa nao faz sucesso?

Leo Rio

Claro que faz sucesso meu amigo, faz no meio gospel e também faz um pouco fora também, muitas bandas do Brasil fazem versões de suas músicas, eles são uma das maiores bandas de pop rock gospel.

Abraço

guilherme_pr
Veterano
# ago/10
· votar


Acho que o mais interessante seria trabalhar com acordes diferentes.

JJJ
Veterano
# ago/10 · Editado por: JJJ
· votar


MauricioBahia
Cara, sou meio chato. Quando vou assistir uma banda cover, quero ver o mais próximo da realidade... Se ficar diferente, pra mim é uma versão ou releitura. Tudo bem, mas minha expectativa de cover é algo igualzinho.


Cara, isso dá uma boa discussão, hein... Eu prefiro quando tem algumas nuances diferentes, mas sem descaracterizar muito.


Mas, voltando ao assunto do tópico... cada música é uma coisa. Tipo: em cada uma vocês devem ver o que dá pra fazer e não usar a mesma "fórmula" para todas as músicas. Então, é mais ou menos isso:

1) as músicas que já tem duas guitarras - ok
2) as que só tem uma, mas dá pra dobrar - ok
3) as que só tem uma, mas tem teclado ou outro instrumento de harmonia e/ou solo - uma das guitarras faz a parte do outro instrumento - ok
4) as que só PODEM ter uma mesmo - nesses casos, revezem, cada vez um dos dois descansa, canta, toca pandeiro, dança (ui)... hehehe

DINO EK
Veterano
# ago/10
· votar


JJJ
Vlw, me ajudou aqui!

Villts
Veterano
# ago/10
· votar


Só tirar o guitarrista que sobra da banda!

DINO EK
Veterano
# ago/10
· votar


Villts
hahahhaha, ah vai ser, nossa banda é unida cara, isso é mta trairagem, se vc fizer isso com algusm amigo seu, da banda e parceiro, entao vc é uma pessoa mto idiota cara!

eu nao queria ser seu amigo ahsuhasuhasuhas *-*

Marcosrcf
Veterano
# ago/10
· votar


A solução mais simples pra esse "problema" é essa:
http://www.jacotei.com.br/imagens/pandeirola-meia-lua-csr-show-t5-amar ela.jpg

Mas dá pra levar de boa, minha banda toca umas 3 ou 4 do RHCP com 2 guitarras e sai bem legal, sempre dá pra encaixar algo sem descaracterizar!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 2 guitarra não encaixam!