Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

Notas dissonantes (explicação)

Autor Mensagem
scar of guitar
Veterano
# fev/10


oie me ajudem a entender um pouco sobre as notas dissonantes?




brigaduuu!!!

Power Band
Veterano
# fev/10
· votar


scar of guitar
entrei pensando que voce tivesse colocado uma explicação !!!
usaihsuaishauiss

Leo Zanon
Veterano
# fev/10 · Editado por: Leo Zanon
· votar


Um acorde dissonante seria, como o próprio nome diz, um acorde que dissona ou não soa bem. Acontece que muitas vezes acontece o contrario, ele soa extremamente bem.

Formação e notação de acordes dissonantes

Quando falamos de notação de acordes, dissemos que uma acorde maior é formado por 3 notas, 1a , 3a e 5a e os menores com a 3ab .Os acordes dissonantes são formados de 4 ou mais notas. Tomamos as notas normais do acorde, maior ou menor e adicionamos uma nota da escala cromática.

Assim, existe por exemplo, um acorde de G com as notas normais mais um A. Ou um C com A#.

Existem milhares de acordes dissonantes e se formos contar todas as inversões ainda mais. Para identificar um acorde dissonante, usamos a mesma notação dos acorde convencionais, mas adicionando à frente o número da nota da escala diatônica desse acorde. Um G com A escreveríamos G9 e leríamos sol com nona. Podemos também adicionar mais de um nota dissonante em um acorde, nesse caso separamos os números por uma barra. Ex.: Am com G e B à Am7/9. Se o acorde original for do tipo com arranjo no baixo escrevemos o acorde dissonante seguido de outra barra e o baixo. Ex.: Am7/9/G. (pouquíssimo uso)

Quando queremos usar notas acidentadas fora da escala diatônica do acorde usamos na cifra os sinais de + e - para indicar que devemos aumentar (+) ou abaixar (-) meio tom na nota dissonante.

Ex.: C/-5 lemos C com 5a menor. A 5a de C seria G menos 1/2 tom temos F#.

Ex.: Bm5-/7, C7+

Podemos colocar os sinais à frente ou atrás do número. Escolha o que ficar mais bonitinho.

Atenção para um detalhe importante. Não existem os acordes dissonantes com 1a 3a e 5a já que eles formam o acorde normal.

OBS. Como a barra (/) é usado tanto no arranjo no baixo como em dissonantes o que diferencia o acorde e uso de número ou letra após a barra.

Os acordes dissonantes e suas aplicações

Agora que já sabemos como fazer uma acorde dissonante passemos às aplicações. Lembre-se de que o que daremos aqui são apenas algumas aplicações práticas. Nada melhor do que a experiência para lhe dizer o que é melhor usar em determinados momentos.

Acorde com 7

Este é com certeza o mais manjado dos acordes dissonantes, mas o que muita gente não sabe é que esse acorde é uma exceção aos acordes dissonantes quanto à notação. Na verdade ele é um acorde de 7- mas por ser muito comum foi vulgarizado para só 7. Esse acorde sozinho é um pouco "brega", no entanto se você quiser usa-lo, faça-o acompanhado da nona ou com a quarta(7/9 ou 4/7) ou então se for a 4a do tom.

* É muito usado como preparação da 1a para a 4a .
Ex1.: C C7 F G
Ex2.: C Gm7 C7/9 F G
* Podemos colocar a 7 na 4a do tom para soar diferente.

Ex.: E C#m F#m B7 E

Acordes menores com 7

Ao contrário do maior com 7a o menor não tem nada de brega.. Esses acordes assumem uma beleza especial para os acordes de Bm, Dm, C#m feitos com pestana e é ainda mais bonito e caraterístico na guitarra.

* Uma caraterística interessante é que podemos usar os acordes menores e os menores com 7a indistintamente. Se em um lugar você ver Dm, você pode substituir por Dm7

Ex. Dm7 Gm7 A

* Outra característica interessante é que um acorde menor com 7 tem seu equivalente na notação com arranjo no baixo.(lembra quando dissemos que os acordes de arranjo no baixo são na verdade dissonantes? )
Ex.: Bm7 = D/B Am7 = C/A F#m7 = A/F#

Acorde com 9

Este é sem dúvida o acorde dissonante mais bonito e mais útil. É capaz de "consertar" a mais baranga das melodias.

o Pode ser utilizado no lugar de qualquer nota maior. Um detalhe porém, não use demais para não ficar enjoativo e meloso demais.
Ex. A9 F#m7 Bm7 E4 E
o Use a nona quando for construir acorde menores com sétima para ficar bem melodioso.
Ex.: F#m7 = A/F# ficará mais bonito se você fizer A9/F#

Acorde com 4

Este é o acorde "cheguei" das dissonantes, mas se bem usado pode servir para completar um encadeamento ou fazer uma preparação.

Ex1. Como "ataque" à E4 E D4 D

Ex2. Como complementoà A9 F#m7 Bm7 E4 E

Ex3. Como preparação à A A4 D E ou ainda G Em A7/4 A7 D

Acorde com 7+

Este acorde dá uma impressão de leveza, suavidade e continuidade.

Ex. C7+ F7+ C7+ F7+

Acordes diminutos

Esses acordes são realmente interessantes. Representamos o acorde diminuto pela letra do acorde seguido de uma bolinha ( o ) ou da sigla µdim'. Ex. Fo. Sua formação é um tanto complicada e vamos dar aqui uma forma prática. Suponhamos que estamos querendo fazer D#O

1. Ache o acorde 1/2 tom abaixo, no caso D
1. Faça o acorde achado com 7a . D7
1. Transforme o D7 para D7 com baixo em D#
1. Temos que D#o = D7/D#
Regra geral: É o acorde meio tom abaixo com sétima e com baixo na nota do acorde que queremos formar.

Os acordes diminutos têm uma peculiaridade, com apenas 3 acordes podemos substituir qualquer acorde diminuto. Esses acordes são 3 diminutos seguidos tomados de 1/2 em 1/2 tom. Podemos escolher quaisquer semitons que quisermos! Funciona com se fosse uma círculo.

Acorde "progressivo" de um tom

O acorde progressivo nem pode ser considerado dissonante. É um acorde comum mas que foge do padrão das possíveis notas do tom. Devido a grande utilização, empreguei esse nome para generalizar, e provavelmente você não o encontrará em outro lugar. É sempre o 3o acorde maior do tom. Se for tom menor ache o 3o da relativa maior.

O acorde progressivo dá uma idéia de progressão e é muito legal se você usar para passar da 1a para a 1a menor. É interessante também você usar em conjunto com um acorde de arranjo no baixo, o progressivo com baixo na 3a do mesmo.

Ex.: Em D C B

Ex.: C E E/G# Am

Acorde "regressivo" de um tom

É Parecido com o progressivo, só que dá uma idéia de regressão. É sempre o 7o acorde maior do tom.

Ex.: G C G F D

Socomegaton
Veterano
# fev/10 · Editado por: Socomegaton
· votar


Vou explicar de um jeito bem "marginal", e segundo a minha bagagem pessoal de conhecimento. Os puristas que me perdoem.

Dissonância é a qualidade sonora atribuída a um intervalo, tríade, ou acorde.
É uma questão de harmonia. Harmonia nada mais é do que o estudo das notas quando soam juntas, os efeitos e os porquês. A harmonia é o mais complexo dos três pilares que compõe a teoria musical (que são a hamonia, a melodia e o ritmo).

Falando em termos de harmonia, quando temos duas notas soando juntas, temos o que chamamos de intervalo. Este intervalo pode ser consonante (quando as notas se combinam bem, se "entrosam") ou dissonantes (quando soam instáveis, como se entrassem em choque).

Esse conceito é aplicável também para tríades (três notas misturadas, forma mais simples de acorde, sendo sua base) e acordes (três ou mais notas, somadas de eventuais repetições em diferentes oitavas).

Espero ter ajudado.

allansom
Veterano
# fev/10
· votar


scar of guitar

Tão complicando muito.

Toda nota que é adicionada a triade, Tônica, Terça( maior ou menor) e quinta justa é chamada dissonância. Só isso.

Tonanteador
Veterano
# fev/10
· votar


Leo Zanon
Caramba, explicou oq é e como usar a dissonância, tá de parabéns!

scar of guitar
Veterano
# fev/10
· votar


como ficaria usando em power chords?

stenyosullivan
Veterano
# fev/10
· votar


Leo Zanon
cara, vc conhece algum material de 'aplicaçao de dissonancias' bem completo?

MMI
Veterano
# fev/10
· votar


Pessoal, o Arnold Schoenberg no livro Harmonia explica isso através de uma nota com seus harmônicos, e disso a formação de acordes, tríades e tétrades. No livro, ele prefere falar de notas mais distantes e não dissonancias.
Quem quiser estudar a fundo a questão, recomendo esse livro e depois dessa teoria, a prática com o livro (1 e 2) Harmonia & Improvisação do Almir Chediak. Toda a "aplicação de dissonancias" está aí.

scar of guitar
Veterano
# fev/10
· votar


ñ conheço nada sobre dissonantes!!!

Leo Zanon
Veterano
# fev/10
· votar


scar of guitar
Ta brincando né?

scar of guitar
Veterano
# jun/10
· votar


alguém me mande algumas triades de acordes dissonantes

mrguitarblues
Veterano
# ago/11
· votar


Legal e esse tópico, mas é possivel tocar somente com acordes dissonantes? pois tem alguns guitarristas que nao utilizam acordes comuns, são dissonantes ou inversões?

abraços amr

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
 

Tópicos relacionados a Notas dissonantes (explicação)

290.732 tópicos 7.586.196 posts
Fórum Cifra Club © 2001-2014 Studio Sol Comunicação Digital