Distorção e acordes dissonantes

    Autor Mensagem
    fernandesrc91
    Membro
    # jan/13


    Pergunta: Quando se toca estilos como Punk, no qual os músicos usam e abusam da distorção, é possível (ou necessário) usar acordes dissonantes? Ou quando se toca guitarra com distorção se usa APENAS Power Chords? Se não, podem me dizer uma música de exemplo?

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    é possível (ou necessário) usar acordes dissonantes?
    necessário nunca é, depende do que voce quer.

    no qual os músicos usam e abusam da distorção
    tem que ver qual tipo de distorção, e a regulagem.
    distorções mais barulhentas, tipo fuzz e distortion não aceitam muito bem acordes.
    overdrive fica um pouco melhor, embola um pouco menos.

    toda distorção acrescenta muitos harmonicos ao som, o que faz com que possa embolar mais se tiver muitos sons ao mesmo tempo.

    Ou quando se toca guitarra com distorção se usa APENAS Power Chords?
    acho que ce ta confundindo um pouco.
    entre os acordes dissonantes e os power chords existem os acordes comuns, com tríades e tétrades apenas.

    como regra geral, power chord funciona muito bem com distorção, pois são apenas duas notas, a tonica e a quinta, e com elas nao tem problema de embolar, pois os harmonicos de cada um vao ser proximos.

    usando acordes comuns (maiores, menores) já pode começar a embolar, depende do tipo e do tanto de distorção que voce usa, e como usa o acorde.

    acordes dissonantes (com mais notas, tipo quartas, sextas, nonas, etc.) tem muito mais chance de embolar.

    mas nao é proibido, há quem use.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    fernandesrc91

    Punk com acorde dissonantes? Nunca ouvi na minha vida.

    Cara, a função da distorção, como o nome diz, é distorcer, não importa o tipo de acorde usado.

    Se um rock usasse acordes dissonantes a guitarra seria distorcida da mesma forma.

    No entanto, o rock é pobre harmonicamente, o uso de dissonâncias não é usual, na verdade, a grande maioria dos "shredders" do rock, não sabem fazer mais que meia dúzia de acordes.

    fernandesrc91
    Membro
    # jan/13 · Editado por: fernandesrc91
    · votar


    Punk foi só um exemplo. Devido justamente a complexidade harmônica, óbvio que são pouco usados. Era só pra saber mesmo se a dissonância teria alguma aplicação em músicas que utlizam distorção, mas pelas respostas, parece ter um uso em casos bem isolados mesmo. Valeu galera.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    pô, um exemplo de distorção extrema que tem acordes dissonantes mesmo assim é essa banda...
    Postei só duas musicas pra exemplificar...




    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    fernandesrc91
    mas pelas respostas, parece ter um uso em casos bem isolados mesmo
    não tanto.
    é só saber dosar a distorção e os acordes.

    MMI
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Nem é tão incomum não. Tá, no punk é absolutamente raro, mas tem muito acorde "dissonante" com distorção. Depende também da definição de "dissonante" que

    Na minha experiência é bem difícil uma distorção que caia bem com acordes, especialmente tétrades, inversões etc. Precisa ter uma distorção bastante definida para botar um ganho bem alto e soar bem, não é para qualquer equipamento, pelo menos eu consigo com pouca coisa (depende o que é "soar bem" também, né? rs). Meter um diminuto num hi-gain tem que ter os culhões e equipamento legal. kkkkkk

    Só para ficar num cara que usa bastante hi-gain... O Satriani em Always with me, Always with you usa acordes dedilhados qté complexos, começa com Baad4, E7/6, F#sus4. Ah, mas vão falar que é dedilhado... Dependendo de quem faz a base de Summer Song para ele, já vi caras brincando power chords alterados, tipo A5, A5b, A6 (isso não é acorde, vão falar, são intervalos). Outro que usa hi-gain e ás vezes bota uns acordes tortos é o Petrucci, mas aí é acorde mesmo.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    MMI
    grande mano mimimi, muito bem explicado!

    Meter um diminuto num hi-gain tem que ter os culhões e equipamento legal. kkkkkk

    já vi caras brincando power chords alterados, tipo A5, A5b, A6 (isso não é acorde, vão falar, são intervalos)
    na pratica, muita gente usa um A5b como nota de passagem, o que equivale a usar um diminuto.
    a passagem fica mais tensa justamente porque entorta tudo com a distorção!

    e sim, intervalos tende a embolar menos, porque por mais que sejam dissonantes, são só duas notas por vez.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/13
    · votar


    MMI
    kiki

    Eu dei uma "provocada" dizendo que o rock é pobre harmonicamente, mas no Progressivo dos 70, no Canteburry Sound, no Experimentalismo, no Fusion, no movimento RIO (Rock in Opposition) e etc. é bastante usado.

    Exemplo de dissonantes com distorção:




    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    Lelo Mig
    hahahaha... é verdade. eu ia te responder mas esqueci.

    pensei assim: se voce substituir o "rock" por "punk rock", aí faz sentido o que voce falou!

    ALF is back
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: ALF is back
    · votar


    Lelo Mig
    kiki
    MMI
    strinbergshredder
    fernandesrc91
    tbm podemos pontuar os riffs q usam intervalos dissonantes, já q o acorde, a nível academico, tem q ter tonica terça e quinta...a musica q estamos preparando pro CD (grupo do Arimoxinga, MMI, Edson Caetano e eu) é extremamente rica em riffs assim, tocando 2 ou 3 notas ao mesmo tempo, usando intervalos diminutos, terças, quartas e nonas...nao formam acordes teoricamente, mas causam a sensação dissonante de um...
    ja o uso de acordes cheios mesmo, me ocorreu apenas uma musica de cara, embora eu saiba que existem muitos outros exemplos...só q é uma aplicação diferente...vem um riff animalesco e em seguida um D7/9 pegado na veia e se sustenta com um ataque só...acho q é o riff mais gostoso de tocar q eu conheço! do mestre Edu Ardanuy, confiram:



    edit: o primeiro deles ta nos 0:20/ 0:21 segundos!

    salton
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Outra forma de contornar essa situação é "diminuir a polifonia", omitindo notas dos acordes, no indie rock se vê isso com frequência.

    Vinnas
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ouça o A FAREWELL TO KINGS e HEMISPHERES do Rush.

    São as maiores aulas de acordes e harmonia com distorção (drive, no caso) do Rock, cortesia do genial Alex Lifeson

    Vinnas
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Ouça o A FAREWELL TO KINGS e HEMISPHERES do Rush.

    São as maiores aulas de acordes dissonantes e harmonia com distorção (drive, no caso) do Rock, cortesia do genial Alex Lifeson

    Vinnas
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Nuno Bettencourt (Extreme) também abusa de voicings donminantes e dom. alterados, como X7, X7/9 e X7/#9, tudo com distorção.

    Vinnas
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Quanto ao Extreme, segue em negrito no texto, breve análise, com o timing dos acordes:

    Get The Funk Out, refrão: (if you dont like what you see here get the FUNK OUT). Acorde: C7/9

    Cupids Dead, refrão: (THREE - SIDES of the history ....G7....). Acordes na sequencia: C7/9-B7/#9-E4-E-G7.

    Qualquer dia faço um video sobre isso, boa ideia.

    kiki
    Moderador
    # jan/13
    · votar


    salton
    "diminuir a polifonia", omitindo notas dos acordes, no indie rock se vê isso com frequência.
    sim, nao é uma questao de harmonia, mas de quantidade de notas e proximidade entre elas.
    "abrir" mais o acorde (em oitavas) e evitar muitas repetições de nota (principalmente de terças) ajuda nesse sentido.

    ALF is back
    nao sei se foi bem isso que voce falou, mas quando voce falou em riffs eu lembrei de uma coisa:
    a guitarra nao precisa tocar a harmonia completa.
    se voce faz um Ré maior na guitarra e o vocal sustenta um mi, vai soar como um D9.

    do mesmo modo, o acorde pode ser obtido por duas guitarras mais os outros instrumentos.
    dá pra "dividir" o acorde entre as guitarras com distorção. assim não embola.

    Vinnas
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=wuuq5NXFjLI

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Distorção e acordes dissonantes