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      Acordes Dissonantes - Mistério

      Autor Mensagem
      Morbid Alien
      Veterano
      # dez/05


      Porque nos deparamos com harmonias complexas como essa por exemplo: C7M(9) - Bm7(11) - E7/9 - AM - Am7+ - Gm7 - Gb7(#11)...
      Poderia ser resumida tal como: C - Bm - E - Am - Gm - F. Mais porquê as dissionâncias? Porque cria uma harmonia muito bonita, agradável aos ouvidos. Sempre achei as harmonias da Bossa-nova fascinante (ao contrário das letras). É incrível como existe compositor capaz de criar uma unidade harmonica interligada por complexos acordes dissonantes. Mais como eles fazem isso? No chute? Existe alguma regra para isso?
      É justamente por esse motivo que estou postando esse tópico: Como colocar e casar acordes dissonantes numa melodia simples???
      Existe livros? Quais?; Existe site que fala sobre isso? Qual?; Alguum expert no assunto sabe responder minha dúvida? Quem???

      Se alguém pudesse me ajudar a solucionar esse imenso mistério (pelo menos pra mim), eu seria eternamente grato!

      Abraços!

      dhelly
      Veterano
      # dez/05
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      Estuda harmonia... vc vai encontrar as resposta q procura

      Morbid Alien
      Veterano
      # dez/05
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      dhelly

      Me recomende algum método?

      Extrapolation
      Veterano
      # dez/05
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      Morbid Alien
      olha, as vezes é no rabo mesmo hehe como fazia um vocalista duma banda q eu tocava, as harmonias eram demais, e ele nao sabia de onde tirava, ai eu analisava tudo e solava em cima

      pra entender melhor tem q sacar de emprestimo modal, harmonia modal, inversoes, relativos, modulações e altos pararás

      entra no site do panucci q tem bastante coisa legal
      http://www.bendseligados.hpg.ig.com.br/index2.htm

      dhelly
      Veterano
      # dez/05
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      Morbid Alien

      Harmonia e Improvisação - Almir Chediak
      Harmonia - Schoenberg

      existe muito material na internet, muito metodos bons, so que a tudo em ingles... da uma procurada no emule.

      renatocaster
      Moderador
      # dez/05
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      é mais ou menos assim: o campo harmônico é formado através de uma superposição de tétrades. Daí os acordes q vc citou (a maioria deles, apesar das extensões) estão com suas respectivas sétimas, já q se tratam de acordes formados por tétrades. Siga as indicações q os amigos Extrapolation e dhelly citaram aí pra se aprofundar mais no assunto.

      Kursk
      Veterano
      # dez/05
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      Mistério=ouvido.

      Morbid Alien
      Veterano
      # dez/05
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      Kursk

      er... não é tão simples assim... o.O

      Kursk
      Veterano
      # dez/05
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      Morbid Alien

      É claro que tem que estudar harmonia, mas você só saberá o acorde adequado (às vezes têm mais de um) se tiver ouvido musical.

      Jonas Be Good with a 69
      Veterano
      # dez/05
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      up

      bom eu geramente só analiso as tetrades aí as dissonancias podem ser quaisuqer uma porque os intervalos das tetrades sempre serão os mesmos

      Morbid Alien
      Veterano
      # dez/05
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      tetrades=acordes com sétima???

      Fireman
      Veterano
      # dez/05
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      Morbid Alien

      tétrades são acordes com quatro sons, acordes com sétima são tetrades

      22222 oirartnoc oa
      Veterano
      # dez/05
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      Não é tao dificil, mts acordes dissonantes sao formados pelas mesmas notas que outros só que recebem outros nomes, varias vezes pela simples troca do baixo

      22222 oirartnoc oa
      Veterano
      # dez/05
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      por exemplo o Gb7(11#) é o C7/Gb por isso que ele resolve em F, é soh vc analisar o acorde dissonante que vc acha o pq com base nos acordes mais simples

      Thio
      Veterano
      # dez/05
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      Cara, primeiro pega as escalas e monta acordes com elas.
      Menor Melódica, por exemplo... Pega lá o C D Eb F G A B C e monta os acordes, que são empilhamentos de terças. Só com os acordes da menor melódica já dá pra fazer umas dissonâncias loucas. Até nos gregorianos. Se você tem um C e vai pra quarta, pode fazer a 6a, que é a 3a do F...
      Faz com tudo, vê as inversões... depois você pega os lances de harmonia, modulação... Por exemplo... Se você tem um E7 e vai pro A, você pode, quem sabe, fazer o A#7(11#) de passagem...
      Vai experimentando, mas antes faz os empilhamentos de terças.
      No lance da bossa nova tem modulação, bastante.

      Thio
      Veterano
      # dez/05
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      Eu faço isso por conta própria, e tá dando certo.
      Caso queira dar uma olhada, vai na busca que tem um tópico: Tirei as músicas do Silvio Santos, ou algo assim. Eu fiz umas versões explorando esses acordes dissonantes, e ficou legalzinho. Se quiser dar uma olhada lá, talvez seja um exemplo. Peguei os acordes básicos da música e modifiquei-os à minha percepção.
      Abraço

      Morbid Alien
      Veterano
      # dez/05
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      Valeu Thio! Ajudou bastante.

      Thio
      Veterano
      # dez/05
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      Jóia.

      spy2k
      Veterano
      # dez/05
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      Cara, harmonizar bem parte de uma boa base harmônica.
      Eu gosto de chamar de "mexer o dedinho", envolve a criatividade TAMBÉM.

      http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/117613/

      um tema instrumental que eu fiz.

      um exemplo:

      G7 | G7(5b)/F# | G7(5b)/F | G7(5b)/E | C7+(6) | A/B | G#m11(5+)

      é uma última parte da canção. este segundo acorde era pra ser apenas G7 mas então diminui a quinta e então pensei: "vai ser legal descer o baixo cromaticamente também" e foi o que eu fiz.

      ou o C7+(6) por exemplo. iria fazer apenas um C7+ e pensei: "vou colocar este dedo aqui no A e que legal, ficou bonito!"

      estuda e depois vai experimentando, pega os jotaquests da vida e vai reharmonizando tudo.

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