Sobre colocar um encordoamento de uma guitarra de 12 cordas em uma guitarra de 6 cordas.

    Autor Mensagem
    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jan/10


    A minha idéia é a seguinte, colocar as 6 cordas mais agudas de um jogo de guitarra de 12 cordas em uma guitarra de 6 cordas, desta maneira a guitarra teria uma afinação uma oitava acima da normal, modificando muito sua extensão (e de quebra, não seria mais um instrumento transpositor de oitava).

    No entanto, as 2 primas de uma guitarra de 12 cordas são em úníssono, ao invés de oitavadas, não é? Existe algum encordoamento que tenha todas as 6 cordas oitavadas?

    Seria possível fazer isso?

    ps: Só estou perguntando da possibilidade de executar isto e não das opiniões sobre a utilidade que isto teria, isto cada um sabe da sua.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Existe um tipo de afinação chamada Nashville, na qual as quatro últimas cordas são afinadas uma oitava acima. Para a sua alegria, o que você está pensando é útil sim. Já vi esta afinação em algumas tablaturas de músicas do Rush, principalmente de violão.

    No entanto, as 2 primas de uma guitarra de 12 cordas são em úníssono, ao invés de oitavadas, não é?
    Sim.

    Existe algum encordoamento que tenha todas as 6 cordas oitavadas?
    Hum, acho muito improvável que exista. Para a corda ser afinada uma oitava acima ela teria que ser muito fina. Não há mizinha 0,005 que aguente!

    No mais, achei interessante sua idéia...

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    erico.ascencao
    Existe um tipo de afinação chamada Nashville, na qual as quatro últimas cordas são afinadas uma oitava acima.

    Já tinha ouvido falar desta afinação!
    Vi uns vídeos no youtube duns caras tocando country com ela, no violão e tal.

    Para a sua alegria, o que você está pensando é útil sim.

    Tô ligado, na verdade a utilidade eu já sei que tem, eu queria saber da viabilidade.
    Eu botei dizendo que estava perguntando só sobre a viabilidade e não utilidade pra não chegar alguém e dizer:

    "Isso não serve pra nada" e não responder a pergunta do tópivo :d

    Hum, acho muito improvável que exista. Para a corda ser afinada uma oitava acima ela teria que ser muito fina. Não há mizinha 0,005 que aguente!

    Pode crer, mas se for comparar com metade de um encordoamento 0,018, a mizinha teria 0,009, ai acho que já dá, né?
    Mas a regulagem do instrumento deveria ficar bem bizarra...

    Valeu ai, cara!

    Will Bejar
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Uma vez eu pensei nisso...mas uns 30 segundos depois eu ri de tudo e deixei pra lá...hehehehehe

    erico.ascencao
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    The Root Of All Evil
    Pode crer, mas se for comparar com metade de um encordoamento 0,018, a mizinha teria 0,009, ai acho que já dá, né?
    Ah, aí é melhor parar com a idéia. Quanto maior o calibre da corda, mais ela ficará tensionada ao ser afinada (considerando uma nota padrão). É só lembrar de como é foda dar um bend num encordamento 0,012 afinado em standard e de como fica bem mais fácil fazer o mesmo bend num encordamento 0,009 afinado em standard. Se você for afinar uma oitava acima, as coisas pioram quadraticamente. Isso sem contar o gasto que isso envolve (R$100 do encordamento de 12 cordas Elixir mais o extra...).

    Mas eu anda te apoio na idéia. Se você tem um violão sobrando aí, experimenta comprar um encordamento de 12 cordas. Coloque as cordas mais grossas de cada par no seu violão "titular" e coloque as mais finas no "reserva" para experimentar a afinação Nashville.

    Pra acabar, um videozinho:



    alfacorrea
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cara... A mizinha não aguenta afinação uma oitava acima da afinação normal... Pelo menos não com uma escala normal. Vc teria que usar uma escala menor, o que transformaria sua guitarra em um cavaquinho.

    A idéia é interessante sim, mas acho que vc deveria simplesmente manter as 2 cordas mais agudas e "oitavar" as 4 mais graves.

    Já tentou fazer isso? Ficou bom.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    erico.ascencao
    alfacorrea

    Entendo, mas meu interesse é justamente em oitavar as duas primas =/
    As outras seriam apenas como consequência para facilitar no raciocínio.

    alfacorrea
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Vc já viu um braço de banjo com 5 cordas.

    Procure uma imagem na internet.

    As 4 cordas mais agudas são normais, com a escala normal.

    A corda mais grave tem uma escala reduzida, com o capotraste encurtado e a tarracha quase no meio do braço.

    Será que daria pra fazer isso na guitarra?

    Tem que encontrar um luthier "professor pardal".

    Vc coloca as 4 cordas normais e coloca uma tarracha de banjo para a "si" na quita casa e outra tarracha de banjo para a "mizinha" na sétima casa.

    Talvez assim, encurtando a escala destas cordas, separadamente das outras 4 cordas, vc comsiga subir mais a afinação destas 2 cordas, mas não sei se vc vai conseguir chegar a 1 oitava inteira.

    Abraço.

    alfacorrea
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Corrigindo e adicionando:

    O banjo de 5 cordas, também chamado de banjo americano ou banjo bluegrass tem 5 cordas com a corda mais aguda em escala reduzida.

    Acho que seria o que vc precisa fazer na guitarra.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    alfacorrea

    Saquei, cara!
    Po, assim fica muito gambiarra, eu teria que mandar fazer uma grande modificação na guitarra, achei que daria pra resolver só com a troca de cordas.

    Pelo visto vou ter é que arrumar uma guitarra tipo a Sky do Uli Jon Roth, com 42 trastes.

    Eu queria ter esta extensão da guitarra pra poder tocar músicas de violino sem ter que ficar invertendo tudo e sem ter que mudar nada na técnica de guitarra.

    Valeu ae pelas dicas!

    Elvenfoot
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Dá sim cara, se o seu violão é folk, ele aguenta de boa o tranco. Se for guitarra, de boassa mais ainda. A tensão não é praticamente nada maior, só as cordas que são agudonas.

    Porém, numa guitarra/violão de 12 cordas, as cordas 1 e 2 não são oitavadas, e sim afinadas em mí e sí padrão (duas cordas com a mesma afinação). já as outras são oitavadas.

    Só lembrando que não rola de fazer bends do mal no sol (que é a corda mais aguda, e mais fina consequentemente) pq ela vai pro saco facilmente! Num instrumento de 12 cordas não rola bend, só slide.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    Elvenfoot
    Saquei!

    Acho que pra minha idéia vou ter que comprar uma guitarra baiana!

    Olha que true que eu achei no youtube!



    The Root Of All Evil
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    Como uma guitarra baiana nada mais é do que um Bandolim elétrico, vou comprar este aqui, tirar metade das cordas e tacar distorção pra ver no que dá:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-124784241-mandolin-eletro-acust ico-stagg-redburst-bandolin-grupomuraro-_JM

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Achei a solução hoje.
    Afinei a minha mizinha em A, pra ver como fica o som e fica legal (no caso, vai ficar como se eu tivesse até a casa 27, por se tratar de uma Les Paul com 22 trastes).

    Mas como fica inviável de tocar com ela afinada tão tensa, vou fazer o seguinte:

    Vou colocar uma corda 0.009 ou 0.008 ou até se for o caso 0.007 (que vi que a d'adario vende) e afina-la em A, mais agudo que a mizinha.
    Ai tirarei a Mizona e subirei cada uma das cordas e então minha afinação ficará assim:

    ADGBEA

    Mozart gc
    Membro Novato
    # jan/21
    · votar


    não tem como a corda sol oitavada já tá no limite do que se consegue ter uma corda fina que não se quebre. eu comprei vários encordoamentos muito baratos da china, de 6 cordas e fiz um encordoamento de 12 adaptando as espessuras. tem um teste dessa guitarra: https://www.youtube.com/watch?v=oKH9F7LAmmE

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre colocar um encordoamento de uma guitarra de 12 cordas em uma guitarra de 6 cordas.