Vou colocar cordas 011 na minha guitarra

    Autor Mensagem
    zodiaco10001
    Membro Novato
    # jan/17


    Pretendo usar a guitarra para fazer bends e solos rapidos mais quero um som mais encorpado, sera q se eu usar cordas 011 vou estar no caminho certo?
    Eu uso 010, usei a busca mais não cheguei a uma conclusao se vou conseguir fazer bends perfeitos e solos rapidos com esse calibre de cordas (011)

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    zodiaco10001
    sera q se eu usar cordas 011 vou estar no caminho certo?

    Não, vai prejudicar demais a tocabilidade sem benefício algum. Angus Young usa 09, você acha o som dele sem corpo? Billy Gibbons usa 08, e assim por diante. Acredite, seu problema de som não são as cordas, é provavelmente como você regula seu equipamento. A propósito, o que vc usa?

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Iversonfr

    Uso guitarra strinberg e um cubo da staner de 30 wats, não sou profissional, estou apenas estudando, meu violão uso 012 então ja to acostumado um pouco com tocabilidade desses calibres maiores, mas pretendo tocar musicas mais pesadas

    Luis A.
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Quanto maior a espessura, mais difícil se torna fazer os bends....

    Se vc vai tocar som pesado, se preocupe mais com amp e pedais...

    Corda grossa faz diferença no timbre sim, mas essa diferença é mais perceptível para quem usa som limpo....

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    zodiaco10001

    Considere subir um nível, e afinar um tom abaixo a guitarra...

    Mas mesmo mesmo, a questão é equipamento... Não que ele seja ruim, mas sua referência é bem diferente, da sua realidade.

    boblau
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    zodiaco10001

    antes de trocar a espessura de cordas, vc usa ação alta ou baixa?

    Se usar ação "baixinha", isto pode ser uma das razões de um timbre magrinho.

    Meça a ação das cordas no traste 8 enquanto aperta a corda na casa 1 e na última casa da guitarra. Se não tiver pelo menos 1 milímero (ou mais), o som não encorpa de jeito nenhum. Peguei esta dica com quem conhece demais de timbres.

    Iversonfr
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    boblau
    Meça a ação das cordas no traste 8 enquanto aperta a corda na casa 1 e na última casa da guitarra. Se não tiver pelo menos 1 milímero (ou mais), o som não encorpa de jeito nenhum. Peguei esta dica com quem conhece demais de timbres.

    Você não embaralhou as coisas não? Apertar as cordas na última casa é pra medir o tensor e não a ação...

    O problema pode ser o amplificador que é ruim, altura dos captadores caso a guitarra não esteja regulada, ou os próprios captadores, e assim por diante. Usar corda mais grossa não resolve absolutamente nada o que ele quer.

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Eu sei que os captadores, os pedais e o amp influenciam no timbre que a pessoa deseja, mas acho que as cordas tbm influencia uma parte do timbre.
    Uso cordas da Nig 010

    boblau
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Iversonfr

    Tem razão....

    É para medir mais de um milímetro na casa 12.....

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    boblau
    Peguei esta dica com quem conhece demais de timbres.

    Se me permite, o conceito está certo, mas talvez a forma como colocou ou entendeu errada...

    Talvez lembre que eu vivo falando da "regra do inverso do quadrado dos catetos", que diz que cada vez que a distância dobra em relação a fonte, o nível de SPL diminui 6dB. Então... Isso se aplica a distância das cordas em relação aos captadores também!

    Como nossa percepção não é linear e sim ditada pelas curvas de Fletcher&Munson, ter 6dB a menos por estar a 5mm, e não a 2,5 mais longe, pode implicar em não ouvirmos certas frequências baixas...

    Ainda estou fuçando, para ter algo mais conclusivo.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    zodiaco10001
    acho que as cordas tbm influencia uma parte do timbre

    Isso sem dúvida... Harmônicos tem bastante relação com a corda, vide o som "abafado" de cordas velhas, sendo que muitos consideram a válvula como santo graal de harmônicos, quando ela apenas comprime, e de brinde destaca os "certos", nada que não se obtenha de outros meios rs

    Agora abiguinho, um conselho bom... Se tu toca perfeitamente, o timbre é secundário. Dificuldades em execução raramente são problemas em timbre ou instrumento e periféricos. Já experimentou usar o tone fechado?!

    zodiaco10001
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Ismah

    Agora que vc falou, não

    DoisUm
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Na minha experiência, cordas mais grossas = mais esforço pra tocar = menos velocidade.
    Só percebo bem que o timbre fica mais encorpado com cordas mais grossas no som acústico do violão. Na guitarra, passando por pedais, efeitos e amplificador, a influência do diâmetro das cordas já não me parece ter tanta influência.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    DoisUm

    Até tem... Cordas mais grossas, implica em mais massa, que implica em mais volume, mais tempo balançando, menos efeito de freio dos imãs etc...

    O quanto isso é relevante já é outra história...

    boblau
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    Ismah


    Se me permite, o conceito está certo, mas talvez a forma como colocou ou entendeu errada...

    Talvez lembre que eu vivo falando da "regra do inverso do quadrado dos catetos", que diz que cada vez que a distância dobra em relação a fonte, o nível de SPL diminui 6dB. Então... Isso se aplica a distância das cordas em relação aos captadores também!

    Como nossa percepção não é linear e sim ditada pelas curvas de Fletcher&Munson, ter 6dB a menos por estar a 5mm, e não a 2,5 mais longe, pode implicar em não ouvirmos certas frequências baixas...


    não tem nada a haver com isso... distância de captadores se regula de outro jeito.

    Tem a haver com a perda real das ondulações das cordas em função do trastejamento.

    Qualquer guitarrista básico sabe que ação alta "ajuda" no sustain e ação baixa "atrapalha". Isto se deve a um leve abafamento causado pela interferência na oscilação da corda pelos trastes imediatamente posteriores à casa onde está o dedo. Com isso o timbre e os graves também são muito prejudicados.

    Ismah
    Veterano
    # jan/17
    · votar


    DoisUm

    Até tem... Cordas mais grossas, implica em mais massa, que implica em mais volume, mais tempo balançando, menos efeito de freio dos imãs etc...

    O quanto isso é relevante já é outra história...

    HenriqueHusken99
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    zodiaco10001

    O calibre das cordas deve ser escolhido de acordo com a sua "pegada", apenas. Questão de "corda .011~.012 fica mais pesado" "corda .009 deixa o timbre muito magro" é tudo papo furado.

    Felipe Stathopoulos
    Membro Novato
    # jan/17
    · votar


    Na boa, troquei as cordas de minha Lespa de 010 pra 011 e senti pouquíssima diferença de timbre. Ficou mais "gordo" o som limpo, e só. Som distorcido/crunchado não mudou absolutamente nada.

    Em compensação a tocabilidade foi pro vinagre, a ponto de eu ter de fazer massagem nas juntas do dedo 3 depois de cada ensaio/sessão de estudo.

    Estou voltando pra 010 e por lá ficarei.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Vou colocar cordas 011 na minha guitarra