Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Real diferença entre Sustenido e Bemol

      Autor Mensagem
      etnanot
      Veterano
      # nov/03


      É o seguinte, estou estudando escala, formação de acordes, modos e tudo mais, agora vem a seguinte dúvida, aqui no curso do cifra tem a lição sobre formação de acordes e o seguinte exemplo

      Terça menor 1 1/2 tons(3 trastes) C para Eb

      Porque esse Eb e não D#? eu sei que o bemol é uma nota abaixada, mas posso colocar como ali no exemplo de C para D# como de C para Eb normalmente?

      G_Gabriel_G
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      D# e Eb é a mesma coisa

      Vic Wolk
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      Num sei pq naum, pq essas paradas de formacao e tal, eu num manjo e entaum naum sei c influencia.

      Mas eu acho q tanto faz, vc na duvida ia por oq? Eb ou D#? Pra mim parece opicional... mas vai q eu to falando besteira, neh.

      the_paranoid
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      eh a mesma coisa, mas eu custumo falar D#, mas segundo meu colega tb depende da direção q vm...

      Freiheit
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      Eh igual mesmo.
      D# = Eb

      Eb = D#

      C# = Db
      Db = C#

      e por ai vai...

      MindnesS
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      Eu tenho uma "teoria" que é apenas para colocar o nome na cifra. Se vc estã tocando uma nota no fim do braço e volta para o começo ela se torna BEMOL se você está no inicio e vai para o final em uma nota ela se torna SUSTENIDA eh a mesma nota só muda a nomenclatura dela para vc colocar na cifra, tablatura e etc...


      Eu penso assim....mais vai q eu falei merda....

      Freiheit
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      tipo, é q nem a palavra viado.
      Tem vários nomes, todos são a mesma coisa saca?
      hehehe

      Dieselboy
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      tipo, é q nem a palavra viado.
      Tem vários nomes, todos são a mesma coisa saca?
      hehehe

      (2)

      Jimmy Hammer
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      qd aprendi meu professor disse +- isso

      C + 1tom - D + 1/2 - D# e pra nao ter 2 "D" usa o Eb q eh a mesma coisa soh q outro nome...

      Matheus SSP
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      nada em música é a toa.

      Nesse exemplo do cifra club dá pra estudar bem isso.

      Se você quiser um intervalo de terça menor, você vai ter que buscar a terceira nota da escala de C. Essa nota seria o E. Se você tocar o E natural vai ter uma terça maior. Então você coloca o Eb para ter a sequência certa de tons e semi-tons do intervalo de terça menor.

      Até aí nenhuma novidade, certo?

      Acontece que se ao invés de você pegar o E e transformar em Eb, você pegar o D e transformar em D#, você estará formando não uma terça menor, mas sim uma segunda aumentada.

      Praticamente pode até ser a mesma nota que você vai tocar, mas no futuro, quando for pegar músicas com diversos campos diferentes, e acordes com várias tensões, algumas até fora do campo natural, essa separação vai fazer uma grande diferença.

      Vic Wolk
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      Viu, eu disse q nesse mato tinha cachorro.

      naka
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      temaquele baguiu de 7 menor = 6 maior aumentada?
      nops na guitarra pq tem traste é mas em instrumentos fretless da pra fase.

      Hider
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      Ta o livro seu usa Eb pq ele esta demonstrando q a 3menor e so "abaixar" a 3maior
      E --- Eb vc abaxa dai ele usa a notação em E!!!
      Ele usaria D# se estivesse se referindo a 9ªmaior "no caso"
      Um abraço!!!!!!!

      LOW Fl
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      etnanot
      tem diferença de um coma, no violino tem como vc tocar C# e Db sem eles soarem iguais, o négocio da guitarra é que ela é um instrumento temperado, não tem como diferenciar os som de um pra outro, e os trantes ficam num local fixo.

      Bem que eu já fui num workshop de Mozart Mello e ele tava esplicando com força que vc preciona a corda contra o traste vc pode da a nuancia de um coma, mas tem que ter muito ouvido pra fazer isso.

      AgSarola
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      Cada vez que estudo e toco, mais eu vejo que ainda num sei nada!!!! Santa ignorância batman!!!!! Pra mim era a mesma coisa, e já vi que tem muita coisa nesse meio!!!!

      GuitarHouse
      Moderador
      # nov/03
      · votar


      isso eh meio "frescura"

      Eh pq o D faz parte da SEGUNDA e E da TERCA. Entao aplica Eb ao inves de D#...poiis acorde normal, triade, deu pra sacar? Assim q aprendi..hehe

      LOW Fl
      Veterano
      # nov/03 · Editado por: LOW Fl
      · votar


      é tipo assim:

      COMA é nona parte de um tom.
      A LINHA ABAIXO É UM TOM DIVIDIVO EM NOVE COMAS.

      SISTEMA NAO TEMPERADO - C# diferente de Db

      C.............................C#......................D
      |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|
      C.......................Db............................D



      SISTEMA TEMPERADO C#=Db

      C..........................C#.........................D
      |-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|-----|
      C..........................Db.........................D


      FOI mal tinha botado ao contrario, mas arrumei. prontinho

      caiohleal
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      LOW Fl
      mas isso é mínimo, creio q quase ninguém perceba isso

      GuitarHouse
      Moderador
      # nov/03
      · votar


      LOW Fl
      Nao eh ao contrario nao?
      Sistema NAO TEMPERADO eh diferente, e TEMPERADO igual?

      Tipo violino(nao temperado) e guitarra normal(temperado)

      mas nao eh sazon hein

      GuitarHouse
      Moderador
      # nov/03
      · votar


      caiohleal
      nao se percebe em inst. temperados...mas em nao temperados eh mais facil(menos dificil neh)

      Kirk
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      Seguinte, falando em som o Eb e o D# é o mesmo, mas teoricamente eles nao sao a mesma coisa nao.... Ex:

      Campo Harmonico de C:
      C D E F G A B

      percebe que nao há nenhuma nota repetida... observe

      Camp Harmonico de F
      F G A Bb C D E

      pq ao invés do Bb nao se chamou de A#...? pq no campo harmonico nao se pode repetir nota.... pois se colocariamos o A# estaria se repetindo com o A.. sendo que no campo harmonico soh pode ter um tipo de A somente....

      acho q da pra entender... qq duvida, soh falar que eu explico mais claramente....

      GuitarHouse
      Moderador
      # nov/03
      · votar


      Kirk
      pois eh..eh isso mesmo..isso eh o principal motivo. o q pus era dentro disso

      Eduardo Coelho
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      não li nada e as vezes alguem já disse isso acima..
      vo explicar de uma forma ignorante (meus conhecimentos em teoria musical são bastante limitados)

      veja bem:

      C# = Db
      D# = Eb
      G# = Ab

      etc, etc, etc.

      o som é o mesmo, agora, se vc estiver na escala de fá maior (C D E F G A Bb), por exemplo, o nome da nota que está entre lá e si vai ser Bb.. de uma forma bem fácil de entender, é uma questão de escala.. outro exemplo: numa escala de sol maior (C D E F# G A B), o fá vai ser sustenido e não o sol bemol :P

      GuitarHouse
      Moderador
      # nov/03
      · votar


      Eduardo Coelho
      foi dito..hehe

      LOW Fl
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      GuitarHouse
      Kirk
      Camp Harmonico de F
      F G A Bb C D E

      pq ao invés do Bb nao se chamou de A#...? pq no campo harmonico nao se pode repetir nota.... pois se colocariamos o A# estaria se repetindo com o A.. sendo que no campo harmonico soh pode ter um tipo de A somente....


      Mais ai que ta vc entender a existencia do coma. A distancia dos intervalos faz com que caia em Bb e nao em A#.
      Nao e simplismente vc determinar que nao pode repetir e fica por isso que vc vai fica depois se perguntando o porque.

      etnanot
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      Caceta, pow pessoal, valew mesmo, eu pensei que isso pudesse ser respondido com apenas poucas palavras, mas aprendi muito com a explicação de vocês, valew mesmo!

      zealot
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      tem gente aki q manda mt bem em teoria...

      the_paranoid
      Veterano
      # nov/03
      · votar


      alguem ae me esplica oq seria sistema temperado ou naum?

      deathmeister
      Veterano
      # out/04
      · votar


      Up pro tópico, em tempos de guitar pro todo mundo esquece o porque do bemol...

      BlaCk LaBeL
      Veterano
      # out/04
      · votar


      Do bemol? Em tempos de Guitar Pro, o coitado do bequadro então é morto e enterrado... isso sem falar do dobrado sustenido, dobrado bemol, etc.... Hehehehe!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Real diferença entre Sustenido e Bemol

      299.648 tópicos 7.774.986 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2016 Studio Sol Comunicação Digital