Ajuda com sustenido e Bemol

    Autor Mensagem
    The_Venon
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: The_Venon


    Dêem uma olhada no link

    http://i89.servimg.com/u/f89/12/79/60/57/untitl12.jpg

    Eu tava aprendendo isso, E na escala de Ré tem 2 sustenidos, no F e no C (Eu sei que é por que o E e o F estão com 1 tom de distancia e o F e G Semi tom. E o outro é pq o B e C estão com 1 tom de distancia e o C e D Semi tom. E seria o inverso, E e F têm 1 semi tom. F e G 1 Tom. B e C semi tom e C e D 1 Tom.) Essa parte eu sei, só não sei quando devo usar o sustenido ou o bemol para "Acertar" esses lugares

    Deu pra entende +/- ? x)

    ogner
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: ogner
    · votar


    The_Venon

    Não entendi direito não! O que vc quer dizer com "acertar esses lugares"??

    Vc usa aquele esquema da foto alí para montar escalas MAIORES
    conhecer as notas que a formam:

    Vc "canta" assim :

    TOM > TOM > SEMI-TOM > TOM > TOM > TOM > SEMI-TOM

    Lembrando que TOM "vale" o espaço de 2 casas
    e o SEMI-TOM 1 casa

    Pra montar a escala vc escolhe a Tônica, primeira nota da escala, "canta" alí o esquema e monta a esacala MAIOR!!


    edit: Valeu pela observação The Floyd Rose Lord

    Pompermayer
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    The_Venon

    Cara, não entendi nada do que você disse.
    Vou tentar explicar mais ou menos o funcionamento do sustenido e do bemol.

    O que é o sustenido e o que é o bemol?

    O sustenido e o bemol nada mais são do que uma distância intermediária entre uma nota e outra.
    As notas são formadas por vibrações, você deve conhecer o lá 440 e tal, e com isso existe uma distância física entre as notas que é a diferença de vibração. Essa diferença entre notas é um espaço chamado de 1 tom. Com isso, chamou-se de bemol ou sustenido a metade dessa diferença, o que seria 1/2 tom. Dessa forma, se você arrastar o ré 1/2 tom pra frente, ele se torna um ré sustenido ou um mi bemol.
    É bom lembrar que algumas notas (si e mi) se distanciam apenas 1/2 tom das suas sucessoras (dó e fá), entre elas não existe sustenido ou bemol.

    A disposição dos sustenidos e bemois na escala depende da variação das notas dentro de um padrão pré-estabelecido que é o padrão da escala de dó. No tom maior o padrão é o seguinte:

    dó - ré - mi - fá- sol - lá - si - dó, assim tempos a disposição de tom - tom - semitom - tom - tom - tom - semi tom.

    Como usar isso?

    Escolhendo uma escala qualquer maior, por exemplo, de si faremos da seguinte forma:

    O padrão estabelece que a primeira distância seja de 1 tom, mas, como sabemos, a distância entre si e dó é de apenas 1/2 tom, então usaremos o sustenido. Seguindo essa idéia chegaremos a seguinte escala:

    sí - dó sustenido - ré sustenido - mi- fá sustenido - sol sustenido - lá sustenido - si

    Com o tempo você vai descobrir uma relação chamada armadura, mas isso é tema pra outra aula.

    The_Venon
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: The_Venon
    · votar


    :|
    Olha, faz pouco tempo que eu faço aula então eu vi isso de escalas. Eu so tenho a dúvida sobre quando usar bemol e sustenido nesses lugares...
    Pq tipo, para montar uma outra escala ( D,E,F...) eu tenho que seguir o exemplo de tons do C, se observarmos a 1ª escala ela não tem nenhum sustenido ou bemol, la o E F tem meio tom, enquanto na d baixo tem 1 tom, colocamos o sustenido certo? Eu sei que a Tônica não vem com sustenido né? Só queria saber quando usar o sustenido ou o bemol (nesses lugares diferentes da escala de C) quando for montar essas escalas. No papel mesmo.

    Konrad
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    The_Venon

    Acho que entendi sua dúvida... você quer saber se na escala de ré major, por exemplo você deve escrever F# ou Gb, certo?(São enarmónicos, acho que é este o termo)....

    É isso?

    The_Venon
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: The_Venon
    · votar


    é!
    Só que de um modo geral... quando eu uso???

    Konrad
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: Konrad
    · votar


    The_Venon

    Reli sua dúvida e não entendi, ou acho que não entendi. Deve ser o álcool.

    Enfim, sustenidos e bemóis têm como função adjustar a escala ao intervalos desejados. Como se toma a escala de C como referéncia, e por conseguinte ela tem os intervalos naturais perfeitos, não há necessidade do uso de bemóis e sustenidos.

    Porém, acredito, não haja diferença entre se usar um bemol ou sustenido desde que se faça a alteração correspondente na nota modificada; digo que não há diferença em um sentido prático, talvez exista em um campo teórico mais avançado, o que me escapa.

    Praticamente pode se escrever a escala de E major assim:

    E F# G# A B C# D#

    ou assim:

    E Gb Ab A B Db Eb.

    Tudo a mesma coisa, do ponto de vista prático, reperesentativo. Contudo, como já vi em minha leituras de pauta tortas Dó bemol e Mí sustenido, acho que do ponto de vista teórico-corretinho-que-o-professor-ensina, não estaria correcto...

    Deixa eu tomar água pois ressaca dá sede.

    Abç

    P.S: Há gente bem mais qualificada do que eu aqui no FCC, talvez eles possam dar-te uma luz nesse aspecto.

    The Floyd Rose Lord
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    ogner
    Tom vale 2 casas
    1/2 tom vale 1 casa

    The_Venon
    Veterano
    # jul/09 · Editado por: The_Venon
    · votar


    Ajudo bastante ! Vlw, vo da uma estudada pra ve melhor quando eu uso...
    olhem...
    F G A Bb C D E
    G A B C D E F#
    Tem escalas que só usam um bemol e outras que só um sustenido, pq na primeira num poderia ser sustenido e na de baixo bemol?
    Mais uma coisa, Bemol e Sustenido nunca ficam numa mesma escala né?

    marcospaullus
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    The_Venon
    Só que de um modo geral... quando eu uso???

    Ainda sou novato no meio musical e no fórum FCC, mas acho q sei esclarecer essa, com base em alguns métodos que já li.

    Conheço duas convenções a respeito:

    1ª)
    Normalmente, quando estamos escrevendo uma escala ou uma sequência qualquer na forma ASCENDENTE, usamos sustenidos.
    Ex.: C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B

    Quando fazemos o inverso, utilizamos os bemóis para demonstrarmos o sentido descendente da sequência.
    Ex.: C - B - Bb - A - Ab - G - Gb - F - E - Eb - D - Db


    2ª)
    As escalas são escritas em cima das sete notas "C - D - E - F - G - A - B" sem repetição, com seus devidos acidentes.

    Tomando como exemplo a escala de Fá maior, imaginamos a escala assim:
    F - G - A - B - C - D - E - F

    e acrescentamos os acidentes:
    F - G - A - Bb - C - D - E - F

    em vez de
    F - G - A - A# - C - D - E - F, onde se repete o Lá e se omite o Si.

    Deu pra entender a idéia?

    Se alguém tiver alguma correção ou complementação, será muito bem-vindo!

    prog_jam
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Sabe ler ingles??
    Clica ===>> http://www.jazzguitar.be/modi.html

    yuri guitar
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    isso que ele quis dizer são acidentes musicais

    Edington
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Man, vc se expressa muito mal... sua duvida é: pq tem escalas que se usa sustenido e outras se usa bemol?
    Se for isso a resposta é bem simples: na teoria, uma escala precisa ter todas as notas (do, re, mi, fa....) as vezes só da pra fazer isso usando sustenidos (o mesmo pode acontecer com os bemois), como é o caso da escala de G

    G A B C D E F# G (usando sustenidos) ou G A B C D E Gb G (com os bemois), note que nesse exemplo existem 2 sols e nenhum la


    Eu sei que a Tônica não vem com sustenido né?
    errado, a tonica pode ter sustenido ou bemol, ou dobro sustenido ou o que vc quiser botar la, só que ai muda a escala, exemplo disso:

    C D E F G A B C (C é a tonica) C# D# E# F# G# A# B# C# (a tonica é o C#)

    rafael_00
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    mas eu acho que alguns dae tão precipitados na nomenclatura das notas, considerem o ciclo das 5ª e ciclo das 4ª em relação a # ou b.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/09
    · votar


    The_Venon

    Vai por aqui:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/

    Não tem erro.

    E você ainda perceberá que é muito comum ver as notas Cb e Fb, assim como E# e B#

    Boa sorte!

    Chico Tripa
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    http://justinguitar.com/images/TB_images/NoteCircle.gif

    Por aqui fica mais fácil velhinho...


    Dá uma olhada aqui tmb. No final do tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/118321/

    metaltenacios
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ajuda ,eu tenho a escala maior de e ,e guero sua relativa menor gue e c,mais o c ta com sustenido,e pergunta a tonica pode ter sustenidos?e sigo os intervalos t,s,t,t,s,t,t........como monto essa relativa?se souberem me ajudem..................

    LeandroP
    Moderador
    # jun/11 · Editado por: LeandroP
    · votar


    metaltenacios

    A escala de E maior tem 4 sustenidos:

    E - F# - G# - A - B - C# - D#

    A relativa menor de qualquer escala maior parte sempre do VIº grau da escala. Considerando a nota E como Iº, o VIº grau é a nota C#.

    a tonica pode ter sustenidos?

    Sim. Qualquer grau pode ter sustenido como pode ter bemol. O sustenido e o bemol é um artifício gráfico pra deslocar uma nota em semitons pra cima ou pra baixo.

    como monto essa relativa?

    Como eu disse acima, pegue a escala de E maior partindo do VIº grau e complete o restante com as notas da escala:


    Mi maior:
    .
    I II III IV V VI VII
    E - F# - G# - A - B - C# - D#
    .
    Partindo do VIº grau:
    .
    C# - D# - E - F#
    .
    Completando 7 notas com as outras notas da escala:
    .
    C# - D# - E - F# - G# - A - B
    .
    Temos a relativa de Mi maior --> Dó sustenido menor:
    .
    I II III IV V VI VII
    C# - D# - E - F# - G# - A - B



    A fórmula em tons para:

    Escala maior: T, T, st, T, T, T, st

    Escala menor: T, st, T, st, T, T, T

    Procure pelo assunto "intervalos" na busca do forum. Você precisa conhecer isso pra poder enxergar melhor sobre escalas, acordes, arpejos, solos, riffs, licks, etc...

    Uma dica pessoal: capriche mais pra escrever. É complicado entender as suas perguntas e fica mais difícil pra galera te ajudar. Não leve a mal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com sustenido e Bemol