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      Ajuda com sustenido e Bemol

      Autor Mensagem
      The_Venon
      Veterano
      # jul/09 · Editado por: The_Venon


      Dêem uma olhada no link

      http://i89.servimg.com/u/f89/12/79/60/57/untitl12.jpg

      Eu tava aprendendo isso, E na escala de Ré tem 2 sustenidos, no F e no C (Eu sei que é por que o E e o F estão com 1 tom de distancia e o F e G Semi tom. E o outro é pq o B e C estão com 1 tom de distancia e o C e D Semi tom. E seria o inverso, E e F têm 1 semi tom. F e G 1 Tom. B e C semi tom e C e D 1 Tom.) Essa parte eu sei, só não sei quando devo usar o sustenido ou o bemol para "Acertar" esses lugares

      Deu pra entende +/- ? x)

      ogner
      Veterano
      # jul/09 · Editado por: ogner
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      The_Venon

      Não entendi direito não! O que vc quer dizer com "acertar esses lugares"??

      Vc usa aquele esquema da foto alí para montar escalas MAIORES
      conhecer as notas que a formam:

      Vc "canta" assim :

      TOM > TOM > SEMI-TOM > TOM > TOM > TOM > SEMI-TOM

      Lembrando que TOM "vale" o espaço de 2 casas
      e o SEMI-TOM 1 casa

      Pra montar a escala vc escolhe a Tônica, primeira nota da escala, "canta" alí o esquema e monta a esacala MAIOR!!


      edit: Valeu pela observação The Floyd Rose Lord

      Pompermayer
      Veterano
      # jul/09
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      The_Venon

      Cara, não entendi nada do que você disse.
      Vou tentar explicar mais ou menos o funcionamento do sustenido e do bemol.

      O que é o sustenido e o que é o bemol?

      O sustenido e o bemol nada mais são do que uma distância intermediária entre uma nota e outra.
      As notas são formadas por vibrações, você deve conhecer o lá 440 e tal, e com isso existe uma distância física entre as notas que é a diferença de vibração. Essa diferença entre notas é um espaço chamado de 1 tom. Com isso, chamou-se de bemol ou sustenido a metade dessa diferença, o que seria 1/2 tom. Dessa forma, se você arrastar o ré 1/2 tom pra frente, ele se torna um ré sustenido ou um mi bemol.
      É bom lembrar que algumas notas (si e mi) se distanciam apenas 1/2 tom das suas sucessoras (dó e fá), entre elas não existe sustenido ou bemol.

      A disposição dos sustenidos e bemois na escala depende da variação das notas dentro de um padrão pré-estabelecido que é o padrão da escala de dó. No tom maior o padrão é o seguinte:

      dó - ré - mi - fá- sol - lá - si - dó, assim tempos a disposição de tom - tom - semitom - tom - tom - tom - semi tom.

      Como usar isso?

      Escolhendo uma escala qualquer maior, por exemplo, de si faremos da seguinte forma:

      O padrão estabelece que a primeira distância seja de 1 tom, mas, como sabemos, a distância entre si e dó é de apenas 1/2 tom, então usaremos o sustenido. Seguindo essa idéia chegaremos a seguinte escala:

      sí - dó sustenido - ré sustenido - mi- fá sustenido - sol sustenido - lá sustenido - si

      Com o tempo você vai descobrir uma relação chamada armadura, mas isso é tema pra outra aula.

      The_Venon
      Veterano
      # jul/09 · Editado por: The_Venon
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      :|
      Olha, faz pouco tempo que eu faço aula então eu vi isso de escalas. Eu so tenho a dúvida sobre quando usar bemol e sustenido nesses lugares...
      Pq tipo, para montar uma outra escala ( D,E,F...) eu tenho que seguir o exemplo de tons do C, se observarmos a 1ª escala ela não tem nenhum sustenido ou bemol, la o E F tem meio tom, enquanto na d baixo tem 1 tom, colocamos o sustenido certo? Eu sei que a Tônica não vem com sustenido né? Só queria saber quando usar o sustenido ou o bemol (nesses lugares diferentes da escala de C) quando for montar essas escalas. No papel mesmo.

      Konrad
      Veterano
      # jul/09
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      The_Venon

      Acho que entendi sua dúvida... você quer saber se na escala de ré major, por exemplo você deve escrever F# ou Gb, certo?(São enarmónicos, acho que é este o termo)....

      É isso?

      The_Venon
      Veterano
      # jul/09 · Editado por: The_Venon
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      é!
      Só que de um modo geral... quando eu uso???

      Konrad
      Veterano
      # jul/09 · Editado por: Konrad
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      The_Venon

      Reli sua dúvida e não entendi, ou acho que não entendi. Deve ser o álcool.

      Enfim, sustenidos e bemóis têm como função adjustar a escala ao intervalos desejados. Como se toma a escala de C como referéncia, e por conseguinte ela tem os intervalos naturais perfeitos, não há necessidade do uso de bemóis e sustenidos.

      Porém, acredito, não haja diferença entre se usar um bemol ou sustenido desde que se faça a alteração correspondente na nota modificada; digo que não há diferença em um sentido prático, talvez exista em um campo teórico mais avançado, o que me escapa.

      Praticamente pode se escrever a escala de E major assim:

      E F# G# A B C# D#

      ou assim:

      E Gb Ab A B Db Eb.

      Tudo a mesma coisa, do ponto de vista prático, reperesentativo. Contudo, como já vi em minha leituras de pauta tortas Dó bemol e Mí sustenido, acho que do ponto de vista teórico-corretinho-que-o-professor-ensina, não estaria correcto...

      Deixa eu tomar água pois ressaca dá sede.

      Abç

      P.S: Há gente bem mais qualificada do que eu aqui no FCC, talvez eles possam dar-te uma luz nesse aspecto.

      The Floyd Rose Lord
      Veterano
      # jul/09
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      ogner
      Tom vale 2 casas
      1/2 tom vale 1 casa

      The_Venon
      Veterano
      # jul/09 · Editado por: The_Venon
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      Ajudo bastante ! Vlw, vo da uma estudada pra ve melhor quando eu uso...
      olhem...
      F G A Bb C D E
      G A B C D E F#
      Tem escalas que só usam um bemol e outras que só um sustenido, pq na primeira num poderia ser sustenido e na de baixo bemol?
      Mais uma coisa, Bemol e Sustenido nunca ficam numa mesma escala né?

      marcospaullus
      Veterano
      # jul/09
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      The_Venon
      Só que de um modo geral... quando eu uso???

      Ainda sou novato no meio musical e no fórum FCC, mas acho q sei esclarecer essa, com base em alguns métodos que já li.

      Conheço duas convenções a respeito:

      1ª)
      Normalmente, quando estamos escrevendo uma escala ou uma sequência qualquer na forma ASCENDENTE, usamos sustenidos.
      Ex.: C - C# - D - D# - E - F - F# - G - G# - A - A# - B

      Quando fazemos o inverso, utilizamos os bemóis para demonstrarmos o sentido descendente da sequência.
      Ex.: C - B - Bb - A - Ab - G - Gb - F - E - Eb - D - Db


      2ª)
      As escalas são escritas em cima das sete notas "C - D - E - F - G - A - B" sem repetição, com seus devidos acidentes.

      Tomando como exemplo a escala de Fá maior, imaginamos a escala assim:
      F - G - A - B - C - D - E - F

      e acrescentamos os acidentes:
      F - G - A - Bb - C - D - E - F

      em vez de
      F - G - A - A# - C - D - E - F, onde se repete o Lá e se omite o Si.

      Deu pra entender a idéia?

      Se alguém tiver alguma correção ou complementação, será muito bem-vindo!

      prog_jam
      Veterano
      # jul/09
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      Sabe ler ingles??
      Clica ===>> http://www.jazzguitar.be/modi.html

      yuri guitar
      Veterano
      # jul/09
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      isso que ele quis dizer são acidentes musicais

      Edington
      Veterano
      # jul/09
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      Man, vc se expressa muito mal... sua duvida é: pq tem escalas que se usa sustenido e outras se usa bemol?
      Se for isso a resposta é bem simples: na teoria, uma escala precisa ter todas as notas (do, re, mi, fa....) as vezes só da pra fazer isso usando sustenidos (o mesmo pode acontecer com os bemois), como é o caso da escala de G

      G A B C D E F# G (usando sustenidos) ou G A B C D E Gb G (com os bemois), note que nesse exemplo existem 2 sols e nenhum la


      Eu sei que a Tônica não vem com sustenido né?
      errado, a tonica pode ter sustenido ou bemol, ou dobro sustenido ou o que vc quiser botar la, só que ai muda a escala, exemplo disso:

      C D E F G A B C (C é a tonica) C# D# E# F# G# A# B# C# (a tonica é o C#)

      rafael_00
      Veterano
      # jul/09
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      mas eu acho que alguns dae tão precipitados na nomenclatura das notas, considerem o ciclo das 5ª e ciclo das 4ª em relação a # ou b.

      LeandroP
      Moderador
      # jul/09
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      The_Venon

      Vai por aqui:
      http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/64422/

      Não tem erro.

      E você ainda perceberá que é muito comum ver as notas Cb e Fb, assim como E# e B#

      Boa sorte!

      Chico Tripa
      Veterano
      # jul/09
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      http://justinguitar.com/images/TB_images/NoteCircle.gif

      Por aqui fica mais fácil velhinho...


      Dá uma olhada aqui tmb. No final do tópico:
      http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/118321/

      metaltenacios
      Veterano
      # jun/11
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      ajuda ,eu tenho a escala maior de e ,e guero sua relativa menor gue e c,mais o c ta com sustenido,e pergunta a tonica pode ter sustenidos?e sigo os intervalos t,s,t,t,s,t,t........como monto essa relativa?se souberem me ajudem..................

      LeandroP
      Moderador
      # jun/11 · Editado por: LeandroP
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      metaltenacios

      A escala de E maior tem 4 sustenidos:

      E - F# - G# - A - B - C# - D#

      A relativa menor de qualquer escala maior parte sempre do VIº grau da escala. Considerando a nota E como Iº, o VIº grau é a nota C#.

      a tonica pode ter sustenidos?

      Sim. Qualquer grau pode ter sustenido como pode ter bemol. O sustenido e o bemol é um artifício gráfico pra deslocar uma nota em semitons pra cima ou pra baixo.

      como monto essa relativa?

      Como eu disse acima, pegue a escala de E maior partindo do VIº grau e complete o restante com as notas da escala:


      Mi maior:
      .
      I II III IV V VI VII
      E - F# - G# - A - B - C# - D#
      .
      Partindo do VIº grau:
      .
      C# - D# - E - F#
      .
      Completando 7 notas com as outras notas da escala:
      .
      C# - D# - E - F# - G# - A - B
      .
      Temos a relativa de Mi maior --> Dó sustenido menor:
      .
      I II III IV V VI VII
      C# - D# - E - F# - G# - A - B



      A fórmula em tons para:

      Escala maior: T, T, st, T, T, T, st

      Escala menor: T, st, T, st, T, T, T

      Procure pelo assunto "intervalos" na busca do forum. Você precisa conhecer isso pra poder enxergar melhor sobre escalas, acordes, arpejos, solos, riffs, licks, etc...

      Uma dica pessoal: capriche mais pra escrever. É complicado entender as suas perguntas e fica mais difícil pra galera te ajudar. Não leve a mal.

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