【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone

Autor Mensagem
strinbergshredder
Veterano
# fev/12 · Editado por: strinbergshredder
· votar


lucianopp
na verdade, o amplitube não é malfeito, ele só não foi projetado com o padrão de tamanho de tela daqui...

e sobre o reaper, tipo, esse serve como uma plataforma onde vc abre o amplitube dentro dele como plugin.

é bem melhor pq vc pode gravar em várias pistas diferentes e mudar tempo, outros efeitos, e etc...

e vc ainda pode baixar ele de graça no site oficial; ele nunca expira...
http://reaper.fm/

Skider
Veterano
# fev/12
· votar


Galera;
Uso o Seven e minha placa é ON;
Só consigo ouvir minha guitarra caso eu abra algum aplicativo que use o Asio all; Isto com o microfone desabilitado;

Para eu ouvir a guitarra sem nenhum aplicativo, tenho que ativar o microfone, porem a opção "escutar o dispositivo", tem que ficar marcada; Caso contrário, não sai o som; E dessa forma o som sai com Latência;

Alguma dica?

Anflor
Veterano
# fev/12
· votar


Skider
Alguma dica?

Alguma dica para quê? Qual é a sua dúvida??

Anflor
Veterano
# fev/12
· votar


Só consigo ouvir minha guitarra caso eu abra algum aplicativo que use o Asio all
Certo, o que vai determinar qual das entradas de áudio vai enviar o som para o software é a configuração de GRAVAÇÃO.
Ouvir o áudio da guitarra é irrelevante para a GRAVAÇÃO. Além disso, não é aconselhável habilitar o áudio da entrada de microfone (ou de linha, se estiver usando por ela) porque vai misturar o som do efeito com o som limpo da guitarra.

Para eu ouvir a guitarra sem nenhum aplicativo, tenho que ativar o microfone, porem a opção "escutar o dispositivo", tem que ficar marcada;
SIm, é isso. Ouvir o som da guitarra limpa é uma coisa, ouvir o som depois de processado é outra. Sâo 2 coisas diferentes e com configurações separadas, como eu expliquei antes.

Caso contrário, não sai o som;
Obviamente...

E dessa forma o som sai com Latência;
O som que sai com latência é o som limpo da guitarra ou o procesado? Não ficou claro.
Configurar placa de som onboard para tocar guitarra no PC é um pouco complicado. Na verdade é super simples, mas não é garantido que vai funcionar. As da Realtek são uma bosta, as da SoundMax que eu já testei se saem muitíssimo melhor. As configurações de som do Windows 7 também são uma bosta, eu nunca consegui fazer funcionar uma placa de som onboard no Guitar Rig (ou em qualquer outra coisa que utilize driver ASIO) em notebooks com Win7.

Skider
Veterano
# fev/12
· votar


Anflor
Esquece as gravações; Para gravar e usar o Guitar Rig, funciona perfeitamente;

O problema, é que não está saindo som sem que eu abra algum aplicativo que use o Asio, entende?
Por exemplo, ligo a guitarra direta na entra de MIC... Ela não sai som, para isso eu tenho que ativar o MIC (óbvio), mas daí, o som sai com latencia;

Anflor
Veterano
# fev/12 · Editado por: Anflor
· votar


Skider
Esquece as gravações; Para gravar e usar o Guitar Rig, funciona perfeitamente;

Eu não estou falando de gravar o áudio, estou falando sobre o VOLUME DE GRAVAÇÃO. Independente de você gravar ou não o que você toca no Guitar Rig (ou outro qualquer), os parâmetros são ajustados na seção GRAVAÇÃO das configurações de som.

Se o som sai com latência somente quando vc tenta ouvir direto (sem processamento), mas não quando está usando outro software, então eu acredito que a entrada não está sendo monitorada pelos drivers da ASIO.
Abra as configurações OFF-Line do ASIO4ALL e veja se as entradas e saídas estão ativadas quando o Guitar Rig está desativado.
Veja a foto abaixo:
Foto

Obs.: As configurações do driver da Asio DENTRO do Guitar Rig não são as mesmas qeu a configuração off-line. Outra coisa que vc pode tentar é copiar os parametros do Asio que está configurado para o Guitar Rig e repetir nas configurações Off-line.
Asio Offline e Guitar Rig

Skider
Veterano
# fev/12 · Editado por: Skider
· votar


Deixando-o dessa forma em modo off-line, quando eu plugar na entrada de mic, e quiser usar sem processamento, o som sairá sem latência?
Para isso, eu deixo o dispositivo MIC desativado no windows (como é feito quando uso o Guitar Rig) ou tenho que ativá-lo?

Estou perguntou pois nao tenho como testar agora, estou no serviço; Abç!

Anflor
Veterano
# fev/12
· votar


Skider
Tanto o 2.8 quanto o 2.10 possuem esta configuraçãoOff-line. Desinstale e instale de novo marcando a opção. Nem sei porque estou com o 2.8...

Mais uma foto :)
Off-line settings

Anflor
Veterano
# fev/12 · Editado por: Anflor
· votar


Skider
quando eu plugar na entrada de mic, e quiser usar sem processamento, o som sairá sem latência?
Eu não posso dizer com certeza, em todos os testes que eu fiz a latência de playback e de gravação era a mesma.
Playback=Ouvir o som tal qual ele entra no PC (sem processamento)
Gravação=Ouvir com processamento.

Para isso, eu deixo o dispositivo MIC desativado no windows
Não.
ou tenho que ativá-lo?
Tem que ativar o dispositivo MIC caso queira ouvir o som da guitarra sem processamento. Desative quando usar o Gutiar Rig para não misturar os 2 (som limpo da entrada e som processado da saída).
Entenda que o sinal de áudio da gravação é processado em segundo plano, vc não escuta a entrada de som, somente a saída já com o processamento.
Em todas as vezes que eu usei a palavra "gravação" eu me refiro a isso, e não à gravação do áudio em algum software como Cubase, etc...
É assim que o Windows chama então é assim que eu me acostumei a chamar também.

A foto que eu inseri no post anterior só mostra como colocar o atalho para as configurações off-line durante a instalação, porque elas já estão lá mesmo que vc não marque aquela caixa.

Skider
Veterano
# fev/12
· votar


Anflor
Entendi; Fiz estas configurações aqui; Em casa irei testar...
Mt obrigado pela ajuda e paciência; Abraço!

Gabriel18
Veterano
# fev/12
· votar


Galera meu pc é meio fraco e a placa de som é onboard, aí eu consigo ligar a guitarra, monto meus presets e talz, mas chia muito.. Mas ae se eu comprasse algum desses guitar link ajudaria? Eu vi alguns tipo esse:
behringer ucg102
behringer uca 202
behringer uca222

Anflor
Veterano
# fev/12 · Editado por: Anflor
· votar


Gabriel18
monto meus presets e talz, mas chia muito
Chia só quando não está tocando? Usa o Noise Gate (no Gutiar Rig 5 é só "Gate" o nome, lá em cima.)
Chia sempre? Aí pode ser qualquer coisa, MESMO, captadores (single coil tem um chiado característico), cabos, interferencia de rádio-frequência, ruído na rede elétrica, interferência de campo elétrico/eletro magnético, mapa astral desalinhado...

É sempre desejável ter uma interface, para qualquer aplicação. UCG102 é a que vc precisa, dentre as que vc andou vendo.

Procure pelo fórum antes de perguntar. Isso já foi comentado neste mesmo tópico.

Abraço.

Gabriel18
Veterano
# fev/12
· votar


Anflor
O Chiado é sempre mesmo, eu agradeço muito Anflor.
Obrigado!

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


Gabriel18
chiados são perfeitamente comuns, se tratando de placas onboard..

qualquer guitar link da vida resolve esse seu problema..
pode comprar sem medo!

Anflor
Veterano
# fev/12
· votar


Gabriel18
O Chiado é sempre mesmo

Se tiver a opção de boost para o microfone, desative. Deixe o som no mínimo possível, qualquer ganho extra na entrada é inútil.

AceFrehley
Veterano
# fev/12
· votar


O Reaper é de graça mesmo como o amigo ali falou?
o.0

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


AceFrehley
na verdade, ele não é "de graça" ao pé da letra...
mas o programa nunca expira, então vc pode usar todas as suas funções por tempo ilimitado....

ele é "quase" free...

AceFrehley
Veterano
# fev/12
· votar


strinbergshredder

ele não expira mesmo?
eu achei que só durasse 30 dias.

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


AceFrehley
na verdade, ele deveria durar apenas 30 dias.
mas o proprio programa mostra uma mensagem de que eles não gostariam de "ferrar" com o programa quando ele expirasse, e pedem gentilmente pra vc comprar uma licença....

no final das contas ele não expira mesmo...
tenho o meu reaper 3.76 há 271 dias e ele continua funcionando normalmente..

Anflor
Veterano
# fev/12
· votar


strinbergshredder
tenho o meu reaper 3.76 há 271 dias e ele continua funcionando normalmente
Será que as novas versões 4.xx também são assim?

kiki
Moderador
# fev/12 · Editado por: kiki
· votar


Anflor
pelo visto sim, aqui em casa ta normal o reaper 4

Junior Bueno
Veterano
# fev/12
· votar


Pessoas quero um programa bom
pra sincronizar o audio gravado com o video
tentei usar o movie make e ficou atrasado, muito atrasado
fora o vegas, qual o outro.. ??

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


Junior Bueno
cara, no próprio movie maker dá pra fazer; é na tentativa e erro...
o Vegas que eu saiba é o mais usado pela galera...

além desses eu só conheço o Adobe Audition (não tenho certeza se o nome é esse, mas sei que é da Adobe)...

Não conheço nenhum outro além desses...

rodrigobanhos
Veterano
# fev/12
· votar


Galera, aqui o Asio4all reconhece apenas os microfones integrados do notebook impossibilitando que eu altere a configuração para a entrada de linha. Alguém sabe como resolver?

OBS: no Sonar eu gravo normalmente a entrada de linha.

strinbergshredder
Veterano
# fev/12
· votar


rodrigobanhos
cara, ás vezes o Asio não é compatível com a sua placa de som.
esse foi o meu caso...

tu pode ou comprar um guitar link; interface bem simples, ou então usar o driver directX (o padrão do windows)...

Anflor
Veterano
# fev/12
· votar


rodrigobanhos
o Asio4all reconhece apenas os microfones integrados do notebook impossibilitando que eu altere a configuração para a entrada de linha
O Asio4All é compatível com qualquer placa de som que seja comátível com WDM (TODAS). O seu problema é configuração mesmo.

Se vc estiver usando o Windows 7 eu te desejo boa sorte e fé em Deus, porque as configurações de áudio dele são sofríveis. Se estiver usando WinXP me avise que eu posso te ajudar.

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Anflor

Realmente, sendo direto e sincero:

Windows 7 é uma PO***** pra trabalhar com audio......

Anflor
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
Sim, é mesmo.
E eu não espero muito do "novo" Windows 8.

jluciano85
Veterano
# fev/12
· votar


eae gente blz?

seguinte, é possivel ligar um pedal wahwah na interface pra usar nos vsts? eu tenho aqui uma fast track pro, to pensando em pegar um pedal da vox ou até o cry baby do kirk hammet.

Eu nao uso Amplitube 3 e guitar rig para gravações, simulo os amps com impulses pelo FL studio, gravando uma musicas que precisa de wahwah e wahwah automatico do guitar rig não esta la essas coisas. Ou só funciona com amps mesmo?

Inoob
Veterano
# fev/12
· votar


jluciano85
Não posso te afirmar corretamente ( me corrijam se eu estiver errado) mas imagino que não tem problema nenhum, ahh me fale sobre essa sua interface.. o que achou?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tópico Oficial: Como Gravar e usar a Guitarra no computador - VST e Standalone