Avaliação de madeiras brasileiras para utilização em guitarras

    Autor Mensagem
    Miawzawa
    Veterano
    # ago/09


    Achei esse material na internet e achei muito bacana, pois tira a impressão que temos que madeira boa, só se for de outros países.
    É uma monografia apresentado ao Departamento de Engenharia Florestal como requisito parcial para obtenção do grau de Engenheiro Florestal.

    Vou colocar aqui o link:
    http://www.funtecg.org.br/arquivos/guitarra_final.pdf

    E para esclarecer um pouco mais o assunto, o índice:

    RESUMO.............................09

    ABSTRACT..................10

    1.INTRODUÇÃO....................................................11

    2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA....................................13
    2.1. Madeiras para instrumentos musicais.....................13
    2.2. Partes da guitarra....................................................14
    Tipos de corpo..................................................15
    Tipos de braço....................................................16
    Tipos de encaixe braço-corpo...............................17
    Tipos de Ponte....................................................17
    Tipos de angulação do "headstock"......................7
    Tipos de captadores...............................................18
    2.3. Madeiras tradicionalmente utilizadas por fabricantes.........................................18
    2.4. Análise de mercado....................................................20

    3. MATERIAL E MÉTODOS......................................................22
    3.1. Pré-seleção........................................................... .......22
    3.2. Seleção............................................................... .......22
    3.3. Teste acústico.............................................................. 23

    4. RESULTADOS E DISCUSSÃO...............................................26
    4.1. Teste acústico.............................................................. .26
    4.2. Seleção das madeiras....................................................33
    4.2.1. Corpo................................................................. .........33
    4.2.2. Braço................................................................. ..........34
    4.2.3. Escala escura............................................................35
    4.2.4 Escala clara................................................................. .35
    5. CONCLUSÕES............................................................ ........36

    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................37

    ANEXOS................................................................ ................39

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Miawzawa
    Esse têxto é bem conhecido, e útil.
    Abç

    Headstock invertido
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    opa, muito valew aí o/

    Tiso
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Trabalho excelente. Notei a falto do Jequitibá na lista. Fico pensando se vale a pena comprar um corpo que vi no ML, de LP...

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Tiso

    uma de 500 pratas? Se for essa eu tb estou na dúvida!

    Tiso
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Esse mesmo. Minha aspiração de terceira guitarra, uma Lespa com um corpo em alguma madeira nacional que soe legal, braço de "baked" tauari e um par de P90s...

    Tiso
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Esse mesmo. Minha aspiração de terceira guitarra, uma Lespa com um corpo em alguma madeira nacional que soe legal, braço de "baked" tauari e um par de P90s...

    Luis A.
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Baixei o arquivo para ler depois, mas estou com 3 varas de jacaranda mais ou menos de 180x15x2 (cm) e estou com planos de fazer uma tele estilo George Harrison.....

    Provavelmente devido ao peso, eu tenha q procurar uma madeira alternativa para o corpo, e talvez fazer apenas o tampo em jacaranda...

    Ou fazer uma tele chambered....

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Tiso

    Estou querendo montar uma específica para heavy metal. Estou na dúvida do jequitibá, mas aquele corpo está lindo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Avaliação de madeiras brasileiras para utilização em guitarras