Avaliação de madeiras brasileiras para guitarra

    Autor Mensagem
    Pepe Le P
    Veterano
    # nov/10


    Olá colegas foristas, pesquisando sobre madeiras para utilizar no projeto da minha guitarra encontrei esse trabalho de conclusão de curso de um aluno de engenharia florestal.

    Dei uma lida no texto e achei bem bacana, com diversas informações interessantes. Alguns detalhes técnicos mas bastante acessível para quem não é "da área" como eu.

    Fica a dica aos apaixonados (e obsessivos) por estudo de madeiras. Coloquei no 4shared pra quem quiser baixar:
    http://www.4shared.com/document/AzImCe-a/guitarra_final.html

    Achei interessante o estudo das opções nacionais as já consagradas madeiras e ele foi cuidadoso ressaltando que são apenas sugestões baseadas nas potencialidades e que existe variação na madeira de uma espécie (ou de uma mesma árvore) e etc. Tudo aquilo que o Bertola sempre diz no tópico dos Luthiers quando perguntam pra ele da madeira "A" x madeira "B", hehehe.

    Espero que possa ser útil para alguns...

    Abraço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Pepe Le P
    Tenho esse trabalho à muito tempo.
    O mérito dele é pesquisar novas madeiras passíveis de serem usadas na confecção de instrumentos sólidos.
    Abç

    Pepe Le P
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Imaginei que você já teria esse trabalho. Aproveitando a sua manifestação no tópico, você teria algum livro de luthieria para indicar pra um curioso como eu? De preferência que fosse focado em guitarra.

    To procurando um livro que tenha não só dicas, mas também que apresente os fundamentos por trás de determinadas práticas.

    Abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Pepe Le P
    Cara, os livros que tenho são importados, tais como esse:
    Make you own electric guitar - Melvyn Hiscock
    por exemplo.
    Abç

    Pepe Le P
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Como dizia um amigo meu: "para um meio entendedor boa palavra basta"

    Muito grato Bertola!

    Alex Dezel
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Muito legal, vou baixar e ler!

    L.K.R
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Alex Dezel
    Muito legal, vou baixar e ler!

    Eu editava..

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    Boa noite!!!

    Pepe Le P
    Seria esse?
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214767/

    Regras do Fórum Cifra Club
    1. Criação de tópicos
    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário.

    Valeu!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Avaliação de madeiras brasileiras para guitarra