Eric Clapton, O Tópico: Equips, Musicas, Woman Tone e afins

Autor Mensagem
Marciocp
Veterano
# abr/09
· votar


Mais um video ai pra galera curtir!! é muito bom!



nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Marciocp

Rapaz isso é do documentário Nothing But the Blues do Scorcesse, é uma pena que eu nunca tenha conseguido ele com audio em inglês ou com legendas em inglês, só consegui achar ele dublado em alemão, então só da pra entender nas partes que são footages de shows.

Marciocp
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Cara procura em torrent que vc consegue..... da um olhada no mininova que tem o dvd remasterizado do vhs.

flw

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


Marciocp

Cara, esse documentário não chegou a ser lançado em VHS porque o Scorcesse não conseguiu autorização de todo mundo que é citado e mostrado no documentário, que não é só sobre o Clapton, mas sobreo Blues em geral e uma parte de como isso afetou a carreira do Clapton. Não sei se depois chegou a ser lançado em DVD (eu nunca tinha visto)

Eu peguei em torrent ele com dublagem em alemão, mas o MauricioBahia me mandou o link com ele todo em ingês.

conandrade
Veterano
# abr/09
· votar


EU não consigo entender o pessoal que diz que o Eric Clapton é um guitarrista "normal".

Clapton é de longe o guitarrista mais elegante em muitos sentidos. Passa um feeling absurdo em todas as notas... canta pra kct; tem uma voz linda e músicas antologicas. Como guitarrista... é simplesmente exímio e preciso como relógio suíço. Tem uma classe e um vibrato inconfundível e frases espetaculares.

Ao vivo, esse cara soa 5x melhor do que em seus DVDs, CDs, LPs, ou qualquer outro meio sonóro existente. É uma coisa o que sai das cordas elétricas e vocais dele, simplesmente um absurdo.

Dos guitarristas que já teve no mercado, ele é de longe um dos mais importantes e completos no sentido mais amplo musicalmente falando. Compôs riffs, melodias, solos e letras absurdas! Poucos guitarristas tem esse repertório todo!

Só pra lembrar: BLIND FAITH!!! Escutem essa budega antes de fazer um julgamento sobre Clapton.

BJOS!

nichendrix
Veterano
# abr/09
· votar


conandrade
Tem uma classe e um vibrato inconfundível e frases espetaculares.

Sem contar com aquele bend com release de dedo 2 altamente gritado que ele dá que é de arrepiar espinha... hehehehehehe

Marciocp
Veterano
# abr/09
· votar


nichendrix

Bom, eu baixei um torrent aqui, ele é todo em ingles e esta em formato dvd, só que as imagens sao tipo de vhs antigo, saca..rsrs

o nome do video é esse ai mesmo Nothing But the Blues do Martin Scorsese, tem um show do eric clapton e um documentario que passa entre as musicas, tem tb outros mestres que fazem alguns comentarios no video como B. B. King e o Buddy Guy.

abraço

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


Só pra dar um Up, com um video que o MauricioBahia postou em outro tópico:



Clapton passando o bastão pra próxima geração.

Mas enfim o povo gosta do menino aí, e eu queria tocar 10% do que ele toca, mas ainda acho ele SRV demais pro meu gosto, hehehehehehehe

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


E pra não deixar passar uma das melhores parcerias dos ultimos tempos: Eric Clapton, Derek Trucks e Doyle Braham II



nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


Será que já tem algum bootleg dos shows que ele fez esse mês com o Steve Winwood?

GuitarHome
Veterano
# mai/09
· votar


Dos Eric's eu gosto mais do Johnson! Mas sem duvidas nenhuma Eric Clapton é um guitarrista excepcional que tem tudo e mais um pouco!

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


GuitarHome

Eric Johnson é um shreder disfarçado de guitarrista sofisticoso... hehehehe

Ele é bom, meu problema é que vez por outra ele abusa de tocar rápido.

gucrispim
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
pra mim ele eh muito programado, quase um cliche em pessoa kkkk posso ter ouvido errado, mas esse é minha impressão despretensiosa dele.

GuitarHome
Veterano
# mai/09
· votar


nichendrix
Eu não acho... Ele frita MUITO bem com aquele timbre limpo e maravilhoso. Timbre, pegada, musicas e voz sensacionais! Esse cara é um mito na minha opinião, assim como o outro Eric claro.

pra mim ele eh muito programado, quase um cliche em pessoa kkkk posso ter ouvido errado, mas esse é minha impressão despretensiosa dele

Na minha opinião a ultima coisa que ele poder ser chamado é de cliche, mas essa é só minha opinião.


Já ouviram Lonely in the night dele? Caralho, puta musica linda, solos feelentos demais, e voz do caralho.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


GuitarHome

Esse é o grande lance do Eric Johnson, tipo uma hora ele é divino, pra logo em seguida ser só mais um shredder, mmas enfim não tem pra onde, dessa negada que toca na velocidade da luz, ele é de longe o melhor de todos.

É um puta guitarrista e eu gosto muito dele, mas ele tem essa inconstância, de uma hora me levar ao céu com uma musica (em geral as mais lentas e limpas), e na musica seguinte, ser só mais um cara tocando rapido.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Alguém sabe alguma coisa sobre o boato de que o Clapton e o Steve Winwood estão planejando um reunion do Blind Faith?

Chico Tripa
Veterano
# jun/09
· votar


Alguém sabe alguma coisa sobre o boato de que o Clapton e o Steve Winwood estão planejando um reunion do Blind Faith?

Vou assistí-lo dia 13 de junho em Washington, DC!!!!!!!

EC rulezzzzz.

Eric Clapton
Veterano
# jun/09
· votar


Chico Tripa
Vou assistí-lo dia 13 de junho em Washington, DC!!!!!!!

Ivenja =(

MundoGuitarra
Veterano
# jun/09
· votar


Mas e aí? e com relação ao equipamento, mais específicamente aos amplificadores? Consigo me lembrar agora do Fender Champ tweed da década de 50, que ele utilizou para gravar Layla; O Marshall 1962, do Beano; Fender Twin 57' em muitas apresentações. Quê mais?

Parabéns pelo tópico,

abç a todos

Eric Clapton
Veterano
# jun/09
· votar


MundoGuitarra
mais específicamente aos amplificadores?

Ele usou durante um bom tempo um velho music man...Clapton também costuma usar um velho Leslie...

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MundoGuitarra

Os que eu lembro:
Vox AC-30 Top Boost (Yardbirds)
Marshall JTM-45 Combo 30W (reeditado atualmente como Marshall Bluesbreaker).
Marshall JTM-45 Head 100W
Marshall JTM-45 Head 50W
Marshall Super Lead Plexi Head 100W
Fender Dual SHowman Reverb Blackface Head 130W
Fender Champ 1x6 Tweed
Fender Twim Amp 1957 2x12 Combo 40W
Fender Twin Reverb Silveface 2x12 Combo 120W com falantes JBL
Music Man HD-130 Reverb
Marshall JCM-800 2204 Head 100W
Marshall JCM-800 2205 Head 50W
Soldano Super Lead Overdrive Head 100W
Dean Markely 130
Cornell Eric Clapton Custom 80 2x12 Combo 80W
Fender '57 Twin Reissue 2x12 Combo 40W
Fender Showman Blonde Tolex Head
Fender Deluxe Reverb Silverface Combo 22W
Fender Vibroking 3x10 Combo 60W
Fender Bassman 4x10 Combo 45W
Fender Blues Deluxe Combo 40W
Fender Blues Deville Combo 60W
Fender Pro Jr 1x10 Combo15W (Tweed e Woody)
Leslie Speaker (não sei o modelo, mas em geral usa com um head JCM-800)
Caixas 4x12 Marshall, Soldano e Music Man.

Esse foram todos os amps que lembro já ter visto com ele em shows, e participações especiais, quaquer outro que ele venha a ter, aí está além da minha capacidade de lembrar.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Nada sobre o Reunion do Blind Faith mesmo?

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Rapaz, alguém sabe que Firebird de 1 captador é aquela que ele usa no Cream Farewell Concert?

É essa Firebird bem aqui:
http://media.photobucket.com/image/vream%20farewell%20concert%20clapto n%20firebird/gabel1337/ecdetroitoct68.jpg

Não consigo lembrar que modelo é esse de 1 captador só, só os de 2 e 3

Geration_Lespaul
Veterano
# jun/09
· votar


nichehendrix
Cara eu joguei no google e o que eu achei foi isso
Firebird I - One pickup. Combination stud bridge/tailpiece. Chrome hardware.

tinha esses outros modelos:
Firebird II Artist CMT - A limited production instrument from the early 1980s; features a maple top, mahogany body, set mahogany neck, two standard-sized humbuckers, and toggle switches to control active Moog electronic tone controls.
Firebird III - Two pickups, Tune-o-matic bridge and Gibson Vibrola. Chrome hardware.
Firebird V - Two pickups, Tune-o-matic bridge with Maestro "Lyre" Vibrola; reissues feature a stop-bar tailpiece. Chrome hardware.
Firebird VII - Three pickups, Tune-o-matic bridge and Maestro "Lyre" Vibrola tailpiece. Gold hardware.
Firebird Studio - Two standard-sized Alnico humbuckers, Tune-o-matic bridge with stop-bar tailpiece. Chrome or gold hardware. Set neck.
Firebird XII - Two pickups, twelve string non-reversed version on the Firebird.
Non-Reverse Firebird - Collectors' term for a Firebird I, III, V or VII featuring a headstock with the tuners on the bass side, and a body having the bass side horn slightly longer than the treble side horn

Mais acho que esse que eu "negritei" se encaixa mais com o modelo da foto, alias esse unico cap dela seria um p90?

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Geration_Lespaul
Cara eu não conhecia essa Firebird I, somente as Firebird III, Firebird V, Firebird VII, Non-Reverse Body, de cara pensei que era um modelo customizado e por isso nem procurei na internet.

Mais acho que esse que eu "negritei" se encaixa mais com o modelo da foto, alias esse unico cap dela seria um p90?

Cara não são P-90s não, são mini-humbucker, mas ao contrário do modelo usado nas Les Paul e SG Deluxe e outros modelos, os da Firebird não tem parafusos nos polos da bobina principal. Apesar de saber que é impressão minha, as duas vezes que pude tocar numa Firebird (ambas Firebird V, uma Gibson e uma Epiphone que quase comprei), enfim quanto toquei achei que eles tinham um som mais gostoso que os com parafusos como polos das bobinas principal, pra mim eles parecem ter tanto o graves cremosos de um Humbucker quanto os agusos ronronantes de um P-90, algo que nunca vi em uma Les Paul Deluxe, na oportunidade que tive de testar uma, pois elas tem um som bem rasgado, quase gritadas mesmo. Mas a Gibson jura que fora os polos, são iguais.

Geration_Lespaul
Veterano
# jun/09
· votar


AH sim entendi agora, po eu nem sabia que existiam esses mini-humb. E muito interessante tua analise sobre a guitarra, nunca tinha parado pra pensar em como uma firebird "soa", digo qual o tipo de timbre dela, agora ja deu pra ter uma ideia :-)

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Geration_Lespaul

Cara, tem um jeito muito mais fácil, mostrando os dois maiores usuários do modelo, ambos ícones do Texas Blues e pra aproveitar o tópico, ambos tocaram diversas vezes com o Clapton.

Clarence "Gatemouth" Brown - o cara praticamente inventou a maneira de tocar o Texas Blues com guitarra elétrica junto com o T-Bone Walker, ambos são dessa primeira geração de musicos que trocou o acústico pelo elétrico, de uma época em que não existia distinção entre Jazz e Blues.




Johnny Winter - Esse nem precisa apresentar, o cara praticamente inventou a sonoridade moderna do Texas Blues do jeito que conhecemos hoje.



E pra finalizar, um video de um cara testando uma Gibson Custom Shop Johnny Winter Signature Firebird.



nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Só pra constar a diferença entre o Mini-Humbucker duma Firebird e o mini-humbucker tradicional uma Les Paul Deluxe. Apesar da Gibson dizer que a diferença entre os dois modelos de mini-humbuckers não existe, que são feitos da mesma maneira, só mudando os polos e a pick-up cover. Eu vejo uma diferença enorme. Eu sei que é uma ofença a meu tópico botar essas duas aberrações aqui, mas foram os unicos videos que eu achei de pessoas tocando o mesmo estilo de musica numa Les Paul Deluxe e numa Firebird V ... heheheheh


Caralho esse cara usa muito attack no compressor cjega a ficar chato de tanto que dá pra ouvir a palhetada hehehehehehe


Rapaz eu aho esse china chato pra cacete, quanto mais vejo review dele, mas odeio, ele tem o dom de deixar todas as guitarras que eu acho foda com esse som de bicha velha pseudo-stevevaicomalmsteeniana.

Pra salvar o post, aqui vai o som do cara que me levou a querer saber mais sobre as Les Paul Deluxe e de longe o maior icone dessa guitara, além de um grande amigo de Clapton.. . Mr. Pete Townsend (que alguns chamam de Pedo Townsend... hehehehehe).



Konrad
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Sei que você está a falar das Firebird, mas não pude deixar de reparar como o Winter está cansado..... acabado mesmo. Também, passando pelo que passou...

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


brunoliam
Sei que você está a falar das Firebird, mas não pude deixar de reparar como o Winter está cansado..... acabado mesmo. Também, passando pelo que passou...

Rapaz, mas também pudera, o cara abusou muito de alcool e drogas, foi doidão por nuito mais tempo que o resto do pessoal da geração dele. Além de já ser relativamente velho, ele tem 65 anos já, e todos os outros dessa geração, como Clapton, McCartney, e outros estão bem mais conservados. Acho que só o Keith Richards é tão judiado quanto ele.

Agora sobre o video do Tge Who, tem uma peculiaridade, vcs vêm que no fim o Pete Townsend quebra tudo, sai tacando guitarra no chão e o escambau...

Rapaz que época boa da porra, tu comprava uma guitarra dessas bem baratinho, e poida fazer tudo isso, quero ver ele fazer é hoje com o preço que uma dessas está custando... hehehehehehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eric Clapton, O Tópico: Equips, Musicas, Woman Tone e afins