Eric Clapton, O Tópico: Equips, Musicas, Woman Tone e afins

Autor Mensagem
nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


eutento2x
vc faz parte dos U-CC-CV ?


O que é isso?

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


MauricioBahia
Guitarras leiloadas para angariar fundos pro The Crossroads Center, centro de reabilitação fundado pelo Eric:

Acho que está faltando guitarra aí, porque ele leiloou duas guitarras ano passado, as duas pintadas pelo japa que fez a casa nova dele em Londres, uma que ele usa no One More Car, One More Rider e no Concert for George e uma que ele usou no Session for Robert J.

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


eutento2x

rsss verdade...são muitas lendas

Por isso o nic resolveu abrir o post, eu e ele já estavamos injuriando o povo com nossa discusão sobre woman tone, amplis e afins...

abs

MauricioBahia
Moderador
# mar/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


eutento2x
vc faz parte dos U-CC-CV ?
União Centro do Comércio de Café de Vitória - ES ?
hehehe

eutento2x
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
O que é isso?

usuarios compulsivos do Ctrl-C e Ctrl-V
hehehe sem graça

Victorblues
Veterano
# mar/09
· votar


eutento2x
Foi Clapton que fez todos fraseados de Slide deixando todos pensarem que era Duane Allman que estava tocando ali.

O Duane tocou oq afinal em layla?? Aquele slide ñ é dele mesmo..a pegada é delicada demais, suave como a do slowhand. Mas eu nunca soube ao certo oq o duane tocou nessa faixa, nessa e no disco todo.

MauricioBahia
Moderador
# mar/09
· votar


usuarios compulsivos do Ctrl-C e Ctrl-V
eutento2x
A sim... Mas eu indiquei a fonte abaixo da listagem e não coloquei os preços. Na verdade eu copiei, colei no Word, Separei 1 coluna da tabela, dei uma ajustada, numerei e colei aqui no tópico. Não foi tão óbvio assim. :-)
Abs

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


MauricioBahia

Foi um serviço de utilidade pública, hhehehehehehehehe, nem eu sabia que ele já tinha leiloado tantas. Na biografia ele diz que ainda tinha mais de 150 guitarras.

Victorblues

Cara, a noite, se tu me lembrar eu te digo, eu tenho a caixa de comemoração de 20 anos do Layla and other assorted love songs, nela, entre outras coisas tem o mapa de gravação que diz quem tocava o que em cada canal e alguns dos ajustes. Vm também com mais 2 cds, um de takes alternativos e outro só com Jams com a Banda, duas delas com o Duane.

Mas uma coisa eu lembro com certeza, em Layla os Slides são do Allman, inclusive o Riff estava incompleto quando o Allman foi tocar nos ensaios e eles teve a idéia durante uma das Jams depois de tirar um dos improvisos do Duane Allman.

Penta_Blues
Moderador
# mar/09
· votar


Boa tarde!!!

nichendrix
Até onde eu saiba, só o braço e o Mid-Boost é feito sob encomenda,
Então a guitarra é feita pra ele, não é não?!...rs. Além destes ítens, tem a pintura personalizada tb.
Independente disso, Clapton é sem dúvida um Ícone não só na guitarra como em experiência de vida.
Valeu!!!

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Penta_Blues

Cara, eu não diria que é feita pra ele, porque a Fender tem modelos feitos tanto com braço V shape, quanto com Mid-Boost, os que ele usa são mechidos, já que ele preferia o Braço V-Shape original, e por sugestão de um dos Masterbuilders da Fender, ele testou um Smooth V-Shape e gostou que é um V-shape com a curvatura menos acentuada, esse braço é opcional nas guitarras da Fender Custom Shop com braço V-Shape... logo acredito que não seja feito exclusivamente pra ele.

No caso do Mid Boost, realmente existe uma modificação que é a pedido dele, já que o Mid-Boost usado pelas Fender de série só dá 15db de ganho e a dele dá 25db.

No caso da pintura, elas não são feitas pela Fender e sim por um artista plástico e arquiteto japonês, que é amigo dele chamado Hiroshi (, não lembro o sobrenome, ele comenta isso na biografia dele, e vive falando dele). Esse mesmo cara projeta os palcos, decora as casas dele e inclusive projetou uma delas, e até o visual dele muitas vezes tem sugestões do cara.

Meu argumento, não é que elas sejam ou não de série, pra mim elas são e não são. Já que ele faz com elas o que fez com a Blackie, elas são guitarras montadas a partir de componentes de várias guitarras de série.

Pois fora o Mid-Boost, todo o resto é aproveitado de alguma guitarra pré-existente na linha da Fender e sem sofrer nenhuma modificação, apenas o circuito ativo do boost de médios que é feito sob encomenda pra ele e se você pensar que hoje existem Mid-Boosts pra vender que dão 25db, é capaz de até isso ser só comprado de série de alguma fábrica de componentes.

Mas enfim o Clapton é o Clapton até tocando numa guitarra da Tonante heheheheh

nichendrix
Veterano
# mar/09 · Editado por: nichendrix
· votar


eutento2x
so que li um comentario do youtube onde a unica musica que Duane Allman não participou foi justamente 'Anyday'
foi Clapton que fez todos fraseados de Slide deixando todos pensarem que era Duane Allman que estava tocando ali.


Na verdade o Duane tocou os Slides dessa musica, tanto segundo os créditos do disco, quanto no livro que conta história das gravações que vem na edição de 20 anos do disco, quanto nas cópias das planilhas de mixagem e masterização que foram usadas durante as gravações e que também vem nessa edição.

Na de Anyday diz que o Take 1 o canal 4 foi usado pelo Clapton para gravar as bases, no canal 3 aparece o nome Guitar (Lead) e o nome Eric riscado e substituido por Duanne, o que significa que a participação dele parece ter sido de ultima hora.

Victorblues
Foi Clapton que fez todos fraseados de Slide deixando todos pensarem que era Duane Allman que estava tocando ali.

O Duane tocou oq afinal em layla?? Aquele slide ñ é dele mesmo..a pegada é delicada demais, suave como a do slowhand. Mas eu nunca soube ao certo oq o duane tocou nessa faixa, nessa e no disco todo.


Na verdade o Duane tocou em praticamente todas as musicas menos as 3 primeiras que eram I Looked Away, Bell Boton Blues e Keep on Growing.

Nas planilhas de gravação você vê que algumas musicas tiveram versões gravadas sem o Duanne primeiro, mas que depois foram refeitas para incluir ele, como Nobody Knows When You're Down and Out, Have You Ever Loved a Woman, Tell the Truth e a inacabada Tender Love.

A história do livreto que vem com a Edição de 20 anos conta que dizem que depois das 3 primeiras musicas do disco o Clapton travou e não conseguia continuar a gravação, ficando insatisfeito com todas as musicas que gravava, e foi ver um show do Allman Brothers (ainda pouco conhecido) só pra desopilar, e se impressionou com o Duanne Allman e chamou ele pra aparecer no estudio. O Duanne passou quase uma semana morando com o Clapton e a banda dele.

Durante essa semana, eles regravaram o disco praticamente inteiro, e ainda tiveram tempo de fazer diversas Jams, duas delas entraram pro CD2 da edição de 20 anos, uma com 12 minutos e uma com 18, ao todo esse cd tem 12 Jams 3 sem o Duane e 2 com ele.

E por essas Jams dá pra perceber claramente que o timbre usado no disco é o timbre do Duane, que usava um Marshall JTM de 50W, infinitamente mais sujo que os Amps Music Man e Fender que o Clapton usou nas gravações desse disco.

Agora pra mim nada supera a versão eletro-acústica de (When The Things Go Wrong) It Hurt's Me Too, que tem somente o Duane e o Clapton tocando, sem o resto da banda.

Eric Clapton
Veterano
# mar/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Quem quiser saber algo impressionante gravado por Clapton, baixem ai no link o show do "Cream Live At Grande Ballroom" de 1967, na minha opinião, o melhor show da história com várias improvisações que passam dos 15 minutos....

http://croz.fm/files/cream_detroit_mi_oct_15_1967.php

Algo sobrenatural... Agora eu entendi porque ele era chamado de deus e pq Hendrix o idolatrava...

Eric Clapton
Veterano
# mar/09
· votar


Garanto que poucos, muitos poucos conhecem este álbum, mesmo os mais fanáticos.

Eric Clapton
Veterano
# mar/09
· votar


Abaixo, o set up na época do Cream:

http://guitargeek.com/rigview/427

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Murillo Wendel
Garanto que poucos, muitos poucos conhecem este álbum, mesmo os mais fanáticos.

Cara eu conheço esse bootleg porque meu tio tinha ele em vinil, mas eu era muito novo e nunca parei pra prestar muito atenção naquela época, depois roubaram da casa dele, mas faz muuuuuuuuuiiiito tempo que não ouço falar dele... e foi até bom você ter postado, é mais um bootleg pra minha coleção... hehehehhehe

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# mar/09
· votar


Nossa, belo topico.
Clapton sempre foi uma grande influencia pra mim
ontem comprei o "From the Craddle"

coloquei ele pra tocar, primeiros 5 segundos, eu soltei um
"Caralh*!!!!"

hahahaha matador o cd! timbre espetacular, e o clapton tocando dispensa comentarios!!

alguem ouviu o Cream live at royal albert hall 2005? akela reuniao la..
eh bom??

abçs

eutento2x
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
Na verdade o Duane tocou os Slides dessa musica

eu falei pra vc que tinha lido aquilo no youtube e realmente não da pra confiar muito no que as pessoas falam por ali, youtube é muito bagunçado mesmo

agora vi tambem que no wikipedia consta que foi Eric Clapton quem fez todos os Slides de 'Anyday'

no wikipedia ta tudo em inglês, mas da pra entender um pouco
procure pela palavra exception na pagina ela é a unica 'exception'

One (slight) exception to this was the song "Anyday," in that the original slide-based rhythm guitar from the album is done by Eric Clapton

realmente como ja falado existe muita lenda em torno desse album

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
alguem ouviu o Cream live at royal albert hall 2005? akela reuniao la..
eh bom??


Não é bom não, É PERFEITO...heheheheheheheheh

agora vi tambem que no wikipedia consta que foi Eric Clapton quem fez todos os Slides de 'Anyday'

Cara aqui vai o paragrafo inteiro da Wikipédia:

"Eric Clapton's 2006-2007 Tour set list featured many songs from "Layla and Other Assorted Love Songs" with slide guitarist Derek Trucks recreating Duane Allman's slide guitar parts. One (slight) exception to this was the song "Anyday," in that the original slide-based rhythm guitar from the album is done by Eric Clapton -- with the impressive solo and secondary rhythm guitar coming from Duane Allman. The songs performed on the 2006-2007 Tour were:"

A parte em negrito diz: "Uma (pequena) excessão é a musica Anyday, uma vezque as partes de guitarra ritmica com slide do disco foram executada por Eric Clapton -- Com o solo impressionante e guitarra ritmica secundária sendo executadas por Duane Allman. "

Como disse os slides do solo e a base secundária dessa musica foram feitas pelo Duane Allman, e não pelo Clapton, que executou somente a base principal, que também usa slide, e tem a sonoridade mais limpa que as partes do Duane.

Outra coisa interessante de ver as planilhas de gravação é ver que o tecnico de gravação deles escreve o nome do Duane Allman errado toda santa vez, ele sempre escreve Duanne.

eutento2x
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
6 dias atras olha o mestre EC com o ABB DT nos Slides

Why Does Love Got to Be So Sad? ABB & Eric Clapton at Beacon 19, Março 2009



Eric Clapton
Veterano
# mar/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Pra quem quiser "saborear" o som do Cream "Live at Grande Ballroom" antes de baixar, aqui vão dois sons só pra dar um exemplo da maestria:

Stepping Out



Tales Of Brave Ulisses



Eric Clapton
Veterano
# mar/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Lembrando, esses sons são de 1967!!!!!!!!!!!!!

Eric Clapton
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
Cara eu conheço esse bootleg porque meu tio tinha ele em vinil, mas eu era muito novo e nunca parei pra prestar muito atenção naquela época, depois roubaram da casa dele, mas faz muuuuuuuuuiiiito tempo que não ouço falar dele... e foi até bom você ter postado, é mais um bootleg pra minha coleção... hehehehhehe


Quando eu achei esse album, sem brincadeira, demorei uns 5 minutos pra me recuperar depois de tê-lo escutado inteiro, de inicio recusei-me a acreditar de que fosse o Eric Clapton...

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Murillo Wendel

Deixe quieto que este eu vou saborear mais a noite, quando chegar, e antes de dormir pra ninguém interromper.

Eric Clapton
Veterano
# mar/09
· votar


nichendrix
Deixe quieto que este eu vou saborear mais a noite, quando chegar, e antes de dormir pra ninguém interromper.

Na minha opinião, a melhor faixa deste album é "Spoonful", com mais de 20 minutos de viagem... o.O

Eric Clapton
Veterano
# mar/09
· votar


Já que neste tópico, a amizade de Hendrix e Clapton foi bastante citada, eu pesquisei uns vídeos em que ocorrem homenagens mútuas!!

Primeiro, alguns vídeos de Hendrix homenageando seu amigo Clapton com várias versões do clássico "Sunshine Of Your Love":

Versão de estúdio:



No Live Stockholm '69



Agora no programa "Lulu Show", em que Hendrix para subitamente de tocar "Hey Joe" e começa com os riffs de "Sunshine Of" Your Love" indicando ao Cream!! \o/



Eric Clapton
Veterano
# mar/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Agora é a vez do Slowhand homenagear o mestre Hendrix.

Esta é a versão de estúdio do Derek and The Dominos (1970) com o grande Duane Allman tocando "Little Wing"



Já está é uma outra versão de "Little Wing" só que ao vivo no mesmo ano (1970) com o Clapton fazendo com que seu Wah Wah fique em prantos!! =D



Agora, esta é uma versão ao vivo de 1999 com a Sheryl Crow e um belo duelo de Sax e guitarra:



Já esta versão de "Little Wing" também ao vivo, só que em 12 de Setembro de 2006 com Doyle Bramhall II and Derek Trucks, na minha sincera opinião a mais bonita de todas...



Esta é a versão "nervosa" de estúdio de "Burning Of The Midnight Lamp", onde Clapton sola e canta perfeitamente no album tributo ao Hendrix: 'Power Of Soul: A Tribute To Jimi Hendrix'.



E para finalizar, a versão de "Voodoo Chile" com outra lenda, Stevie Winwood:

Parte I



Parte II



alele
Veterano
# mar/09
· votar


hoje abri o site da gibson e la estava um artigo sobre o woman tone:

http://www.gibson.com/en-us/Lifestyle/ProductSpotlight/Tone-Tips/how-t o-get-claptons-classic/

Eric Clapton
Veterano
# mar/09
· votar


alele

Aqui ele explica detalhadamente como conseguir o "woman tone"



Floydniaco
Veterano
# mar/09
· votar


Mt bom topico!

Me deu vontade de ler a biografia dele , amanha compro!


A internet é uma davida mesmo!
olha qnt coisa agente tem em mãos!

mt bons os videos!!!



abçsss

nichendrix
Veterano
# mar/09
· votar


Murillo Wendel

Rapaz essa Voodoo Chile tá show... engraçado que o Steve Winwood foi quem deu pro Clapton a idéia de tocar com Strato, tanto que junto com as 3 guitarras que ele usou pra montar a Blackie, ele comprou outras duas, uma pro Pete Townsend e outra pro Winwood.

Agora eu queria saber qual a do Clapton com esse tapete persa, desde os tempos do Cream ele toca com um tapete persa no palco e vcs já notaram que ele raramente sai de cima do tapete?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eric Clapton, O Tópico: Equips, Musicas, Woman Tone e afins