Eric Clapton, O Tópico: Equips, Musicas, Woman Tone e afins

Autor Mensagem
Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
acho que rola um AB Box no meio pra escolher qual caixa ele vai usar na hora.

Ah, tá explicado então!

As vezesele usa o JCM só com a Leslie.

Deve ficar um timbre bem tesudo.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Murillo Wendel
Deve ficar um timbre bem tesudo.

Assista o One More Car, One More Rider, que vc descobre... hehehehehhehe

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Hehehe..está falando de "River of Tears" ???

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Murillo Wendel

Também, o JCM é usado tanto pros timbres de chorus e vibrato da Leslie quanto pela maioria das distorções dos solos, ao menos as mais "pesadas".

conandrade
Veterano
# jul/09
· votar


To me segurando pra não falar nada repetido aqui... mas não tem jeito não.

Eric Clapton é realmente um lord na guitarra.
Toca com muita simplicidade, objetividade... sempre dizendo alguma coisa. Pra mim, é um desses 'de outro mundo', muito além de pirotecnias, técnicas mirabolantes etc e tal.

Antes de começar a tocar, no auge dos meus 10/11 anos de idade, já gostava das músicas POP dele como Tears In Heaven. E essa música pra mim era sinônimo de EC. Meu deus, como estava enganado...

Numa viagem a Teresópolis, meu irmão botou o From the Cradle pra tocar e não acreditei que era o mesmo músico. Tamanha voracidade ao cantar ("I got the Blues... Before Sunrise!!"); tamanha agressividade ao solar (Five Long Years)... enfim. Que álbum!!!. Dias depois, estava vendo Saturday Night Live e era ele quem ia fazer a participação musical. Ele tocou Five Long Years com uma Fender branca e "I´m Tore Down" numa Gibson... parecia a 335, não lembro com exatidão... lembro que o som era um absurdo.

Enfim. Aquilo marcou o Eric Clapton pra mim e apagou o rótulo de músico POP que eu cultivava sobre ele.

A partir daí conheci Cream, Blind Faith, Derek And The Domino's e Yardbirds.

Bom... quando ouvi Crossroads gravado ao vivo, em um show que ele toca com aquela SG/Les Paul psicodélica dele, entendi perfeitamente o rótulo de "Guitar God" que deram pra ele. Por mais fácil que possa parecer tirar solos de Eric Clapton, é praticamente impossível tocar com tamanha simplicidade e objetividade que ele tem.

Pra mim, é um dos principais, ao lado de Hendrix, Jeff Beck e Jimmy Paige.

Abs

conandrade
Veterano
# jul/09 · Editado por: conandrade
· votar


nichendrix
Murillo Wendel
Deve ficar um timbre bem tesudo.

Assista o One More Car, One More Rider, que vc descobre... hehehehehhehe

-

Fui no show aqui no Rio e posso dizer que Ao Vivo é aquilo no DVD elevado a décima potência.

Digo o mesmo da voz dele.

Aliás, um fato curioso nesse show. Meu irmão mais velho era apaixonado por guitarras como a Les Paul. Pra ele, o Humbucker era insuperável. E nesse dia, quem abriu o show deles foi o Frejat, com cada guitarra mais absurda que a outra. Inclusive uma LP Custom que fez meu irmão me encher o saco durante o show inteiro dizendo "só quero ver aquela Fender do Clapton agora..."

Pra que que ele foi brincar... hehe
Quando o cara entrou no palco... a 'potência' do som, ou de repente a 'magnitude' daquilo, simplesmente foi o suficiente pra meu irmão, por contra própria virar e dizer... "ta bem... desculpa..." hahah!

Foi um POOTA show. Que saudade...

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


conandrade

Inveja... =(

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


Se um dia ele resolver vir para o Brasil, eu juro que largo até meu emprego, mas eu vou!!

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


conandrade

Cream, Blind Faith, Derek And The Domino's e Yardbirds.

Você precisa conhecer ainda: The Roosters, John Mayall and The Bluesbrakers With Eric Clapton, Delaney and Bonie e The Dirty Mac, todas surper bandas no estilo "relâmpago" que o Clapton participou.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


conandrade
Fui no show aqui no Rio e posso dizer que Ao Vivo é aquilo no DVD elevado a décima potência.

Rapaz, meu tio vive me dizendo a mesma coisa, minha mãe e os irmãos dela já viram todos os shows que eu queria ter visto na vida, de Led Zeppelin a Pink Floyd, de Pauul McCartney a Eric Clapton, de B.B. King a Barney Kessel... desde o Rock In Rio I, que minha mãe foi ver o show do Queen e me levou junto porque não achou uma babá pra mim (eu tinha 4 anos), eu já fui pra muito show, mas ainda estou muito atrás deles. Todo domingo a gente vê um show durante o almoço na casa da minha avó, e vem aquela conversa de lembra daquele show que a gente foi. Ainda bem que eles não tem idade pra ter visto Beatles, pq se tivessem visto eu pulava da ponte... hehehehhe

Meu irmão mais velho era apaixonado por guitarras como a Les Paul. Pra ele, o Humbucker era insuperável. Inclusive uma LP Custom que fez meu irmão me encher o saco durante o show inteiro dizendo "só quero ver aquela Fender do Clapton agora..."

Cara é foda, especialmente pq aquela stratinho é feita pra imitar o woman tone dele... então Humbucker nem faz falta.

conandrade
Veterano
# jul/09 · Editado por: conandrade
· votar


Murillo Wendel
Bem verdade o que vc disse! Conheço pouco dos que vc citou, mas já tiveo prazer de conhecer Delaney and Bonnie e John Mayal & The Bluesbreakers! Nesse fds vou fazer essa busca! :) vlw!

nichendrix
Nem me fala de Rock n Rio 1 e 2.
Aqui comigo é a mesma história! hahaha

Não posso me queixar muito não. Dos 4 guitarristas que mais gosto, tive a oportunidade de ver 2. Eric Clapton e Jeff Beck, no MAM. Do Jeff Beck só posso dizer que foi mais ou menos um milágre de tão incrível que foi aquilo e foi o primeiro show de verdade mesmo que fui na vida (1998, com Wayne Shorter depois dele). O do Clapton acho que já deixei bem claro.

No mais... perdi Ozzy (dizem que é um show fantástico tb), perdi Robben Ford, Deep Purple, Roger Waters... enfim...

Mas fui no Buddy Guy, Vernon Reed + Romero Lobambo, Joe Satriani...

Não vou reclamar não! hahah!
Abs!

obs: tu és do RJ nichendrix?

Victorblues
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Cara é foda, especialmente pq aquela stratinho é feita pra imitar o woman tone dele... então Humbucker nem faz falta.

Para eu que sou fanático pelo Bluesbreakers, Cream, Blind Faith e Delaney...o humbucker faz falta sim..rsss

LP 58 ou 59 (agora não sei o ano) ligada no jtm45, SG The Fool, ES335 nos plexi.... era sensacional.

A minha strato preferida é a brownie!! A blackie é foda mas era anos 80 né!!

OBS: sou um strateiro infiel...rsss

abraços meu velho!!!

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


conandrade
Nem me fala de Rock n Rio 1 e 2.

Cara, nem me fale, eu fui pro 1 com 4 pra 5 anos de idade, nem lembro de quase nadanada além da hora que meu pai quase me derrubou dos ombros dele quando o Freddie Mercury entrou com a bandeira do Brasil cantando We Will Rock You, e lembro mais do medo de cair do que da musica especificamente, enfim eu nem entendia nada do que estava acontecendo... hehehehe... também lembro da minha mãe gritando feito uma doida na hora que começou a cantar We Are the Champions... aliás esse é a unica letra do Queen que eu nunca esqueço nenhuma parte de tanto que ela cantava quando eu era pequeno.

Mas se isso serve de consolo, fui aos 3 Rock in Rio, hehehehehe.. 4, 10 e 21 anos... hehehehehehe

obs: tu és do RJ nichendrix?

Cara eu morava aí quando era pequeno, mas não sou daí não.

Victorblues
Para eu que sou fanático pelo Bluesbreakers, Cream, Blind Faith e Delaney...o humbucker faz falta sim..rsss

Rapaz, fazer até faz, mas a Signature dele foi feita pra dar o som basico do Woman Tone sem ter que usar uma Gibson... mas pra mim que sou um Gibson Man... It's Got to be a Gibson... hehehehehhe

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
Signature dele foi feita pra dar o som basico do Woman Tone sem ter que usar

Eu estava vendo uns vídeos recentes dele, e percebi que agoara ele está usando uma Strato de cor azul clara bem vintage!!! Esse é o Clapton!!! =)

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Murillo Wendel
Eu estava vendo uns vídeos recentes dele, e percebi que agoara ele está usando uma Strato de cor azul clara bem vintage!!! Esse é o Clapton!!! =)

Ele faz sets de 3 ou 4 guitarras, fica 2 anos e depois leiloa pra arrecadar fundos pra Fundação Crossroads.

Eric Clapton
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix

Uma que eu achei linda demais foi a Crash III.

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


Murillo Wendel

Essa é da série pintada pelo Hiroshi.

conandrade
Veterano
# jul/09
· votar


nichendrix
é... não me consola em nada! hahahaha!
queria muito ter visto Queen, ACDC, enfim...

agora... rock in rio 3 foi um dos que tive a oportunidade de ir e não me arrependi NADANADA de nao ter ido! os outros dois é outra história :)
-
Victorblues
Para eu que sou fanático pelo Bluesbreakers, Cream, Blind Faith e Delaney...o humbucker faz falta sim..rsss

putz... comigo é o contrário! gosto pra caramba dos soms dele de humbucker; mas acho que ele extrai mais timbres fodas do single! :P mas é gosto mesmo, tem jeito nao heheh


Murillo Wendel
Uma que eu achei linda demais foi a Crash III

*.* :P

nichendrix
Veterano
# jul/09
· votar


conandrade
agora... rock in rio 3 foi um dos que tive a oportunidade de ir e não me arrependi NADANADA de nao ter ido! os outros dois é outra história :)

Cara, eu não lembro quase nada do 1, fora o meu medo de ficar no chão e minha mãe, meu pai e meus tios ficando doidos, não lembro quase nada.

Agora do 2 eu lembro e não gostei muito da infra-estrutura não, teve confusão em praticamente todos os dias que fui, eu fui nos dias 18, 19, 23, 25, 26, o dia 23 foi o dia que mais teve confusão, nos outros foi mais tranquilo, mas mesmo assim era gente demais e lugar de menos. Sair pra comprar algo pra comer ou pra beber era praticamente uma aventura a parte.

No fim eu não gosto muito de festivais, porque mesmo o Hollywood Rock que era mais organizado também era uma zona, tu passa o dia todo no show, morrendo de cansado e qualquer coisa que vá fazer é uma guerra, de ir ao banheiro à achar um lugar que preste pra sentar a bunda e descançar as pernas.

Prefiro shows mais curtos, pra mim a melhor organização que já vi em show grande, no Brasil foram os shows dos Rolling Stones, é outro mundo a organização, tanto o Voodoo Lounge no Rio quanto o Bridges to Babylon em São Paulo foram nota 1000 nesse quesito.

Eric Clapton
Veterano
# ago/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


nichendrix

Saca só os solos de Derek Trucks, Warren Haynes e Eric Clapton no Show com os Allman Brothers Band no dia 20/03/09 na música "In Memory of Elisabeth Reed"

Sem comentários... Clapton estava possuído!! Só pode!!!





Eric Clapton
Veterano
# ago/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Nesse show com o Allman Brothers Band, Clapton é um homem de 65 anos se sentindo com 20 anos! Não é possível!! \o/

"Little Wing"



"Stormy Monday"





"Layla"



E pra fechar, uma versão arrasadora de "Why Does Love Got To Be So Sad"



Eric Clapton
Veterano
# ago/09
· votar


Lembrando que este show foi realizado em março deste ano!!!

O velho está 100% em forma!!! =D

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Murillo Wendel

Cara o Derek Trucks tb tá endiabrado em In Memory of Elizabeth Reed, agora fora os dois o Greg Allman tb deu um show no Hammond, muito foda o improviso dele, infelizmente o Harren Haynes demorou a se empolgar.

Agora por uma cagad do destino, eu mandei reformar minha Strato edição japonesa reedição da '57, e ela vai ser pintada de novo exatamente nessa cor da que o Clapton está (Sonic Blue), e mandei dar um acabemendo Relic Medio nela.

Foda q não sabia que ele tava usando essa cor, e no instinto botei a guitarra pra ficar visualmente quase igual... hehehehehehe

nichendrix
Veterano
# ago/09
· votar


Murillo Wendel
Caralho essa Layla e esas Little Wing estão fodas... o Riff de Layle é a maior contribuição do Duane Allman pra o repertório do Clapton, rapaz bendito o dia que essa parceiria aconteceu.

Eric Clapton
Veterano
# ago/09
· votar


nichendrix

Eu gostei bastante do timbre do Haynes e do Clapton!!! O timbre do Trucks eu achei sujo demais pra usar o slide.



Agora por uma cagad do destino, eu mandei reformar minha Strato edição japonesa reedição da '57, e ela vai ser pintada de novo exatamente nessa cor da que o Clapton está (Sonic Blue), e mandei dar um acabemendo Relic Medio nela.

Foda q não sabia que ele tava usando essa cor, e no instinto botei a guitarra pra ficar visualmente quase igual... hehehehehehe



Vai ficar foda hein!! Essa cor é muito, mas muito vintage!

Eu curti muito esse azul, mas eu achei que se chamava "Blue Daphne" \o/

Caralho essa Layla e esas Little Wing estão fodas... o Riff de Layle é a maior contribuição do Duane Allman pra o repertório do Clapton, rapaz bendito o dia que essa parceiria aconteceu.


Eu acho que o Derek Trucks uma cópia fiel de Duane! Talvez seja por isso que o Clapton o contratou para ser seu side man. Pra relembrar os bons tempos!

nichendrix
Veterano
# ago/09 · Editado por: nichendrix
· votar


Murillo Wendel
Eu gostei bastante do timbre do Haynes e do Clapton!!! O timbre do Trucks eu achei sujo demais pra usar o slide.

Cara, pra mim não está tão ruim, porque é o mesmo timbre de Marshall de 50W sujaço do Duane Allman, o Duane tocava absurdamente sujo, tanto que o Dikey Betts preferia amps de 100W (normalmente Marshalls) pq podia limpar mais, já o Duane preferia 50W (em geram também Marshalls), pq podia sujar mais... heehehehehe

Eu curti muito esse azul, mas eu achei que se chamava "Blue Daphne" \o/

Cara, o Daphne Blue e o Sonic Blue são virtualmente a mesma cor, Em uma escala de azul e branco o Daphne seria algo como 40% de azul e 70% de brancos e o Sonic uns 10% a menos de azul. Por isso essa cor azul beeeem clarinha. Como o Sky Blue das Fender atuais.

Eric Clapton
Veterano
# ago/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


nichendrix
Cara, pra mim não está tão ruim, porque é o mesmo timbre de Marshall de 50W sujaço do Duane Allman, o Duane tocava absurdamente sujo, tanto que o Dikey Betts preferia amps de 100W (normalmente Marshalls) pq podia limpar mais, já o Duane preferia 50W (em geram também Marshalls), pq podia sujar mais... heehehehehe

Eu gosto do timbre que Duane tirava com o slide, mas mesmo assim, slide deve ser tocado com o timbre mais ou menos limpo, estilo Ry Cooder ou o melhor de todos Johnny Winter!

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


Murillo Wendel: O velho está 100% em forma!!! =D

Um milagre!!!

Abs

Eric Clapton
Veterano
# ago/09
· votar


MauricioBahia

Eu acho que o tempo pra ele não é nada...

MauricioBahia
Moderador
# ago/09
· votar


nichendrix

haha! Quero ver se vc sabe tudo mesmo sobre o cara: qual a altura do Clapton? Não vale Wikipedia hein...

Murillo Wendel

O cara nem parece que quase morreu de overdose e se drogou durante anos... Incrível!

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eric Clapton, O Tópico: Equips, Musicas, Woman Tone e afins