como melhorar o som de uma shelter com caps fender?

Autor Mensagem
Philipi
Veterano
# fev/09
· votar


wiiv1262

Cara 500r$ uma Fender, você tem olho bom para achar guitarra Boa e barata em.

Zero Zen
Veterano
# fev/09
· votar


MauricioBahia

Vc concorda que uma guitarra feita em luthier pode ser comparada a uma Fender ou Gibson?

Possível é ! Mas vai depender não só da capacidade do artesão com a construção propriamente dita, assim como sua capacidade em conseguir uma matéria prima de qualidade. Aí entra a questão de preço. Quanto vai custar o produto final ? Será mais cara ou mais barata que uma original ? Será melhor, pior ou igual ? Ela vai ter o mesmo valor de revenda ?

MauricioBahia

Mas o que estou tentando colocar aqui neste tópico é que é possível ter uma guitarra profissional a partir de um material não tão "espetacular".

Sem dúvida. O problema é que o conceito de profissional é um tanto elástico. Basta que um músico profissional (que trabalha tocando) use uma e ela será um instrumento pro. Mas a verdade é que uma SX, "out-of-the-box" deixa a desejar em alguns aspectos, que, evidentemente, podem ser corrigidos por um luthier ou por um guitarrista mais hábil.

Mas é um instrumento bem satisfatório, principalmente pelo preço.
Das minhas cinco stratos ela é a que veio mais desajustada, mas devo dar um desconto, pois foi a mais barata delas.

rsf

entendo a sua preocupação, mas acho que tão importante quanto não "alimentar" essa mistica, é não produzir equivocos no sentido oposto..como, por exemplo, dizer que uma guitarra universalmente reconhecida como um bom instrumento musical é igual a uma que a qualidade vai depender da sua sorte....

Ponto para você ! É que muita gente não admite possuir um instrumento de qualidade inferior (no sentido de não ser tão boa) e se vê obrigado a dar um "up" na sua guitarra. Como eu disse acima, a partir de um certo momento, o acréscimo de preço que você paga pelo instrumento não se traduz numa diferença muito palpável ou visível. As vezes são apenas detalhes mínimos e/ou estéticos que podem não fazer diferença a primeira vista, mas que ao longo do tempo a gente aprende a dar valor. Trastes alinhados, bem coroados, polidos e arredondados nas bordas, uma pestana bem cortada, saddles de material adequado e sem rebarbas, um instrumento bem balanceado, etc...

T+.

GuitarHome
Veterano
# fev/09
· votar


Curly
Cara que eu saiba as shelters FST62 as antigonas pelo menos são construidas em 3 peças não é não?
E eu concordo com o que você disse também, acho que rola meio um "psicológico" ao tocar numa Fender e numa Shelter com caps e ferragens iguais a da Fender, pelo nome e tals.

wiiv1262
Veterano
# fev/09
· votar


GuitarHome
é...tbm acho que rola um "psicologico" ai...
mas então tem jeito de deixar uma shelter parecida com uma fender?

MauricioBahia
Moderador
# fev/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Vc concorda que uma guitarra feita em luthier pode ser comparada a uma Fender ou Gibson?

Possível é ! Mas vai depender não só da capacidade do artesão com a construção propriamente dita, assim como sua capacidade em conseguir uma matéria prima de qualidade. Aí entra a questão de preço. Quanto vai custar o produto final ? Será mais cara ou mais barata que uma original ? Será melhor, pior ou igual ? Ela vai ter o mesmo valor de revenda ?


Zero Zen

Bom, estou satisfeito com o fato de vc concordar. Se vale a pena ou não, aí é outra questão.

Abs

wiiv1262
Veterano
# mar/09
· votar


Voltando ao assunto principal do topico...
Vale a pena ou nao comprar uma shelter sx e "tunar" ela para ficar parecida com um fender?
Abrço!

MauricioBahia
Moderador
# mar/09
· votar


wiiv1262
huauhauha. Desculpa cara... Zoei seu tópico todo! Olha, quem pode te responder isso com respaldo profissional é o Bertola ou Seiji! Posta lá no tópico fixo deles que vc terá sua resposta em questão de horas...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/196741/p63

Abs

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar


wiiv1262
Vale apena e muito, e ainda se você gastar com captadores caros e se arrepender você os tira e põe em outra guitarra, mesma coisa com as tarraxas e com a ponte, ainda mais se você pagou barato por ela, outra guitarra que vale apena tunar é a Shelter nashville, o Basswod dela é de qualidade razoável (se você escolher bem a guita na loja), Dizem que Basswood (se for bem tratado) é a madeira que tem a sonoridade mais semelhante ao Mogno, assim sendo uma ótima madeira para Lês Paul, aew você pede para alguém que entenda te recomendar uns captadores BONS&BARATOS, por uns 100 você tuna uma,eu compraria uma sunburst tabaco colocaria captadores pretos sem a capinha, retiraria o escudo e amarelaria no café o suportezinho dos captadores(aquele quadradinho branco nem sei o nome direito), trocaria os trastes por uns de aço inox, hidrataria a escala(vem muito seca), com óleo de limão, arrumaria o nut que vem todo tronxo,iria tornar-se uma ótima guitarra e ao todo sairia uns 650 que poderiam ser parcelados em 10x de uns 67 aqui na Multisom , trocar tarraxas nem sempre é necessário você tem que enrolar as cordas nas tarraxas de um jeito bom, coloca no Youtube, How to String a Guitar, vai aparecer uns metodos para a guitarra não desafinar, eu tenho uma ShelterCalifornia(toda original), e dou aqueeeelas alavancadas e não desafina nadinha, e olha que a ponte da minha Shelter está bem altinha.

binotes
Veterano
# mar/09 · Editado por: binotes
· votar


Amigo fiquei na duvida se vc realmente está contente com sua guitarra.

Claro que existem muitos nomes e tipos nomercado, a shelter não é uma Fender e nunca vai ser, vc pode trocar o braço e td mais.

Eu tenho uma tagima Classic das antigas, faz uns 8 meses gastei R$ 400,00, Reforma e alinhamento geral, de peças troquei os trastes, e por sorte meu irmão que tem uma Fender trocou os captadores por outros melhores e me deu de presente os originais da Fender americana que tambem inclui no pacote. (O luthie foi o Edmar Luighi)

Não me desfaço desta Guitarra de geito nenhum, ficou Show de bola som encorpado, boa pegada, etc...

Pretendo comprar outra guitarra, em outro estilo talvez uma Gibson linha Gio mesmo só pra ter uns Humbuquers e uma floyd e um timbre diferente.

vlw.

ophius
Veterano
# mar/09
· votar


Curly

Preciso falar com vc a respeito de captação MIDI( sobre GK´s, GR´s, VG´s, etc)


alex_fsr no hotmail.

Agradeço ae!

Abraço

wiiv1262
Veterano
# mar/09
· votar


MauricioBahia
q nda...é topico...é pra falar mesmo...auhauhah!!
ok...vlw...!!
Abrço!

wiiv1262
Veterano
# mar/09
· votar


Philipi
é caraa..hehee
a minha eu tbm acho que valeu a pena...
e esse negocio de hidratar a escala com oleo de limao eu nao sabia nao...auhuahuahuhah!!
dahoraa!!serio??é um ponte xing ling?(num tenho nda contra coisas asiaticas...)pq a minha tbm é....!!durou 3 anos..agora ta precisando trocar...
Abrço!

wiiv1262
Veterano
# mar/09
· votar


binotes
eu to feliz com a minha guitarra sim...!
ainda mais agora que ela ficou com uma pegada mto incrível tbm!!
nem eu me desfaço dessa aqui...só tenho qe mdar o luthier dar uma regulada nela....e mais pra frente tbm pretendo comprar uma guita com timbre diferente...!
Abrço!

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar


wiiv1262
Pois é a minha é daquelas bem xingLings , em que os carrinhos são cromados e descascam bem facil, mas está boa de se usar, o unico problema é que faz um rangido na alavanca.
Pois é hidratar a escala é bom e barato, você compra o oleo numa dessas lojas de instrumentos musicais, te aconselho a polir os trastes com bombril, mas para isso a escala tem que estar toda protegida com fita crepe, depois você tira toda a fita crepe e pega uma paninho molha no oleo de limão e pasa em toda a escala depois passa um pano seco, não deixe os trastes sujos de oleo de limão pois fica bem desagradavel, limpe os bem com o pano seco.

wiiv1262
Veterano
# mar/09
· votar


Philipi
hehe...a minha tbm é bem xing ling...aindfa nao descascou mais enferrujou...auhauha!!
Vc é luthier?
Com todas essas dicas parece até o Bertola..hehhe!!
E o que acontece se eu polir a escala junto com o bombril?hehe
Abrço!

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar


wiiv1262
hehe...a minha tbm é bem xing ling...aindfa nao descascou mais enferrujou...auhauha!!
Vc é luthier?
Com todas essas dicas parece até o Bertola hehhe!!
E o que acontece se eu polir a escala junto com o bombril?hehe
Abrço!

Uhuhaha não sou Luthier quem me dera, eu vivo lendo sobre Luthieria e conserto, mas não chego nem aos pes do Bertola, é que eu tenho que fazer tudo sozinho aqui o unico Luthier que tem aqui pela região, cobra 80r$ por um Nut de Plastico.
Mas, por favor não vá polir sua escala com bombril não em, pois os farelinhos do bombril vão ficar grudados nos veios da madeira e nos cantos dos trastes, o que fará você odiar tocar nela,imagina você lá fazendo um bend e entra um farelinho de bobril embaixo de sua unha, faça o polimento da escala somente com um pano e com o óleo, você pode fabricar o óleo se quiser coloque 1/3 de óleo de cozinha+1/3 de caldo de limão+1/3 de Acool isopropilico, bom acho que sai ate mais barato comprar o óleo de limão pronto, pois 30ml desse Acool me custaram 5r$ na Farmácia Matabolso daqui.
Abraço.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Philipi
é que eu tenho que fazer tudo sozinho
Cara, eu tb sou xereta pacas!!! Tô sempre mexendo algo aqui ou acolá na guitarra...só não tive muita coragem pra mexer com a parte elétrica...hehehe...mas tb, não tenho equipamento adequado para tal...

Abç

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar


Will Bejar
Pois é, mas se você fizer tudo certinho quem sabe não é uma boa, se estragar você leva num Luthier, você vai perder em $$$ o que você teria gasto para ele fazer o serviço, é um risco que vale apena, e de quebra você aprende a mecher, para mecher na parte eletrica um ferro de solda eu acho que já basta, se eu estiver errado me corrija, mas eu tbm ate agora não mechi na parte eletrica, mas se eu precisar mecherei, aqui o Luthier cobra 80r$ por um Nut de osso, não deve ser uma pessoa de confiança, para cobrar tudo isso por um Nut.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Philipi
Então, eu não tenho o ferro de solda por preguiça...na verdade eu penso em treinar um pouco antes de mexer, pq solda de guitarra tem que ser bem limpinha!!!

aqui o Luthier cobra 80r$ por um Nut de osso
eu levei num luthier aqui em SP e o cara queria isso tb!!! Achei absurdo e só mandei arrumar o de plástico que tava lá mesmo...um dia eu troco o nut e o rastilho do meu violão Lauren...e se eu ainda estiver com a minha Squier California, troco o nut.

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar


Will Bejar

Cara essa Squier é mto boa, te aconselho a trocar o nut por um de latão ou de bronze :D, que é mais fácil de fazer e melhor que o de osso, te aconselho a usar uma lima reta para lixar bem retinho, aew vai lixando e olhando para não ficar desparelho e testando para ver se encaixa direitinho na Guitarra, não faça os vinquinhos(vazamentos) muito fundos e faça os com uma serra, lixe a serra de maneira que a lamina fique em formato de V e bem fininha, assim o corte também fica em V assim fazendo com que a corda não pestaneje, os cortes(vazamentos) tbm tem que serem inclinados como uma rampa descendo em direção ao Headstock, para os vinquinhos(vazamentos) dos bordões você usa as próprias cordas como se fosse uma serra, para isso você deve colar com Super Bonder um pedaço de cada uma das cordas em um metal ou em uma madeira fininha e reta, tbm cuidar para que a distancia entre todos os Vazamentos sejam iguais.
Ah e quanto à solda, não esqueça de usar um sugador de solda, pois sem ele é impossível fazer algo bem feito.
Eu queria saber mudar o esquema de fios para deixar com o esquema igual ao da fender, imagina trocar os captadores por um Trio Tex, e deixar a fiação igual a da Fender, claro que não fica nem perto de uma, mas que ajuda ajuda.

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Cara, sou doido pra fazer essas coisas...é que eu não tenho mais a minha Tonante Finder pra usar de cobaia...hehehe...eu curto pacas a minha Squier e como ainda faço uns shows (e a tendência é fazer mais...espero! rs) não vou me arriscar a mexer nela com a pouquíssima experiência!!! O que eu mexo é pra tipo cuidar dela, regular tensor, oitava, limpar os trastes e escala, limpar tarraxas, trocar tarraxas, saca??? Vc tá num nível avançado comparado à mim...hehehehehe...mas parabéns cara...um dia eu chego lá, e eu sei que chego pq eu aprendi guitarra/violão tocando só, sabe como é, né...fuça daqui, dali...fui fazer aulas beeeeeem depois eu já tocava há uns 7 anos (aí já manjava bastante coisa) quando pisei na minha primeira escola...depois parei por conta de questões paralelas...hehehe, aí voltei e tô terminando!!!

Abraço!!!

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


PS. Valeu pelo toque!!! Vou ver se tomo coragem é começo...é fácil achar o nut de latão e/ou bronze??? Tipo, já vem mais ou menos no tamanho só pra ajustar ao que vc deseja ou é uma peça bem crua pra trabalhar???
Valeu!!!

Philipi
Veterano
# mar/09
· votar


Pessoal

Olha aqui essa SX:
http://www.teamintlco.com/uploadImages/SST_LTD2.jpg

Olhem só a beleza da madeira e do acabamento dela, parece que foi construida por Luthier.
Será q a Madeira é assim tão inferior a da Fender?

Will Bejar
Veterano
# mar/09
· votar


Bonita mesmo!!! (apesar de eu não gostar de ferragens douradas...)

Philipi
Veterano
# mar/09 · Editado por: Philipi
· votar


Will Bejar

Cara, sou doido pra fazer essas coisas...é que eu não tenho mais a minha Tonante Finder pra usar de cobaia...hehehe...eu curto pacas a minha Squier e como ainda faço uns shows (e a tendência é fazer mais...espero! rs) não vou me arriscar a mexer nela com a pouquíssima experiência!!! O que eu mexo é pra tipo cuidar dela, regular tensor, oitava, limpar os trastes e escala, limpar tarraxas, trocar tarraxas, saca??? Vc tá num nível avançado comparado à mim...hehehehehe...mas parabéns cara...um dia eu chego lá, e eu sei que chego pq eu aprendi guitarra/violão tocando só, sabe como é, né...fuça daqui, dali...fui fazer aulas beeeeeem depois eu já tocava há uns 7 anos (aí já manjava bastante coisa) quando pisei na minha primeira escola...depois parei por conta de questões paralelas...hehehe, aí voltei e tô terminando!!!

Abraço!!!


PS. Valeu pelo toque!!! Vou ver se tomo coragem é começo...é fácil achar o nut de latão e/ou bronze??? Tipo, já vem mais ou menos no tamanho só pra ajustar ao que vc deseja ou é uma peça bem crua pra trabalhar???
Valeu!!!


Pow cara foi mal eu não tinha visto esse seus ultimos posts.
Valew hehe!
Depende do lugar que você comprar(nem sei onde vende).
Mas é bem mais facil de lixar do que o osso, use uma lima chata.
Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a como melhorar o som de uma shelter com caps fender?