Tem problema em deixar a guitarra afinada para Eb?

Autor Mensagem
Insomniac_
Veterano
# nov/08
· votar


axleWs
UAHEIAUHEIAHEIAHEIUAHIEAHIEAHIEHAIE
Eu ri, bastante.

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
Então pára de rezar e explana aí! ;-)
Abs


Tem 36 anos que eu sou músico. Fiz conservatório, faculdade e os "cambal". Afinar a guitarra com um semitom a menos vai empenar o braço? Só se for o braço do "tocador". Fala sério. Com a palavra o Luthier.
Um abraço


Motoboy From Hell-SDMF

Vai no topico oficial do bertola e do seiji. Principalmente qndo for algo tao especifico de luthiaria assim.

É isso.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# nov/08
· votar


Eu faço isso de tempos em tempos, não vejo problema contanto que não mude todo dia, aí sim vai ferrar o braço.

Na minha opinião, guitarra não é um instrumento tão sensível quanto o povo pensa, se for assim elas deveriam ser guardadas em cases térmicos e tocadas só em lugares especiais pois é só mudar bruscamente de temperatura q o braço já mexe.

qew
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
Drop (verbo "to drop") em inglês é "cair". Drop "D" Cair para "D". Aí está a lógica.

vlw mano!

MauricioBahia
Moderador
# nov/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Tem 36 anos que eu sou músico. Fiz conservatório, faculdade e os "cambal". Afinar a guitarra com um semitom a menos vai empenar o braço? Só se for o braço do "tocador".
Se empenar tão simples assim não é guitarra, mas uma semi-guitarra! Acho que nem as Tonantes!
Abs

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
É o que eu tava tentando dizer, que meio tom não empena nem a pau. Tanto é que eu ponho drop C e não entorta. Mas sempre vem uns fresco dizendo que se esperrir perto da guitarra pode empenar...
Afff, meio tom, se fosse pra levar no luthier a cara trocada de afinação eu nunca teria saido da smells like teen spirit...

daniel_guitar
Veterano
# nov/08 · Editado por: daniel_guitar
· votar


tinha uma época q abaixava mt o tom tipo de E pra C e voltava pra E dpois de um tempo e nunca deu em nada e a guitarra era memphis, meio tom ñ vai dá problema ñ a ñ ser q seja floyd roses

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


inha uma época q abaixava mt o tom tipo de E pra C e voltava pra E dpois de um tempo e nunca deu em nada e a guitarra era memphis, meio tom ñ vai dá problema ñ a ñ ser q seja floyd roses

Mais um pra provar o que estou falando. E agora é um veterano!

Prof. Grosélio
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
Se empenar tão simples assim não é guitarra

Se alguém tiver uma guitarra com braço "Flexisivel" coloca a foto, o video, sei lá. Porque ainda não ví.
Um abraço

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


Prof. Rosélio Araujo
Daew não é uma gutiarra, é um berimbal

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/08 · Editado por: Motoboy From Hell-SDMF
· votar


Gnt, acabei com o problema. Já postei lá no topico do Bertola e Seiji. Tá, eles nao sao donos da verdade nem nda, mas axo que entendem bastante né hehehe.

\o/

daniel_guitar
Veterano
# nov/08
· votar


Motoboy From Hell-SDMF
podem ñ ser donos mas tão quase lá, são dois grandes mestres

pasb2006
Veterano
# nov/08 · Editado por: pasb2006
· votar


Não tem problema, desde que sejam feitas as devidas regulagens, minha guitarra por exemplo, a evl-k4, ela tolera até um tom de diferença na afinação sem necessidade de regulagens, mas isso é muito variável. Coloque a afinação que vc deseja e veja como o braço se comporta. Se houver sinal de mudanças, basta regular até que volte ao normal

Acho que eu disse básicamente a mesma coisa que todos vcs... Que é muito difícil dar problema, mas não é impossível...

Não precisa me apedrejar ok? hauhuah

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# nov/08
· votar


Segue ai a resposta do Bertola, no topico oficial de perguntas lá:

Mauricio Luiz Bertola

Não ocasiona nenhum problema não.


Bom, tirem suas conclusoes. heheh

abraços!!!

qew
Veterano
# nov/08
· votar


mestre Bertola disse tá dito.

close topic.

Vitinhu
Veterano
# nov/08
· votar


Leva num luthier e regula certinho pro calibre das cordas e afinação desejada

Stori
Veterano
# jun/11
· votar


já mudei minha afinação de E para B e voltei dps de acabar de tocar, depois fui pra D...
não sabia q dava problema..

RoyZ
Veterano
# jun/11
· votar


imagina levar a guitarra no luthier sempre que quiser tocar meio tom abaixo? ahahahahaahu, pqp, é cada uma

em uns 12 anos de guitarra, deixo ela afinada meio tom abaixo durante semanas, depois volto, e quando da vontade abaixo denovo, nunca deu problema

rocknroll1234
Veterano
# jun/11
· votar


usa a afinação que quiser,você é que é o artista

airguitar
Veterano
# jun/11
· votar


Data do tópico, data do tópico..

nextopan
Veterano
# nov/11
· votar


Eu mudava desde E pra Drop B e as afinações entre elas. Fazia isso direto. Depois de +- 1 ano a guitarra literalmente ficou uma bosta, desafina a toa e ficou desregulada, e isso pq nem troquei o calibre das cordas. Não afeta mudar a afinação de vez em quando, mas mudar todos os dias ou sempre que der vontade pode sim fazer mal ao instrumento. Comigo foi assim, pelo menos.

edioceratineto
Veterano
# nov/11
· votar


nextopan

se a guitarra do cara era ruim e ele mudou a afinação sem regular, hj ja virou um berimbau. presta atenção na Data do tópico, data do tópico..!

carlos mercenario metaleiro
Veterano
# nov/11
· votar


O tópico é antigo mas se eu abrir outro vem alguém e diz "use a busca, use a busca" então comentarei aqui.

Se eu fosse me guiar pelas opniões que eu leio nos tópicos sobre braço, hoje eu estaria guardando minha guitarra em um caixão e só tocaria em uma sala com controle de temperatura!
[Opnião pessoal] o braço da guitarra não é uma madeira de berimbau, que depende totalmente da tensão do arame para manter a sua forma, já imaginaram o braço empenar só de tirar as cordas? que loucura é um braço mágico! do ponto de vista fisico, é evidente que o braço ira empenar se você colocar cordas com tensão maior á sua resistência, é assim que se fabricam berimbais, agora afinar meio tom á baixo da tensão não parece perigo, a corda e afinada tem a tensão de uns 5kg, agora pensem se você desafina[para baixo] essa tensão abaixa e a tensão nas cordas afinadas aumenta, agora se vcocê desafina as outras com base nessa E a tensão é novamente equilibrada, enfim essa é minha opnião porque sem essa explicação o braço seria um peça que empena até sem cordas.[Opnião pessoal]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tem problema em deixar a guitarra afinada para Eb?