Vibrato de Violão Clássico (pros lados) - Alguém ae toca guitarra maneiro com eles?

    Autor Mensagem
    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/08 · Editado por: The Root Of All Evil


    Tava vendo uns vídeos de vibrato em violão clássico pra ver se achava algo de "novo" pra fazer na guitarra e ai vi isso daqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=_GnCHodc7mk



    Alguém toca assim na guitarra elétrica?
    Eu vi que funfa aqui, mas tô bem tosco ainda...

    Victor-
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Que eu saiba jazzistas normalmente fazem vibrato assim, e no rock progressivo o Steve Howe também os faz dessa forma.

    Slave of hell
    Veterano
    # set/08
    · votar


    este tipo de vibrato na guitarra fica mto sutil de perceber..variando oscilando pouco demais...se vc quiser este tipo de vibrato em uma frase..pode usar...e se vc soltar o polegar atrás do braço vai ter um resultado mais amplo...porém corre o risco de desafinar

    makumbator
    Moderador
    # set/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    The Root Of All Evil

    Eu toco assim também na guitarra e no baixo elétrico(além do outro jeito mais comum também). Toco o contrabaixo acústico com arco, e nele só uso o vibrato lateral. Nos outros instrumentos de corda não temperados, também se faz assim, apesar que no violino é um pouquinho diferente devido à posição(menos lateral).
    Não é a toa que o intrumento de vibrato mais bonito é o violoncelo, pois, a posição do instrumento em relação ao corpo e mãos favorece totalmente o movimento lateral.

    Esse é o melhor tipo de vibrato, pois a movimentação leva o som para o grave e para o agudo(passando pela nota real), enquanto a maneira guitarrística tradicional apenas eleva o som e o faz voltar à nota real(claro que o próprio traste impede que se vá ao grave, pois ele limita a mudança de afinação).
    Na música erudita, se estuda vibrato como um item fundamental da sonoridade, inclusive há muitos exercícios em cada instrumento para se conseguir um bom vibrato.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Victor-

    Legal cara, por isso que eu nunca vi =D

    Slave of hell

    Ele é bem sutil mesmo, mas dá pra perceber, gravei aqui duas frases, uma usando ele e outra não usando, e deu pra notar bem fácil em qual eu usei, é mais uma carta na manga né? =]

    makumbator
    Po, muito legal cara, eu adoro o vibrato dos violoncelos também =]
    Tem alguma gravação sua ai com vc usando este vibrato na guitarra elétrica? Queria ouvir e tal.
    Tu acha que dá pra se virar tocando rock pesadousando este vibrato como principal?

    E outra, a Floyd rose ajuda neste tipo de vibrato? já que ela é mais suscetível às alterações de tensão, ela pode dar uma cedida quando vc puxa a corda e ai facilitar o vibrato, né?

    guitarclub
    Veterano
    # set/08
    · votar


    eu faço isso bastante, fica um vibrato mais sutil... eu gosto do som.

    mas isso nao quer dizer q fique maneiro, mesmo pq eu nao toco nada...

    abraços!

    makumbator
    Moderador
    # set/08
    · votar


    The Root Of All Evil

    Acho que só esse tipo vibrato, em guitarra com trastes, em rock pesado não funciona, tem que ser mesclado mesmo com o vibrato normal"guitarrístico". Os trastes atrapalham muito o efeito que esse tipo de vibrato tem em instrumentos não temperados. Eu uso o vibrato clássico na guitarra apenas em alguns momentos. Mas sinceramente acredito que o uso de ambos é o melhor caminho.

    A ponte de floyd, eu acho que até ajuda nesse tipo de vibrato(apesar de como vc já sabe, atrapalhar nos famosos unision bends), pois como ela cede ao movimento, o "bloqueio" do traste é parcialmente minimizado. Mas é claro que não se compara a fazer o mesmo movimento em instrumento sem traste(que é o ideal para esse vibrato), mas me parece que ele fica mais "profundo" em guitarras com ponte tipo Floyd, em comparação com as guitarras de ponte fixa.

    Aqui uma gravação minha com contrabaixo acústico com arco, usando o vibrato clássico.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/165133/

    Aqui 2 outras, com guitarra, em que eu uso os dois tipos de vibrato(e ponte floyd):

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/175287/

    (Aqui, principalmente quando há notas repetidas seguidas, eu fiz a segunda delas com o vibrato clássico, e a primeira com o guitarrístico).

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/189207/

    (nessa aqui usei o vibrato clássico principalmente na "cadência", na metade da música).

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # set/08
    · votar


    quando eu comecei a tocar guitarra (vinha de 5 anos de violão)..eu só fazia assim, após várias críticas, hj já estou adaptado ao modo guitarrístico de fazer vibrato.

    ;)

    sabaraboroubarovadoda
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Como assim, como guitarristas fazem vibrato?

    Eu toco violão há muito mais tempo e só conheço essa do video.

    Raven_Heart
    Veterano
    # set/08 · Editado por: Raven_Heart
    · votar


    sabaraboroubarovadoda
    Como assim, como guitarristas fazem vibrato?
    Observe:


    Eu faço desse jeito do vídeo quando toco um som mais "pegado"...quando a música é mais calminha ou com som limpo, faço o vibrato "clássico".

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # set/08
    · votar


    makumbator

    Muito irado seu som cara, percebi o uso dos vibratos clássicos =]
    E música muito legal também.

    sabaraboroubarovadoda
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Raven_Heart
    Percebi!

    Eu nunca tinha pensado nisso como vibrato, pra mim era uns minibendzinhos rápidos.

    Pensava que vibrato tinha sempre que passar pela mais grave e pela mais aguda.

    Hehehe aprendi mais uma!

    sabaraboroubarovadoda
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Raven_Heart
    Agora, offtopic, mas esse galego puxa um ferro forte hein?

    makumbator
    Moderador
    # set/08 · Editado por: makumbator
    · votar


    The Root Of All Evil

    Opa! Valeu!!!

    sabaraboroubarovadoda
    Eu nunca tinha pensado nisso como vibrato, pra mim era uns minibendzinhos rápidos.

    O vibrato guitarrístico na verdade é isso mesmo, mini bends controlados.


    Agora, offtopic, mas esse galego puxa um ferro forte hein?

    É bomba! O Anti-dopping vai pegar logo logo!!!Hhashsahsa

    diwillo
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Salvo engano, já vi uma video-aula do Malmsteen em que ele dizia que curtia fazer vibratos laterais/clássicos tbm.

    Na guitarra fica quase imperceptível. Na minha opinião, fica legal em instrumentos fretless.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vibrato de Violão Clássico (pros lados) - Alguém ae toca guitarra maneiro com eles?