Gravar com timbragem fiel (Fender MIM '98)

    Autor Mensagem
    Icaro Camelo
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Icaro Camelo


    Pessoal, estou tentando gravar uns samples pra fazer um review da minha Fender MIM '98.

    Estou microfonando (Leson SM58) na entrada do MICROFONE da placa de som (SB Audigy SE) uma caixa (Staner 16w) com um V-amp2.

    O som que sai na caixa é muito bom, só que quando eu gravo o som perde qualidade, o timbre muda.

    Eu estou suspeitando do microfone, mas q que vocês acham que pode ser?

    GuitarHome
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: GuitarHome
    · votar


    Icaro Camelo
    Com certeza o microfone tira qualidade do som, mas acho que se bem regulado da para tirar um som legal.
    Eu to conseguindo fazer umas gravações legais com um mic de pc, eu ponho ele BEM baixo, tiro o boost que tem nas opções de volume do windows, e deixo o volume do mic tipo no 3 "pauzinho".
    Grudo ele no amp (parece que em cada posição do amp o som sai diferente), colo ele tipo mais em cima no canto esquerdo, e regulo o volume pelo amp mesmo...
    Assim com o volume do mic baixo, ele não capta o volume do ambiente e não chia tanto...
    Na hora de gravar uma coisa que faz muita diferença é, na hora de gravar o som da GUITARRA, selecione duas pistas ao mesmo tempo e grave nas duas simultanêamente... O som fica MUUUITO melhor, mais preenchido...

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Icaro Camelo

    Aí só com o Amplificador da Torcida do Corinthians.

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Icaro Camelo

    Não suspeite só do microfone... o problema está no equipamento todo.

    A guitarra é boa mas o restante não ajuda.

    Abraço...

    Icaro Camelo
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    GuitarHome

    Não sei se dá pra explicar, mas tira o "quack" dos captadores (Trio Lace Sensor Gold) saca?

    Estou apontando o microfone no centro do falante.

    Nick_Oliveri_Guitar

    Não entendi! =/
    O som sai bacana na caixa, mas na gravação muda o timbre, não sai o som "real" guitarra na caixa.

    Rabbit
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Icaro Camelo

    Cara tirar som fiel microfonando eh muito complicado. Depende de muitos fatores. Voce vai ter que mexer muito ai pra acertar o timbre. Mexa em tudo!

    erico.ascencao
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Icaro Camelo
    1º placa de som onboard
    2º microfone

    Os outros eu não comento porque não conheço e, além do mais, qualquer estúdio qeu se prexze tem que gravar com seu ampli e sua pedaleira.

    Icaro Camelo
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Nick_Oliveri_Guitar

    Vc acha que pode sair legal na minha caixa e o mesmo equipamento influenciar negativamente na gravação microfonada?

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Icaro Camelo

    Sim... se você tiver um Shure Sm57 posicinado off-axis (isso tb é muito relativo) com uma boa mesa de som + boa placa de audio, será outra coisa.

    maniac123
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Icaro Camelo
    Vc acha que pode sair legal na minha caixa e o mesmo equipamento influenciar negativamente na gravação microfonada?

    Pode, cara. Gravar microfonado é foda, dá um puta trampo pra achar o esquema ideal, pq tem muita influencia do ambiente. Tenta seguir a dica do GuitarHome. Deixa o volume do mic bem baixo, e soca volume no ampli.

    Esse leson é legal, já usei bastante, não é isso q tá te atrapalhando, nao.

    Icaro Camelo
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Acho que tá faltando é uma mesa de som (amplificada) para dar um UP no microfone.

    Estou usando o volume do amp em 6h, dps disso distorce! =/
    No meu fone fica legal, mas na gravação sai muito baixo.

    Já gravou com esse Leson SM58 direto na placa de som?

    Rabbit
    Veterano
    # ago/08 · Editado por: Rabbit
    · votar


    Icaro Camelo

    Eh como o maniac e o GuitarHome falaram, um dos segredos eh manter o volume do amp alto e do mic baixo, se for ao contrario seu timbre vai ficar bem abafado e vai cria chiado. Outro lance eh manter a EQ da placa de som e da mesa tudo em flat, ou no meio. Microfone no centro do amp, da um timbre mais agudo e com mais brilho, posicionando mais nas extremidades tem bons graves.

    Rezar ajuda tbm.

    Fernando
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Icaro Camelo
    Já tentou mudar a posição do microfone? Colocar no centro do falante vai mudar o timbre com certeza. Você provavelmente está sentado numa cadeira e o amp está no chão, correto?

    O som que você está ouvindo é totalmente diferente do que o mic apontado para o centro do falante está captando... Faça testes, afaste o mic do amp, deixe ele apontado para a borda do falante, etc. Vale até deixar ele distante do amp e mais alto, quem sabe não fica legal? Em gravação não há regras, teste de tudo.

    []s

    Icaro Camelo
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Um colega de outro fórum me disse que era necessário um pré-amplificador para o microfone ou uma mesa já amplificada, já que os das placas de som em geral não são muito bons.

    Obrigado pelas opiniões!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar com timbragem fiel (Fender MIM '98)