dica de software para gravação de guitarra

Autor Mensagem
guilherme.rizzo
Veterano
# jan/08


Pessoal,

Venho gravando guitarra no PC há uns 5 anos consecutivos.
Meu software padrão sempre foi o Cool Edit (atual Adobe Audition) mas, recentemente, troquei meu velho e bom micro por um laptop com Windows Vista e o Cool Edit começou a apresentar problemas com o meu GuitarPort e com o meu recém adquirido POD xt.

Bom, como diz o ditado: "a ocasião faz o ladrão".

Comecei a procurar por uma alternativa e me deparei com 2 softwares muito interessantes:
O Acoustica Mixcraft, que é um gravador multipistas e o Acoustica Beatcraft, que é um sequenciador de áudio ideal para montar linhas de batera.

Os pontos positivos da dupla são:

Tamanho e leveza: Ambos não passam de 10Mb (installer) e não demandam muita máquina para rodar
Simplicidade de uso: Instalei, rodei e usei, sem a necessidade de fazer nenhuma alteração na configuração de dispositivos de áudio ou coisa parecida. Além disso, ambos vêm com vários sons de instrumentos para facilitar a criação de loops e etc.
Preço: Para quem quiser comprar oficialmente os dois, há um bundle que sai por algo em torno de 75 doletas, uma pechincha em termos de software.

Estou decifrando a dupla e, assim que conseguir tempo, gravo um sample pra mostrar aqui no CC.

Vale adiantar que, além da interface simples e intuitiva, os efeitos são excelentes e o resultado pode ficar bastante profissional.

Bom, o site é o seguinte:

www.acoustica.com

Vale a pena conferir!

_FrEd_
Veterano
# jan/08
· votar


guilherme.rizzo

Pq tu n se arrisca com algo mais pesado? Por exemplo, eu sei que o programinha parece ser bom, mas acredito q n tenha suporte para Vst, o que ja me impediria de trabalhar nele.... Mas eh uma ótima dica pros que gravam pras jams daki, por exemplo =]

guilherme.rizzo
Veterano
# jan/08
· votar


_FrEd_

Eu não uso VSTs nem nada do gênero.

Gravo guitarra e baixo com processamento externo (POD xt) e monto as linhas de batera a partir de samples .wav

Desta forma, tudo que eu preciso é de um gravador multipistas decente. O Cool Edit sempre me atendeu nesse sentido. Dê uma conferida neste tópico com uma gravação que fiz nele:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/148548/

Acho que para quem quer simplicidade e não tem muito hardware disponível, os softwares da acoustica são ideais.

Eu baixei o Sonar 6 também para experimentar. Mas sempre acho que tem recursos demais e eu, tempo de menos para aprender a lidar com eles.

guilherme.rizzo
Veterano
# jan/08
· votar


_FrEd_
Cara, consegui fuçar um pouco mais no programa e vi que ele suporta Vst sim. Inclusive ele vem com uns racks de delay, chorus e reverb bem legais, com uma interface gráfica excelente.

Eu achei surpreendente pelo preço e pelo tamanho.

O beatcraft também é muito bom.

Eu tô montando uma música sample com alguns loops que vêm junto com o programa e, assim que terminar, posto aqui.

Deji
Veterano
# jan/08 · Editado por: Deji
· votar


acid sony music studio eh muito bom tb.

nettoroses
Veterano
# jan/08
· votar


guilherme.rizzo
monto as linhas de batera a partir de samples .wav


como assim, você pega os sons reais de cada peça e sai juntando ?

guilherme.rizzo
Veterano
# jan/08
· votar


nettoroses
Sim, isso mesmo. Com o beatcraft é mole fazer isso.

Tenho vários samples reais gravados num CD que eu comprei só pra isso. Tenho loops compltetos também.

No beatcraft eu consigo designar um .wav para cada parte da batera e depois editar um pattern, marcando os tempos das batidas, bem parecido com o fruity loops.

nettoroses
Veterano
# jan/08
· votar


guilherme.rizzo
Po massa, deve ser fácil de achar os samples na net, mas, dá muito trabalho pra montar?

Jg Destroyer
Veterano
# jan/08
· votar


Uso o Acoustica mixcraft

mto baum
=)

guilherme.rizzo
Veterano
# jan/08
· votar


nettoroses

É justamente o contrário.
Acho difícil achar bons samples na net. Tem muita porcaria.
E acho fácil montar os patterns, porque já toquei bateria.

Cara, baixe o beatcraft e brinque um pouco. Os samples que vêm com ele já dão um bom caldo.

_FrEd_
Veterano
# jan/08
· votar


guilherme.rizzo

Pois eh, eh mt bom isso de montar a bateria com os samples que vc acha na net, a unica coisa ruim eh que o som fika um pouco quadrado, ja q ele n impõem dinamica ao som... Eu cheguei a montar um soundfont com samples que eu tinha pegado na net, mas depois que eu comecei a usar vst eu ateh eskeci dele...

Zeraus
Veterano
# jan/08
· votar


guilherme.rizzo
me deparei com 2 softwares muito interessantes:
O Acoustica Mixcraft, que é um gravador multipistas e o Acoustica Beatcraft, que é um sequenciador de áudio ideal para montar linhas de batera.


Eu uso os dois. Muito bons. Já gravei várias faixas com eles.

guilherme.rizzo
Veterano
# jan/08
· votar


_FrEd_

Cara, nada vai substituir o batera humano.
Mas o lance da dinâmica pode ser trabalhado sim, principalmente usando dois recursos.

O volume de cada batida, que pode ser editado livremente na maioria dos sequenciadores (pelo menos o FL e o Beatcraft têm este recurso)

O controle shuffle, que adiciona um certo swing nos patterns.


Não fica perfeito, claro. Mas para produzir umas faixas caseiras tá ótimo.

Você usa Vst para fazer a batera? Não entendi. Me explica aí como é isso?

guilherme.rizzo
Veterano
# fev/08
· votar


_FrEd_


Você usa Vst para fazer a batera? Não entendi. Me explica aí como é isso?

Bolo de laranja
Veterano
# fev/08
· votar


cara,se o moderador descobrir que vc criou um multi,vão te banir,cuidado.

guilherme.rizzo
Veterano
# fev/08
· votar


Bolo de laranja

Você anda meio amedrontado hein!

Não criei multi nenhum.
Meu cadastro antigo simplesmente não funciona, por algum erro do cifra club.
E, além do mais, coloquei exatamente o mesmo nick, justamente para deixar claro que não se trata de multi.
Não tô fazendo de sacanagem e nem tentando me esconder atrás de outro nick...

Bolo de laranja
Veterano
# fev/08 · Editado por: Bolo de laranja
· votar


guilherme.rizzo

Não tô fazendo de sacanagem e nem tentando me esconder atrás de outro nick...

por acaso eu disse isso?

vá com mais calma,rapaz.

só te dei um aviso apenas,mas agora está explicado.


Você anda meio amedrontado hein!

tire as suas conclusões :)

explique

diego gr
Veterano
# fev/08
· votar


guilherme.rizzo
tu sabe algum site que ensine a mexer no beatcraft?

com esse programa dá pra usar as teclas do teclado pra tocar bateria?

rafagg
Veterano
# fev/08
· votar


guilherme.rizzo
pow baixei o beatcraft, mas tá aparecendo uma mensagem assim:

"There are instruments in the current kit, but no steps are set in the current pattern. A step must be set to make the instrumen -play, so this pattern will be silent to set a step click on a step button"

e naum tah tokandu nd...como eu faço pra toka???

PS: num preciso nem dize q naum manjo d ingles neh?hehehe

guilherme.rizzo
Veterano
# fev/08
· votar


Bolo de laranja

É que você tá que nem o pessoal do circo na piada do leão, gritando: Olha o manco, olha o manco!

diego gr

Com ele não dá para usar as teclas do teclado. ( continue lendo)

rafagg

Cara(s),

Dêem uma olhada aqui:

http://www.acoustica.com/beatcraft/drum-machine/tutorial01.htm


Ajudou?

Bolo de laranja
Veterano
# fev/08 · Editado por: Bolo de laranja
· votar


EDIT
quando pesquisei pela SST ASH (minha nova guitarra) vi um post seu e me animei mais a comprar,vi os ups que vc deu na sua SX SST62.

Abraço

be5
Veterano
# fev/08
· votar


puts esse bolo de laranja eh um saco.

o cara soh fala asneira e ainda paga de bonzão

lol

quanto ao assunto do tópico, desvirtuado por um asno, eu vou baixar esses programas ai :D

ateh pq eu tinha o fruit loops ah uns 4 anos atras, mais vendi meu pc antigo :D

asduhfiuahdfuihaduif

abraços!

Bolo de laranja
Veterano
# fev/08 · Editado por: Bolo de laranja
· votar


edit

fabguitar
Veterano
# fev/08
· votar


Bolo de laranja

Calma amiguinho......tu és muito nervosinho pela tua idade......

começe a analisar tudo antes de ir postando cara, assim o povo do forum começa a te respeitar =)

Bolo de laranja
Veterano
# fev/08
· votar


fabguitar

Calma amiguinho......tu és muito nervosinho pela tua idade......

começe a analisar tudo antes de ir postando cara, assim o povo do forum começa a te respeitar =)


editei.

guilherme.rizzo
Veterano
# fev/08
· votar


Bolo de laranja

A SST Ash é uma bela guitarra. Em termos de madeira e visual, acho melhor que a SST 62.

O problema principal é a ponte. Mas pra quem vai usar pouca ou menhuma alavanca não há problemas.

Os caps são bons, mas se puder vale um upgrade.

jackson_4
Veterano
# fev/08
· votar


guilherme.rizzo
Oi, boa tarde. Eu acabei de adiquirir uma G2.1u, as gravações que vc fez e postou no fórum foramde grande importância na minha decisão. Ainda não tive muito tempo de mexer nela ou de ler o manual, só o trivial ainda.
Fui plugar ela no pc e nd aonteceu. O windows reconheceu o hardware mas não aconteceu como dizem, que todo o som do pc passa a sair do output da pedaleira...
Você sabe muito bem que ela vem acompanhada do Cubase LE, mas, na minha casa eu uso o Cubase 2 ou o 3 ou até o Nuendo 3, mas também não consegui gravar por eles.
Minha dúvida é: alguns desses programas que vc cita seria mais indicado para esse caso do que esses que eu uso? A linha de bateria que você monta tem uma qualidade semelhante ao DKFH do EZ Drummer?
Abraço

guilherme.rizzo
Veterano
# fev/08
· votar


jackson_4

Oi cara!

Bom, vamos por partes, ok?

Primeiramente acho que esta é a melhor pedaleira nesta faixa de preço atualmente.

Ela tem de tudo, boas excelentes simulações clean, crunch e de drives mais pesados, excelentes efeitos e um pedal de expressão, alés da saída USB e do software de gravação.

Nenhum outro produto consegue juntar todas estas qualidades com este preço hoje em dia...

O esquema de ligar a zoom no PC é bem simples. O windows deve reconhecr ela sem problemas e isso não depende de softwares de gravação.

0 - Leia o manual de cabo a rabo e depois, releia.

1 - Você só precisa plugar a pedaleira no PC com um cabo USB. Creio que você tenha feito exatamente isso, certo?

2 - O windows reconheceu o hardware, certo?

3 - Se 1 e 2 foram respostas positivas, o windows deve ter interpretado a G2 como o seu driver de áudio principal. Faça um teste colocando algum som para rolar no PC, aumentando o volume do windows mixer e monitorando o output da zoom com um fone que esteja funcionando.
Se ainda asim não estiver saindo som, desabilite o seu driver de áudio original (Control Panel, System, Device Manager, Sound) e deixe só a zoom, pois o Windows pode estar se confundindo.

Não é para ser complicado...

Qual é a sua versão do windows?

Vamos tentar solucionar esta parte e depois partimos para a gravação, ok?

Em termos de software de gravação, o melhor para mim é o Cool Edit Pro. Mas isso é pessoal. Use o que funcionar para você. Eu sugiro usar o Cubase LE da pedaleira.

A batera montata no beatcraft fica com qualidade bem melho que a do EZ Drummer. O programa é facil de ser encontrado na net. E se você quiser comprar, é bem barato.

Me diga aí se vcê conseguiu fazer a pedaleira funcionar como device de áudio, ok? Estou no aguardo.

Machine Gun Man
Veterano
# fev/08
· votar


guilherme.rizzo

Eu tenho esse Acustica Beatcraft há um tempinho... Já gravei muita música com ele...

É muito bom pelo tamanho e facilidade de uso. Peca um pouco no timbre de algumas peças (bumbo, principalmente...).

Mas esse Acoustica Mixcraft suporta plugins como o Amplitube?

Machine Gun Man
Veterano
# fev/08
· votar


Isso responde minha pergunta:

"Mixcraft permite que você grave e mixe como os melhores produtores e DJs do mercado. Ele foca-se na criatividade e não em detalhes técnicos. Corte, cole, edite e formate seus sons da maneira que desejar. Use efeitos como reverberação, flanger ou equalizações ou instale uma variedade de efeitos DirectX ou VST para adicionar tremolos, distorção, chorus ou até mesmo remover vocais de uma faixa.

Mixcraft pode ser usado para gravar seu primeiro álbum solo, remixar músicas, editar comerciais ou até mesmo fazer produções para o recital de ginástica da sua filha. Exporte suas mixagens para formato MP3, WMA, OGG ou WAV ou simplesmente grave o material em CD."
Fonte: Baixaki

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a dica de software para gravação de guitarra