Problemas para montar bicordes

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# jun/12
· votar


juninholiveira

De uma lida nos tópicos sobre formação de campo harmônico, e principalmente formação de escalas (ciclo de 4as e 5as).... Os links estão no tópico "tópicos essenciais" do fórum de guitarra.

sandroguiraldo
Veterano
# jun/12
· votar


LeandroP

Ou Bm rsrsrs

Jube
Veterano
# jun/12
· votar


juninholiveira
Quando for montar outro riff, monta a escala primeiro, depois com base nela você monta seu riff, fica muito mais facil.

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


Perai, to vendo aqui, por acaso a escala tem que começar pela nota do primeiro acorde? Pq eu vi que a escala de Si Menor se encaixa mais perfeita ainda. . . . . . Ela começa pelo B, intervalo de 2ªM até C#, 2ª menor até D, 2ªM até E.

Qual esta mais certo? Escala de Ré Maior ou de Si menor?

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


Jube

ah pode crer, vlw pela dica, é que as vezes o riff sai do nada assim. A minha dificuldade principal ta em montar bases para minhas musicas, as veses crio um solo, mas nun consigo escolkher os acordes para a base, preciso estudar campo harmonico msm. . . .

Jube
Veterano
# jun/12
· votar


juninholiveira
Então, fica bem mais facil montando a escala primeiro, assim você tem o campo harmonico e as notas que você pode usar que vão encaixar perfeitamente em sua musica. Poderia por exemplo ter feito seu solo em tal tom, respeitando sua escala, na hora de fazer a base seria super facil casa-la com o solo, ou vice versa.

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


Jube

tem razão, vou fazer isso a partir de agora. Vou sentar e falar, vou compor nessa escala! ai ja fica maius fácil, agora vou começar a estudar campo harmonico, ja to entrando nos tópicos que o LeandroP indicou, valeu gente!!

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


gente, se eu entendi bem, campo harmonico seria nada mais, nada menos que, a escala?

Se o riff que eu mostrei pra vcs nesse tópico aki esta na escala de Si menor, quer dizer que os caordes que eu posso usar são os das notas que estão na escala de Si menor? Só isso???

sandroguiraldo
Veterano
# jun/12
· votar


juninholiveira

Campo harmônico são os acordes que você montar a partir da escala.

Exemplo:

C D E F G A B

Você pode montar:

C9/7+ = C E G D B

Dm7 = D F A C

Em7 = E G B D

entendeu o espírito da coisa?

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


sandroguiraldo

ah entendi, então campo harmonico são os acordes que posso montar usando as notas que estão na escala! uhul entendi.

Teoricamente, usando apenas bicordes, basta eu posicionar a tônica em uma das notas que estejam na escala que consequentemente a Dominante vai se encaixar na escala tb, certo?

Ou em cada acorde que eu fizer eu tenho que verificar nota por nota se esta se encaixando? Não tem um jeito mais fácil que isso? Eu tenho que olhar todas as notas antes de fazer o acorde ou posso olhar só a tonica?

Jube
Veterano
# jun/12
· votar


juninholiveira
Siga a formula, como a basica para criação de um acorde T,3,5. Caso for montar o bicorde, ai é T,5, ou seja, você pega a tonica e a quinta. Se estivessemos no exemplo do sandroguiraldo e você quisesse um bicorde de E, seguindo a T-5 você tocaria E e B. É bom dar uma lida a respeito de formação de acordes e intervalos para dar uma clareada nas ideias.

De Ros
Veterano
# jun/12
· votar


LeandroP

Sério, tinham que fazer uma estátua tua numa praça.
Deve ser a vigésima vez que tu explica essas paradas e continua com a mesma paciência!

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


Valeu De Ros!!! Acho que eu tento compensar aquilo que faltou pra mim.

Embora as respostas sejam praticamente as mesmas, as perguntas vêm de de formas diferentes, o que acaba sendo de certa forma um desafio. E vá lá, não é todo dia que sou elogiado por um cara do naipe do De Ros ;)

LeandroP
Moderador
# jun/12 · Editado por: LeandroP
· votar


juninholiveira

Veja este tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/72393/

Só pra deixar clara uma diferença entre melodia e harmonia.

A melodia é formada por notas que são tocadas sucessivamente, uma nota após a outra. Já a harmonia são notas de uma escala tocadas simultaneamente, duas ou mais notas ao mesmo tempo.

Explicando de uma forma bem simples, a escala te oferece um campo melódico. Se você harmonizar a escala, ou seja, combinar notas sistematicamente pra serem tocadas de forma simultânea, você terá um campo harmônico.

Existem alguns métodos pra se harmonizar uma escala, e o mais comum é "por terças", que você pode verificar como se faz no tópico indicado. Pra isso é importante também ter uma boa noção, senão um entendimento completo de intervalos.

juninholiveira
Veterano
# jun/12
· votar


LeandroP

eu li esse tópico, ja entendi agora, ja posso terminar minha música agora, vlw pessoal por esclarecerem minhas dúvidas!!

De Ros
LeandroP

Passei a tarde toda ontem que eu tinha livre estudando isso daí, por isso o tanto de perguntas que eu fiz ontem. Se eu continuar nesse ritmo, espero em num futuro, breve talvez, estar fazendo a msm coisa que vcs fizeram por mim por esses dias, ajudando o pessoal aí que insiste em perguntar o que há muito foi respondido, várias e várias vezes, mas em perguntas diferentes, como disse o LeandroP.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas para montar bicordes