tirar pintura = lixa, lixadeira, removedor?

    Autor Mensagem
    kairi
    Veterano
    # nov/07


    Estou à re-pintar minha guita, e não achei a tal "lixa-400-para-madeira" que a galera aqui do fórum recomendou para começar a lixar. Segundo alguns vendedores, lixa pra madeira só vai até 150. o/

    Uns me recomendaram lixadeira para as partes "lisas" (sendo que ela é meio arredondada por completo) e outros uma química pra remover tudo.

    E ai galera, qual é a melhor opção (melhor = Mais rápida ou Maior qualidade) para este caso?

    Trata-se de uma Jackson tipo Soloist.

    Abraços.

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    quimica você pode se intoxicar

    lixadeira se você errar vai estragar o shape da guitarra

    lixa é o indicado para iniciantes

    Andre_lokao
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Andre_lokao
    · votar


    Trata-se de uma Jackson tipo Soloist

    o.o
    O.o
    O.O
    Ô.Ô

    O_O

    O.M.G!!!!!

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    kairi
    na mão é sempre mais seguro.
    lixa 400 não deve ter de madeira. ou é pra metal, ou é lixa d'agua.

    kairi
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Andre_lokao
    Porque o espanto?

    kiki
    Fui na madeireira e achei 400. \o/

    MANFREDINI
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ou é lixa d'agua.
    que diabos é isto?

    MANFREDINI
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    não achei a tal "lixa-400-para-madeira"
    www.mercadolivre.com.br =)

    Henrique S.
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    kairi

    uma vez eu vi uma tecnica que consistia em passar uma lamina de vidro "descascando" a pintura, vou ver se encontro onde foi...

    MANFREDINI

    uma lixa oras, que da pra por na agua hehe

    Henrique S.
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    kairi

    nao achei, mas encontrei estes que acho bem interessantes

    http://www.projectguitar.com/tut/chem.htm

    http://www.projectguitar.com/tut/burn.htm

    http://www.projectguitar.com/tut/sand.htm

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    MANFREDINI
    ou é lixa d'agua.
    que diabos é isto?

    é uma lixa bem fina, que há quem use na água. mas acho que a guitarra não é bm mergulhar na agua não.

    kairi
    Fui na madeireira e achei 400. \o/
    o/(o

    MANFREDINI
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    mas acho que a guitarra não é bm mergulhar na agua não
    uahuahuah, é, também acho que não

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    MANFREDINI
    se bem que a ultima lixada do verniz da guitarra, os mestres recomendam passar lixa muito fina (800, 1200) com água e sabão...
    =O

    MANFREDINI
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    kiki
    sim, um pouco e pah, uma camada leve de água, mas mergulhar é foda né, sempre achei que água não combina muito com madeira né, mas...

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Henrique S.
    uma lixa oras, que da pra por na agua hehe

    É mais recomendada para metais e polímeros em geral. Usa-se com uma leve camada d'agua, para ir lavando a sujeira que vai saindo da lixação, diminuir o coeficiente de atrito (o que torna o processo mais eficiente) e dar resistência à folha de lixa. Eu quando a uso, eu na verdade molho a lixa, e não a superfície, submergindo-a em um balde, por exemplo.

    Em madeiras pode-se usá-las sem água, mas aí ela ficam quebradiças. A grande vantágem das lixas d'água é que vão a granularidades até 1.600 (extremamente fina), ideal para acabamentos quase espelhados em metais.


    CURIOSIDADE:
    Em todos os meus computadores, quando compro coolers novos (upgrades, geralmente), a primeira coisa que faço é polir a superfície do cooler que fica em contato com a CPU, deixando-a quase espelhada, absolutamente isenta de irregularidades. Isto aumenta, e muito, a condução térmica entre a CPU e o cooler (obviamente, usando Arctic Silver 5)


    Eu recomendo, no seu caso, começar com lixa 220 para madeira para tirar as camadas mais superficiais de tinta e ir aumentando a granularidade (até 400) até se ter a superfície desejada. Começar já com 400 vai te dar muito mais trabalho e será menos eficiente.

    kairi
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Me disseram pra usar pintoff, e depois usar lixas 80, 120, 180, 240, 300, 400 e 600.

    O que acham?

    kairi
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Ah, também me recomendaram usar lixa de massa ao invés de lixa d'água.

    Henrique S.
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu quando a uso, eu na verdade molho a lixa, e não a superfície, submergindo-a em um balde, por exemplo.(2)

    eu uso inclusive pra madeira, as vezes fica um pouco escorregadio mas pelo menos tira aquela sujeirada de serragem...



    Isto aumenta, e muito, a condução térmica entre a CPU e o cooler (obviamente, usando Arctic Silver 5)


    artic silver é o que? pasta termica?

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    kairi
    eu não sei.. nunca usei nada disso.

    Simonetti
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Henrique S.
    artic silver é o que? pasta termica?

    SIm, é uma pasta térmica, com 99.9% de prata.:

    http://www.arcticsilver.com/as5.htm

    É simplesmente a melhor pasta térmica que existe, pois é a que melhor permite que o calor da CPU seja transferido para o cooler, por causa da prata.

    Obviamente, irregularidades na superfície atrapalham a condução térmica, por isto faço o polimento do cooler, chegando à lixa 1600. Depois limpo com muito álcool e aplico AS5.

    Tio Frank
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Eu fui brincar assim com a minha, o pessoal lembra . O resultado da remoção da pintura ficou legal, eu mesmo dei uma arredondada nos cantos da guitarra.

    Usei uma lixa circular adaptada em uma furadeira, deu pra tirar a tinta de quase todos os cantos.

    Desisti de lixas manuais porque demora MUITO pra tinta sair, muito mesmo, só pra quem tem muita paciencia . A lixa circular usei 120 se nao me engano, depois pra dar acabamento, fui na 220 manual

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tirar pintura = lixa, lixadeira, removedor?