Sobre técnica, improviso e leitura. . .

    Autor Mensagem
    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: james_the_bronson


    - Técnica.
    - Improviso.
    - Leitura.

    Se você tivesse que privilegiar apenas um desses expedientes, qual seria???

    Não estou dizendo que tem que ser analfabeto nos outros dois, falo somente de prioridades. E então???

    Thedekai
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Improviso com certeza, mesmo estando diretamente relacionado com técnica

    nettoroses
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Improviso¹²³¹²³¹²³

    makumbator
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    james_the_bronson

    não tem porque privilegiar um ou outro...estude todos eles oras! Tavez vc tenha mais facilidade em um que em outro, mas deve estudar os 3!

    Arc
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    james_the_bronson
    com a leitura vc aprende os outros, né?
    =P

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: james_the_bronson
    · votar


    Pois é, eu vejo o pessoal se lançando de cabeça no improviso lá na faculdade e não entendo bem...

    Eu nunca colocaria o improviso em pé de igualdade com a composição. É aquela história: "Compondo você tem anos para compor 10 segundos de música. Improvisando, você tem apenas 10 segundos para improvisar 10 segundos.". Claro, do improviso saem boas idéias, mas não imagino que seja algo em quantidade, deve ser uma frase ou idéia legal que sai de vez em quando. Acho que não rola de fazer um solo com pedaços de frases de improviso, seria uma colcha de retalhos. Mas volto a dizer, uma frase boa, num dia inspirado imrpovisando pode ser um ponto de partida para um solo foda...

    Observação: Nem considerei "composição" como um fator no tópico, por imaginar que é algo individual. Ainda que existam técnicas para compor, a composição vem muito mais do convívio com a música do que do estudo....

    Agora vem a parte onde justifico minha escolha:

    - Leitura - Está muito mais relacionada a gravação ou então trabalhar como músico contratado. No meu caso, não é uma prioridade.

    - Improviso - É mais ou menos o que eu disse ali em cima. Eu não gostaria de me dedicar tanto ao improviso quando muito provavelmente as melhores idéias que eu tenho surgem quando estou tocando guitarra sozinho.

    - Técnica - Bem ou mal é indispensável para uma boa execução, seja lendo, improvisando ou tocando uma composição própria. É a parte mais braçal do serviço, quase apenas mecânica, ainda que exija algumas reflexões. Eu não pretendo tocar para uma platéia cheia de jazzistas fodões sedentos por tensões, mas sim para um público que valoriza a agitação da música e provavelmente o apelo visual da execução. Boa parte das referências do estilo que eu gosto têm uma técnica pelo menos razoável. Então, no meu caso, daria mais privilégio à técnica.

    Por fim: Se eu tivesse que colocar leitura e improviso em ordem, ainda tenho minhas dúvidas, mas acho que leitura seria a segunda prioridade. Ao ler uma frase, ainda que não esteja sendo criada na hora por você, você tem que buscar a melhor digitação. Ou seja, nos dois casos você "toma conhecimento" da frase na hora, através da leitura ou da "composição instantânea", mas na hora de improvisar a pessoa pode usar um clichê que ela já tem bem definido na memória. Par ler, não dá...

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    makumbator
    não tem porque privilegiar um ou outro...estude todos eles oras! Tavez vc tenha mais facilidade em um que em outro, mas deve estudar os 3!

    É, eu tento xP ...

    _Kevin_
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    james_the_bronson
    Eu não gostaria de me dedicar tanto ao improviso quando muito provavelmente as melhores idéias que eu tenho surgem quando estou tocando guitarra sozinho.

    que é a própria definição de improviso ;)

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    _Kevin_

    Não, não é improviso. O nome "improviso" te sugere o quê???

    Improviso você faz na hora com a música rolando, sem parar. Compor você nem precisa rolar a música inteira, pode fazer sem instrumento, etc... ;) ...

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Up!

    Intrueland...
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    nnnnn leitura brother...

    eu tava estudando umas partituras do Tom Jobim, vcs tem que ver, altas notas loucas com 5 voices, etc

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Sobe!

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    james_the_bronson
    Difícil, mano bronson...

    Se vc tivesse colocado composição, eu iria sem dúvida alguma...

    Pardal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Se você tivesse que privilegiar apenas um desses expedientes, qual seria???

    Eu privilegiaria a técnica de improviso e leitura \O/

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    TG Aoshi

    Esse daí é o mais foda mesmo _\m/ !!!

    MIKEYTECLADO
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Pessoal,

    Estudo teclado há 2 anos, tiro as escalas de letra. Mas nunca consigo uma improvisação legal nos temas que toco. Treino pelo menos 5 vezes na semana. Acho que não tenho o dom - Hehehehehe

    CheshireCat
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    MIKEYTECLADO
    Estudo teclado há 2 anos
    você tá no forum de guitarra, fio O_o
    mas enfim, eu toco piano há quase dois anos e também não sei improvisar nada
    Acho que não tenho o dom[2]

    TG Aoshi
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    MIKEYTECLADO
    CheshireCat

    Dom Pedro? <o>

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre técnica, improviso e leitura. . .