Marupá = a palitiinho de sorvete?

Autor Mensagem
MatheusFarage
Veterano
# mai/07 · Editado por: MatheusFarage
· votar


agora dá uma martelada num objeto de mogno e em um de marupá
DUVIDO Q VC DA UMA MARTELADA NA SUA GUITARRA


fgr
Se MARUPÁ é a madeira do palitinho do picolé
A madeira do Palitinho de picolé é a madeira dos caixotes de feira
Os caixotes de feira são de aglomerado
Aglomerado é a materia prima da Tonante
Se o Ardanuy gosta de Marupa

Isso quer dizer que Ardanuy curte as tonantes e que a Tonante tem uma madeira nem tão ruim assim!


TEM GNT Q SO FALA MERDA!
QM DISSE Q MARUPA NASCE "COMPENÇADO"?
MTOS LUTHIERS FALAM MTO BEM DO MARUPA PELO TIMBRE ESTALADO E AGUDO

http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=4027631&tid=2504179616787121751 &kw=MARUPA

Savant
Veterano
# mai/07
· votar


MatheusFarage
Martelada eu duvido quem alguém dê, mas eu duvido que alguém nunca sem querer bateu com o headstock de algum instrumento na parede sem querer!!!!

Iago
Veterano
# mai/07
· votar


Penta_Blues
falou tudo!

Iago
Veterano
# mai/07
· votar


Savant
Um vez testei um baixo (Tagima B5) de marupá e achei ele sem grave, com um agudo e médio bem fraquinho. Agora, levinho com certeza era.

isso pode ser causado por diversos fatores, principalmente captação, nao so o tipo de madeira do corpo

Henrique S.
Veterano
# mai/07
· votar



Porra, afinal .. do q eh feito os caixotes de feira?????



Marupá, oras

mas grande coisa que é materia prima de caixotes, palitos e etc.

cada madeira tem caracteristicas sonoras proprias.

e outra o tao famoso Alder la fora n e grande coisa, Basswood tmb não

ah e tem mta Ibanez Coreana de MDF, durmam com essa informaçao

Savant
Veterano
# mai/07
· votar


Iago
Sim vc está correto, mas a madeira influencia o som tb.

Savant
Veterano
# mai/07
· votar


Henrique S.
O pessoal tem preconceito com Basswood, mas tem umas paradas muito boas mesmo que usam basswood.

Curly
Veterano
# mai/07 · Editado por: Curly
· votar


tenho uma strato com corpo de marupá, ela realmente não tem aquele som cristalino das fender, o som clean dela é meio xoxo, sem graça, agora com caps de saída alta e drive ela soa muito bem, diria até melhor do que as stratos de alder... Outra coisa, não verdade que a madeira é tão leve assim, o peso é muito similar ao próprio alder, tampouco me parece ser madeira frágil... não é uma madeira bonita para acabamento natural

para mim o problema não é com a madeira mas sim com a falta de controle de qualidade da tagima

MatheusFarage
Veterano
# mai/07
· votar


http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=4027631&tid=2504179616787121751 &kw=MARUPA

deem uma olhada no q os luthiers falam sobre essa madeira

Eric Lance Abbott
Veterano
# mai/07
· votar


O marupá é um madeira que parece ser da mesma espécie de uma outra madeira que chamam de caixeta numa regiao, e para-para em outra...
Uma madeira terrivel de resistencia mecanica em minha opiniao...
Em instrumentos musicais, achei deprimentes todos os resultados que pude ver dela... nada que se compare á nenhum resultado obtido nem com o Ash nem com o Alder...

resumindo minha opiniao:
-marupa é uma porcaria pra instrumento.. nao recomendo


Mario nao faça sua guitarra de marupa, a nao ser q vc queira fazer por fazer, mais as fabricas(Tagima) usam ela nao pela sua qualidade, sim pelo seu preço, vale mais apena gastar 20 reais a mais q seja e comprar cedro rosa ou outras como freijo dentre outras


bem... o topico inteiro é uma discussão entre um luthier que gosta do marupá (o Luigi) e o resto que não gosta
não acrescentou muita coisa ao que já foi discutido aqui

Penta_Blues
Moderador
# mai/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Eric Lance Abbott
Uma madeira terrivel de resistencia mecanica em minha opiniao...
resumindo minha opiniao:
-marupa é uma porcaria pra instrumento.. nao recomendo


Considerando que seus post estão baseados em opiniões, vou colocar a seguir dados técnicos extraídos de estudos realizados por alunos concludentes de cursos de Engenharia Florestal além daqueles constantes em sites como Ibama, na seguinte sequencia:
madeira-densidade-elasticidade-ruptura-dureza-def secagem-resist mec-veloc de prop-freq resso-DL
alder-0,41-96-533-200
ash-0,60-143-1230-599
cedro-0,46-99-768-623-torcimento-med/bx-4616-148,96-0,029
mogno-0,55-66-562-435-nenhum-media-3463-166,57-0,027
marupá-0,44-74-653-143-nenhum-med/bx-4104-167,91-0,027
Só pra comparar...

as fabricas(Tagima) usam ela nao pela sua qualidade, sim pelo seu preço,
Preço também tem muito a ver com a disponibilidade do produto no mercado e não apenas pela qualidade do mesmo...

não acrescentou muita coisa ao que já foi discutido aqui
Espero que agora tenha sido acrescentado um pouco mais de informação...

Valeu!!!

Eric Lance Abbott
Veterano
# mai/07 · Editado por: Eric Lance Abbott
· votar


Penta_Blues

eu colei trechos do topico citado pelo matheus
o topico tem 105 posts de uma discussão entre UM luthier defendendo o marupá e o resto

esses numeros não me dizem absolutamente nada, pq na prática o que conta é o resultado
nunca toquei em uma guitarra de marupá que tivesse a mesma riqueza de timbre de um alder (que já tive em muitas guitarras)

Henrique S.
Veterano
# mai/07
· votar




Uma Lespa do Cimafonte, DE MARUPÁ

Penta_Blues
Moderador
# mai/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

Eric Lance Abbott
esses numeros não me dizem absolutamente nada,
Vou traduzí-los pra vc então...
O Marupá tem tanta resistência mecânica quanto o cedro, é quase tão denso quanto o cedro, não apresenta nenhum defeito se corretamente seco assim como o mogno, a velocidade de propagação sonora nele está entre o cedro e o mogno, sua frequencia de ressonância é praticamente a mesma do mogno.

na prática o que conta é o resultado
Este resultado tem profunda relação com a avaliação de quem está tocando o instrumento, ou seja, puramente subjetivo...

nunca toquei em uma guitarra de marupá que tivesse a mesma riqueza de timbre de um alder
E nunca vai tocar pois se sao madeiras diferentes o timbre obviamente será diferente, mas nem por isso uma é melhor que a outra e menos ainda que o marupá não se presta para emprego na indústria de instrumentos musicais.

Se vc está satisfeito com o timbre que guitarras feitas com Alder proporcionam, excelente! Mas isso não é nem de longe argumento que justifique a opinião de que Marupá não presta. O fato do timbre proporcionado pelo Marupá não lhe agradar não significa que a madeira não é boa. Só não lhe agrada e nada além disso.
Não se trata de provar que um é melhor que o outro. Isso não existe!
E por um motivo bem simples: são diferentes madeiras, com características diferentes e portanto sem base de comparação possível para se concluir qual é a melhor, no máximo o que realmente são - diferentes - independente de ser usada para a construção de altares, móveis, instrumentos musicais, caixas de feira ou palitos de picolé...

Valeu!!!

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


O Josino Saraiva e o Marcio Zaganin usam Marupá, então é madeira utilizável. Se dois mestres usam é pq dá pra usar.

E tenho dito heheheh

fgr
Veterano
# mai/07
· votar


MatheusFarage
TEM GNT Q SO FALA MERDA!
QM DISSE Q MARUPA NASCE "COMPENÇADO"?
MTOS LUTHIERS FALAM MTO BEM DO MARUPA PELO TIMBRE ESTALADO E AGUDO


Eh verdade, vide seus comentário.
Fato é que marupá não é tão denso quanto as outras madeiras de lei..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


Sempre usei o marupá e continuarei usando, pois é uma madeira muito boa para a confecção de corpos de guitarras e baixos, desde que corretamente cortada e sêca, com poucas (ou nenhuma) emenda e espessura correta (45mm ou mais).
Já escreví isso aqui várias vezes e parece que não adiantou nada. Vamos acabar com preconceitos e ignorâncias à este (e outros) respeito.
Abçs

fgr
Veterano
# mai/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Vc eh do RJ? Onde pode comprar marupá? Qual é a faixa de preço??

Que madeira vc aconcelha para a confecção de uma Les Paul?? Eu queria algo com um bom sustain..

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/07
· votar


fgr
Depende muito, às vezes na Parimad outras na Japão madeiras.
Cedro-Rosa, com (ou sem) top de pau-marfim.
Abç

luthierluigi
Veterano
# ago/12
· votar


Tenho visto considerações sobre madeiras e principalmento o Marupá , Caixeta , madeira largamente usada no brasil por se muito boa para a confecção de instrumentos musicais.
Devo dizer que a escolha das madeiras para o corpo de um instrumento se deve a sua propriedade sonora e não a sua resistencia física... Eu uso caixeta ou marupá por ter um som muito parecido com o ash leve , nada parecido com o Alder. Consigo assim o som de strato, perfeito, comprovado por mim e outros luthiers em fabrica da fender nos EUA . Cedro ou cedro rosa são madeiras que não tem nada a haver com stratos.
Abraços.

luthierluigi
Veterano
# ago/12 · Editado por: luthierluigi
· votar


Ricardo Marins Blues-Nig Dual Drive DD1-Strato Custom
Demo do pedal NIG DUAL DRIVE Guitarra:Custom Stratocaster by Luigi Cimafonte Amp: Marshall MG100 Dfx(Head) Caixa:Snake GT ONE Efeitos:Boss Gt8 (less)
de ricomarins | 4 anos atrás | 11276 views

luthierluigi
Veterano
# ago/12
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=LknGfEMZa6k

MMJr
Veterano
# ago/12
· votar


Para quem tem preconceito do Marapua, dizendo que e madeira de palito de sorvete e caixote de frutas....Aqui nos Estados Unidos os palitos de sorvetes sao feitos de Maple... ;-)

Valeu...

Buja
Veterano
# ago/12
· votar


luthierluigi
Cedro ou cedro rosa são madeiras que não tem nada a haver com stratos.
Amigo, que tipo de propridade sonora o cedro rosa confere a guitarra. Tenho um corpo com shape de strato em cedro rosa macico que pretendo transformar obviamente em strato com singles. Perderia a caracteristica stratística dela usando esta madeira?

Drinho
Veterano
# ago/12
· votar


algumas tagimas usam marupá....

olha se é bom ou é ruim eu não sei... mas pra prestar uma contribuição com o tópico uma vez peguei uma tagima strato de marupá com captadores fender

o som é infernal


eu não subestimaria essa madeira

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


MMJr

Para quem tem preconceito do Marapua, dizendo que e madeira de palito de sorvete e caixote de frutas....Aqui nos Estados Unidos os palitos de sorvetes sao feitos de Maple... ;-)

Imagino então que vc deve guardar os palitinhos de sorvete ao invés de jogá-los fora, hehehehe :)

Lembro de uma vez um luthier dizer pra mim que o Marupá é uma madeira "fofa". Eu tinha uma Tagima strat e ele me disse isso. Não sei se procede, e que diferença isso pode fazer. Dessas guitarras "de marca" eu só conheço a Tagima que usa.

Bigtransa
Veterano
# ago/12
· votar


Qual a relação entre a má qualidade dos instrumentos de marupá e o fato desta madeira ser usada para fazer caixotes e palitos de sorvete? Uma caloi barra forte não é feita do mesmo aço que uma Ferrari? Bambu não serve pra vareta de pipa tanto quanto serviu pra construir o Taj Mahal?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Marupá = a palitiinho de sorvete?