Madeira Marupa (tagimas)

    Autor Mensagem
    BrujeriaComKLB
    Veterano
    # abr/03


    Pessoal, quem tem guitarra tagima, ou outra que tenha alguma parte com essa madeira, pode dizer se é boa?
    É porque eu vi num site sobre madeiras, que o marupa é de ´baixa resitencia´... o que voces me dizem? Na materia sobre madeiras na playtech nada é dito sobre ela.

    o site é: http://www.netbureau.com.br/forex/portugues/marupa.shtml
    []´s

    BrujeriaComKLB
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Pessoal?

    Thief_of_baghdad
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    No artigo está escrito "Durabilidade Natural". Provavelmente, durante a fabricação da guitarra ela seja submetida a algum processo que, quimicamente, aumente sua resistência, fazendo com que ela tenha uma maior durabilidade, podendo ser maior até que a de outras mmadeiras que existem por aí. Essa é a minha opinião.

    (Putz....... falei bonito!!!)

    IIIicael
    Veterano
    # out/04
    · votar


    alguém mais pois me interessei tb

    Moacir Guitti
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Orra...fiquei assustado agora! Comprar guitarra com madeira de palito de fosforo? dizem (boatos) que a tagima esta usando umas madeiras um pouco mais baratas, agora que eles ja tem nome, para cortar custos! alguem confirma?

    Aproveitando o link acima, da uma olhada no Ypê! Fazer uma les Paul inteirinha com ele deve ficar fera!

    IIIicael
    Veterano
    # out/04
    · votar


    ai mas ela sempre fez com marupá

    Guitar_Man
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Nome Botânico: Simarouba amara
    Árvore de 15 a 25 metros de altura, presente nas regiões Amazônica e Sudeste.
    Sua madeira é usada para compensados, laminados, forros, esquadrias, cabo de vassoura, palito de fósforo, embalagens e caixas, componentes de móveis, etc.
    Tonalidade clara
    Textura média a grossa
    Grã direita
    Densidade
    kg/m³ leve
    415
    Dureza
    Janka:
    Libras (kgf) 608
    (276)
    Durabilidade
    Natural baixa resistência
    Tratamento
    de Preservação fácil
    [/b][b]

    Guitar_Man
    Veterano
    # out/04
    · votar


    olha a 3a linha

    cleitonbica
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Mas afinal, vocês querem guitarra para tocar ou para jogar ping-pong???

    Santana
    Veterano
    # out/04
    · votar


    A minha é das boas...tem 15 anos, comprei na mão do Tagima quando tinha a fabriquinha da Lapa. Ainda lembro as palavras dele quando pegou o cheque na mão "Tagima enganou mais um"...é lógico que ele falou isso como brincadeira....a guitarra é muito boa, a captação é diferente das atuais.

    IIIicael
    Veterano
    # out/04
    · votar


    ai todas as madeira se faz compensado, como o alder que é usado em quase todas as FENDER. Ora bolas vcs sabem com se fas compensado? É uma lamina fininha de uma madeira x, que é colada uma na outra, diferente do corpo das tagimas que a madeira é sólida não laminada.

    jean_ps
    Veterano
    # out/04
    · votar


    marupa eh mto bom num tem nda a reclamar!!

    Bill Ribeiro
    Veterano
    # out/04
    · votar


    eu tenho uma tagima strato tg-635 e eh fera! nada a reclamar!

    vAsKiNhU tHe TrOoPeR
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Bill Ribeiro
    eu tbm!ehuaehau ela eh boa msm!tou pensando em melhorar ella com o temo, mas naum entendu nda sobre issu...

    The Sleeper
    Veterano
    # out/04
    · votar


    sinceramente eu estou decepcionado com a tagima.....eu comprei uma recentemente e no começo ela me respondeu mto bem + depois de + ou - uns 5 meses ela começo a empenar o braço....eu ja perdi o braço de uma por esse problema....além do mais varias pessoas que compraram a pouco tempo algum instrumento da tagima nao estao contentes.......é claro q nao sao todas q acontecem isso salvo agumas excessoes...como por exemplo as signatures.....q sao uma tesao pra toca....o resto.....

    jrcintra
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Eu tenho um baixo da tagima..
    modelo tg 550(eh um modelo meio velho jah)... madeira eh marupa. COloquei captadores EMG.. o som ficou mto DIFERENTE... eh outro baixo.
    Eu curto bastante o meu baixo , nunca tive problemas com regulagem nem tarrachas nem nda...
    =)

    pra qm quise ouvi o som...

    http://jrcintra.palcomp3.cifraclub.com.br/

    jrcintra
    Veterano
    # out/04
    · votar


    seguinte:

    "-Mogno - Mahogany: são a mesma madeira
    -Pau-marfim - É uma madeira brasileira similar ao Maple mas não são a mesma madeira. O Pau-marfim é um pouco mais pesado, mais amarelo e tende a timbrar com um pouco mais de brilho.
    -Maple - Existe o Hard Maple, que é a madeira com a qual são feitos quase todos os braços de instrumentos pelo mundo afora, e o Soft Maple, pouco usado em alguns corpos.
    -Roxinho - Purpleheart: Sim, são a mesma madeira, que é da família do Jacarandá e é bem roxa.
    -Pau ferro - Pao-ferro: também foi muito usada em escalas lá fora.
    -Luthite - Não é madeira mas sim uma enganação inventada pela Ibanez. Nada mais é do que um MDF (aglomerado) metido a besta que não tem som de nada. Os baixos da linha Ergodyne são de luthite e seu som é totalmente artificial e sem timbre.
    -Basswood - É uma madeira usada em alguns instrumentos mais baratos. É clarinha, leve e timbra entre o Alder e o Poplar, outra madeira usada em instrumentos importados mais baratos. Segue a linha do nosso Marupá, usado nos instrumentos Tagima.
    -Agathis - Segue a mesma linha do Poplar e do Basswood.
    -Rosewood - É a madeira usada nas escalas da grande maioria dos instrumentos de fora. É uma boa madeira mas nada do outro planeta. Não confundir com o Jacarandá brasileiro, que é uma madeira muitíssimo superior e muito valorizada no mercado internacional, onde é chamada de Brazilian Rosewood.
    -Walnut - É uma madeira escura e amarronzada com a qual tenho muto pouca familiaridade e nenhuma experiência.
    -Wenge - Madeira das escalas de alguns baixos Warwick e dos braços de alguns Ibanez. É africana e em minha opinião pouco densa para estas finalidades, motivo pelo qual os Warwick não têm marcações na escala. A Bubinga usada nos braços dos Warwick também é uma madeira da qual eu desconfio muito pois os Warwick vivem dando problemnas de braço.
    -Ash - É a madeira usada nos corpos das guitarras e baixos Fender de acabamento natural. É bonita e tem som brilhante. Existe o Light Ash ou Swamp Ash (Ash do pântano) que é mais leve e tem som menos encorpado, sendo que as fábricas preferem essa madeira ao Ash convencional para não dar dor de coluna nos músicos.
    -Alder - É a madeira usada em 90% dos baixos e guitarras Fender USA. Quando são pintados são se Alder. Timbre similar ao do Ash só que com um pouco menos de brilho.
    -O Cedro se chama Ceddar e seu timbre é mais médio.
    "

    By CORVO

    Grunge Punk Rocker
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Resumindo Corvo. Qual que é a melhor?

    IIIicael
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Grunge Punk Rocker depende do som que vc quer

    rcorts
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Tive uma fender squier california que tinha braço de maple. Após uns 4 ou 5 meses ele começou a empenar. E é uma das madeiras mais recomedadas para braço. Acontece que eu sempre deixava ela afinada e tocava muito Stevie Ray Vaughan. Pra tentar tirar um som parecido com o dele estava treinando a técnica de abafar as cordas que não devia tocar e mandar a porrada nas seis cordas. Além de desgastar as cordas forçava o braço.


    O certo é levar sua guitarra a um luthier para regular ou regular você próprio (se souber fazer isto direito).

    O braço da epiphone les paul standard é de mogno e também empenou com o tempo.

    Tenho um violão de aço com o corpo e braço em mogno e o braço está empenando. Portanto, além de cuidar da sua guitarra, é bom regular o braço de vez em quando. Até madeiras nobres empenam. O fato de o braço de marupá da tagima empenar não significa que a madeira seja ruim.

    Patys
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    as Ash sao as melhores....^^ alias pr corpo claro...

    alem de leve.....^^

    mazellan
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    rcorts
    o braço eh d pau marfim...
    mais sussa...

    gualtersouza
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    mazellan
    o que é sussa?
    tenho uma peça de pau marfim para fazer um braço...

    mazellan
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    naum..eh q falaram dos braços das tagimas q eram d marupa..q era ruim...

    mas o braço delas eh d marfim..q eh bom (se feito direito neh)

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    Patys
    as Ash sao as melhores....^^
    Não existe na minha opinião essa coisa de melhor. Cada madeira tem suas características próprias e, portanto, isso as torna diferentes. Nem melhor, nem pior, diferentes...
    Valeu!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeira Marupa (tagimas)