Nunca usei metrônomo em toda a minha vida

Autor Mensagem
kairi
Veterano
# mai/07
· votar


Se você tiver o guitar pro, ele te faz a função de metrônomo.

Coloque vários loops de 99x, e vá fazendo teu ritmo nele, alterando o tempo no próprio gp.

Atum Bluesman
Veterano
# mai/07
· votar


Bloodia
Cara sem metrônomo não dá, as vezes você pensa que tá no tempo mas diminuiu ou aumentou o ritmo, com 2 anos de experiência talves você não perceba, mas quando você tiver experiente, com 3 anos como eu vai perceber e muito a diferença ahuahauahuahuaha.

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


silverchairfan
AFINAL COMO USA METRONOMO???????
TOCO QTAS NOTAS POR BATIDA?
EH UMA NOTA POR BATIDA?
EH UM COMPASSO POR BATIDA?
ALGUEM EXPLICA AE



Cara, não é tão complicado quanto parece.

Um lance é o valor da nota, outro é o tempo da batida.

Vamos dizer que voce escolha fazer um exercicio em compasso 4/4, a 80bpm

O denominador indica quantas semibreves terão no compasso, e o numerador indica o numero de tempos.

Concentre-se no numerador, num compasso de 4/4, voce tem 4 batidas dentro de um unico compasso.

Ok...

A semibreve vale 1 compasso inteiro.
A minima são duas no compasso.
A seminima quatro no compasso (ou seja, uma por batida no metronomo)
A colcheia oito no compasso (ou seja, duas por batida no metronomo)
A semicolcheia são dezesseis no compasso (quatro por batida no metronomo)
etc..., fusa e semifusa ainda.

Por exemplo, pra fazer o exercicio usando a figura semibreve, o metronomo vai tocar 4 batidas e voce vai tocar apenas uma nota a cada quatro batidas do metronomo. Toca a primeira, e nas outras 3 deixe a nota soar. Toque novamente, no proximo 1 do proximo compasso.

Pra usar uma minima, o metronomo vai bater 4 tempos, e voce vai tocar uma nota na primeira batida, a segunda soa a nota da primeira, a terceira voce toca outra nota, e a quarta soa a nota da terceira.

Pra usar uma seminima, o metronomo vai bater os mesmos 4 tempos, e voce vai tocar uma nota a cada batida.

Pra usar uma colcheia, a cada batida do metronomo, voce vai ter que tocar duas notas, ou seja, o metronomo bate 4 vezes, então voce no final da quarta batida tera tocado 8 notas.

Na semicolcheia, voce vai tocar quatro notas por batida, ou seja, o metronomo vai bater 4 vezes, e em cada batida voce tera tocado 4 notas, na ultima batida voce tera tocado um total de 16 notas.

E assim, sucessivamente, 32 na fusa, e 64 na semifusa heheheheh só louco mesmo pra fazer isso !!!

Muitos se enganam ao colocar o metronomo em 180bpms pra tocar coisas rapidas.

Eu acho mais eficiente pro controle ritimico, deixar o metronomo num beat baixo, e fazer o exercicio tocando todas as figuras ritimicas nesse batimento.

Pra mim é missão impossivel tocar fusa em 80bpm, ou seja, não precisa aumentar a velocidade de metronomo pra tocar rapido.

Aumentando a velocidade, o que te ajuda é que o metronomo comeca a bater o tempo mais rapido e isso apoia na acentuação das notas.

Mas em 180bpm, tocando rapidaço, o cara provavelmente estara usando a figura seminima. Dai pra frente, nessa velocidade, é impossivel tocar 8 ou 16 notas por batida de tempo no metronomo a 180bpm´s

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


compliquei né ?!??

se tiver duvida ainda, pergunta ai, eu ou outra pessoa responde ;)

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


representacao grafica

semibreve = 1
minima = 1/2
seminima = 1/4
colcheia = 1/8
semicolcheia = 1/16
fusa = 1/32
semifusa = 1/64

Vamos imaginar um compasso 4/4

Ele será assim :

||:..|..|..|..|..:||

Em todos os desenhos abaixo, as barras existem, e representam a marcacao do tempo do metronomo.

Cada barrinha destas do meio representa uma batida de tempo. É o que o metronomo vai fazer pra voce.

Pra fazer o exercicio usando a semibreve, vai ficar assim :

- Semibreve

||:...|...|...|...|..:|| batida do metronomo
||:..O..~..~..~..:|| notas tocadas

a bolinha é a nota que voce tocou, deixe esta nota soar nas proximas 3 batidas, lembre-se que a semibreve vale um compasso inteiro.

- Minima

Aqui muda, são duas notas por compasso

||:...|...|...|...|..:|| batida no metronomo
||:..O..~..O..~..:|| notas tocadas

as duas bolinhas representam as notas tocadas, como a minima vale dois tempos, toque a primeira nota e deixe ela soar até a proxima batida do metronomo. Depois toque a terceira nota, e deixe ela soar até a ultima batida. Ou seja, cada uma durou dois tempos.

- Seminima

||:...|...|...|...|..:||
||:..O..O..O..O..:||

blz, sem muito o que explicar, uma nota por batida

- Colcheia

duas notas por batida/tempo

||:..|....|....|....|....:||
||:..Oo.Oo.Oo.Oo..:||

- Semicolcheia

dobre a colcheia, serão quatro notas a cada batida

||:..|........|.......|.......|.......:||
||:..Oooo.Oooo.Oooo.Oooo.:||


As bolinhas representam a nota tocada, coloquei maisculo e minusculo só pra dizer outro lance importante que muitos não se atentam quando treinam digitacao rapida, mesmo com o metronomo.

A primeira de cada tempo é chamada de "nota cabeça"

Toque ela mais forte, e as outras mais fraco. Isso é o que dá a pulsação correta para a execução das figuras ritimicas.


E assim sucessivamente...


Os desenhos estão toscos demais hahahaha Espero que voce entenda a idéia.


E tenha em mente, que dei os exemplos baseados num compasso 4/4.

A matematica é a mesma, mas voce readequa os tempos e figura pros demais compassos. 2/4, 3/4, 5/4, 7/8, etc....

Além disto, tem as tercinas e as quialteras, que são figuras ritimicas que mudam a pulsação da bagaça no meio do caminho.

Solfejo ritimico é algo embacado demais.

Eu já manjei muito disto, hoje manjo muito pouco, ha varios e varios anos não treino e não estudo mais essa parada.

Estudei isso tudo por conta de piano, na guitarra sempre fui mais vagabundão, apesar de ter usado bastante metronomo quando eu tocava de verdade.

Mas me ajudou demais o estudo tecnico de Solfejo Ritimico (COM APOIO DO METRONOMO)

hahahhahaha

edukl
Veterano
# mai/07
· votar


o legal do metronomo eh vc ver q vc ta evoluindo corretamente cara...eu tb achava q era frescura isso até q meu professor mandou eu tocar uma triade em 100bpm no metronomo dele ai eu tomei um coro e resolvi comprar 1 pra mim...ai hj to feliz la com a maquininha e sem duvida foi uma das coisas mais uteis q ja comprei até hj...e paguei so 30 reais...

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


Nossa, que confusão.

Não era melhor dizer que o metrônomo era como a caixa de uma bateria e que ele regulava a velocidade pra acompanhar? XD

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


kairi
Não era melhor dizer que o metrônomo era como a caixa de uma bateria e que ele regulava a velocidade pra acompanhar? XD

depende Kairi, se voce acha que o metronomo só serve pra marcar o tempo pra voce sair tocando sem sair fora dele a tua dica é melhor

A minha resposta pra tua pergunta é :

bom, pra ele tocar sem entender o que tá fazendo ? sim.

pra entender o porque das coisas ? não

acho que vale a leitura da explicacao que fiz ;)

ou entao pegue qq livro de solfejo ritimico, certamente haverão explicacoes melhores e mais didaticas q esta q escrevi aqui hehehe

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar
Com tanto conteúdo interessante, você foi levar a sério logo o que eu disse. =D

JacobIsTheMan
Veterano
# mai/07
· votar



Olha..toco a uns 2 anos,e nuunca treinei com metronomo,e na real..não me sinto prejudicado..
Vcs acham que ée tãoo essencial quanto dizem por ai?



te fode amiguinho
(comenteario joselito 2 )

r2s2
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar
Não sei pq, mas fiquei com a leve impressão de que foi voce que não leu o que escrevi.

Eu li, depois vc realmente se reergueu das cinzas e voltou a falar como homem, defensor do metrônomo, sem contemporizações.

r2s2
Veterano
# mai/07
· votar


kairi
Com tanto conteúdo interessante, você foi levar a sério logo o que eu disse. =D

Hehe

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


kairi

hehehe

silverchairfan
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar

cara ! vc tirou minhas duvias todas! mto obrigado mesmo, vlw mesmo cara !

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


silverchairfan

blz, disponha.

escrevi tanto aqui q resolvi criar um topico com estas dicas.

tá em alguma pagina por ai hehehe

Rednef2
Veterano
# mar/11
· votar


Eu uso metronomo (tem dias que nao) é muito bom. Mas é bom alternar tmb, treinar ritmo com o metronomo e depois pega uma base de uma musica e improvisa pra desenvolver o senso melodico, pq se for só pra ficar nos metronomos da vida tocando teus improvisos vao parecer exercicio de guitarra (experiencia propria)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nunca usei metrônomo em toda a minha vida