Nunca usei metrônomo em toda a minha vida

Autor Mensagem
_FrEd_
Veterano
# mai/07
· votar


Mega

também nunca usei, usei apenas uma vez pra sacar como era, mas achei besteira, eu marco na minha cabeça mesmo.

Aff... falar nd...

_keitaro_
Veterano
# mai/07
· votar


marca com o pe q da na mesma xD

ou poe seu pai para ficar estranado os dedos enquanto vc toca xD

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


_keitaro_
ou poe seu pai para ficar estranado os dedos enquanto vc toca xD


ééé, também num é bem assim

Mega
Veterano
# mai/07
· votar


_FrEd_
Vc já falou algo. :(

_FrEd_
Veterano
# mai/07
· votar


O metronomo marca o tempo aumentando uma batida por minuto, n há cabeça no mundo que consiga diferenciar essa pekena oscilação. Parece uma diferença minima, mas na hora de tokar muda sim!

Por exemplo, se o seu limite eh tokar semicolcheias a 140 bpm, se vc colocar 143 bpms vc ja começa a pipokar, se vc colocar 145 não vai conseguir tokar... Essa diferença de tempo n eh "gravada" no ouvido, ou seja, c vc começar a treinar numa velocidade, dali 20 segundos vc ja ta em otra velocidade e qnt mais tempo passa mais vc se perde, e desse jeito não consegue evoluir corretamente...

Agora ao usar o metronomo, seguindo o exemplo acima, vc coloca 145 bpm pra treinar, pois nessa velocidade vc n consegue tokar... Enquanto n sair limpo e definido o som, n mude a velocidade! N adianta querer tokar a 160 bpm c vc n consegue a 145...

Esse eh o problema dos guitarristas: afobação e impaciência! Quer começar treinar hoje e semana que vem ja estar fritando que nem doido... Aí vem e fala: " Metronomo eh uma bosta, n serve pra nd"

Vai nessa...

silvio_rp
Veterano
# mai/07
· votar


O mais engraçado eh que o pessoal que recomenda o metronomo sao velhos conhecidos e com varias gravações bem interessantes aqui no fórum enquanto os que falam que nao precisam dele raramente mandam gravações (se é que ja mandaram) pro pessoal poder dizer se realmente ta bom sem o metronomo!!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/07
· votar


eu uso o metronomo porém não sigo regras, já me falaram pra começar sempre em 60 e ir aumentando, eu começo na velocidade que me deixa mais confortável pra tocar, nem rápido ou devagar, geralmente em 80 ou 100, depende do que estiver tocando, repito o exercício várias vezes (umas 20 em média) e depois aumento uns 10 ou 20...

Penta_Blues
Moderador
# mai/07
· votar


Bom dia!!!

Bloodia
Cara, experimente tocar com o auxílio de um metrônomo.
Caso ele lhe atrapalhe é sinal que vc, apesar de achar que toca sem a necessidade do mesmo, não tem ritmo nem andamento regulares e infelizmente será bem complicado corrigir isso, mas não impossível...

georginho_gallagher
tvz o metronomo ajude a evoluir mais rápido e com mais precisão.
Não é o metrônomo que dá velocidade ao guitarrista e sim o exercício constante. O que o metrônomo faz é indicar com precisão o ritmo e o andamento de uma batida.

Valeu!!!

kairi
Veterano
# mai/07
· votar


Nunca usei metronomo...

Não sei, nem consigo usar isso.

HUhauHUAHUhauhUHUAHuhauhAUHUhauhUAHUhauhUAHHU

Penta_Blues
Moderador
# mai/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

_FrEd_
silvio_rp
JoeCruzGuitar
Caras, excelentes observações. Acho que fica bem clara a importância do metrônomo.
O que parece confundir o raciocínio daqueles que o acham desnecessário é que muitos tocam sozinhos e portanto não sentem a dificuldade de se tocar no mesmo tempo quando em conjunto com outros instrumentos. Imaginem o "fudevú" numa orquestra onde cada um tem um ritmo ao "bater o pé" ou se cada músico se preocupar em seguir o ritmo do outro...

Dogs2
acho mais interessante (e didático) aprender dessa forma do que com o metrônomo, até porque há tempos atrás não existiam metrônomos
Cara, de quanto tempo atrás vc está falando?!
Ah tá, Século XIX...

Não muda muito, é só você olhar o tempo (4/4, 3/4, diabos que for) e tocar de acordo com isso.
Isso é compasso, e vc só tocará de acordo com isso se tiver uma exata noção de ritmo e andamento, ou seja, tudo a ver com metrônomo...

Valeu!!!

Raizen
Veterano
# mai/07
· votar


Ninguém nunca viu desenho do tom e jerry que tem uma pequena torre de madeira e um ponteiro oscilando de um lado para o outro fazendo uns barulhinhos de trek-trek...Aquilo é um metronomo.

Sem metronomo não dá pra ter noção de improviso (um bom improviso).

georginho_gallagher
Veterano
# mai/07
· votar


Penta_Blues

o "evoluir mais rápido" era em termos musicais "gerais", se eh que consegui me expressar direito. Ou seja, evoluir na técnica e em precisão em menor tempo cronológico, e não tocar mais rápido.

Pois o metrônomo disciplina o estudo, devido a sua precisão.

Não quis falar em velocidade, hehe, acho que me expressei mal...

grande abraço!

_JCM_
Veterano
# mai/07 · Editado por: _JCM_
· votar


O metronomo marca o tempo aumentando uma batida por minuto, n há cabeça no mundo que consiga diferenciar essa pekena oscilação. Parece uma diferença minima, mas na hora de tokar muda sim!

Por exemplo, se o seu limite eh tokar semicolcheias a 140 bpm, se vc colocar 143 bpms vc ja começa a pipokar, se vc colocar 145 não vai conseguir tokar... Essa diferença de tempo n eh "gravada" no ouvido, ou seja, c vc começar a treinar numa velocidade, dali 20 segundos vc ja ta em otra velocidade e qnt mais tempo passa mais vc se perde, e desse jeito não consegue evoluir corretamente...

Agora ao usar o metronomo, seguindo o exemplo acima, vc coloca 145 bpm pra treinar, pois nessa velocidade vc n consegue tokar... Enquanto n sair limpo e definido o som, n mude a velocidade! N adianta querer tokar a 160 bpm c vc n consegue a 145...

Esse eh o problema dos guitarristas: afobação e impaciência! Quer começar treinar hoje e semana que vem ja estar fritando que nem doido... Aí vem e fala: " Metronomo eh uma bosta, n serve pra nd"

Vai nessa...
(2)


Penta_Blues

concordo plenamente com vc, que concorda com as outras citações! ehhee

mas só vamos notar se precisamos do metronomo qdo gravamos algo.. aih sim, se sabe se é necessario ou não!

Edit: pra mim, é primordial!

abraços

LuizJu88
Veterano
# mai/07
· votar


Acho legal o uso do metronomo...não é essencial, muita gente se vira de forma excepcional sem nunca ter visto um, mas é interessante.
Eu não estudo com metronomo há um bom tempo, usei-o poucas vezes...mas tive bastante aula de solfejo ritmico e violão erudito, o que ajudou um pouco nesta questao de precisão ritmica...
Mas eu também nunca quis e nem quero ser um virtuose, quero apenas tocar meu sonzinho.. =]

Penta_Blues
Moderador
# mai/07
· votar


georginho_gallagher
Não quis falar em velocidade, hehe, acho que me expressei mal...
Ou fui eu quem interpretou mal o seu texto...rsrsrs

_JCM_
mas só vamos notar se precisamos do metronomo qdo gravamos algo.. aih sim, se sabe se é necessario ou não!
É verdade! Mas acho que é porque numa gravação vc vai "tocar" junto com outros instrumentos e daí cai naquilo que comentei sobre todos os instrumentos tocando no mesmo ritmo.

Valeu!!!

r2s2
Veterano
# mai/07 · Editado por: r2s2
· votar


Bigode Ozzy
sim e não
JoeCruzGuitar
Depende de quem esta tocando, e do que voce toca.
Dogs2
Necessário eu não acho, mas é interessante usar

Olá, hellôu! Já brincamos muito, as pessoas disseram que conhecem pessoas que tocam muito sem usar metrônomo e que depende da pessoa né? Então ok, depois das baboseiras, voltemos à realidade.

Se vc que ser bom, tem que usar metrônomo. Se vc não usa, chora, vc pode até achar que sabe, mas sempre vai engasgar. Se vc se acha o especial, que conseguirá, boa sorte, perca milhares de horas de treinamento que seriam muuuuuuuuuuuuito mais proveitosa com metrônomo.

Isso é repugnante, as pessoas pegam as exceções (quem aprendeu a tocar muito sem metrônomo) e transformam em regra (num é obrigatório e talz).

O povo acha que todo mundo pode ser o Romário, que fez 1000 gols sem treinar. Acordai, nerds neófitos!!!
Usando ainda o exemplo do baixinho, vamos a alguns esclarecimentos: 1º, que ele num fez mil gols (hehehe)
2º que ele treinava sim, pouco, mas treinava, e ainda tinha uma certa disciplina, pois nunca usou drogas, nem fumou.
3º e mais importante, pra cada romário existem milhares (ou até milhões) de outros jogadores que treinam duro, se esforçam muito e são mais importantes ainda que o romário, pq são eles que ficam 90 minutos correndo, salvando gols, roubando bolas e armando jogadas.

Vamos parar com essas contemporizações (dá e num dá, pode e num pode, depende, etc.) e vamos usar fórmulas que se apliquem a 99,999998% dos casos, e não as exceções dos 0,000002% restantes.

r2s2
Veterano
# mai/07
· votar


Nem sei pq escrevi tanto, ninguém vai ler mesmo.

jimmy vandrake
Veterano
# mai/07
· votar


Eu tbm nunca usei, ao longo do tempo e com os bateristas com quem toquei sempre rolou química e " time ", e quando gravei em estúdio eu estava tão concentrado quem nem ouvi o metronomo.

Guitarrist
Veterano
# mai/07
· votar


Eu não uso metrônomo. Já tentei, mas sempre fico com raiva e impaciente e desisto.
Acho que é por isso que eu não toco porra nenhuma.

_JCM_
Veterano
# mai/07
· votar


Penta_Blues

É verdade! Mas acho que é porque numa gravação vc vai "tocar" junto com outros instrumentos e daí cai naquilo que comentei sobre todos os instrumentos tocando no mesmo ritmo.

com ctz mano.. e tbem qdo tu tem que gravar uma base pro batera, por exemplo ou qdo quer gravar só viola e algo assim.. aih eh q o negocio pega..eheheh


r2s2
Nem sei pq escrevi tanto, ninguém vai ler mesmo.

meu caro, eu li tudo e concordo plenamente com vc!

abraços!

faneli
Veterano
# mai/07
· votar


Dogs2

é....mais se tiver com quialtera, ponto de aumentação, etc... e você não souber tocar conforme o andamento marcado (adagio, allegro, etc..) discaracteriza totalmente a música...

LuizJu88
Veterano
# mai/07
· votar


r2s2
Mas ainda assim um Romário foi capaz de ganhar a copa de 94 praticamente sozinho. O baixinho eh foda! \o/
Obrigatório não é, mas faz você crescer mais e mais rapido. Acho que esse é o ponto que querem chegar aqui. Eu ja TIVE que usar por um tempo(durante um projeto de orquestra de violões) mas nunca precisei usar na minha banda, então depende muito da pessoa, dos objetivos e muitos outros fatores externos. Você pode por exemplo muito bem levar sua banda sem nunca ter chegado perto de um metronomo (alguns integrantes da minha nunca usaram), só que vai dar muito mais trabalho...vejo o metronomo como um facilitador, mas que pouca gente tem paciencia pra usar.

Se vc que ser bom, tem que usar metrônomo
Discordo demais dessa afirmação, até pq o "ser bom" é muito subjetivo e mesmo que sejam poucas as exceções elas estão aí, e só isso ja invalida a afirmação, afinal se existe a exceção devemos trabalhar com ela tb. =]

Penta_Blues
Moderador
# mai/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa tarde!!!

LuizJu88
afinal se existe a exceção devemos trabalhar com ela tb. =]
Existem algumas pessoas (excessões) que não contrairam o vírus da Aids mesmo transando sem camisinha. Vc encara correr o mesmo risco por ser uma excessão?!...

r2s2
Nem sei pq escrevi tanto, ninguém vai ler mesmo.
Lido, refletido e de acordo, meu camarada...rs

Valeu!!!

Sir PH
Veterano
# mai/07
· votar


Afff... quer saber se vc precisa ou não de metronomo??
Para na frente de um relógio (digital, pq o de corda faz barulho), pega a mudança dos segundos, q da no mesmo q 60 bpm, tapa o relógio com a mão e conta os segundos na cabeça (até uns 45) se qnd vc acabar de contar vc estiver junto com o tempo exato... Parabéns, vc é o cara, se não vc é um mero mortal. Resta saber se... mesmo acertando os segundos vc vai ser capaz de fazê-lo com sua atenção presa mais na fraze ou lick, ou seja la oq for, a ser executado do q no tempo contado.
[]'s

sliderX
Veterano
# mai/07
· votar


o metronomo eh uma maneira de se estudar divisao ritmica

e ajuda na hora de tirar um solo
voce tira ele na velocidade que vc consegue e vai aumentando o bpm gradualmente sem sujar as notas

eh mto importante na minha opiniao
principalmente pra se estudar campo harmonic

vc tem frases mais continuas (evita akelas coisas de parar e tocar, parar e tocar)

resumindo
usa sua inteligencia velho
eh mto necessario

Kleber Blacklock
Veterano
# mai/07
· votar


Pessoal, a coisa é simples: tire um solo de guitarra de ouvido (ou com tablatura, que seja) e execute o solo com a maior precisão que puder... Aí tente conseguir um metrônomo e executar o mesmo solo... Já fiz isso milhões de vezes, ao tocar com o metrônomo a confusão é imediata, é impossível dizer que se consegue atingir um grau de tempo no mínimo medíocre sem o uso de um metrônomo... É como empinar pipa sem envergá-la, dá para fazer, claro que dá, mas o resultado é lastimável...

Cover_Malmsteen
Veterano
# mai/07
· votar


metronomo é muito importante, pra vc adquirir precisão principalmente uso e recomendo muito

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


r2s2
JoeCruzGuitar
Depende de quem esta tocando, e do que voce toca.





Nem sei pq escrevi tanto, ninguém vai ler mesmo.

Não sei pq, mas fiquei com a leve impressão de que foi voce que não leu o que escrevi.

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


heehe foda, sempre escrevo demais.

silverchairfan
Veterano
# mai/07
· votar


AFINAL COMO USA METRONOMO???????

TOCO QTAS NOTAS POR BATIDA?

EH UMA NOTA POR BATIDA?
EH UM COMPASSO POR BATIDA?

ALGUEM EXPLICA AE

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nunca usei metrônomo em toda a minha vida