Ibanez Jem Jr. (afinação)

Autor Mensagem
O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# abr/06
· votar


Renato Dell
ESP
Rachmaninoff

Ehehe, acho que achei o problema, afinei travei as cordas, quando alavanco para baixo e solto, ela desafina para mais grave, quando alavanco para cima e solto, ela volta a afinação normal. Conclusão: Tem 2 pontos de afinação.
Um ponto digamos, + ou - 1/5 de tom abaixo nas maioria das cordas e uma diferença quase imperceptivel na Mi.
Pra que tem V-amp, a diferença na queda vai no verde, afinação certa, e ocila entre o vermelhor e amalelo juntos, o vermelho pisca. No vermelho e amarelo mais grave, mas sem aparecer o Bemol.

Cordas com maior variação: E A G D B mizinho, nessa ordem.

Mesmo com um Bend, a afinação cai, pois a ponte mexe junto.

Acho que a ponte não esta voltando ao lugar exato de origem.

Isso se resolve com uma boa regulagem, ou a ponte é uma porcaria.
Se não se resolve com regulagem, o que me aconselham a fazer???

Minha solução antes de leva-la até um luthier e afinar ela e não usar alavancada pra traz, se usar tar um toquinho para frente dai ela volta para a posição com a afinação certa.

Gasoline
Veterano
# abr/06
· votar


Não conheço tua guitarra. E sei muito pouco (praticamente nada) sobre a ponte dela.

Já vi fotos dela na net, mas nunca toquei com nenhuma.

MAS.. já vi acontecer fenomeno parecido em algumas guitarras de conhecidos/amigos/etc

O que acontece, é que a mola ainda não está trabalhando na tensão certa, o que impede que a ponte volte para o lugar exato.

O que se pode fazer é, dar uma alavancadas maiores (para baixo, principalmente) e ouvir se dá algum estalo, ou algo do tipo, não deveria fazer barulho, se fizer, pode ter algum problema na ponte, ou nas molas, mas se não fizer, depois de alguns dias (coisa de menos de uma semana) ela deve alavancar mantendo a afinação (ou pelo menos, não desafinando mais de alguns cents de tom).

Pq as molas já vão estar trabalhando na tensão certa.


Pergunta 1 : Se tu afinar a guitarra, com o nut aberto, e deixar ela parada, com o nut aberto, por.. vamos dizer.. 2 horas.. ela desafina ?
Se sim, pode ser apenas a regulagem do string holder block, na parte de trás da guitarra.

Pergunta 2 : Ela foi comprada nova.. mas é uma guitarra de mostruario, ou veio direto do deposito ? Pq Pode ser que as molas estejam se adaptando a a tensão ainda.


De qualquer maneira, o ideal é um luthier verificar a guitarra. Isso é procedimento PADRÃO quando se compra uma guitarra. LEVAR um luthier é IMPRESCINDIVEL.

Mas acredito que teu problema se resolva apenas com uma boa regulagem.

Espero ter ajudado.

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# abr/06
· votar


Gasoline
Pergunta 1 : Se tu afinar a guitarra, com o nut aberto, e deixar ela parada, com o nut aberto, por.. vamos dizer.. 2 horas.. ela desafina ?
Não.

Pergunta 2 : Ela foi comprada nova.. mas é uma guitarra de mostruario, ou veio direto do deposito ? Pq Pode ser que as molas estejam se adaptando a a tensão ainda.
Nova do deposito.

De qualquer maneira, o ideal é um luthier verificar a guitarra. Isso é procedimento PADRÃO quando se compra uma guitarra. LEVAR um luthier é IMPRESCINDIVEL.
O problema é que a loja é longe, e o unico luthier que confio, pois meu professor indicou, é mais longe que a loja. Vai demorar pra mim ter um tempo e se a guita tiver com problema, os cara da loja não vão falar, e até ir no luthier pra depois ir pra loja, é complicado.

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# abr/06
· votar


Gasoline
O que se pode fazer é, dar uma alavancadas maiores (para baixo, principalmente) e ouvir se dá algum estalo, ou algo do tipo, não deveria fazer barulho, se fizer, pode ter algum problema na ponte, ou nas molas

Quando do uma alavancada furiosa pra baixo, e solto com tudo, faz um barulho de mola sim, um tein, estalinho, bem baxinho, mas acho que deve se normal pois é igual o barulho de quando se faz muito esforço na mola e se solta de vez.
O que me preocupou agora, é que em seguida faz o barulho de uma breve raspada. Mas acho que é impressão.



O que eu acho é que o eixo que sustenta a ponta esta sujo, pois ela tem, praticamente, exatos 2 pontos em que para, nada entra meios.

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Aperta os pivôs da ponte
Pode ser isso, ou regulagem das molas

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# abr/06
· votar


Renato Dell
Aperta os pivôs da ponte

Que são pivos da ponte??? Seria o eixo???

SRV5150
Veterano
# abr/06
· votar


O_Melhor_O_Modesto
os parafusos q seguram as molas, aperte-os ou solte-os até deixar a ponte retinha... nem com a microafinação pra cima e nem muito pra baixo... e não se esqueça de travar o nut...

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# abr/06
· votar


SRV5150
os parafusos q seguram as molas, aperte-os ou solte-os até deixar a ponte retinha... nem com a microafinação pra cima e nem muito pra baixo... e não se esqueça de travar o nut...

não vo mexe na guita, se não ela perde a garantia, e a ponte ta reta, ou eu to vesgo.

o objetivo deste topico não é me ensinarem como consertar, apezar de agradecer por isso, mas é identifica o problema, para eu ir na loja e a um luthier e eles não ficar me enrolando.

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Que são pivos da ponte???
Aqueles dentes que a ponte teve carie, removeram e colocaram um novo
ahuahauhauhauhauhauhauhauhauhauhuahauhaua
Zuera

Isso

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# abr/06
· votar


Renato Dell

Qual a função dos pivos da ponte?

João_Luiz
Veterano
# abr/06 · Editado por: João_Luiz
· votar


O_Melhor_O_Modesto
Era uma rara Squire FloydRose Series.
Veja essa foto (não dá para ver claramente pois a Ponte é preta - tinha um GK2 nela também...): http://jlmv.palcomp3.cifraclub.com.br/fotos/12365_1139926872.jpg

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Qual a função dos pivos da ponte?
Segurar a ponte
Eles que deixam a ponte presa da guitarra

João_Luiz
Tu é feio hein

João_Luiz
Veterano
# abr/06 · Editado por: João_Luiz
· votar


Renato Dell
Hehehehe, brigado; é por que você ainda não viu as outras, rs...

O_Melhor_O_Modesto
não vo mexe na guita, se não ela perde a garantia, e a ponte ta reta, ou eu to vesgo.
O que dissemos foi que a regulagem do dia-a-dia deve ser feita pelas molas, e não pela micro-afinação (é por isso que deixamos a guitarra sem a tampa do fundo). Isso não deve ser considerado "violação" da garantia ou coisa do gênero.

Renato Dell
Veterano
# abr/06
· votar


Leva num luth logo... deve sair 90 pau uma regulagem total, em média

João_Luiz
Ainda bem...

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# abr/06
· votar


Renato Dell
Fmz, acho que a solução vai ficar por conta de um Luthier mesmo.

João_Luiz
O que dissemos foi que a regulagem do dia-a-dia deve ser feita pelas molas, e não pela micro-afinação (é por isso que deixamos a guitarra sem a tampa do fundo). Isso não deve ser considerado "violação" da garantia ou coisa do gênero.
Regulagem do dia-a-dia acho que deve ser feita pela micro mesmo, só pra da uma breve afinada, a mola alteraria a guita toda, pelo menos eu acho.
No folheto diz que regulagens feitas por pessoas não autorizadas acarretam em perda de garantia.

João_Luiz
Veterano
# abr/06
· votar


O_Melhor_O_Modesto
A micro-afinação é para ajustar após afinar e travar as cordas.

O que trabalha desafinando as cordas é a madeira de um lado e as molas de outro - estão em equilibrio mas ao mesmo tempo flutuando.

Não as cordas propriamente ditas que desafinam; é o movimento de toda a guitarra.

Por isso tem que mexer nas molas e não na micro afinação - vai por mim... fiquei com essa guitarra por 15 anos, e a vendi numa loja por R$800,00 na troca por uma semi-acústica Ibanez AG85 que tem ponte fixa e não dá tanto trabalho assim, mas a afinação tem que ser revista com a mudança de temperatura e umidade toda vez que se toca.

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# abr/06
· votar


João_Luiz
Valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ibanez Jem Jr. (afinação)