Tocar somente com os Graus!!1

    Autor Mensagem
    Teimoso
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Teimoso


    Bem eu nunca vi isto, mas sera que é uma boa idea cifrar as musicas de acordo com os graus para poder tocar em outro tom quando alguem não canta no tom original da musica.?

    Um exemplo simples abaixo.

    101 - Segura na Mão de Deus (Louvemos)


    Tom: E

    I I7 IV I
    1. Se as águas do mar da vida quiserem te afogar.
    I VIm IIm V7
    Segura na mão de Deus e vai
    I I7 IV I
    Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar.
    I V7 I V7
    Segura na mão de Deus e vai

    REFRÃO
    I I7 IV I
    Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus,
    VIm IIm V7
    pois ela, ela te sustentará.
    I I7 IV I
    Não temas segue adiante e não olhes para trás.
    V7 I
    Segura na mão de Deus e vai


    Teimoso
    Veterano
    # fev/06 · Editado por: Teimoso
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    up

    Progressive Sweeper
    Veterano
    # fev/06
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    cifra é geralmente para iniciantes, e a maioria dos iniciantes é "sem-noção".

    StoneColdDead
    Veterano
    # fev/06
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    cara esse metodo eh o utilizada nos eua e talvez eu em outros lugares, mas acho q nao pra cifra musicas e sim pra estuda, tipo solfejos etc, assim a harmocia fica mais na cara.....

    busterchair
    Veterano
    # fev/06
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    esse método ja é utilizado , e eu acho melhor mesmo ,,
    alem de treinar voce a buscar os acordes da escala ne!

    Teimoso
    Veterano
    # fev/06
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    busterchair

    O principal, eu acho é vc achar o tom que a pessoa esta cantando e apartir daí vc toca em cima dos acordes (cifras)

    Thio
    Veterano
    # fev/06
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    É muito legal para o que você disse: no caso de transposição.
    Mas fica uma dúvida:
    e se a música tiver modulações?

    Teimoso
    Veterano
    # fev/06
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    Como assim modulações?. Como a Musica do Legião Eduardo e Monica que tem
    Tom E
    E A B7 e "D" este D que não pertençe ao tom de E

    Indicaria assim I(E) IV(A) e V7(B7) e o D indicaria VII

    Rachmaninoff
    Veterano
    # fev/06
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    Acho uma idéia boa, principalmente se for mudar de tom de uma hora pra outra.

    Só vai ser meio foda numa música que tenha um acorde como Cbm7add9/G#.

    Teimoso
    Veterano
    # fev/06
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    Rachmaninoff

    é eu não tinha pensado ainda em baixos invertidos!!

    Thio
    Veterano
    # fev/06
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    Esse D, que pelo que imagino tem um caráter Lídio, pelos C# e G# inerentes ao campo de E, que é o principal da música, deve ser uma modulação.
    Sendo assim, a música, no acorde de D iria pro campo de A maior, pelo meu ver.
    De qualquer jeito, se é só um acorde que passa de vez em quando pela música, não é tão considerável a modulação, mas...
    no caso que você citou, de cifrar a música com graus, seria impossível falar sobre o D. Sendo que o B7 é dominante, então a música está basicamente em E Jônio. E no E Jônio, a VII seria o D#(m7b5).
    Acho que esse tipo de leitura (por graus) é bom só em casos de música sem modulação, analisando pelos casos propostos até agora.

    Teimoso
    Um abraço

    Thio
    Veterano
    # fev/06
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    Rachmaninoff
    Teimoso
    Também tem o lance das inversões, mas, nesse caso... poderíamos fazer, por exemplo: IIm7(9)/VII (!?)

    Teimoso
    Veterano
    # fev/06
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    Thio
    Um D é um F#m/5+ então acho que poderia ser indicado como IIm/5+

    pedrobrito
    Veterano
    # fev/06
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    Faça isso numa harmonia modal entao

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
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    Teimoso
    Quem é musico de noite geralmente conhece cada música pelos graus. Imagina que tu só sabe tocar Samurai (Djavan) em Ré. Aí o cantor te diz que Ré é muito alto pra ele, ele só canta em Si. E aí? Se tu não souber por graus, fudeu.

    Teimoso
    Veterano
    # fev/06
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    Marisco

    então vc acha que é uma boa cifrar as musicas desta forma ?

    Seria um bom exercicio, mesmo que sejam musicas simples.
    Rock(pop) nacional.(Musicas de Igreja) eu Toca em Igreja católica)

    Thio
    Veterano
    # fev/06
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    Teimoso
    Mas aí como saber que o baixo é em Ré?


    Marisco
    Com certeza, apesar de cada um ter uma maneira particular de fazer isso.

    O problema é no caso de cifrar a música por graus, escrevê-las. Ou acho que é esse o problema que tá teimando.

    Thio
    Veterano
    # fev/06
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    Na minha opinião, se a música não tiver modulações, cifrá-la com graus é interessante. Se não, vai complicar bastante.
    Claro que, de acordo com Marisco, estudar os graus é importante, analisar o campo harmônico, estudar a música harmonicamente, de fato. Mas escrevê-las assim, num caso de música que não é tonal, fica confuso.

    Teimoso
    Veterano
    # fev/06
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    Thio

    é vc tem razão, acho que pra musicas simples até funciona, mas para as mais trabalhas fica mais complicado de achar a notificação.

    mas valeu. Vou pensar mais um pouco e ver se há solução para essas notificações.

    Thio
    Veterano
    # fev/06
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    Teimoso
    Valeu, também. Nunca tinha pensado em escrever assim, talvez em alguns casos seja melhor.

    Abraço

    Marisco
    Veterano
    # fev/06
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    Thio
    Teimoso

    Na verdade pra quem saca de harmonia funcional, fica fácil de qualquer forma. Não importa a complexidade da música.

    Teimoso
    Veterano
    # fev/06
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    Marisco

    O que é harmonia Funcional?

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # fev/06
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    Bem eu nunca vi isto

    Isso se chama análise harmonica

    cifra é geralmente para iniciantes, e a maioria dos iniciantes é "sem-noção".

    Completamente normal iniciantes serem assim... mas já vi jazzistas tocarem com partitura na frente, só q no pentagrama estavam escritas cifras no lugar da notação musical padrão.

    Cifra é cifra, e quase universal se não fossem as poucas diferenças de notação que se encontra. O livro do Almir Chediak "tenta" padronizar isso.

    cara esse metodo eh o utilizada nos eua e talvez eu em outros lugares,

    Esse metodo de analise é universal, pegue bons livros songbooks de musica popular brasileira com analise harmonica q vc vai encontrar isso lá.

    É muito legal para o que você disse: no caso de transposição.
    Mas fica uma dúvida:
    e se a música tiver modulações?


    O objetivo principal não é a mudança de tonalidade e sim a analise harmonica da musica, mas serve pra transpor tambem.

    Se a musica tiver modulações, elas podem vir representadas pela sigla AEM (Acordes de emprestimo modal)... ou se modulou totalmente, vem a notacao dizendo que foi para outro tom.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # fev/06
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    escrevi bastante e esqueci de frisar

    Serve também para facilitar a visualização da musica em outras tonalidades como já disseram ae em cima.

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