Graus Evitados em frases

    Autor Mensagem
    kzumoable
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: kzumoable


    Boa noite galera. Me lembro vagamente de uma aula que tive, e o meu ex-professor falou de passagem sobre graus que são evitados no começo ou término de uma frase, pois não soam legais, e servem apenas como notas de transição (algo assim), só que não consigo lembrar quais eram. Obviamente, o cérebro de cada um difere na recepção da nota, mas por curiosidade, quais seriam esses graus ?

    Mais uma pergunta: quando saí, eu tava começando a pegar o que seria a troca de tons no solo quando o tom da base muda. será que alguém sabe de alguma video-aula relacionada a isso ? Ou execícios ? Porque tudo o que eu encontro são video-aulas de transporte de tonalidade pra musicas no violão.

    Porco Pizza
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Kzumiable

    E ai cara, Blz?
    Geralmente a quarta nota da escala não soa muito legal (Mas, você precisa analisar o contexto).
    As notas que vão soar melhor são as notas da tríade do acorde.

    E sobre essa coisa de trocar de tom, com todo respeito é a hora que os professores começam a ensinar de uma forma muito confusa para os alunos.

    Pensa assim:
    Se a base esta tocando o Acorde de C7M eu vou tocar (Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si,)
    Se a base for pra um Cm7 eu vou tocar (Do, Re, Mib, Fa, Sol, La, Sib)
    Se a base for pra Cm7(b5) eu vou tocar (Do, Re, Mib, Fa, Solb, La, Sib)
    etc...

    Minha dica é: Grave você tocando um acorde e depois vai testando quais notas da escala tem um som melhor em cima daquele acorde que você gravou. assim você vai treinando o seu ouvido.

    Sobre vídeo-aula
    Tem uma muito boa do EdBlues
    https://www.youtube.com/watch?v=lwJhe5HxAj0

    (Esse cara tem vários videos legais, depois da uma fuçada no canal dele)

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # dez/14
    · votar


    kzumoable
    Em geral o grau evitado é a grau justa sobre um acorde maior, por exemplo: tocar a nota F sobre um C ou C7M, sobre acordes menores n há problema, , mas em geral depende do contexto aplicado. Em relação à video-aulas recomendo qualquer video-aula do Scott Henderson, caso n conheça o cidadão pesquise a respeito, vale mto a pena.
    Porco Pizza
    Isso da forma de ensinar certos assuntos depende do conhecimento teórico e de como o professor passa o conhecimento pro aluno, em geral explicando o assunto tendo enfoque nos modos gregos e na aplicação dos mesmos sobre cada tipo de acorde o assunto fica menos "nebuloso" digamos assim, tudo é questão da forma q a informação é passada à frente, digo isso baseado em minha experiência como professor há vários anos, abraços.

    Porco Pizza
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    brunoepronto
    Concordo cara, Eu só comentei sobre os professores porque normalmente eles ensinam que o tom da musica é aquele esquema de (7M, m7, m7, 7M, 7, m7, Ø), e na verdade o Tom da musica vai muito alem disso, (isso seria apenas o modo Jônio de pensar).

    kzumoable
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Porco Pizza

    Cara, concordo plenamente com vc quanto à metodologia de varios professores, por isso a minha dúvida. Ele sabia mandar isso muito bem, mas não me ajudava, pois da forma que eu faço soa muito mecânico e nada natural, e eu não conseguia consertar isso. Por isso também pergunto por exercícios. O cara soltava uma base funkeada, pedia pra eu fazer isso, e dizia que tava ruim e ficou comendo meu dinheiro durante algumas semanas só nisso, aí eu saí.

    kzumoable
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Porco Pizza

    E eu lembro que era o começo do assunto, porque eu ainda tava usando a pentablues. Pra cada acorde eu iria tocar a penta relativa (lógico), mas não soava nada bom.

    Porco Pizza
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    kzumoable
    Putzs, esses professores são F0d4 hahaha.

    Um bom exercício é pegar umas ideias melódicas dos guitarristas que você curte e transpor para outras tonalidade, outra coisa que ajuda muito é você ficar fluente com a escala diatônica, Pentatonica, Tríades e Tretrade.
    Mas o melhor exercício mesmo é tocar, pega umas backtracks ai e manda ver rsrs

    "A prática nos leva a perfeição e a exaustão nos leva a excelência."

    abraços!

    LeandroP
    Moderador
    # dez/14
    · votar


    Pegue uma escala diatônica qualquer e dela retire a sua respectiva escala pentatônica. O que sobrar você evita ou utiliza com cautela. O resto é tudo "nota boa". Retire também as notas da tríade. Essas são "as melhores" para repouso. Na verdade é tudo uma escala só.

    Ultimamente só penso em tensão e resolução e não tô mais nem aí pros graus. Mas pra quebrar as regras você precisa antes conhecê-las. Praticar as escalas com deslocamento de tempo também é interessante pra treinar a percepção e também pra criar algumas frases diferentes, além da prática de digitação.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    kzumoable
    uma vez fiz um workshop com o joão castilho e ele tava falando disso. cada acorde tem as notas da triade e da tetrade que soam muito bem, ai resto dos intervalos alguns soam bem e tem a "nota soviética" que é uma que soa bem mal. Em cada acorde do campo harmonico essa nota muda, então precisa estudar cada um separadamente. a "nota soviética" do primeiro acorde do campo harmônico é a quarta justa. os outros eu não sei, precisa achar alguém que teria uma base teórica para lhe explicar.

    Mas também depende do contexto como o pessoal ai falou. A "nota soviética" causa um dissonância forte. pode ter contextos que ela fique boa.

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    kzumoable
    lance q vc falou no topico so pode ser a avoid note, e a tal nota evitada q ja vi varios alunos q passaram por outros professores com explicaçoes bizarras sobre o assunto, a nota evitada nos modos maiores encontra-se no quarto grau do modo jonio(4justa), no segundo grau do frigio(2 menor) e no sexto grau do eolio(sexta menor), e segunda menor do locrio,como foi falado , depende do contexto, e tem graus q a avoid caracteriza o modo, entao nao da pra vc deixar ela de fora dependendo da forma q esta usando a escala, a explicaçao dela causar o esse som desagradavel e pq esta meio tom a frente de notas q forma a triade, (se vc parar na nota vai causar dissonancia)
    pra vc entender bem o assunto a primeira coisa q tem q estudar e intervalos, depois a formaçao das triades e tetrades, e depois modos ,
    essas avoid notes com certeza sao a razao pela qual os musicos de fusion e jazz subistiuem o modo jonio pelo lidio(nao tem nota evitada) , o eolio pelo dorico(nao tem nota evitada), e ate mesmo o modo locrio pelo sexto grau da menor melodica q e um locrio com 9 maior, existem varias outras substituiçoes nos modos da menor melodica , harmonica, pentas,etc, enfim, so estudando pra entender realmente, no metal a regra meio q vai pro espaço visto q o eolio e o modo mais usado em metal tradicional como iron, judas, etc, e o frigio aparece muito em bandas de trash, vide os classicos do metalica, ja ouvi de um colega professor em uma escola q eu trabalhava q era pro aluno tocar a escala sem a 4 justa hehehe, ai e melhor vc usar as pentas, o ideal e estudar mesmo pq vc vai achar todo tipo de informaçao e acababa ficando mais confuso, as video aulas nacionais q recomento sao a do pollaco oliva, a do michel leme(nem o michel nao gosta das video aulas velhas dele, mais o conteudo e muito bom) e as do mozart mello,abraço

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    aproveitando pra perguntar, q lance e esse de nota sovietica ?heheh

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    sidguitar1
    é como o joão castilho chama essa "nota evitada". rs

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Wuju Wu Yi
    heheh, obrigado por esclarecer(suspeitei desde o principio hehe), esses caras top como e o caso dele costumam dar nomes as coisas, mesmo q seja uma brincadeira, desde q bem entendido ajuda muita a gravar detalhes e deixa um pouco menos chato o entendimento pra quem ta começando, abraçao

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Graus Evitados em frases