Desfretando a guitarra

Autor Mensagem
janick
Veterano
# jan/06
· votar


Manticore
Blz!
deixa só eu comprar uma 0.10 e subir a ponte e aprender a tocar Lapsteel q eu posto!!

Fábio Seiji
Luthier
# jan/06
· votar


janick
Cara, eu te falei no outro tópico.
É mais difícil de tocar numa guitarra fretless, vc precisa aperfeiçoar a técnica de tocar apertando a corda com a unha e eu te avisei que os bends eram críticos, pois é muito difícil de dar bend só com a unha.
Você até falou que gostava de desafios!
Vou avisando que massa F-12 não é o ideal pra esse tipo de coisa, seria melhor vc fazer como eu te indiquei no outro tópico, depois que vc enxertar a escala de massa não tem como tirar se ficar ruim e aí se vc quiser a sua guitarra funcionando novamente vai ter que trocar a escala e isso pode sair bem caro!

janick
Veterano
# jan/06
· votar


Fábio Seiji
Então Fábio. tenho outra guitarra, a minha principal, uma M-102 LTD. Cara, uma coisa, deixar os buracos destampados, tem algum problema ou tem que tampar com a tal massa?

janick
Veterano
# jan/06
· votar


O som fico meio tosco mas eu desconfio que é pq tirando o traste p tocar as cordas ficaram "baixas" saca? ai qdo eu trocar numas 0.10 eu subo as cordas.

Fábio Seiji
Luthier
# jan/06
· votar


janick
têm que tampar, pois assim o braço fica mais propício ao empeno para a frente.
Eu nunca usaria massa pra tapar isso daí, eu usaria uma madeira muito dura pra colocar nos slots dos trastes e contrastando com a cor da madeira da escala, assim fica mais fácil de localizar as posições do que sem marcação alguma.
Pra reduzir o risco de lascar a escala vc precisa esquentar os trastes pois alguns fabricantes usam cola pra fixação... com um ferro de passar , ferro de solda ou coisa parecida.

O som fico meio tosco mas eu desconfio que é pq tirando o traste p tocar as cordas ficaram "baixas" saca? ai qdo eu trocar numas 0.10 eu subo as cordas.

Aperta a corda com a ponta da unha e da umas palhetadas, levantar as cordas é uma boa se a ação estiver muito baixa, assim evita também das cordas pegarem na escala. Alguns baixistas até gostam quando isso acontece, mas isso é um estágio avançado.

janick
Veterano
# jan/06
· votar


Fábio Seiji
Lasco 2 pedacinhos saca?
Mas cara, onde eu arranjo esses pedacinhos de madeira?
Pq um cara daqui que fez uso massa de madeira p tapar, saca, num baixo
ai eu n sei agora o que fazer... eheheh

Fábio Seiji
Luthier
# jan/06 · Editado por: Fábio Seiji
· votar


janick
Mas cara, onde eu arranjo esses pedacinhos de madeira?
Sei lá, onde vc mora? Aqui em São Paulo é facil de encontrar em pinheiros e no gasômetro.
É uma folha de madeira que os marceneiros usam pra laminar móveis (nNao confunda com fórmica), pode ser que vc encontre sobras em alguma marcenaria.
Qual é a cor da sua escala? Se for escura arruma lâminas de pau-marfim ou outra madeira mais dura.

janick
Veterano
# jan/06
· votar


Fábio Seiji
Cara, se eu n achar, eu vo usar a massa mesmo saca?
Rosewood ela, + - escura.

Fritz_mkvl
Veterano
# jan/06
· votar


Vc inventou uma guitarra não temperada deve ser maneiro tocar nela!


Não inventou não. Isso é velho, só não é comum. Aquela luthieria Marco (que fechou) chegou a produzir um modelo fretless.

danilomagacho
Veterano
# jan/06
· votar


Fabio Seiji: Cara, você citou algo importante, esquentar os trastes... quem não tá acostumado a trocar dança exatamente aí... a maioria dos fabricantes usa cola, e mesmo que não use, o fato de esquentar dilata o traste, facilitando na hora de retirá-los. Fazendo isto e retirando com cuidado dá para desfretar o braço sem lascas nem nada.

Eu particularmente gosto de um metodo mas rápido... eu tenho uma lâminas metalicas de 0,5 mm que coloco dos dois lados do traste, depois esquento eles com isqueiro tipo maçarico... torna o trabalho bem mais rápido.


Janick: Massa não cara... agora que ficou com lascas, mais do que nunca, você deveria pensar em colocar uma madeira mais dura na escala... o problema agora é que a corda vai tocar diretamente a madeira, o que certamente vai "lixar" a madeira com muita rapidez, para isto você tem que colocar na escala uma madeira dura, como é feito nos baixos fretless, um ébano ou algo parecido... geralmente são madeiras chatas de trabalhar, que trincam com facilidade...

Fábio Seiji
Luthier
# jan/06
· votar


danilomagacho
Legal ter um profissional opinando sobre o assunto, acho muito bom os comentários do Bertola, do Gasoline, do Panucci (sumido) e demais veteranos.
Valeu mesmo!

Fábio Seiji
Luthier
# jan/06
· votar


janick
Se sua escala é de rosewood ela vai gastar num instante, como eu te falei no outro tópico e como o danilomagacho falou aí em cima:
e a corda vai tocar diretamente a madeira, o que certamente vai "lixar" a madeira com muita rapidez

já que vc vai trocar as cordas compra uma flatwound que vai judiar menos da escala... no máximo uma half round, ok?

janick
Veterano
# jan/06
· votar


Fábio Seiji
Hm... saco, que eu quero uma guitarra mais p brinca e as vezes gravar uns slide com dist e delay saca?

Fábio Seiji
Luthier
# jan/06
· votar


janick
mas isso não quer dizer que vc tenha que estragar a guitarra, faz o serviço direitinho que vc mata 2 coelhos...

Bard
Veterano
# jan/06
· votar


hehehehe a Vigier jah fazia essas guitarras muito antes de vc desfretar a sua. O Shawn Lane inclusive usava uma dessas guitas fretless

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Desfretando a guitarra