Dick Dale - O Mago do Surf Rock

    Autor Mensagem
    marcos_bnu
    Veterano
    # jan/06


    Se a santa trindade Chuck Berry, Little Richards e Bo Didley inventou o rock'n'roll, Dick Dale inaugurou um subproduto para o gênero musical surgido nos anos 50: o rock ALTO. Não havia amplificador que aguentasse de pé às investidas do rei da Surf Music. Todos caíam nocauteados com seus queixos de vidro até que Leo Fender, o nome que você vê estampado em combos como Brastemp em geladeiras, criasse um modelo capaz de suportar o Mike Tyson das seis cordas: o Fender Dual Showman. Esta é apenas uma das contribuições de Dick Dale ao universo da guitarra. A outra foi criar um estilo musical - quantos guitarristas foram capazes disto? -, sendo seguido por uma legião de grupos que puderam executar o staccato (técnica que reproduz o barulho das ondas do mar) com equipamentos apropriados. Vale lembrar que ninguém menos que Jimi Hendrix compôs uma música (Third Stone From The Sun) em sua homenagem ao saber que Dale havia sido desenganado pelos médicos por estar com câncer.

    É aí, alguem conhece Dick Dale, ou sabe algum macete que ele usava nas musicas dele???
    Pra quem não conhece, vale a pena ouvir! Novos horizontes sonoros serão descobertos.

    Nowt
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Dick Dale, hum, vou procurar

    Gasoline
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Miserlou é um clássico, e ele jura ter gravado sem reverb, somente com o stacatto furioso que o consagrou. Vai saber.

    Ele é doido, mas é um ótimo músico, egocentrico, mas generoso e louco.

    squee
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    esse cara é foda, e deve ter uma pata dura pra caralho, pq usa corda 016

    marcos_bnu
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    pois eh..... o reverb de certo eh o eco normal do estudio, e naum do amp, sei lah, sei q ele eh fogo

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # jan/06
    · votar


    Putz, eu amo dick dale, mas ele usava reverb sim, ele tinha um pedal que se não me engano, ele mesmo fez com a ajuda de um engenheiro de som...

    seila
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    marcos_bnu
    muito bom, tenho várias musicas deles...
    velocidade ^^

    marcos_bnu
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    eh... alguns o consideram o primeiro metaleiro, pelo som alto e rápido..... independente de ser ou não, ele eh d+ e ainda hj impresiona..... tpw, em miserlou, depois de tocar o tema no bordão, ele faz um slide descendente nas cordas E e B e toca o tema na corda E. São consigo imitar esse slide.... alguém sugere algum truque?

    Iago
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    marcos_bnu
    o staccato (técnica que reproduz o barulho das ondas do mar)
    staccato reproduz som das ondas do mar... acho q se eu tiver bem bebado eu escuto hehehe...


    Jimi Hendrix compôs uma música (Third Stone From The Sun) em sua homenagem ao saber que Dale havia sido desenganado pelos médicos por estar com câncer

    Tb nao sei se é em homenagem a ele nao, nunca li sobre isso. So lembro que no fim ele diz algo tipo "Never listen to surf music again" (ou algo parecido) que possiveis referencias ele faz a Dale nessa musica?

    Extrapolation
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    puta merda, valeu... eu procurava esse cara ha anos, mas nao sabia o nome dele

    Midgard
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    muito bom ele

    Atoyot
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Dick Dale inventou uma nova forma de tocar mas ele se limitou a tocar de uma só maneira >_>

    marcos_bnu
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Dick Dale inventou uma nova forma de tocar mas ele se limitou a tocar de uma só maneira

    é bem verdade... mas se for analisar, td guitarrista de surf toca qnem ele... slides descendentes e pentas, kkkkk

    Iago
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    marcos_bnu
    nada, ele tocava uns troços flamencos tb ehehhe

    marcos_bnu
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    kkkk, soh... msm assim, antes dele ngn tocava assim...

    Thio
    Veterano
    # jan/06
    · votar


    Realmente o cara foi muito inovador.
    Um comentário: essa música do Hendrix é uma das mais fodas que já ouvi.
    Outro: Link Wray também tocava de uma maneira bem própria.

    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dick Dale - O Mago do Surf Rock