Comparativo - 490R/498T x 496R/500T x 59/JB

Autor Mensagem
GAMMOTH
Veterano
# set/05 · Editado por: GAMMOTH
· votar


Gustavo Bastos: Pattent Aplied For, algo assim... Não me eprgunte o porque desse nome.

Deji: Em resumo de tudo isso:

498T: Saída mais fraca, não conheço muito bem.

500T: Tenho uma flying com ele. Ele tem médios e agudos legais, harmônicos artificiais saem mais fácil apenas em distorções mais fortes, saída bem forte, próxima ao JB, porém tem som mais eqilibrado. Combina bem com o mogno das Gibson, pois ele equilibra aquele grave profundo com os médios e agudos que ele tem. Se vc tem guitar de mogno é uma boa.

JB: Mais agudo e médios/agudos ainda. Saída forte como o 500T. Harmônicos artificiais saem mais fácil. Para meu gosto, falta o grave. Mas os médios são diferentes e bonitos também. Na guitar de mogno é uma boa também!

Quer ouvir os 500T / 496R em ação num ampli totalmente valvulado?
http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/102463/

babu: Falou senhor médio, ehehe! Que tipo de som vc toca? No meu caso issos seria um crime com meu som. O PAF Pro é muito bom, concordo, mas sou metalero! Preciso de mais ganho, menos compressão, mais graves e mais harmônicos, huehuehueuhe!!!

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


Jaum_Paulo
Os 2 são caps bem legais, e excelente alternativas aos Humbuckers. Não tem exatamente o mesmo de seus irmãos "big", mas tem um som ótimo, pense neles com os humbuckers conhecidos, porém numa dieta.. hehe.


GAMMOTH
Pois é, os médios são fundamentais numa guitarra, mas temos que pensar no espectro da guitarra como um todo, e como eu falei, mesmo quando falamos do grave de uma guitarra, estamos falando de frequencias médias num espectro tonal de uma banda.
E realmente para metal, o Paf Pro não é o mais indicado. Hehe.

Jaum_Paulo
Veterano
# set/05
· votar


Gasoline
valeu

Gustavo Bastos
Veterano
# set/05
· votar


Esse lance de "ouvir o som" é meio relativo.. Pelo site da Seymour, ouvi e gostei do SH-5. Quando fui colocar na guitarra pra tocar, nao me adaptei a ele.

Acho que a melhor referencia seria voce pesquisar pessoas que usam ou ja usaram ele, que tem gosto similar ao seu.

Pode parecer besteira, mas o site da Seymour tem um banco de dados de artistas, e lá fala qual captador cada um usa. Pegue seu artista preferido e anote os captadores que ele usa!

Gustavo Bastos
Veterano
# set/05
· votar


Alguem sabe se a Gibson vende captador "solto", como a Seymour?

Deji
Veterano
# set/05
· votar


sei não

Toki
Veterano
# set/05
· votar


ps: não tenho nada a acrescentar, mas achei muuuito bom o tópico!

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


Gustavo Bastos
Vende sim, já vi na Teodoro. Novo, na caixa.

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


Gustavo Bastos
Replacement Pickups. Eles vendem sim.

Normalmente a unica diferença de um original da guitarra são os fios, alguns modelos (o 500T Replacement, senão me engano) tem 4 fios, podendo ser ligado como single-coil, o que não acontece com os que vem na guitarra.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


Gasoline
Eu acho que todos tem essa opção cara, inclusive se não me engano você pode escolher entre 2 r 4 fios para qualquer um dos modelos. Dá uma conferida no site da Gibson.

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


Fritz_mkvl
Mesmo os PAF ? Não lembro direito, mas é a unica diferença entre os modelos que vem nas guitarras e os vendidos sepadaramente, os que vem nas guitarras tem 2 fios somente, disso eu tenho certeza.

To sem tempo para entrar no site da Gibson. (Se meu chefe ver foto de guitarra de novo no meu pc, eu to ferrado.)

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


Gasoline
Guentae que eu vou ver. Vou postar o quote das descrições do site aqui.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


modern classics

490r & 490t

These "Modern Classic" pickups feature tonal characteristics similar to the '57 Classic, but deliver a slight increase in the upper mids, for a more contemporary humbucking sound. The special Alnico II magnet gives these beauties a singing quality that delivers on demand.

The 490R, with its neck-spaced pole pieces, is calibrated to match the bridge-spaced 490T for a perfect match. Available with chrome, gold or nickel covers, or with open coils, the 490R and 490T come with four conductor shielded wiring for series/parallel/split coil variations.

NOTE: Factory-installed 490R and 490T pickups have two conductor wiring.

498t "hot alnico"

Put a slightly hotter Alnico V magnet into a specially wound coil combination, and you get the 498T "Hot Alnico." With its higher output and emphasis on mid-ranges and highs, the 498T is the perfect rock pickup. Available with chrome, gold or nickel covers, or open coils, the 498T comes with four conductor shielded wiring for series/parallel/split coil variations.

NOTE: Factory-installed 498T pickups have two conductor wiring.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


Pô, não achei o PAF no site da Gibson, ele mudou de nome?

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


'57 classic humbuckers

With its "Patent Applied For" decal on the baseplate, the '57 Classic and '57 Classic Plus are faithful replicas of the famous Gibson humbuckers that helped define the music of the late 1950s.

'57 classic

While this timeless beauty gives you a tone that is warm and subtle with full, even response, it doesn't hold back when you need that classic Gibson humbucker crunch!

The '57 Classic features Gibson's special Alnico II magnet, vintage enamel coated wire, nickel plated pole pieces, nickel slugs, maple spacers and vintage-style, two-conductor, braided wiring. The '57 Classic is available with genuine gold-plated covers, nickel-plated covers, or open coils.

'57 classic plus

The perfect bridge-position companion to the '57 Classic, the '57 Classic Plus mimics those late-1950s humbuckers that received a few extra turns of wire. This treatment gave the pickup slighter higher output without sacrificing its rich, vintage tone.

It helps overdrive tube preamps to a smooth level of saturation without becoming overpowering. Made with the same features as the '57 Classic, the '57 Classic Plus is available with genuine gold-plated covers, nickel-plated covers, or open coils.

Hear these pickups in action:

Fritz_mkvl
Veterano
# set/05
· votar


Gasoline
Parece que o PAF não.

Gustavo Bastos
Veterano
# set/05
· votar


Alguem tem a equalização (agudos/medios/graves) do 498T ? Procurei na gibson e nao achei.

Gasoline
Veterano
# set/05
· votar


Fritz_mkvl
É então foi mais ou menos que eu disse, os PAF não tem os 4 fios, e os outros mais modernos tem os 4 fios, apenas se tu comprar separadamente.

Gasoline
Gibson 498T - Possui agudos afiados, médios articulados e promenientes, e graves presentes. Bom para bases com saturação de válvula e solos mais rápidos, possui ganho moderado (apenas um pouco a mais que o 490R).


Postei isso na 1a página deste mesmo tópico.

babu
Veterano
# set/05
· votar


babu: Falou senhor médio, ehehe! Que tipo de som vc toca? No meu caso issos seria um crime com meu som. O PAF Pro é muito bom, concordo, mas sou metalero! Preciso de mais ganho, menos compressão, mais graves e mais harmônicos, huehuehueuhe!!!

então cara, eu acho que mesmo para sons pesados o som da guitarra é esse dos médios. Pode perceber nas gravações de altíssimo nível (normalmente gringas) que a equalização da guitarra fica bem no que falaram anteriormente (grave=médio grave; médio = médio médio; agudo = médio agudo). Tudo bem que se divida dessa maneira, mas numa visão geral ainda estamos falando somente de médios e a diferença acaba sendo muito sutil - é brincar com frequências restritas e mesmo assim conseguir tirar sons diferentes. Por isso que é *FODA* equalizar um JCM 800, mas sabendo fazer isso não será preciso nenhum outro. É o que fazem os MESA boogie rectified, eles são modificações do JCM 800 que já vem pré-equalizadas prum som mais comprimido e aparentemente mais "médio-grave". Eles facilitam a vida do "metaleiro" por assim dizer.

Eu sou declaradamente ativista dos PAFs, e gosto muito do PAF-Pro da Dimarzio ! Acho que os PAFs mantêm a personalidade da guitarra.

abraços

Mcllos
Veterano
# out/05
· votar


E aí pessoal, quem sabe podem me dar uma idéia.
É o seguinte: tenho uma Epiphone Less Paul, com dois caps Seymour Duncan 59'.
Porém, comprei agora dois captadores gibson: o 500T e o 498T.
Devia ter observado antes as configurações das Gibson Less Paul, e por não ter feito isso é que comprei estes dois, que servem para a ponte. Poderia ter substituído um destes dois pelo 490R ou o 496R.
Bom, já que fiz isso, estou pensando em como fazer a combinação: não sei se deixo um Seymour 59' no Braço e coloco o 500T ou o 498T na ponte, ou não sei se arrisco e coloco o 500T na ponte e o 498T no braço.
O que acham, alguém já tocou com estas combinações, ou já ouviu de perto? Até mais.....

Mcllos
Veterano
# out/05 · Editado por: Mcllos
· votar


E aí pessoal, quem sabe podem me dar uma idéia.
É o seguinte: tenho uma Epiphone Less Paul, com dois caps Seymour Duncan 59'.
Porém, comprei agora dois captadores gibson: o 500T e o 498T.
Devia ter observado antes as configurações das Gibson Less Paul, e por não ter feito isso é que comprei estes dois, que servem para a ponte. Poderia ter substituído um destes dois pelo 490R ou o 496R.
Bom, já que fiz isso, estou pensando em como fazer a combinação: não sei se deixo um Seymour 59' no Braço e coloco o 500T ou o 498T na ponte, ou não sei se arrisco e coloco o 500T na ponte e o 498T no braço.
O que acham, alguém já tocou com estas combinações, ou já ouviu de perto? Até mais.....

Mcllos
Veterano
# out/05
· votar


E aí pessoal, quem sabe podem me dar uma idéia.
É o seguinte: tenho uma Epiphone Less Paul, com dois caps Seymour Duncan 59'.
Porém, comprei agora dois captadores gibson: o 500T e o 498T.
Devia ter observado antes as configurações das Gibson Less Paul, e por não ter feito isso é que comprei estes dois, que servem para a ponte. Poderia ter substituído um destes dois pelo 490R ou o 496R.
Bom, já que fiz isso, estou pensando em como fazer a combinação: não sei se deixo um Seymour 59' no Braço e coloco o 500T ou o 498T na ponte, ou não sei se arrisco e coloco o 500T na ponte e o 498T no braço.
O que acham, alguém já tocou com estas combinações, ou já ouviu de perto? Até mais.....

Deji
Veterano
# out/05
· votar


Mcllos
Que tipo de som vc toca?

Deji
Veterano
# out/05
· votar


eu poria o 498T na ponte

Mcllos
Veterano
# out/05
· votar


Cara curto muito uma distorçÃo pesada tipo korn, Metallica, mas tbm gosto de músicas tipo Guns, e outras como blink, grenn day. Sou bem eclético, por isso estou na dúvida.

Mcllos
Veterano
# out/05
· votar


Deji
Cara curto muito uma distorçÃo pesada tipo korn, Metallica, mas tbm gosto de músicas tipo Guns, e outras como blink, grenn day. Sou bem eclético, por isso estou na dúvida.

Deji
Veterano
# out/05
· votar


Mcllos
Para toda essa versatilidade o idel seria o JB na ponte e o 59 no braço...

Gasoline
Veterano
# out/05
· votar


Acho que com estes 4, o ideal é :
500T na ponte, 59 no braço, se livra dos outros 2.



ps. se quiser jogar o ´59-B no lixo aqui de casa, ninguém vai reclamar. hehe.

Mcllos
Veterano
# out/05
· votar


Gasoline
Poisé meu, realmente estou com intenção de fazer esta combinação (59"/500T).
Porém uma coisa me deixa indeciso: é que o Seymour 59" é apropriado para um som Vintage (principalmente o do braço), e o 498T também, pois é usado nas Less Paul quando se quer obter um som com essa característica (vintage).
Por isso acho que o 500T não vai fechar com o 59". talvez essa combinação irá resultar em timbres muito opostos, já que o 500T é ideal para sons mais pesados e o 59" para sons mais limpos. Não acha??

O_raffa
Veterano
# mar/08
· votar


essa ultima pergunta precisa ser respondida ^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comparativo - 490R/498T x 496R/500T x 59/JB