Comparativo - 490R/498T x 496R/500T x 59/JB

Autor Mensagem
Homem Cueca
Veterano
# mar/08
· votar


Eu sou louco com o 500T.

Tenho o fetiche de colocar esse captador numa Ibanez com floyd rose só pra ver no que dá!

Leblues
Veterano
# mar/08
· votar


Deji

Preciso de versatilidade, uma guitarra pra tocar Jazz com o cap do braço, e pra tocar de Slash a Randy Roads na ponte (quem sabe Zakk)...

hauhauhua EU SABIA Sr. Deji !!!!!!!!!!! Agora soh falta achar um post do Cuecao falando que curte um Slash.

Birro
Veterano
# dez/08
· votar


Galera, tô revivendo esse tópico porque sou louco pelo som do captador do braço das Gibson. Algo tipo Gary Moore (Still Got The Blues), até mesmo Whitesnake atual (mesmo usando distorção exagerada, o Doug Aldrich tem "aquele" timbre Gibson no braço, só não sei o modelo do captador dele ao certo)... mas mais precisamente seria o timbre do Richard Fortus da volta dos Guns N' Roses no show da MTV... que ele toca uma nota com o cap do braço com vibrato e joga pro da ponte e dá um harmônico encostando a palheta na corda) - http://br.youtube.com/watch?v=LmQYayt4fy8
4:01 (braço, depois ponte)/ 5:19 (só o da ponte)
Quero esse timbre Gibson no vibrato! Será que dá pra descobrir QUAL é o set dessa guitarra?
Enfim... difícil explicar captador com palavras. Mas estou pegando uma Cort M200 (corpo de Mogno) e um amigo tem o set 490R/498T p/ vender. Mas não quero comprar e depois me arrepender. O brabo é que Gibson tem "200" modelos de captadores e todos soam bem: Burstbucker I, II, Pro, 490R/498T, 496R/500T... enfim... só queria achar a porcaria do som que tá na cabeça e não consigo traduzir em palavras!! aeuhaeuheahuae
Senão vou acabar optando por um PAF Pro na ponte e no braço... arriscar um Air Norton
Abraço!

yurice
Veterano
# mai/12
· votar


Alguém pode opinar sobre o set 496r e 498t numa les paul?
Prós, contras, indicações e etc?

Deji
Veterano
# jun/12
· votar


Leblues
ahuisdaisdhaisd
considere o tempo :D

jucasambora
Veterano
# out/12
· votar


Galera, boa tarde!
Estou ressuscitando este tópico pq estou nessa caçada por captadores para minha PRS SE Custom Korea, é uma guitarra de mogno com tampo de maple, comprei ela com captadores e-tone, mas não estou muito satisfeito.
Quero umas dicas de captadores. Na minha pesquisa me deparei com esta combinação da Gibson 498t ponte e 490r braço... alguém pode me dar uma help?
Esta PRS tem um sustain espetacular e harmonicos arrasadores, não queria perder essa características também.

Aguardo resposta! Obrigado!
Juca

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


jucasambora

Cara, na minha opinião se vc quer continuar com harmônicos ferozes, eu iria de JB na ponte. Já tive um desse em uma Tagima antiga e bastava dar um peteleco na corda para soltar harmônicos, hehehe. Ele é meio exagerado em agudos, mas se vc colocar um captador no braço mais reforçado nos graves (SD '59, por exemplo), aí vc consegue juntar o melhor dos dois mundos, e com a chave seletora no meio fica uma maravilha!

A combinação de caps da minha N4 é parecida com essa. Cap da ponte mais "arretado" (Bill Lawrence L500XL) e cap do braço mais calmão (SD '59). Eu curto demais essa combinação, e recomendo. Já o 490R e 498T eu não posso falar muito porque nunca usei, não sei se vc vai conseguir um som mais "modernoso" como os 496R e 500T.

Bom, acabei não falando muito da combinação que vc vcitou, mas espero ter ajudado, hehehe.

jucasambora
Veterano
# out/12
· votar


Valeu Mestre Renatocaster!
O JB tem justamente esse exagero nos agudos, a guitarra tende pra o grave por ser de mogno... vou dar uma pesquisada melhor nessa sua dica, talvez esteja ai a resposta... tenho que tomar cuidado com este tampo de maple que equilibra um pouco com agudos no bojo do instrumento...
Ainda espero uma resposta sobre os Gibson, vamos ver se mais alguém se manifesta.

Obrigado!

Led Zé
Veterano
# out/12
· votar


Eu uso esses caps na minha guitarra. Na verdade, vieram com eles. Eu gosto bastante e me adaptei bem. Eu acho que ficam entre o vintage e o moderno.Têm saída média/baixa (8k e 12k) e toco todos meus rock n roll com eles. O cap da ponte não tem aquele brilho extra do JB e não tem a porrada do 500T. É mais equilibrado mas não sinto falta de ganho , peso ou brilho e aguentam bem muita distorção. Minha guita também tem tampo de maple mas não sei se esse é o fator que equilibra os agudos. Nunca os experimentei em outras guitarras que não fossem Gibson com tampo de maple, então fica difícil fazer uma análise mais certeira. Para usar na posição do meio, eu tiro um pouco do ganho do cap do braço, pra ficar do meu gosto e tocar meus Led . Isso dá um equilibrada nos graves que o cap do braço impõe.Eu curto demais essa dupla, que é clássica. Eu recomendo, mas é difícil prever como um captador vai se comportar no equipo dos outros. Cada amp, cada guita, cada pedal responde de uma forma.

MMI
Veterano
# out/12
· votar


jucasambora

Venho aqui palpitar a pedidos do amigo renatocaster... Mas faltou dizer o que você toca, que som procura, quer mais agudos, mais graves ou o que.

Em PRS eu só conheço captadores PRS para te falar.

Os 490 da Gibson são captadores mais fracos, na linha PAF, bons para blues por exemplo, tem som limpo legal, encaram bem um hard rock. Eles tem uma pitada de agudos a mais. MInha Gibson Lucille veio com 2 desses. O 498 é meio nessa linha, um pouco mais forte e com mais ganho.

O 496 e 500 são uma dupla comum em LP, Flying e Explorer. Porrada, muito ganho, som limpo já meio deteriorado. Em LP já vi com dois 496, fica legal.

Os SD 59/JB são agudos, especialmente o JB. Quem gosta de guitarra aguda curte, não é meu caso.

Conta aí o que você quer! :-)

Abç

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


jucasambora

este tampo de maple que equilibra um pouco com agudos no bojo do instrumento...

É, o tampo de maple é um aspecto a se considerar também. Estava conversando com o MMI sobre isso ontem, e ele falou que dá diferença sim.

No mais, se liga aí nas dicas do Led Zé e do MMI, já que eles explanaram mais a respeito dos caps da Gibson. Fui pedir ajuda aos universitários, hehehehehe.

Velvete
Veterano
# out/12 · Editado por: Velvete
· votar


Led Zé
MMI
renatocaster

Opa! Já que o assunto captadores estilo Paf e 500 T é foco, eu estou precisando da ajudinha de vcs nesse tópico.

Se puderem dar uma opnião eu agradeço.

Abraços

jucasambora
Veterano
# out/12
· votar


Renatocaster valeu pela força!

Led Zé
No caso a PRS tem a mesma madeira das Gibson, mogno com tampo de maple, só que ela fica no meio termo entre as Fender e Gibson (deu pra entender? rsrsrsrsrs)... pela sua explicação, acho que é uma alternativa, vc só não falou sobre os harmonicos, pode dar um release?

MMI
Bem, no momento estou sem banda, curto rock'n roll mas flerto com soul, blus e jazz... (na verdade preciso de 2 guitarras, mas no momento estou só com esta... hahahaha). Toco na igreja, sou o único guitarrista de lá, e aí já viu né, igreja é aquela sopa de estilos ferrada. Estou procurando um pouquinho (leve) mais de agudo e equilíbrio nos graves, e não quero perder os harmonicos e sustains que a PRS produz, aliás ela faz isso de forma espetacular.

Abç
Juca

Jeff.gomes
Veterano
# out/12
· votar


Pegando o embalo....

vocês sabem quais captadores se parecem com os Gibson 490R e 498T, eu gostei muito deles, mas são meio caros e dificies de achar.

O que mais achei na mesma linha, foi Seth lover para o braço e 59' B (sh16) para ponte ambos da Seymour Duncan.

Eles realmente são parecidos? Tem outros na mesma faixa de timbre?

jucasambora
Veterano
# out/12
· votar


Up!

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Jeff.gomes

vocês sabem quais captadores se parecem com os Gibson 490R e 498T, eu gostei muito deles, mas são meio caros e dificies de achar.

Já viu no ebay, ou em outras lojas gringas?

Velvete

Cara, sobre os Malagoli eu não sei muita coisa, praticamente nada. Mas o pessoal elogia, acho que vale a pena testar.

meirelles1501
Veterano
# dez/12
· votar


Galera ressuscitando o tópico novamente eu queria que me ajudassem, comprei uma gibson tribute 50, ela veio com o 490 e 498, achei que não tem tanto ganho o cap da ponte já o do do braço eu gostei, mas não pra rifa e sim pra solos, tava pensando em botar os caps do salsa nela, não sei se troco os dois ou só o da ponte, e se não estaria fazendo uma má troca, o som que eu curto e bem estilo guns, e toco na igreja também

Please Help me

guitarg3
Veterano
# dez/12
· votar


só pra não criar outro tópico.. eu possuo um invader na ponte da minha epiphone de mogno e eu sinto que o som dele falta médios.. tem horas que tento tirar um timbre mais vintage e não consigo.. vocês acham que se eu trocasse esse invader por um JB eu conseguiria um timbre com mais médios e mais vintage, mas também conseguiria timbres d alto ganho como consigo no invader so que com menos graves?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Comparativo - 490R/498T x 496R/500T x 59/JB