Sobre Pizzicato

    Autor Mensagem
    Mulder
    Veterano
    # jun/05


    Seguinte, decedi a pouco tempo que eu ia fazer umas fusas a 200 bpm e comecei a aprender o pizzicato de 3 dedos.

    Tenho usado muito a formula IMIAIMIAIM... Queria saber se esta configuração é aceitavel ou eu tenho mesmo que ir para a formula IMAMIMAMIMAMIA.

    Valeu a ajuda.

    Dark Avenger
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Mulder
    Queria saber se esta configuração é aceitavel
    Voce é quem diz se é aceitavel ou não. Se vc se adapta bem, é aceitavel pra vc. Agora eu prefiro AMIAMIAMIAMI.

    YouthGoneWild
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    pra mim eu uso AMIMAMI..... enfim, fazendo tipo um ''gingado'' com a mão pra dar mais dinâmica as notas tocadas, o sequencia AMI eu uso pra cavalgadas, tipo maiden, mas faça a sequencia que vc se sentir mais confortável, só uma dica, não deixe a sua mão ''parada'', só movimentando os dedos pq essa técnica tem um segredo do movimento da mão, a gingada q eu mencionei acima, assim vc pega mais velocidade e precisão ok!
    abraços!

    Guto EADG
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    umas fusas a 200 bpm
    FUSAS a 200 bpm? puuuxaaa....
    eu soh faço isso se arranjar um terceiro braço...

    GeorgeVieira
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    É galera, acho que fusa a 200 bpm por 1 compasso inteiro é humanamente impossível...

    Pensem bem seriam fusa no 200 equivale a 1600 notas por minuto... Acho que talvez com uma furadeira vc consiga essa velocidade. :)

    Uma coisa é fato, mesmo que algum pirado consiga, a sonoridade vai ser horrível, pois além de não ter pegada, nosso ouvido nem está pronto pra entender o que vai estar acontecendo...

    HignocliuS
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Uma coisa é fato, mesmo que algum pirado consiga, a sonoridade vai ser horrível, pois além de não ter pegada, nosso ouvido nem está pronto pra entender o que vai estar acontecendo...

    Real. Ainda mais em notas graves. O baixo fica muito embolado se você exagera na velocidade. É muito melhor colocar notas "taticamente" na música e ser ouvido do que tentar ser muito rápido. As vezes é até mais interessante manter o sustain de uma nota só pra fazer a "cama" da base do que ficar galopando sem parar. (tocar metal ensina a gente heheheh) E viva o Roger Paterson! E viva o Sean Malone! E viva o Steve Digiorgio! \o/

    Mas boa sorte ae velho, tomara que você consiga. Eu particularmente, apesar de usar 3 dedos, sempre faço variação na formula, tudo depende da pegada.

    Mulder
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ah, eu falei das fusas só para ilustrar o caso, não era sério não.

    Mas quem sabe talvez umas Semifusas... hehe.

    Enfim, quer dizer que não existe restrição à formula do movomento dos dedos? Vale aquele que você se adaptar melhor?!

    Dark Avenger
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Mas quem sabe talvez umas Semifusas...
    O.o

    rfasioli
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: rfasioli
    · votar


    Se Fusa e Semifusas não dá... O que vcs acham de Confusas a 200bpm? é possível?

    Rafael Vaz
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Por um momento pensei ter me enganado e entrado do fórum de guitarra... mas acho q nem lah eles falam de fusas a 200 bpm

    GeorgeVieira
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    É galera, *semicolcheia* no 200 já é MUITO difícil de chegar com precisão, clareza e pegada.

    Aliás, poucos humanos conseguem fazer isso... :)

    Mesmo com palheta, pois a palheta deixa o som "manco" tb (acento de 2).

    Claro, tudo quizumbado tem um monte de cara que faz. :) Até eu. :)

    GeorgeVieira
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Mulder

    Então cara, não tem restrição de nada. Pode fazer da forma que for mais confortável pra vc.

    O Geddy Lee usa 1 dedo só e é um dos baixistas mais fodas do Rock N' Roll.

    Mas eu acho que o movimento AMI, é um movimento mais natural. Diria até "instintivo", uma vez que não é incomum vc ver pessoas quaisquer (não baixistas inclusive) que qdo param a mão sobre um apoio qualquer, ficam fazendo esse movimento de "volta" dos dedos, que se assemelha ao AMI. Eu achei mais fácil "domar" esse movimento instintivo pra ter controle total sobre ele, do que aprender um movimento diferente. Mas vai de cada um.

    Pra fazer tercinas e sextinas o AMI é seguramente mais confortável.

    Mas pra fazer frases "pares" (colcheias, semicolcheias, fusas), dai tem várias abordagens, como a galera citou. As mais comuns são:

    * Fazer AMI mesmo e estudar para remover o "acento" de 3. (Procure um outro tópico sobre pizzicato 3 dedos, lá a galera discutiu sobre exercícios pra melhorar isso)

    * Fazer um dos movimentos de "ida e volta", tipo> AMIM ou IMAM. Conheço pessoas que conseguem fazer isso extremamente rápido, e com pegada. Mas particularmente, eu não consigo. :)

    É isso,

    George

    Mr Moses
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Guto EADG

    (2)

    FUSAS a 200 bpm? puuuxaaa....
    eu soh faço isso se arranjar um terceiro braço...


    Reinaldo Camargo Filho
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Sem maldade, eu sou guitarrista, mas as vezes pego um baixo para tocar, e tipo, sempre que eu quero fazer alguma coisa rápida (CLARO QUE SAI EMBOLADO, EU NÃO TENHO PRÁTICA HEHE) eu faço tipo uma sequência com Dedinho - Anelar - Médio - Indicador e volto, isso é certo? Tem que usar o dedinho? Pois a nota com o dedinho as vezes embola, e eu só consigo ser rápido no baixo, para slaps, swingadas, etc (QUE É O QUE EU GOSTO NO BAIXO) eu não consigo fazer nem fudendo, eu só consigo dar uma puxada que fica com som parecido de slap, mas já vi uns caras batendo nas cordas e saindo som só de uma, ele abafa as outras cordas? Como que faz? :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre Pizzicato