Dúvidas sobre pizzicato

    Autor Mensagem
    ViktorKoskinen
    Membro Novato
    # mar/14


    Galera, tenho duas dúvidas sobre o pizzicato:

    A primeira delas, é onde vocês costumam deixar o polegar apoiado? Eu normalmente deixo no captador da escala, e mesmo quando faço salto de cordas o polegar fica no captador, posso estar tocando na corda G que o dedo tá parado lá. Já teve gente que me falou que é errado, porém, eu ainda tenho essa dúvida, se eu consigo alcançar de boa, eu preciso rever isso?

    E a outra é quanto a força que eu toco as cordas, me falaram que se eu tocar mais fraco o som sai melhor. Mas minha pegada é bem pesada, eu toco com bastante força. O que vocês acham?

    Valeu õ/

    juanlmendes
    Membro
    # mar/14
    · votar


    ViktorKoskinen
    não é errado ficar com o dedo em cima do captador o tempo todo , mas e bom botar o dedo nas cordas para abafar a corda acima da que voce esta tocando
    E quanto a força e gosto pessoal , mas e melhor fazer menos força , cansa menos (e dependendo da pessoa) você ganha um pouco mais de agilidade com menos força

    marciobass
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: marciobass
    · votar


    No baixo de 4 cordas eu apoio o dedo na corda E pra tocar as cordas G, D e A. Pra tocar a E eu deixo o dedão solto. Apoiar o dedo na corda E é legal porque evita que ela vibre, visto que é a corda mais sujeita a esbarrões da mão direita, assim evitá-se um som sujo. No baixo de 5 cordas a coisa já fica melhor: apoio na B que uso muito pouco e por isso adoro os baixos de 5 cordas!

    Quanto a "pegada" se você tiver um bom amp você pode aumentar um pouco mais o som que, automaticamente irá se acostumando a usar menos força e o som saíra mais definido. Mas em alguns momentos de agitação pode tocar com tudo mesmo, isso também faz parte do show!

    mjcmello
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    A primeira delas, é onde vocês costumam deixar o polegar apoiado? Eu normalmente deixo no captador da escala, e mesmo quando faço salto de cordas o polegar fica no captador, posso estar tocando na corda G que o dedo tá parado lá. Já teve gente que me falou que é errado, porém, eu ainda tenho essa dúvida, se eu consigo alcançar de boa, eu preciso rever isso?

    Eu costumo apoiar na corda A e encostar a lateral na E quando estou nas duas de baixo (pra evitar que vibrem). Quando estou tocando na A encosto na E e quando estou tocando na E, apoio no captador.


    E a outra é quanto a força que eu toco as cordas, me falaram que se eu tocar mais fraco o som sai melhor. Mas minha pegada é bem pesada, eu toco com bastante força. O que vocês acham?

    O Billy Sheehan também tem a pegada forte... Eu também gosto dessa pegada com força. Uso muitas dead notes e isso ajuda a manter o suingue. Agora, mesmo com a pegada forte, o som precisa sair definido.

    dibass
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    ViktorKoskinen
    Aprendi a tocar sem ter um instrumento,logo usava baixo emprestado e por várias vezes um diferente do outro.
    Justamente por isso aprendi a não me apoiar no captador, considerando a variação de posição de captadores e um baixo pro outro.. Normalmente apoio o dedo nas cordas,até mesmo para evitarde que elas fiquem soando sem que eu queira.
    É problema se apoiar no captador? Contanto que isso não atrapalhe sua dinâmica de execução, não é problema.

    ...quanto a tocar forte. É preciso deixar algo bem claro: tocar com pegada não tocar com força, é saber "tirar som" com o volume que for ou com a força que for. E isso para qualquer instrumento. É mais jeito do que força. Já vi batera tirar mais som usando vassourinha do que muito batera com baqueta comum.
    Além de que o uso excessivo de força vai poluir o seu som.

    ViktorKoskinen
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Valeu pelas respostas povo =D

    Estive vendo esses dias uma técnica conhecida por "Floating Thumb", em que o polegar NUNCA encosta em nada, e é bastante eficiente pra abafar as outras cordas. Tenho me dedicado um pouco mais a "reaprender" o pizzicato utilizando essa técnica.

    Quanto a pegada, eu toco forte, mas o som sempre sai definido.

    dibass
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    ViktorKoskinen
    Quanto a pegada, eu toco forte, mas o som sempre sai definido.

    o que as outras pessoas falam da definição do seu som?

    ViktorKoskinen
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Ninguém nunca reclamou. Na verdade, pelo pouco tempo que toco (menos de 1 ano, sem professor) eles até elogiam, falam que eu progredi bem nos estudos e tal.

    dibass
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    ViktorKoskinen
    sugiro que procure um professor. Ele vai te ajudar a progredir mais rápido, além de evitar que tu adquira certos "vícios" de quem aprende sozinho.

    Dingwall
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    eu apoio nas Ramp do baixo, melhorou muito a pegada da minha mão direita

    BassLN
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    "No baixo de 4 cordas eu apoio o dedo na corda E pra tocar as cordas G, D e A. Pra tocar a E eu deixo o dedão solto. Apoiar o dedo na corda E é legal porque evita que ela vibre, visto que é a corda mais sujeita a esbarrões da mão direita, assim evitá-se um som sujo. No baixo de 5 cordas a coisa já fica melhor: apoio na B que uso muito pouco e por isso adoro os baixos de 5 cordas!"

    marciobass
    Será que consigo fazer o mesmo procedimento que você faz no de 4 cordas no de 5 cordas? Tenho dificuldade em tirar o polegar da quinta corda, e sendo assim, as outras acabam vibrando.
    Existe algum exercícios para bom para evitar esse tipo de coisa?

    dibass
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    BassLN
    Existe algum exercícios para bom para evitar esse tipo de coisa?
    Até teria, mas precisaria te explicar com um bass na mão. Só escrevendo um texto não esclarece dúvidas. Sugiro que procure um professor..

    BassLN
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Eu tenho um professor. Sou iniciante, mas já queria dividir essa inexperiência aqui.
    Obrigado, dibass!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre pizzicato