Como fazer um preamp e captador para baixo????

    Autor Mensagem
    wellington sch
    Veterano
    # mai/05


    To pensando em fazer um contrabaixo para a feira de ciências da minha escola esse ano....Mas eu não sei como fazer o captador e o esquema eletrônico do preamp(pra fazer um baixo ativo)......
    Alguém pode me da uma dica, ou indicar algum site????

    rodrigo_bass
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Cara você ta querendo fazer um negocio bem foda...
    A parte do circuito é mais fácil porque teoricamente basta copiar um circuito pronto, com os mesmo componentes. A parte foda é que tem componentes que podem ser dificeis de encontrar, fabricados especialmente para os fabricantes de baixo. Agora quanto ao captador não tenho nem ideia de como começar a montar um. Muito dificil. Mas se é isso que vc realemnte quer, corre atras cara, é um baita aprendizado

    Falow!

    moog
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    http://www.geocities.com/soldatbrasil/preamp.htm

    rodrigo_bass
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Poxa Moog bem loko esse pre-amp. Vc que projetou???
    Valeu pela colaboração!

    Samuel Benevides
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Valeu mano pela colaboração!!!!!!!!

    rfasioli
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Só um toque quanto a circuitos...

    Para filtrar o som vc deve usar capacitores, eles filtram o agudo, deixando o som mais grave se estiver na fase ou mais agudo se for para o terra, Quanto maior o valor do capacitor, maior o efeito...

    Outra característica dos Baixos é que eles possuem um impedância bem maior dq uma guitarra...

    []s

    Perake
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Montar um circuito eletrico não é só comprar resistores, capacitores, transistores, diodos, placa de circuito, potenciometros... soldar tudo e pronto. Vc tem que manjar de engenharia eletrica, vc manja? Vc pode copiar um circuito e, tentar, fazer parecido, pois os componentes vc vai suar pra encontrar identicos, pois muitas marcas fabricam seus proprios componentes, logo vc fara algo semelhante, porém muito diferente. Se a sua proposta é didatica, é estudante de engenharia ou eletronica, vale a pena, pra fins de estudos, se não, não vale a pena. Hoje se encontra circuitos pré ativos montados no ML por menos de R$100,00, dependendo do que vc quer, o cara faz sob encomenda. Da pra fazer um circuito passivo corta-alta/baixa passa alta/baixa(graves e agudos) e corta banda/passa banda(medios) bem mais simples, porém não é pré amp, apenas controle de frequencias pra dar uma gama maior de timbres.

    vinibassplayer
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Perake
    o tópico é de 2005 kra... o kra já deve ser um engenheiro msm...

    subgrave
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    vinibassplayer

    Da pra fazer um circuito passivo corta-alta/baixa passa alta/baixa(graves e agudos) e corta banda/passa banda(medios) bem mais simples, porém não é pré amp, apenas controle de frequencias pra dar uma gama maior de timbres.

    Por favor, fale mais sobre isso!

    É que o pessoal sempre fala que só dá prá fazer varios tipos de equalização em circuitos ativos. É mesmo possível fazer tudo isso ai em passivos?

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Deu na minha cabeça em montar um circuito preamp para meu baixo, um yamaha rbx170 . Projetei, testei, montei,..legal, mas quando fui ver a instalação percebi que não cabe dentro do baixo.

    foto1

    Tive a ideia de montar externo. aceito sugestões.

    Ismah
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    LPB1

    Fábio Santiago
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Luiz_RibeiroSP
    Faça em placa de circuito impresso e elabore de uma forma que economize espaço, se o projeto funcionou ja é um bom caminho, fiz um com Jfet, ficou bem pequeno e cabe em qualquer instrumento, so que em locais aonde não tem aterramento nas tomadas, da muito chiado e não recomendo.

    Alex guitar man
    Veterano
    # dez/17
    · votar


    Luiz_RibeiroSP

    Pra que serve esse trimpot ai?

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # dez/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
    · votar


    Alex guitar man
    volume de saída, escolhe entre volume normal do instrumento ou aumento de 70%

    Fábio Santiago
    Eu tinha feio com fet para a guitarra e depois adaptei para o baixo. Até pensei em montar uma placa mas assim mesmo não vai caber sem o uso de componente SMD. Pensei em usar um pot com chave push pull que tenho aqui para ligar ou desligar o circuito, com bateria, circuito e chave fica apertado demais. E descarto a possibilidade de fazer buracos no instrumento.
    Acho que vou fazer uma montagem similar ao orange squeezer.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer um preamp e captador para baixo????