Tem como fazer o som do baixo no violão?

    Autor Mensagem
    RafaelPunkRock
    Veterano
    # nov/12


    Eu to formando uma banda, já consegui vocalista, e eu serei o guitarrista, arrumei um baterista já tá quase certo que ele vai ficar na banda e falta um baixista, o vocalista da minha banda sabe tocar violão, e mês que vem eu quero começar a ensaiar com eles e quero gravar um cover de uma música de uma banda aqui da minha cidade e mostrar pra eles verem o que acham, se a gente não conseguir um baixista até lá, deem dicas pra como fazer o som do baixo no violão, dizem que tem como, mas não faço a mínima ideia, deem umas dicas e expliquem mais ou menos, se puderem deixar algum video que ensine melhor ajudaria, valeu galera.

    One In A Million
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara o som mais grave no violão deve não substitui um "médio" do baixo. Então eu acho que ficaria meio ruim colocar um violão pra tocar linhas de baixo. Além do fato de não poder aplicar algumas técnicas do baixo nele como o slap, por exemplo, e até o pizzicato fica bem difícil.

    Até se quiserem façam uma banda sem baixo, como era o White Stripes por exemplo, mas não coloquem o violão pra fazer o papel do baixo que vai ficar estranho.

    Scrutinizer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Você pode fazer algo com um oitavador, compressor e equalizador. (Inclusive o Jack White faz o "baixo" de Seven Nation Army na guitarra com um oitavador)

    RafaelPunkRock
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Até se quiserem façam uma banda sem baixo, como era o White Stripes por exemplo,

    Eu acho que o baixo faz muita diferença na banda, não sei se iria dar certo sem baixo

    One In A Million
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Eu também acho que o baixo é de muita importância, mas eu acho que é melhor não ter do que colocar um violão pra fazer o papel do baixo.

    A solução mais simples eu ainda acho que é vocês arrumarem um baixista, tem vários por ai. Ou o vocal de voces aprende a tocar baixo e canta tocando.

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Pra ser sincero, baixo no violão somente choro com o 7 cordas, fora isso, sem chance. E sobre a banda sem baixo, a ficar estranho.

    Scrutinizer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Caramba, por que no meio de uma atividade criativa existe tantas pessoas que se negam a criar ou experimentar?
    E, na verdade, bandas sem baixo são bem comuns, você não estaria fazendo nada de novo...

    fla3d
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: fla3d
    · votar


    Eu ja gravei baixo usando violão e guitarra, só precisa ter uma pedaleira com efeito de octave ou um guitar rig.

    Não fica a mesma coisa, mas quebra um galho e o guitar rig chega até a surpreender.

    Filippo14
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Scrutinizer
    Sim, mas até aí são bandas sem peso, ou que arranjaram uma alternativa nova para o som grave, nem que se ja no piano ou coisa do tipo. A questão é que eles não tem ninguém que de o peso e corpo naturais da música que eles necessitam no momento.

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Filippo14
    Você está certo, a banda vai ficar sem peso. Como dizemos, o baixo é que costura a bateria com o resto da banda.
    fla3d
    Sobre quebrar o galho, depende do nivel que você está e quer chegar, ninguém vai assistir uma banda ou compra um CD porque ela é esforçada, a não ser seus parentes e olhe lá, portanto é aconselhável ser profissional, e fazer baixo no violão passa longe disso.
    Scrutinizer
    No tópico que ele criou não entendi nada de criativo, apenas uma banda comum, e ele queria saber se dava prá usar o violão prá fazer o baixo. Agora, se for algo alternativo, use o que quiser, eu gosto muito de cidadão Instigado e é uma banda que usa marcas de guitarra e baixo não tão convencionais, na maioria das vezes. Mas daí tem que assumir essa identidade, se for uma banda comum, de pop, rock, jazz, blues, não tem jeito, tem que ter a cozinha, e ai entra o baixo!

    Tento ser sincero, pois muitos aqui se fossem assistir um show e visse o baixo sendo feito num violão, iriam tacar pedras e criticar, então a minha opinião é que ele tem que arrumar um baixo.

    Abraço a todos

    Marthin87
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Vocalista pode tocar o baixo. Só a tônica dos acordes mesmo pra não ficar vazio.

    Scrutinizer
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Scrutinizer
    · votar


    No tópico que ele criou não entendi nada de criativo
    É, música não é um exercício criativo, é copiar e fazer tudo do jeitinho que suas bandas preferidas fizeram.

    se for uma banda comum, de pop, rock, jazz, blues, não tem jeito, tem que ter a cozinha, e ai entra o baixo!
    Dada a necessidade do cara, ele pode muito bem ignorar essa convenção.
    Não tô dizendo pro violão fazer papel de baixo, isso definitivamente não daria certo, mas compor levando em consideração a falta de um baixo para guitarra, violão e bateria.

    Só a tônica dos acordes mesmo pra não ficar vazio.
    Prefiro minha idéia de usar os instrumentos disponíveis de maneira decente do que usar um baixo só pra preencher buracos... É um papel degradante...

    DIEGOGUITAR
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Scrutinizer
    No tópico que ele criou não entendi nada de criativo
    É, música não é um exercício criativo, é copiar e fazer tudo do jeitinho que suas bandas preferidas fizeram.

    Música é sim um processo criativo, desde que você queira ser criativo. A maioria copia sim as bandas preferidas, desde equipamento "parecido", roupa e suposto estilo de vida. Mas reinterando ele quer uma banda, que pelo que entendi não sai muito do convencional.

    se for uma banda comum, de pop, rock, jazz, blues, não tem jeito, tem que ter a cozinha, e ai entra o baixo!
    Dada a necessidade do cara, ele pode muito bem ignorar essa convenção.
    Não tô dizendo pro violão fazer papel de baixo, isso definitivamente não daria certo, mas compor levando em consideração a falta de um baixo para guitarra, violão e bateria.

    Você também acha que o violão não dá certo para fazer o papel de baixo, pronto, é só isso que ele queria saber. Acredito que compor levando a consideração a falta do baixo, é se você curte esse esquema de banda, não porque você acha que não vai conseguir um baixista até a data do ensaio.

    Só a tônica dos acordes mesmo pra não ficar vazio.
    Prefiro minha idéia de usar os instrumentos disponíveis de maneira decente do que usar um baixo só pra preencher buracos... É um papel degradante...


    Nesse ponto eu concordo com você, se é prá ter baixista arrume um que pelo menos estude, as vezes o cara pode ser ruim no primeiro ensaio, mas se ele estudar ele alcança o objetivo. Se for prá fazer meia boca, num adianta.

    Grande abraço

    rodsom
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    nao lembro onde eu li isso, mas colocar violao, guitarra, teclado, etc, pra fazer o papel do baixo é como colocar um traveco pra fazer papel de mulher. alguem aí animaria?

    eu tentaria arrumar um baixista, ou aprender baixo, ou, em ultimo caso, deixaria sem baixo.

    fla3d
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: fla3d
    · votar


    DIEGOGUITAR
    Sobre quebrar o galho, depende do nivel que você está e quer chegar, ninguém vai assistir uma banda ou compra um CD porque ela é esforçada, a não ser seus parentes e olhe lá, portanto é aconselhável ser profissional, e fazer baixo no violão passa longe disso.

    Sim, concordo, digo que quebra um galho se vc ta querendo uma linha de baixo pra ter um BT ou fazer uma JAM ou só uns ensaios como ele comentou, é melhor do que ficar sem baixo até ele conseguir um baixista.
    Mas sem duvida um baixista de verdade é fundamental.

    MKBass
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara eu acho melhor você assumir que não tem baixo na banda(já que tem algumas bandas assim) do que tentar quebrar o galho em um violão acho que só vai piorar.
    A música vai ficar sem peso mas fazer o que né.
    Você também pode combinar com o vocal pra ele tocar o baixo,senão vai sem.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Tem como fazer o som do baixo no violão?
    Não! Sem rodeios! O baixo tem um papel e o violão outro.. são instrumentos diferentes justamente por isso.. Não se manda uma soprano fazer a voz do baixo em um coral por falta de homens! Ela pode até fazer a melodia mas não vai fazer na mesma oitava, não vai representar o grave na música etc e tal..

    []'s

    RafaelPunkRock
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Eu vou falar com o vocalista da minha banda, talvez ele queira tocar baixo, mas até a gente comprar um baixo eu queria ir improvisando, mas valeu galera.

    RafaelPunkRock
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Eu to tentando conseguir um baixista mas tá difícil, por isso queria ir improvisando até lá, mas acho que posso conseguir um baixista

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tem como fazer o som do baixo no violão?