COMO FAZER A BLINDAGEM BAIXO?

    Autor Mensagem
    Nando Bass
    Veterano
    # out/04


    ae galera, o negocio é o seguinte, eu tenho um Tagima B-5 e to afim d blindar a parte elétrica dele, alguem pode descrever como isso pod ser feito, qual tipo d material eu preciso, e tipow, quais são os ganhos q terei em visto q quando to tocandu com o baixo aki no pc com o monitor ligado fica uma baita zumbideira...

    Soulface
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Soulface
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/52801/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44259/

    http://forum.cifraclub.com.br/?action=search

    José Mário Zanini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Nando Bass
    Esse lance de tocar de frente para o monitor e resultar em ruídos é normal, ou seja, é só uma interferência, o problema se torna real quando se liga o baixo no amplificador e nota-se que sua parte elétrica apresenta um ruído maior do que normalmente o instrumento tivesse... Intaum a solução, como vc mesmo propôs é brindá-lo e para isso sigua as instruções que eu encontrei na net:

    "A blindagem é feita na cavidade onde se encontram os potenciômetros e o jack, podendo ser extensiva às cavidades dos captadores, pode se usar:
    a) Tinta condutiva - consiste num spray de tinta borrifado nas cavidades do instrumento. Funciona por alguns instantes até secar e após algum tempo se torna um resistor, o que pode trazer muitos problemas posteriores ao instrumento como curtos e até mesmo ruídos. Alguns instrumentos vêm com esse tipo de blindagem de fábrica, mas ele não é muito eficaz.

    b) Folha de cobre - É a meu ver o tipo de blindagem mais eficaz, consistindo na forração das cavidades com uma lâmina de cobre que diminui bastante os ruídos oriundos da parte elétrica.

    c) Folha de alumínio auto-adesivo - Tem eficácia similar à da folha de cobre com a diferença que este material tem um lado adesivo que se prende à cavidade.
    NOTA: Alguns "luthiers" desinformados utilizam folhas de papel-alumínio (aquelas de embrulhar sanduíches) para fazer blindagem. Evidentemente esse serviço de nada adianta e ainda pode causar danos ao instrumento."

    Uma vez eu blindei o meu baixo com folha de papel-alumínio (como citado acima) e o resultado foi positivo e sem complicações, agora aí tá falando que naum pode... vai saber.
    PS.: fiz isso antes de ler esse artigo.

    Flw...

    maggie
    Veterana
    # out/04
    · votar


    Soulface
    :)

    asterix
    Veterano
    # out/04 · Editado por: asterix
    · votar


    eu tenho um baixo ativo (strinberg clb-24a) e esses dias eu abri ali na parte eletrica dele e tambem aquela tampa q da acesso ao tensor do braço e ele era todo cinza e tinha um cheiro forte... acho q era essa tinta spray.... ou alguem sabe se pode ser alguma outra coisa e nem ser blindagem?

    Nando Bass
    Veterano
    # out/04
    · votar


    valew mesmo galera, eu fiz a blindagem ontem... abri o compartimento, tirei tudo q tinha dentro, peguei um tubinho d cilicone em gel q serve para colar, vedar, peguei a folha d papel aluminio testei a condutividade, fui cortando em tiras, passava o cilicone e colava a folha, forrei tudo menos a part ond ta o jack, recoloquei tudo no lugar e fui testar, o ruido baixo bem mais inda tinha, nao sei se é pq eu tava com o baixo ligado na entrada d microfone do DVD ligado em linha com um micro systen d 350 RMS, ai tava pegandu tudo q era sinal... mas eu gosteu da blindagem, ainda pretendo abrir ele para testar a condutividade dinovo... mais uma coisa, li q o cara coloco um parafuso em contato com na madeira em contato com o papel aliminio, soldo um fio nele e no terra... tem necessidade disso em visto q a carcaça dos potenciometros estaum em contato com o papel, assim o aterramento estando feito?

    valew galera...

    Daniel_bass_player
    Veterano
    # out/04
    · votar


    quanto ta mais o menos o perço dessa blindagem numa loja (luthier)

    Nando Bass
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Daniel_bass_player
    tb to querendo saber...

    Bruno Banda
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Galera, prefiro recorrer a um profissional especializado para isso. Custa dinheiro, mas não corro o risco de fazer besteira.

    rodmetal
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pessoal.

    Eu blindei meu jazz baixo esses dias, mas estou com uma dúvida que é a seguinte:

    Eu tenho um circuito ativo instalado tipo esse aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-200636837-kit-pre-amplificador- circuito-ativo-para-contra-baixo-_JM

    Ele fica instalado na cavidade control plate e estou em dúvida de como guardar o circuito ali uma vez blindado (não posso deixar o a placa do circuito entrar em contato com a blindagem senão ferrou tudo).

    O que seria recomendado nesse caso? Será que se eu fizer uma base de fita isolante deixando as abas da blindagem para fora da cavidade (como manda o figurino) seria o suficiente?

    Enfim, como a galera costuma resolver isso?

    vlw

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Cara, acho que só isso não vai resolver... se essa meleca solta um dia, daí dana teu circuito.. isto é, se realmente tem algum problema (tem? Tem né, a blindagem vai passar a corrente dos pontos do circuito se incostar neh..) mas acho que o lance mesmo seria tipo, "encapsular" esse circuito, fazer tipo uma caixinha pra ele sei lá... tira a dúvida com um luthier... a mão de obra pra ele fazer isso deve ser oq, uns 30 conto?

    []'s

    rodmetal
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Pois é eu tava pensando em manter um uma espécie de caixa de emborrachada. Minha dúvida é, se em contrapartida, não atrapalharia a blindagem como um todo do instrumento.

    FCLBass
    Veterano
    # set/11
    · votar


    rodmetal
    Sugiro, assim como faço, duas soluções:
    1 - envolver o circuito com uma espuma bem fina e travar com aquelas abraçadeiras de nylon;
    2 - colar velcro na parte de baixo da placa do circuito e na base da cavidade para que, além de isolado, o circuito não se mova.

    Isso resolve em 100% dos casos.

    JL_Marcondes
    Veterano
    # set/11
    · votar


    ^ Essa já anotei.. ctz...

    rodmetal
    Veterano
    # set/11
    · votar


    Valeu FCLBass. Acho que dessa forma funcionará bem.

    Obrigado pela idéia.

    Kwan In
    Membro Novato
    # jun/19
    · votar


    Baixo passivo tmb precisa blindar?

    krek71
    Veterano
    # ago/19
    · votar


    Amigo, é o passivo que é mais beneficiado com a blindagem!
    Um Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a COMO FAZER A BLINDAGEM BAIXO?