algm sabe cmo ferver as cordas?

Autor Mensagem
conte
Veterano
# mai/03


algm ae sabe cmo eh q ferve as cordas de baixo? ouvi dizer q fazendo issum a corda renova, desenferruga, mas q cuidados eu devo tomar? qnto tempo eu tenhu q dexa fervendo? me expliquem direito.
vLWww

Ronin
Veterano
# mai/03
· votar


Conte... eu já fiz isto, como teste... e não aconselho, a corda até recupera um pouco do som, mas dura tão pouco que não compensa o tempo gasto fervendo.

Chross
Veterano
# mai/03
· votar


dependeno dura uma semana o som fica = novo .. se tiver afim .... bote agua ate tampar as cordas e deixe evaporar ai ok... blz?

nukebass
Veterano
# mai/03
· votar


Ponha as cordas em uma panela com água até cobrir as cordas e coloque 3 colheres de sopa de detergente neutro... daí deixe ferver por uns 20 minutos... retire as cordas e enxugue-as com um pano seco e limpo que não solte fiapos...

O som melhora porque toda a sujeira é retirada inclusive por dentro a corda... mas não desenferruja, e o "efeito" dura uma semana apenas...

rpassaro
Veterano
# mai/03
· votar


já que vcs estão falando de cordas,qual é o tempo maximo que se deve usar um jogo de cordas(bom)?

nukebass
Veterano
# mai/03
· votar


rpassaro
use a busca que já existe um tópico falando sobre isso...
depende de uma série de fatores...

Ronin
Veterano
# mai/03
· votar


rpassaro

Depende, principalmente de onde vc toca, o quanto vc toca e de o quanto sua mão sua enquanto toca... na minha mão um jogo costuma durar 3 mêses... a não ser no verão que eu suo mais, toco mais e toco muito na praia... um mês e a corda já está um lixo.

Toma cuidado com cordas muito enferrujadas, pois elas tendem a limar os trastes do baixo.

rpassaro
Veterano
# mai/03
· votar


valeu!!!

Chross
Veterano
# jun/03
· votar


vcs ja passaram kaol nas cordas... incrivel que parece é OTIMO!

Majesty
Veterano
# jun/03
· votar


Eu recomendo álcool absoluto! Mto melhor que ferver...(ferver muda a tensão natural das cordas)
Se alguem quiser saber como é pergunta, eu já fiz e gostei muitcho!

Voodoo
Veterano
# jun/03
· votar


PO kra eu num curtu fazer essas coisas kra, eu so mais continuar com a corda juntar uma grana e comprar uma corda nova doq fika perdendo o tempo fervendo corda mew, jah imagino eu chegar p/ mamae e falar:
-MAE me empresta a panela?
-P/ q meu filho?
-P/ ferver as cordas do meu baixo!!!
MEw minha mae ia pensar q eu tava fikandu maluko kra
TIpo so mais juntar grana comprar uma corda nova, pois essa coisa de ferver a corda nem dura muituu tempo!!!!!!!!
Alcool Absoluto???Putss nunka ouvi falar nissu...mas como eh ai Majesty??

Majesty
Veterano
# jun/03 · Editado por: Majesty
· votar


Voodoo, é o seguinte:

Chega na fármacia e pede álcool absoluto (500ml - tá uns 5 reais + ou -)
Pega um garrafa de coca-cola limpinha e completamente seca por dentro!
Coloque as cordas e o álcool lá dentro, tampa a garrafa e fique balançando (que nem uma coquetelera)
Balança uns 20min...cansa pacas hehe
Dai tira as cordas, espera secar bem e repõe no baixo!

O álcool retira toda as seujeiras das cordas! O álcool depois que vc chaqualhou (?) fica turvo! Com todas as sujeiras das cordas...
Pode ser álcool normal? Não, pois o álcool normal tem água e isso enferrujaria as cordas...(álcool absoluto nao tem agua - mto pouco, uns 2%). Por isso a garrafa deve tá seca tbm!
A parte boa: Melhor do que ferver. Ferver fode a tensão das cordas...
A parte ruim: Pra limpar as cordas vc tem que tirar todas as cordas de uma vez e deixar o baixo "pelado" por quase meia hora...Isso pode mudar a tensão do braço...=/

É isso, falooow!!

Voodoo
Veterano
# jun/03
· votar


EHh to ligadu q alcool normal tem agua, e alcool absoluto eh puro alcool
VALEW Ai kra, fikei sabendu mais um modo!!!!!!!!!
MAs eu so mais comprar um encordamento novo kra!!!!!!!!!!!

Majesty
Veterano
# jun/03
· votar


Ihh cara, tbm me convenci que compensa economizar pra comprar um encordamento novo hehe! Eu fiz essa parada há pouco tempo e já voltou ao normal (sujas) as cordas....-__-

Falou!! T+++ :)

Voodoo
Veterano
# jun/03
· votar


Ehhh kra, eu achu q vale muituu mais comprar um encordamento novo doq fikar perdendo tempo fazendu issu, sendo q o tempo de duracao vai ser baixa kra...mas eh bom fikar sabendo dissu, qto mais info melhor neh!!!!!!!!!!!!
VALEW KRA

Majesty
Veterano
# jun/03
· votar


Voodoo, hehe belezura, cara!!

Blegous
Veterano
# jun/03
· votar


Eh muito fácil. vá até a cozinha, encha uma panela ou leiteira de água, coloque no fogão e peça pra mamãe acender o fogo. depois que a agua tiver fervendo, coloque as cordas. faça o molho a parte, de preferencia a bolonhesa. depois, quando as cordas estiverem al dente coloque elas num escorredor e depois num prato. coloque o molho por cima e bonapetite!

Blegous
Veterano
# jul/03
· votar


pô, matei o topico! tem mais de um mes q ninguem posta aki! ahuheaehheoeaheeaheaieaih

Dr Von Xucrutes
Veterano
# jul/03
· votar


Tipo, mas alcool absoluto tende a fixar, não limpar....

Funciona mesmo isso???

Mep
Veterano
# nov/10
· votar


Desculpa o UP do tópico... Mas como é uma dúvida, acho isso perfeitamente normal (e não consta nada a respeito nas regras).

Será que o alcool isopropílico não resseque as cordas demais?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/10
· votar


Mep
Não. Metal não é material biológico, por consguinte, não "resseca"...
Abç

guitarg3
Veterano
# nov/10
· votar


Mep
vc não está realmente considerando a idéia de ferver as cordas do seu baixo né?

FCLBass
Veterano
# nov/10
· votar


Mep
Sopa de cordas não, né? Tem cordas com qualidade mediana que podem ser adquiridas facilmente... cordas novas com qualidade mediana é melhor do que ferver as cordas velhas, não acha? Use Solez, Giannini, SG, NIG, etc. São cordas boas e não são caras. Eu seguiria essa ordem.

LuksBass
Veterano
# nov/10
· votar


Nossa, cada coisa q me apareçe. Ferve aii e me dizz oq aconteçeu.

Mep
Veterano
# nov/10
· votar


FCLBass
Mas Giannini será que aguenta bem?
É que eu sou meio violento, desconto a raiva nos slaps UAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUAHEUH
Eu tava pensando em economizar pra comprar um elixir, mas tá muito caro. Será que Giannini, Tagima, NIG aguentam o pega?

FCLBass
Veterano
# nov/10
· votar


Mep
Eu ultimamente tenho usado GHS modelo 5L DYB. Pra mim são perfeitas, mas custam 85 pratas... Troco de 2 em 2 meses mais ou menos. Antes disso, eu usava bastante cordas mais baratas até pra testar. Já usei quase todas e as melhores pra mim em ordem são:
1 - Solez (pode até ser o modelo do Arthur Maia);
2 - Giannini;
3 - SG;
4 - NIG;
5 - Warwick;
Último caso - Olympia.

Essas cordas oscilam entre 50 e 60 pratas exceto a Warwick que é mais barata que isso. Sai por uns 35 ou 40 pratas (já comprei por 29).

Das cordas top eu recomendo a seguinte ordem:
1 - Rotosound;
2 - Ernie Ball;
3 - GHS;
4 - D'Addario;
5 - Elixir;
6 - Fodera;
Último caso - Fender.

Já gravei com cordas D'Addario, GHS, Fodera, Rotosound e Warwick. Por inrível que pareça eu gostei do som da GHS. Sai todas as frequências com mesmo volume. Não sei explicar, mas é a que eu mais curti e uso normalmente.

Do grupo das mais "em conta", todas me aguentaram. Na verdade nenhuma corda arrebentou comigo em mais de 15 anos tocando. Ter atitude ao tocar é mt bom, mas uma pitada de técnica vai bem...

rodsom
Veterano
# nov/10
· votar


eu sou do time dos mao de vaca. fervo as cordas ate nao ter mais jeito. costumo ferver por meia hora na panela de pressao com uma colherzinha de bicarbonato. limpa melhor e costuma durar ate um mes.

rickirmao
Veterano
# nov/10
· votar


Como eu transpiro bastante pelas mãos, mesmo sempre tendo um paninho ao lado, as cordas tendem a durar menos comigo. Aí acabo recorrendo a "métodos caseiros também".

Primeiro, passo uma bucha com detergente pra tirar o excesso de gordura. Pego uma panela de alumínio, coloco água, sal e um pouco de detergente também.

Não precisa necessariamente ferver, só aquecer um pouco pra facilitar a reação de oxirredução, e o sal também ajuda (ou bicarbonato, que nem o rodsom falou).

Depois passo de novo a bucha pra tirar os resíduos, só com água e por fim seco bem as cordas. Se não fizesse tudo isso, ia gastar muito com encordoamento...

guitarg3
Veterano
# nov/10
· votar


rickirmao
não é mais fácil comprar um daquele produtos tipo um "óleo" q vc passa na corda apos tocar? "limpador de corda".. eu tenho guita e suo mto tb.. e toco guita q as cordas sao mais finas.. eu uso um desse produtos e as cordas duram mto mais.. baixo entao se vc usar um desses vc tera corda pro ano inteiro e nao tera q fazer essas porquices...

rickirmao
Veterano
# nov/10
· votar


guitarg3
É, já ouvi falar sobre isso, mas acho que entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Vou dar uma procurada. Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a algm sabe cmo ferver as cordas?