Ferver cordas com sabão em pó e lixar as cordas

Autor Mensagem
Felipe098
Membro Novato
# nov/13


Ferver as cordas com sabão em pó é melhor ou pior do que ferver normal?
Lixar as cordas com um lixa d'agua é uma boa para renovar um pouco as cordas? já ouvi falar numa coisa assim, mas só ouvi de longe mesmo.

Caio Godoy
Membro Novato
# nov/13
· votar


Felipe098

Nunca ouvi falar disso não cara.. kkk

acho que lixar as cordas altera o timbre e molhar pior ainda...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/13
· votar


Felipe098
Isso não existe...
Pode-se ferver com um pedaço de sabão de côco. Mas o efeito dura pouco.
Usar "lixa d'agua", nem pensar...
Abç

Caio Godoy
Membro Novato
# nov/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Essa de ferver não conhecia, depois de molhada ela não enferruja?

Felipe098
Membro Novato
# nov/13
· votar


Caio Godoy
Se secar muito bem não acontece nada grave

kiki
Moderador
# nov/13
· votar


Felipe098
Caio Godoy
recomendo mais juntar uma grana e comprar um encordoamento com película anti ferrugem, tipo elixir, ernieball...

Lelo Mig
Membro
# nov/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Felipe098

Cara, economizar "gambiarrando" encordoamento é o fim da picada. Um músico, por mais pobre que seja, têm que gastar uma grana para bancar seu equipo em condições ideais. Aposto que você gasta mais do que gastaria num jogo de cordas no McDonalds.

O encordoamento que uso custa U$ 5.50. É o GHS Boomer David Gilmour.

Como, hoje em dia, não toco mais profissionalmente e ao vivo, as cordas duram ao menos 60 dias.

Pare de fazer porcaria.......

Felipe098
Membro Novato
# dez/13
· votar


Eu fervi, ficou bom, mas não foi com sabão em pó

silas_bass
Veterano
# dez/13
· votar


Já usei cordas fervidas com detergente...as cordas por alguns dias ficam com o timbre de "nova", mas com o tempo volta a estado anterior e tirar a "oleosidade" dela, e depois de alguns dias começa a machucar o dedo.

Já lixei as cordas e o resultado foi os dedos machucados, porque deixa elas mais ásperas.

O certo é encordoamento novo, mas quando não dá...ferve com detergente e deixa secar um tempo pequeno no sol.

Lelo Mig
Membro
# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Felipe098

A gente escreve um monte, perde tempo, falando do porque não fazer "gambi/porcaria" e neguinho nem lê.........

Então, se a dica é de gambiarra, façam gambiarra direito:

Fervam com vinagre e não com sabão. Sabão não tem ação alguma no metal, já o vinagre (que possui ácido acético em sua composição) age em pontos de ferrugem.

Depois molhe em WD 40, para o vinagre parar de agir, enxugue com papel toalha e deixe secar ao sol.

(continuo achando que comprar um encordoamento novo é melhor que ter todo esse trabalho em gambi e menos porco......mas...)

FBlues_rock
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig
kkkkkkkkk

Tinha escrito mas acabei não postando antes:
A gente bem que tenta, mas não adianta muito... ;)

Ultimamente tem uma turma nova que vem pedir sugestão na verdade só querendo aprovação; entra alguns que manjam muito (você, kiki, Bertola), dão conselhos que vão de encontro e simplesmente ignoram. Bastaria um "legal, o que sugerem então?" e teríamos mais um tópico proveitoso.

Paciência, outros tantos aproveitam, vale arriscar :)

Daniel Jr
Veterano
# dez/13
· votar


Para de gastar com sabão em pó e lixa e compre cordas novas!

Felipe098
Membro Novato
# dez/13 · Editado por: Felipe098
· votar


Bem, a pergunta foi se isso daria mais ou menos certo, eu sei que é melhor comprar cordas novas, parece q o unico q leu a pergunta foi o silas_bass uai...
Mas blz... comprei cordas novas tbm, as mais baratas que tinha na loja (custo 68$) e são cordas da Groove (0.040)

El_Cabong
Veterano
# dez/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


O ideal é sem dúvida comprar cordas novas
Mas !!
Uma dúvida. Limpar regularmente as cordas do contrabaixo com Brasso (é um tipo de polidor de metais) não faria com que o timbre de corda nova delas durasse mais tempo ?

GAT621988
Membro Novato
# dez/13
· votar


Olá!
O Encordoamento É Um Acessório Descartável. Por Melhor Que Seja O Produto, E Este Processo É Desnecessário. Há Produtos Especializados No Cuidado De Encordoamentos. Eles Possuem Custo Relativamente Baixo E Longa Durabilidade.
Segue Abaixo Link Para Mais Informações:
Planet Waves: http://planetwaves.com/pwStringCleanerAndLubricants.Page
Lembrem-Se De Que Esta É Minha Própria Opinião.
Obrigado!

Musk_aru
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig

Não acho que ferver as cordas é um ato de "POBREZA", porque o encordoamento no brasil decente é de 70 reais+, e trazer do EUA, até parece que não tem taxa de cambio e importação, vai pagar uma grana do mesmo jeito.

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


Musk_aru

Cara, cada um têm uma forma de pensar e respeito à sua....

Contudo, pelo que vi na maioria das vezes, ao longo de uma vida metido com música, é muito mimimi de músico.

Já disse aqui mais de uma vez.... garoto gasta 35 conto em cada ida ao McDonalds, gasta 150 numa balada prá beber até cair e etc... e na hora de investir algo na música, acha tudo caro, que esta sendo roubado e mimimi.

Não estou dizendo que é seu caso ou do nosso colega autor do tópico. Só quero dizer que quem toca, têm de investir um mínimo em música e para tanto, muitas vezes, é preciso abrir mão de algumas coisas.

Encordoamentos são descartáveis, têm vida útil........perdem qualidade, sonoridade e etc.

Se a desculpa for o "timbre", ferver um encordoamento bom é pior do que botar um encordoamento "mais ou menos".

Para violão, acha-se bons encordoamentos à partir de 30 reais. E para um músico, não profissional, que não dê recitais ou shows direto, duram muito tempo, até porque ninguém troca com a frequência ideal.

Portanto, se um músico não esta disposto a gastar alguns reais na manutenção de seu em seu instrumento........a coisa fica difícil.

WilliamJunior
Membro
# dez/13
· votar


Procura por um limpador de cordas da striberg que tem por ai. é bom

dibass
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig
O encordoamento que uso custa U$ 5.50

Encordoamento para baixo por 5U$??? Tu tem certeza??
os mais baratotes costumo encontrar por no mííínimo 30 pila…

Einfim.. cordas de baixo sao realmente caras.

dibass
Veterano
# dez/13
· votar


WilliamJunior
Procura por um limpador de cordas da striberg que tem por ai. é bon

É incrível como o que o Dunlop faz nas cordas… há um tempo tenho usado. Estou com meu encordoamento Ernie Ball há um ano e ainda não senti a necessidade de trocá-lo.

dibass
Veterano
# dez/13
· votar


À propósito….
não é tão caro… e dos mais baratos foi o melhor que já usei… E se precisar usar, compro de novo sem medo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-520154869-encordoamento-baixo-e letrico-giannini-4-cordas-040-095-_JM

Lelo Mig
Membro
# dez/13
· votar


dibass

Quando entrei no tópico, não prestei a atenção que era do fórum baixo.

Toco guitarra, por isso citei os 5.50 dólares. Encordoamento este que quando compro aqui no Brasil, pago em média 25/30 reais. E mantenho-as limpas e tratadas com GHS Fast Fret Cleanner, que custa 8 dólares e dura anos!

GHS Fast Fret

De qualquer forma, na proporção, as cordas de baixo duram bem mais, por isso meu pensamento com relação à troca, permanece inalterado.

dibass
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig
De qualquer forma, na proporção, as cordas de baixo duram bem mais, por isso meu pensamento com relação à troca, permanece inalterado.

e eu concorde contigo..

Musk_aru
Veterano
# dez/13
· votar


Lelo Mig

Entendo o que você quer dizer, só que pelo menos pros baixistas é muito mais caro as cordas do que de guitarra, como você deve saber. Tudo bem, realmente existe gente que paga 35 reais no McDonalds, 150 reais na balada, e na hora de comprar acha caro, mas pode ter certeza que isso é 10%, abraço.

WilliamJunior
Membro
# dez/13
· votar


É incrível como o que o Dunlop faz nas cordas… há um tempo tenho usado. Estou com meu encordoamento Ernie Ball há um ano e ainda não senti a necessidade de trocá-lo.
Ainda não tinha visto os da Dunlop, são bons pelo visto hein.
Mas é corda de guitarra ou baixo?

napalmer
Veterano
# jan/14
· votar


ferver agua com cordas de baixo é tao lenda quanto dizem que passar coco de galinha no cabelo para crescer mais rapido

mjbg
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: mjbg
· votar


nunca fervi.. mas sempre lavei bem com detergente e bombril... sempre funcionou.. mas dura pouco..
bem melhor que pagar 150 reais num ecordoamento novo (paguei isso ontem num encordoamendo 6 cordas daddario)

se é só para praticar ou ensaiar com banda não tem erro.. lave..

ROo
Veterano
# jan/14 · Editado por: ROo
· votar


150 reais num ecordoamento novo (paguei isso ontem num encordoamendo 6 cordas daddario)
what?!

EDIT: cordas de baixo, claro, falha minha.

TG Aoshi
Veterano
# jan/14
· votar


Só por curiosidade, quanto tempo, em média, dura um encordoamento de baixo?

dibass
Veterano
# fev/14
· votar


WilliamJunior
Mas é corda de guitarra ou baixo?
baixo

napalmer
ferver agua com cordas de baixo é tao lenda quanto dizem que passar coco de galinha no cabelo para crescer mais rapido
só que não. Realmente ferver da uma "melhorada" no som. Apesar de ser uma medida não muito recomendada.

TG Aoshi
Só por curiosidade, quanto tempo, em média, dura um encordoamento de baixo?
é muito relativo esse "durar". Além da marca que se usa, a quantidade (tempo) que se toca, a sudorese (que é algo realmente particular, uns mais outros menos, uns com mais 'ácido' ou menos), os cuidados, etc, etc..
Então vai do gosto pessoal, quando "acha" que deve trocar.
Já vi gente que troca a cada três meses, outros que estão felizes dois anos com a mesma corda, sem expectativa de trocar..

Eu, particularmente, gosto de trocar a cada 6 meses, embora esteja a um ano com o mesmo encordoamento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ferver cordas com sabão em pó e lixar as cordas